Lugares no Parlamento: tirou-se uma cadeira e o assunto ficou resolvido

1

Tiago Petinga / Lusa

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa

A “dança das cadeiras” foi resolvida em Conferência de Líderes. PCP perde um lugar na primeira fila da Assembleia da República.

A Iniciativa Liberal tinha avisado que não iria permitir que o Partido Comunista Português (PCP) ficasse com três lugares na fila da frente da Assembleia da República, na nova legislatura.

O partido liderado por João Cotrim Figueiredo conseguiu oito deputados nas eleições legislativas deste ano, enquanto o PCP ficou-se pelos seis. No entanto, na primeira fila, estavam destinados três lugares aos comunistas e apenas dois à Iniciativa Liberal.

“É um entendimento cozinhado entre Partido Socialista, PCP e Bloco de Esquerda. Não vamos permitir que um partido com um resultado fraco tenha três lugares na primeira fila”, avisou Cotrim Figueiredo, na semana passada.

A “dança das cadeiras” ficou resolvida nesta quarta-feira de manhã, poucas horas antes da tomada de posse do novo Governo.

Na segunda conferência de líderes desta legislatura, e num assunto que não gerou acordo, ficou definido que uma cadeira será retirada ao lado esquerdo do Parlamento, na primeira fila. Ou seja, o PCP deixa de ter três deputados na primeira fila e passa a ter dois, tal como Iniciativa Liberal e Bloco de Esquerda.

“Daquele lado, a fila da frente (que tinha cinco lugares) passa a ter quatro lugares: dois para o PCP, dois para o Bloco. Não, não fica nenhum lugar vazio. Não há lugares vazios no hemiciclo”, assegurou Maria da Luz Rosinha, secretária da mesa da Assembleia da República.

Esta foi a única alteração realizada na fila da frente da Assembleia da República.

Outro problema

Pessoas–Animais–Natureza (PAN) e Livre terão um deputado cada, nos debates, e não foram incluídos no grupo de trabalho criado na conferência de líderes desta quarta-feira.

Inês de Sousa Real, do PAN, não gostou desta medida: “A Assembleia da República não é composta única e exclusivamente pelas forças políticas que têm grupos parlamentares. E não estamos a pedir algo só em relação a esta composição. Ao longo dos anos, já deveria ter sido actualizado”.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

1 Comment

  1. A IL tinha toda a razão!
    Não há lugares cativos e o PCP, a continuar assim fechado numa realidade paralela, em breve não terá nenhuma cadeira…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.