Cães estão a ser treinados para se saber se conseguem detetar covid-19

Investigadores ingleses estão a treinar cães para perceber se conseguem detetar a covid-19. Caso isto se confirme, esta poderá ser uma ferramenta de diagnóstico que pode revolucionar a resposta à doença.

De acordo com o site Business Insider, este conceito está a ser explorado pela Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres (LSHTM), pela Universidade de Durham e pela organização Medical Detection Dogs, todas em Inglaterra.

Em finais de março, a LSHTM explicou, em comunicado, que o objetivo do projeto é perceber se os cães conseguem detetar a covid-19 da mesma forma que o fazem com outras doenças.

O treino consiste em dar aos cães máscaras faciais de pacientes infetados, para que estes as cheirem e, assim, descobrir se a doença provocada pelo novo coronavírus tem um odor único que possa ser identificado pelos sentidos aprimorados destes animais.

“Ainda não sabemos se a covid-19 possui um odor específico, mas sabemos que outras doenças respiratórias alteram o odor do nosso corpo, logo, há probabilidade disso acontecer. Se isto se confirmar, os cães serão capazes de detetá-lo. E esta nova ferramenta de diagnóstico pode revolucionar a resposta à doença”, afirma o professor James Logan, chefe do departamento do controlo de doenças da LSHTM.

Estes cães especificamente treinados já são utilizados para ajudar a rastrear uma série de condições médicas, incluindo cancro, malária e a doença de Parkinson. Em declarações ao jornal Daily Mirror, Claire Guest, CEO da Medical Detection Dogs, diz acreditar que os cães “podem ser treinados para farejar a covid-19”.

“Quando os kits de teste são escassos, centenas de pessoas não podem ser testadas de uma só vez. Mas os cães podem rastrear até 750 pessoas muito rapidamente. Ao identificar aqueles que precisam de ser testados e de se isolar, estes animais podem interromper o processo de propagação”.

O professor Steve Lindsay, da Universidade de Durham, diz ainda que, se esta ferramenta se mostrar bem sucedida, poderá ser usada noutras áreas. “Podíamos usar estes cães nos aeroportos, no final da pandemia, para identificar rapidamente as pessoas portadoras do vírus. Isso ajudaria a evitar o ressurgimento da doença”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal é o primeiro país europeu a receber o selo "Safe Travels"

Portugal foi o primeiro país europeu a receber o selo "Safe Travels", que reconhece um compromisso com a segurança, informou esta quinta-feira o Governo. A distinção, atribuída pelo World Travel & Tourism Council (WTTC), pretende certificar …

Ventura reforça poder no Chega. Direção pode suspender militantes

No dia 30 de maio, foram aprovados dois regulamentos que dão poder à direção do Chega para suspender militantes do partido. Segundo avança a revista Sábado, no passado fim de semana, o Conselho Nacional do partido …

Egípcio submeteu as três filhas a mutilação genital feminina. Agora, vai ser julgado

Um pai terá dito às três filhas que iam ser vacinadas contra a covid-19, mas, quando acordaram, tinham sido mutiladas. Um cidadão egípcio vai ser julgado por, alegadamente, ter forçado as três filhas menores a serem …

Vacina da Universidade de Oxford para a covid-19 será testada no Brasil

A vacina contra a covid-19 em que trabalham os cientistas da Universidade de Oxford será testada no Brasil, pelo nível de infeção naquele país, revelou esta sexta-feira o Times. Com o declínio nos casos de coronavírus …

Esta noite há um eclipse penumbral da Lua

Esta noite tem bons motivos para atrasar o jantar: ao início da noite desta sexta-feira, haverá um eclipse penumbral da Lua. A Lua vai ficar na penumbra na noite desta sexta-feira. Pouco antes das 21h, em …

Depois de Latifa e Haya, mais uma princesa pediu ajuda para fugir do Dubai (e está desaparecida)

Depois da fuga da princesa Latifa e da princesa Haya do Dubai, outra jovem gravou um vídeo a pedir ajuda para escapar dos seus pais. Agora, está desaparecida. De acordo com o jornal espanhol El País, …

Caso Maddie. Suspeito alemão alvo de nova investigação por crime semelhante na Alemanha

Christian B., de 43 anos, poderá estar associado ao desaparecimento de uma menina de cinco anos, em 2015, na Alemanha. De acordo com a agência DPA, o Ministério Público alemão abriu uma nova investigação sobre o …

À espera de propostas concretas, Jerónimo quer salário pago a 100%

Jerónimo de Sousa admite que só tomará uma posição quanto ao Orçamento Suplementar quando souber as "propostas concretas". Esta sexta-feira, o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, disse que só tomará uma posição quanto ao Orçamento …

Do ruído à reciclagem. No Dia Mundial do Ambiente, associação Zero divulga dados preocupantes

As principais preocupações da associação ambientalista Zero em Portugal são ao nível do desperdício de água, do ruído e da reciclagem. Do excesso de lixo produzido por cada habitante ao ruído em excesso provocado pelo …

Esferográfica pessoal e máscara obrigatórios nas eleições do FC Porto

As eleições do FC Porto estão agendadas para este fim de semana e os sócios que quiserem exercer o seu direito de voto terão de levar uma máscara de proteção individual e uma esferográfica. No comunicado …