O café Daejon, na Coreia do Sul, “contratou” um barista-robô para servir bebidas aos seus clientes, tentando evitar assim a propagação da pandemia de covid-19, que já matou mais de 350 mil pessoas em todo o mundo.
De acordo com a agência Reuters, que avança a notícia, com este robô, os produtos só precisam de passar por um funcionário humano antes de serem servidos aos clientes.
Este funcionário atende o cliente, trata dos produtos da pastelaria e reabastece o seu colega robô. Já o robô pode fazer 60 tipos de cafés e entregar os produtos.
A Vision Semicon, a empresa criadora do robô-barista, espera que estes trabalhadores mecânicos possam ajudar a sociedade sul-coreana a ajustar-se ao novo normal, a que as autoridades chamaram de “distanciamento na vida quotidiana”.
Neste fase, começam a ser levantadas restrições mas com cuidados, mantendo-se sempre as regras de higienizarão e o distanciamento social.
“O nosso sistema não precisa de informações das pessoas desde o pedido até à entrega (…) e as mesas foram organizadas de forma a garantir movimentos suaves dos robôs, que se encaixam com a atual campanha de distanciamento [fixada pelo Governo]”, disse à agência noticiosa Lee Dong-bae, diretor de investgação da Vision Semicon.
A pandemia do novo coronavírus já matou mais de 350 mil pessoas em todo o mundo, mais de três quartos na Europa e nos Estados Unidos, segundo um balanço da agência AFP.
De acordo com os dados recolhidos pela agência de notícias francesa até às 06:00 (07:00 em Lisboa), foi registado um total de 350.196 mortos em todo o mundo (em 5.589.389 casos de infeção), incluindo 173.713 na Europa, o continente mais afetado desde o início da epidemia em dezembro de 2019 na cidade chinesa de Wuhan.
Os Estados Unidos são o país com mais mortes (98.929), à frente do Reino Unido (37.048), Itália (32.955), França (28.530) e Espanha (27.117).
Coronavírus / Covid-19
-
20 Outubro, 2024 Descobertas mais provas de que a COVID longa é uma lesão cerebral
-
6 Outubro, 2024 A COVID-19 pode proteger-nos… da gripe