Cães estão a ser treinados para se saber se conseguem detetar covid-19

Investigadores ingleses estão a treinar cães para perceber se conseguem detetar a covid-19. Caso isto se confirme, esta poderá ser uma ferramenta de diagnóstico que pode revolucionar a resposta à doença.

De acordo com o site Business Insider, este conceito está a ser explorado pela Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres (LSHTM), pela Universidade de Durham e pela organização Medical Detection Dogs, todas em Inglaterra.

Em finais de março, a LSHTM explicou, em comunicado, que o objetivo do projeto é perceber se os cães conseguem detetar a covid-19 da mesma forma que o fazem com outras doenças.

O treino consiste em dar aos cães máscaras faciais de pacientes infetados, para que estes as cheirem e, assim, descobrir se a doença provocada pelo novo coronavírus tem um odor único que possa ser identificado pelos sentidos aprimorados destes animais.

“Ainda não sabemos se a covid-19 possui um odor específico, mas sabemos que outras doenças respiratórias alteram o odor do nosso corpo, logo, há probabilidade disso acontecer. Se isto se confirmar, os cães serão capazes de detetá-lo. E esta nova ferramenta de diagnóstico pode revolucionar a resposta à doença”, afirma o professor James Logan, chefe do departamento do controlo de doenças da LSHTM.

Estes cães especificamente treinados já são utilizados para ajudar a rastrear uma série de condições médicas, incluindo cancro, malária e a doença de Parkinson. Em declarações ao jornal Daily Mirror, Claire Guest, CEO da Medical Detection Dogs, diz acreditar que os cães “podem ser treinados para farejar a covid-19”.

“Quando os kits de teste são escassos, centenas de pessoas não podem ser testadas de uma só vez. Mas os cães podem rastrear até 750 pessoas muito rapidamente. Ao identificar aqueles que precisam de ser testados e de se isolar, estes animais podem interromper o processo de propagação”.

O professor Steve Lindsay, da Universidade de Durham, diz ainda que, se esta ferramenta se mostrar bem sucedida, poderá ser usada noutras áreas. “Podíamos usar estes cães nos aeroportos, no final da pandemia, para identificar rapidamente as pessoas portadoras do vírus. Isso ajudaria a evitar o ressurgimento da doença”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Já estamos na quarta vaga" e Lisboa é o motor. Especialistas pedem restrições imediatas

Especialistas pedem restrições para a região de Lisboa e Vale do Tejo. Carlos Antunes defende que "já estamos na quarta vaga" e que Lisboa é o motor. Lisboa já passou o patamar dos 240 casos por …

Cessar-fogo quebrado. Israel lança ataque aéreo na Faixa de Gaza

O cessar-fogo entre Israel e Hamas foi quebrado na madrugada desta quarta-feira. Os israelitas lançaram um ataque aéreo na Faixa de Gaza depois de, segundo dizem, terem sido lançados balões incendiários a partir deste território. …

"Síndrome de Maria Antonieta". Condição que torna o cabelo branco repentinamente pode ter explicação

Os últimos meses da vida de Maria Antonieta foram extremamente desgastantes, sendo que a onda de acontecimento negros culminou com a sua morte. Os livros de história contam que este cenário fez com que a …

Von der Leyen vem a Lisboa dar "luz verde" ao PRR. Plano é “ambicioso e robusto” (e pode avançar já na próxima semana)

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, vai estar hoje em Lisboa para anunciar formalmente a aprovação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) de Portugal. Von der Leyen vai “entregar pessoalmente ao primeiro-ministro, …

Biden e Putin reúnem-se em Genebra em busca de relação "estável e previsível"

A Ucrânia, a Bielorrússia, o destino do opositor russo detido Alexei Navalny, e os ciberataques são os temas da cimeira e o debate prevê-se áspero e difícil. A cimeira vai decorrer na cidade suíça de Genebra …

Testes recomendados em casamentos e batizados, eventos desportivos e empresas

Os testes à covid-19 passam a ser recomendados em eventos familiares com mais de dez pessoas, como casamentos e batizados, eventos culturais e desportivos, serviços públicos e empresas, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). A norma, …

"Terramotos lentos" podem ajudar a ciência a prever grandes tremores

Prever um terramoto é impossível com o conhecimento e a tecnologia atuais, mas várias pesquisas realizadas nos últimos anos permitiram aos especialistas chegar mais perto de identificar certas condições para que ocorra um abalo. Os especialistas …

Filhotes espaciais. Espermatozoides de ratos armazenados na EEI geram crias saudáveis

Investigadores japoneses descobriram que espermatozoides de ratos expostos a altos níveis de radiação cósmica, durante quase seis anos, criaram uma grande ninhada de "filhotes espaciais" saudáveis ​​e normais. De acordo com o novo estudo, publicado na …

"Exoplanetas desonestos" à espreita no espaço podem ter luas habitáveis

As evidências sugerem a existência de uma vasta população de "exoplanetas desonestos" à deriva - que não estão presos a nenhuma estrela. Os cientistas acreditam que esses exoplanetas não serão habitáveis, mas o mesmo não …

Na Malásia, os tubarões estão a ser alvo de uma doença de pele misteriosa

Os biólogos marinhos estão a investigar uma doença misteriosa de pele que está a atacar os tubarões-de-pontas-brancas dos recifes da Malásia. Alguns relatórios sugerem que o aumento da temperatura da água do mar pode ser …