Bruxelas investiga tratamento fiscal dado a multinacionais

Sergey Galyonkin / Flickr

-

A Comissão Europeia abriu hoje uma investigação ao regime fiscal que Irlanda, Holanda e Luxemburgo aplicam à Apple, Starbucks e Fiat, respetivamente, para verificar se as multinacionais foram beneficiadas em termos de impostos.

O vice-presidente da Comissão Europeia e comissário com o pelouro da Concorrência, Joaquim Almunia, referiu que o que está em causa são apenas as medidas particulares aplicadas a estas empresas.

Com a abertura de três inquéritos, a Comissão pretende verificar se “as grandes multinacionais pagam a sua devida parte de impostos” na Europa, afirmou o comissário.

Um dos inquéritos diz respeito às decisões das autoridades fiscais da Irlanda em relação à Apple, um gigante da informática, o segundo abrange as autoridades da Holanda em relação à cadeia de cafés Starbucks e o terceiro está relacionado com serviços do grupo automóvel Fiat no Luxemburgo.

“Temos razões para pensar que nestes casos particulares, as autoridades nacionais renunciaram a taxar uma parte dos lucros” das empresas, explicou Almunia em conferência de imprensa.

“Quando os orçamentos públicos estão apertados e são necessários esforços dos cidadãos para enfrentar as consequências da crise, é inaceitável que as multinacionais escapem aos impostos”, insistiu.

A Fiat recusou comentar a decisão da Comissão Europeia, mas a Starbucks e o governo holandês, por um lado, a Apple e o governo irlandês, por outro, desmentiram qualquer prática contrária às regras europeias.

Questionado sobre se cabe a Bruxelas inquirir as práticas fiscais dos Estados, Almunia respondeu que “é naturalmente uma questão da União Europeia” e referiu que o objetivo não é corrigir os sistemas fiscais de cada país, mas “evitar tratamentos discriminatórios“.

O executivo comunitário decidiu também abrir um procedimento de infração contra o Luxemburgo por só ter facultado à comissão uma pequena parte da informação que lhe tinha sido pedida sobre as suas práticas fiscais.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Governo reservou 1.251 milhões para acesso à habitação. 25 câmaras captaram mais de metade do apoio

O Governo reservou no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) 1.251 milhões de euros em subvenções para executar o programa de apoio ao acesso à habitação. Até agora, acordos com 25 câmaras já captaram mais …

Cientistas encontraram 70 mil vírus nunca antes vistos no intestino humano

Cientistas identificaram mais de 70 mil vírus, até então desconhecidos, que vivem no nosso intestino e infetam as bactérias que lá vivem (como afetam o nosso corpo é ainda um mistério). No novo estudo, conta o …

Direita ultrapassa PS com subida da Iniciativa Liberal. Chega cai

Uma sondagem da Aximage para o Diário de Notícias, Jornal de Notícias e TSF revela que o PS está a perder peso nas intenções de voto, tendo sido ultrapassado pela direita. Segundo a sondagem, divulgada pelo …

Portugal vai comprar cerca de 38 milhões de vacinas, "muito mais" do que as necessárias

Em entrevista à agência Lusa, Marta Temido anunciou que Portugal vai comprar cerca de 38 milhões de vacinas contra a covid-19. Portugal vai comprar cerca de 38 milhões de vacinas contra a covid-19, “muito mais” do …

Governo ainda está a tempo de "reverter" venda de barragens da EDP

A coordenadora do Bloco de Esquerda disse este domingo que o Governo ainda está tempo de reverter o negócio das venda de seis transmontanas, que terá permitido à EDP poupar 110 milhões em imposto de …

Cientistas encontraram abelha australiana que não era vista há 98 anos

Uma espécie de abelha nativa das florestas tropicais do leste da Austrália foi encontrada pela primeira vez em 98 anos. De acordo com o site IFLScience, trata-se da espécie Pharohylaeus lactiferus, abelha nativa do leste da …

Marcelo destaca papel de profissionais de UCI. Costa agradece à Madeira e FPF

O Presidente da República destacou e agradeceu o papel dos profissionais de saúde que estão nos cuidados intensivos, pelo seu papel no combate à pandemia, que considerou uma "saga nacional". "Eu queria, em primeiro lugar, louvar …

Entre farpas a Biden e Fauci, Trump admitiu concorrer à Casa Branca em 2024 (e vencer pela "terceira vez")

No primeiro discurso desde que saiu da Casa Branca, o antigo presidente Donald Trump deu a entender que vai concorrer novamente em 2024 e disse que Joe Biden "perdeu a Casa Branca". O ex-presidente dos Estados …

Cientistas estão a criar um "gémeo digital" da Terra (para prever o futuro)

Uma equipa de cientistas europeus começaram a trabalhar num plano ambicioso para prever o futuro das alterações climáticas: reconstruir uma versão virtual de toda a Terra para representar diferentes cenários. O planeta virtual faz parte de …

Asteróide passará a grande velocidade pela Terra em março. É o maior (e o mais veloz) de 2021

Um asteróide com um diâmetro de até 1,7 quilómetros passará pela Terra a grande velocidade no próximo mês de março, de acordo com dados publicados recentemente pelo Laboratório de Propulsão a Jato da NASA. Apesar de …