Cães estão a ser treinados para se saber se conseguem detetar covid-19

Investigadores ingleses estão a treinar cães para perceber se conseguem detetar a covid-19. Caso isto se confirme, esta poderá ser uma ferramenta de diagnóstico que pode revolucionar a resposta à doença.

De acordo com o site Business Insider, este conceito está a ser explorado pela Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres (LSHTM), pela Universidade de Durham e pela organização Medical Detection Dogs, todas em Inglaterra.

Em finais de março, a LSHTM explicou, em comunicado, que o objetivo do projeto é perceber se os cães conseguem detetar a covid-19 da mesma forma que o fazem com outras doenças.

O treino consiste em dar aos cães máscaras faciais de pacientes infetados, para que estes as cheirem e, assim, descobrir se a doença provocada pelo novo coronavírus tem um odor único que possa ser identificado pelos sentidos aprimorados destes animais.

“Ainda não sabemos se a covid-19 possui um odor específico, mas sabemos que outras doenças respiratórias alteram o odor do nosso corpo, logo, há probabilidade disso acontecer. Se isto se confirmar, os cães serão capazes de detetá-lo. E esta nova ferramenta de diagnóstico pode revolucionar a resposta à doença”, afirma o professor James Logan, chefe do departamento do controlo de doenças da LSHTM.

Estes cães especificamente treinados já são utilizados para ajudar a rastrear uma série de condições médicas, incluindo cancro, malária e a doença de Parkinson. Em declarações ao jornal Daily Mirror, Claire Guest, CEO da Medical Detection Dogs, diz acreditar que os cães “podem ser treinados para farejar a covid-19”.

“Quando os kits de teste são escassos, centenas de pessoas não podem ser testadas de uma só vez. Mas os cães podem rastrear até 750 pessoas muito rapidamente. Ao identificar aqueles que precisam de ser testados e de se isolar, estes animais podem interromper o processo de propagação”.

O professor Steve Lindsay, da Universidade de Durham, diz ainda que, se esta ferramenta se mostrar bem sucedida, poderá ser usada noutras áreas. “Podíamos usar estes cães nos aeroportos, no final da pandemia, para identificar rapidamente as pessoas portadoras do vírus. Isso ajudaria a evitar o ressurgimento da doença”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Rebelião nos Conservadores. Aumento de impostos proposto por Johnson alimenta críticas internas

Boris Johnson prepara-se para quebrar uma promessa eleitoral e enfrentar oposição dentro dos Conservadores por querer aumentar os impostos para colmatar as lacunas no financiamento da saúde e da segurança social. O primeiro-ministro britânico está a …

Viga do World Trade Center em Alverca.

11 de Setembro. Há uma viga das Torres Gémeas em Alverca (e pode acabar "numa rotunda ou num jardim")

Uma viga das Torres Gémeas que foram destruídas nos atentados do 11 de Setembro de 2001, em Nova Iorque, está numa quinta particular em Alverca à espera de poder ser exposta num lugar público. A viga, …

Deputado do PS e "pai" da Carta digital dos Direitos Humanos lançou boato sobre uma certa "casa" de Bruxelas

O deputado do PS José Magalhães, um dos mais antigos do Parlamento, volta a estar envolvido numa polémica. Desta vez, lançou no Twitter um boato sobre uma certa "casa" de Bruxelas numa publicação sobre Paulo …

Novo Banco aponta 41 conclusões falsas, incorretas e falaciosas da comissão de inquérito

O Novo Banco apontou "incorreções e erros grosseiros" ao relatório final da comissão de inquérito sobre aquela instituição e identificou 16 conclusões falsas, 13 incorretas e 12 falaciosas, lamentando as considerações referentes às divergências com …

Empresas já sentem "pressão brutal" após aumento dos preços da luz

O aumento recorde dos preços da eletricidade fez aumentar a pressão sobre as empresas. Há quem tema um "cocktail que pode desencadear uma pequena crise económica". O mês de agosto fechou com os preços mais caros …

Portugal bate Bielorrússia, mas Rui Jorge fica com "água na boca"

A seleção portuguesa de futebol de sub-21 estreou-se hoje com uma vitória no Grupo D de apuramento para o Europeu da categoria de 2023, ao vencer a Bielorrússia por 1-0, na Amadora. Uma grande penalidade concretizada …

Cuf e Luz Saúde só fazem partos pela ADSE até final do ano

Os grupos privados Cuf e Luz Saúde só vão assegurar a realização de partos ao abrigo da convenção com a ADSE até 31 de dezembro deste ano. De janeiro de 2022 em diante, os preços dos …

Jogadores emprestados pelo Sporting podem valer 74 milhões

Se os jogadores emprestados pelo Sporting nesta temporada convencerem os seus respetivos clubes, o emblema de Alvalade pode conseguir um encaixe de 74 milhões de euros no final desta época. Este é o valor total das …

Tensão no Brasil. Apoiantes de Bolsonaro derrubam barreira policial ao Congresso em Brasília

A tensão está a aumentar no Brasil depois dos apoiantes de Bolsonaro terem derrubado as barreiras policiais no centro de Brasília, nas marchas marcadas para o Dia da Independência. O Presidente assinou também uma medida …

Há sete anos que o SNS perde milhões por não cobrar dinheiro de acidentes às seguradoras

Apesar de ter havido uma alteração ao sistema electrónico das prescrições, muitas despesas às seguradoras ficam sem cobrar e o Estado não tem forma de saber quanto fica a perder. Segundo avança o Público, o problema …