Bruxelas quer compradores a pagar IVA diretamente ao Fisco

Itália, Roménia e Polónia foram alguns dos países que já avançaram para o “split payment”. Em Portugal, os bons resultados do e-fatura fazem com que o Estado não tenha interesse em adotar este modelo de cobrança alternativo do IVA.

Segundo o Diário de Notícias, a Comissão Europeia quer expandir o “split payment”, um modelo de cobrança alternativo do IVA que em vez de serem as empresas a entregar o dinheiro deste imposto ao Estado são os próprios consumidores.

À semelhança do que já acontece em Itália, Polónia e Roménia, esta é uma forma de fazer diminuir a receita fiscal perdida todos os anos. Ainda esta terça-feira, a Direção Geral do Orçamento (DGO) apontou que, em 2017, o Estado deixou fugir 437,7 milhões de euros em impostos por pagar, nomeadamente IVA, cujo montante foi 264,7 milhões de euros.

De acordo com o jornal, em Portugal, a taxa de “gap” do IVA – a diferença entre a receita efetivamente cobrada e a potencial, tendo em conta as taxas e a atividade económica – atingiu um máximo histórico de 2.198 milhões de euros em 2012, sendo esta a primeira vez que a barreira dos dois mil milhões de euros foi ultrapassada.

Em janeiro do ano seguinte, o DN recorda que a administração fiscal pôs em marcha um novo sistema de emissão e comunicação de faturas, o chamado e-fatura, e, desde então, a diferença tem vindo a reduzir-se.

Em declarações ao diário, Raquel Fernandes, advogada especialista em IVA, considera que o sucesso do e-fatura foi um dos motivos para que Portugal não tenha estado entre os países que já avançaram para este “split payment”.

Segundo a advogada, o modelo “implica alterações profundas ao sistema de faturação e de pagamento” e os seus custos associados poderão fazer com que Portugal possa não ter interesse em adotá-lo para já, ainda para mais com o e-fatura a dar bons resultados.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. … o fisco português tem tempo para tudo, até para cobrar contas dos particulares, só não tem tempo para esclarecer os portugueses sobre os 10.000.000.000 € desviados ou dos 125.000.000 € perdoados á Brisa e mais … portanto não precisa de escarniar mais os contribuintes portugueses pois aos outros com pena mas não lhes chega.

  2. em um pais que a maioria da populaçao ganha pouco ! numa compra de 100 euros ,so de IVA sao 23 euros ,na maioria dos produtos ! acham isto normal ?! estao preocupados em ainda arrecadar mais ,para que ! para termos melhor segurança social,reformas ,educaçao,saude ou para alimentar esta insaciavel corrupçao dos dirigentes e as respectivas seitas a que pertençem …………….

RESPONDER

Governo estuda novo confinamento total nas duas primeiras semanas de dezembro

O Governo está a ponderar decretar um novo confinamento total da população portuguesa nas duas primeiras semanas de dezembro. A notícia foi avançada esta sexta-feira pela TVI e, entretanto, confirmada por outros órgãos de informação. O …

Pelo menos 140 pessoas afogam-se no naufrágio mais mortal de 2020

Pelo menos 140 migrantes morreram afogados ao largo da costa senegalesa depois de a embarcação em que seguiam se ter incendiado e naufragado, avançou a Organização Internacional para as Migrações (OIM). O barco transportava 200 pessoas …

Nélson Évora terminou contrato com o Sporting

Nelson Évora, campeão olímpico do triplo salto nos Jogos Olímpicos Pequim2008, vai deixar o Sporting após o fim do contrato com o clube, no sábado, confirmou à "Lusa" fonte oficial do Sporting, esta sexta-feira. O atleta, …

Nova Zelândia aprova eutanásia. Mas rejeita legalização da marijuana

Os neozelandeses aprovaram a eutanásia voluntária, mas rejeitaram a legalização da marijuana para uso recreativo, em dois referendos realizados em 17 de outubro, anunciou esta sexta-feira a Comissão Eleitoral. Cerca de 65,2% dos neozelandeses votaram a …

Governo pondera novas medidas de apoio ao emprego e empresas

O Governo está a ponderar novas medidas de apoio ao emprego e às empresas em resposta ao agravamento da pandemia de covid-19, disse hoje o ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro …

Cova da Piedade não joga: "Prefiro perder três pontos do que alguém perder a vida"

O jogo entre Estoril e Cova da Piedade, como se esperava, não vai ser realizado e deverão ser atribuídos três pontos ao Estoril. Diretor do Cova da Piedade não poupa nas críticas. Mais uma partida da …

Investigadores descobrem porque há pessoas infetadas sem sintomas de covid-19

Investigadores do hospital universitário de Aarhus, na Dinamarca, descobriram que algumas pessoas infetadas com o novo coronavírus não desenvolvem sintomas porque este poder ocultar o seu genoma para não ser reconhecido. Como noticiou esta sexta-feira o …

Luís Pina condenado a quatro anos de prisão pela morte de adepto italiano junto ao Estádio da Luz

O principal arguido no processo do atropelamento mortal do adepto italiano de futebol Marco Ficini, junto ao Estádio da Luz, em Lisboa, em 2017, foi hoje condenado a quatro anos de prisão efetiva, por homicídio …

Glenn Greenwald deixa Intercept e acusa editores de “censura”. Foi proibido de publicar texto sobre Biden

O cofundador do site de investigação The Intercept, Glenn Greenwald, anunciou a sua demissão e acusou os restantes editores de “censura” por terem impedido a publicação de um artigo seu sobre o candidato democrata à …

Cristiano Ronaldo está curado da covid-19

Cristiano Ronaldo está curado da covid-19, informou a Juventus esta quarta-feira através de uma nota no seu site oficial. "Cristiano Ronaldo fez o teste para Covid-19. O exame deu um resultado negativo. O jogador está, portanto, …