PE debate na próxima semana moção de censura à Comissão Juncker

EPP Group in the European Parliament (Official) / Flickr

Jean-Claude Juncker, presidente da Comissão Europeia

Jean-Claude Juncker, presidente da Comissão Europeia

O Parlamento Europeu (PE) vai votar na próxima semana, em Estrasburgo, uma moção de censura à Comissão Europeia, apresentada por um décimo dos eurodeputados, disse à Lusa fonte parlamentar europeia.

O presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, informou esta terça-feira os membros do PE ter recebido, ao abrigo do artigo 119 do regulamento parlamentar, “uma moção de censura à Comissão submetida por um décimo dos membros que compõe o Parlamento”.

Esta será submetida a votos, também de acordo com as regras, na sessão seguinte à sua apresentação e que, neste caso, se inicia na próxima segunda-feira.

Para ser aprovada, uma moção de censura ao executivo comunitário necessita de uma maioria de dois terços dos votos expressos, que deverá corresponder igualmente à maioria dos membros que compõem o PE.

A apresentação de uma moção de censura ao executivo liderado por Jean-Claude Juncker, na sequência de alegados benefício ilegais concedidos a empresas pelo Luxemburgo (de que foi Primeiro-ministro entre 1995 e 2013) foi uma iniciativa do Grupo da Esquerda Unitária Europeia (GUE), que integra os eurodeputados do PCP e do BE.

O grupo GUE tem 52 eurodeputados, mas conseguiu que a moção fosse subscrita por um total de 76.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.