Cadeia devolve a António Arnaut livro enviado a Sócrates

José Sena Goulão / Wikimedia

Ex-primeiro-ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

O Estabelecimento Prisional de Évora devolveu ao antigo ministro e ex-dirigente do PS António Arnaut o livro “Cavalos de vento” que ele tinha enviado a José Sócrates.

António Arnaut enviou, em 10 de Dezembro, por correio, um livro de sua autoria, a José Sócrates, e hoje foi “surpreendido” ao receber a encomenda, com a indicação de que tinha sido “recusada pelo Estabelecimento Prisional de Évora”.

Para António Arnaut, a decisão da cadeia de Évora “ofende os direitos de cidadania do detido [José Sócrates] e a dignidade do remetente, que se identifica” no envelope.

O advogado, residente em Coimbra, e fundador do Serviço Nacional de Saúde (SNS), “admitia que o envelope fosse aberto”, pelos serviços da cadeia, para verificaram o que continha o seu interior, mas não aceita a decisão de não o entregarem ao destinatário.

“Tratando-se de uma encomenda era natural que a abrissem para verificarem o seu conteúdo”, mas a recusa em a entregarem ao recluso “é uma arbitrariedade”, sustentou António Arnaut à agência Lusa, adiantando que vai “fazer queixa a quem de direito”, pois “isto não pode ficar impune”.

A atitude da cadeia de Évora “é uma indignidade em democracia”, considerou o histórico socialista, salientando que nem no tempo da polícia política do Estado Novo, PIDE, lhe aconteceu “uma coisa assim, visto que enviava livros” a um seu “condiscípulo moçambicano detido em Caxias”.

Além do livro “Cavalos de vento”, de sua autoria, que não está à venda e se destina “exclusivamente a ofertas”, António Arnaut enviava uma mensagem a José Sócrates na qual manifestava designadamente intenção de “o visitar logo que possível”, acrescentou o cofundador do PS.

Lançado no início de Novembro, o livro ‘Cavalos de vento’, que inclui textos de intervenção cívica, contos, ensaio e poesia, pretende assinalar os 60 anos da estreia literária do autor e os 35 anos do SNS.

/Lusa

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. Fascistas de “trazer por casa”. Espero ver um dia o Carlos Alexandre nesta mesma prisão acusado por corrupção e compadrio político!

  2. O Salazar comparado com este governo e comandita, era um aprendiz.
    Sempre que o PS se aproxima do poder, aí está a seita, antes a Casa Pia, agora o Sócrates.
    ATÉ QUANDO VAMOS CONSENTIR ISTO…
    Atenção à esquerda política, chegou a altura da união para acabar com esta escumalha.

  3. Primeiro o Soares agora este a fazerem birras, não os podem incomodar com certas atitudes porque os meninos fazem birras, ameaçam tudo e todos porque se julgam intocáveis, e não me venham com a “cantiga” dos tempos de Salazar.

  4. A vingança e a inveja, são dois defeitos enormes da humanidade. Mata-se e esfola-se por prazer.
    O fascismo ensinou o medo e a cobardia . Aonde está a audácia dos jovens que não passaram por isso?? Indiferentes, a todas as arbitrariedades deixam o país voltar ao passado.

  5. não querem publicar o meu comentário porque não lhes interessa, então não digam que é duplicado, confirma-se o que estamos a ser controlados.

  6. Ai é assim? Então o Sócrates fez a lei que proíbe a entrega de encomendas, mas o sr Arnaut vai altera-la porque a acha uma lei fascista. Mas quem é este senhor? Que poder tem ele? Engoliu o rei? Tem o rei na barriga? É democrata? Como o Soares, que mandou o GNR afastar-se para ele passar? Democracia, isto? Só mesmo em Portugal. Fascistas travestidos de democratas é o que eles são. E este governo é que tem a culpa de tudo? Bacocos!

RESPONDER

Detido proprietário de jornal de Hong Kong ao abrigo da lei de segurança nacional

A polícia de Hong Kong fez buscas, esta segunda-feira, ao grupo de comunicação social Next Media, considerado pró-democracia, pouco depois da detenção do seu proprietário, ao abrigo da lei de segurança nacional. Dezenas de agentes das …

Detetado surto de covid-19 em lar do Barreiro. Há pelo menos 47 infetados

Um surto de covid-19 no Lar São José, no Barreiro, contabiliza 47 casos positivos e dois internamentos de idosos, mas a "situação está controlada", disse, este domingo, o delegado de saúde adjunto regional de Lisboa …

Índia regista recorde diário de mortes. Reino Unido atinge marca negra

O novo coronavírus continua a alastrar-se um pouco por todo o mundo. Enquanto alguns países estão a conseguir lidar com a pandemia de covid-19, outros estão a fracassar nessa tarefa. Este domingo, no total, registaram-se 6.106 …

"Um disparate". Presidente nega envolvimento na vinda de Juan Carlos para Cascais

O Presidente da República afirmou que “qualquer pessoa minimamente inteligente e sensata” perceberia que o chefe de Estado não se poderia envolver na questão do rei emérito de Espanha, classificando essa ideia como um "disparate". Em …

Plano do hidrogénio vai sair "muito caro" aos portugueses

Os fundadores da Tertúlia Energia defendem que o plano do hidrogénio do Governo tem várias lacunas e vai custar "muito caro" aos consumidores portugueses. Num artigo publicado no jonal ECO, os fundadores da Tertúlia Energia, Abel …

Governo vai lançar plano para salvar empresas viáveis em dificuldades (e perdoar juros ao Fisco)

O Governo vai lançar um plano para salvar empresas viáveis que será um novo mecanismo temporário para ajudar empresas que se encontrem em situação económica difícil ou em insolvência devido à pandemia. O plano, que se …

Fábio Silva a prazo no Dragão. Avançado deverá sair por 40 milhões

Fábio Silva deverá abandonar o FC Porto dentro dos próximos dias. O jovem avançado permitirá um encaixe de 40 milhões de euros para os cofres portistas. A saída de Fábio Silva do FC Porto parece praticamente …

"Há filhos e enteados?". Marques Mendes arrasa decisão "inacreditável" de realizar festa do Avante

Luís Marques Mendes criticou este domingo a realização da festa do Avante, considerando "inacreditável" que a habitual festa comunista seja realizada no atual contexto da pandemia de covid-19 em Portugal. No seu habitual espaço de …

Varandas só tem espaço para 24 jogadores. Metade será de Alcochete

Com o intuito de reduzir custos, o presidente sportinguista, Frederico Varandas, diz que quer um plantel com 24 jogadores para a próxima época. Cerca de metade são produtos de Alcochete. Frederico Varandas pretende encurtar o plantel …

Duas demissões no Governo do Líbano. Beirute ficou com cratera de 43 metros de profundidade

Duas demissões no Governo do Líbano foram anunciadas nas últimas horas depois da explosão no porto de Beirute que provocou pelo menos pelo menos 158 mortos, 6.000 feridos e dezenas de desaparecidos. A ministra da …