Da poluição ao plástico. Bruxelas quer criar cinco novos impostos

Patrick Seeger / EPA

Ursula Von der Leyen, a presidente da Comissão Europeia

A Comissão Europeia está a ponderar criar cinco novos impostos para conseguir financiar os 500 mil milhões destinados destinados a fundo perdido.

Portugal poderá receber 26,3 mil milhões de euros em subvenções e empréstimos no âmbito do Fundo de Recuperação da União Europeia (UE), após a crise da covid-19, que ascende a um total de 750 mil milhões de euros. Desse dinheiro, 15,5 mil milhões de euros serão em subvenções (distribuídas a fundo perdido) e 10,8 mil milhões de euros serão sob a forma de empréstimos concedidos em condições favoráveis.

De maneira a não cortar nos próximos orçamentos europeus, Bruxelas prefere financiar os 500 mil milhões destinados a fundo perdido com novos impostos. Segundo o Dinheiro Vivo, estes impostos ou “recursos próprios” serão lançados “numa fase mais tardia do período financeiro de 2021-2027”, adiantou o comissário do Orçamento, Johannes Hahn.

Entre o dinheiro do próximo orçamento comunitário e o do fundo de recuperação, Portugal poderá receber da União Europeia mais de 45,5 mil milhões de euros a fundo perdido.

Um dos novos impostos deverá passar por uma “extensão” da tributação sobre as emissões aos “setores marítimo e da aviação”. Isto poderá gerar uma receita a rondar os 10 mil milhões de euros por ano.

Além disso, Bruxelas estuda a implementação de uma nova taxa sobre o carbono, que pode permitir um encaixe financeiro de 5 a 14 mil milhões de euros anuais.

O Dinheiro Vivo menciona também um novo imposto sobre operações de grandes empresas, que, por ano, pode encher os cofres de Bruxelas com mais 10 mil milhões de euros.

Fala-se ainda de um novo “imposto digital sobre empresas com um turnover global anual superior a 750 milhões de euros”. Este imposto pode permitir uma receita anual de 1,3 mil milhões de euros.

Por fim, a Comissão Europeia pondera a criação de um novo imposto “baseado num IVA simplificado e nos plásticos não-recicláveis”, que pode equivaler a uma receita anual de 3 ou 4 mil milhões a 9 mil milhões de euros.

Feitas as contas, Bruxelas espera poder encaixar 30 mil milhões de euros por ano com estes cinco novos impostos. Desta forma, ao fim de 14 anos, o equivalente aos dois orçamentos plurianuais europeus, um total de 420 mil milhões de euros pode derivar destes impostos e cobrir uma grande parte do Fundo de Recuperação da União Europeia.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Sem dúvida uma boa ideia. A factura do dinheiro agora injectado terá de ser paga e a sua diluição por vários sectores e anos parece uma boa solução.

  2. Vão buscar aos milhões que a china ganhou com a “peste chinesa” que eles criaram e à criminosa OMS que escondeu durante muito tempo a situação e péssimas medidas indicadas… pudera, estão ao serviço dessa chinacriminosa!!

    • Comentário triste de alguém que certamente é bem influenciável pelo que ouve na televisão, ou será mais um com o famoso sonho daquele país de m…. Chamado Estados Unidos.
      Daí o comentário sem o mínimo de lógica e com algo que só o Trump vem a dizer, pois não aguenta a concorrência económica da China, e quando não se pode ganhar uma guerra com armas, a que inventar algum outro tipo de guerra para tentar vencer.

  3. O problema com estes impostos é que vão ser sempre os mesmos a pagar… a classe média!
    Quando não houver mais classe média, então virá novamente uma era de escravatura…
    O futuro esta cada vez mais escuro e a luz ao fim do túnel cada vez mais fraca…

  4. Pois ai está o esperado, agora dizem que é por causa da Pandemia é assim as desculpas de tanto roubaram e corromperam.
    Deveria era o mundo estar contra a China e a Christina Lagarte, Directora do FMI, em 2019 disse no Japão que os idosos estão a viver anos demais e há que fazer algo e já!
    Pois foi então que em Agosto de 2019 apareceu este coronavirus fabricado em Laboratório que o mundo só soube em Fevereiro de 2020.
    Dou razão ao Presidente dos Estados Unidos da Améria Sr. Tramp, que é o único que está contra a China e etc…
    Porque será ninguém fala da Corei8a do Norte????
    AQUI HÁ GATO ENTALADO, COM O RABO DE FORA…

  5. Pois isto de ser governante não é assim tarefa tão difícil como alguns possam imaginar, qualquer analfabeto que saiba orientar uma casa daria lições de economia a muitos doutores estroinas, pois para ter com que governar basta aumentar impostos, quem não saberia fazer tal façanha? Repare-se que todos estes impostos recaem sobre sectores do trabalho, asfixiando ainda mais as empresas e levando possivelmente muitas delas a pegar nas malas e ir até à China e arredores, pergunto porque razão em vez disto não optarem pela tributação de impostos sobre produtos vindos dessas origens facilitando a mão de obra por cá e por conseguinte a criação de mais postos de trabalho, mais impostos e menos subsídios. Estão com medo de perder o “amigo” chinês?.

RESPONDER

Tribunal de Justiça da UE rejeita recurso de suspeito do caso Maddie

O Tribunal de Justiça da União Europeia rejeitou, esta quinta-feira, o recurso de Christian B. contra a sua detenção, após ser extraditado para a Alemanha por um juiz italiano, em execução de mandado europeu. Christian B. …

Antigo gestor de Isabel dos Santos denuncia "contrato falso" da Sonangol

O antigo assessor da empresária Isabel dos Santos na Sonangol, Mário Leite da Silva, queixou-se junto de reguladores internacionais sobre um “contrato falso” que terá lesado a petrolífera angolana em 193 milhões de euros em …

Presidente do Líbano pede ajuda na ONU para a reconstrução pós-explosão

O Presidente do Líbano, Michel Aoun, pediu na quarta-feira à comunidade internacional apoio para a reconstrução do principal porto do país e dos bairros de Beirute destruídos pela catastrófica explosão ocorrida em agosto. Na sua intervenção pré-gravada …

Ninguém foi indiciado pela morte de Breonna Taylor. Dois polícias baleados durante protestos

Um painel de jurados do Kentucky indiciou esta quarta-feira apenas um polícia por disparar contra apartamentos na vizinhança, mas não avançou com acusações contra nenhum polícia na morte da jovem negra Breonna Taylor. Imediatamente após o …

Multas de transportes públicos não são cobradas há três anos (e já chegam aos 17,6 milhões de euros)

As multas nos transportes públicos não estão a ser cobradas desde setembro de 2017 e já chegam a mais de 17,68 milhões de euros. As primeiras multas desde que foi alterado o regime de sanções, …

Football Leaks. PGR e FPF só souberam de ataques informáticos pela PJ

A Procuradoria Geral da República (PGR) e a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) só souberam que tinham sido alvo de ataques informáticos através da Polícia Judiciária (PJ), revelou esta quinta-feira o inspetor José Amador no …

Governo prolonga prazo das moratórias até setembro de 2021. Portugal em contingência até 14 de outubro

O Conselho de Ministros decidiu prorrogar, esta quinta-feira, a vigência da situação de contingência em Portugal continental até às 23h59 de 14 de outubro. As moratórias de crédito foram prolongadas até 30 de setembro de …

Trump diz que diretrizes mais rigorosas para aprovação de vacina são “jogada política”

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse, esta quarta-feira, que a Casa Branca “pode ou não” aprovar novas directrizes da Food and Drug Administration. As novas diretrizes para aprovação de vacina contra a covid-19 exigem …

Maduro insta ONU a criar fundo que garanta alimentos e medicamentos

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, propôs que a Organização das Nações Unidas (ONU) crie um fundo rotativo de compras públicas para garantir o acesso a alimentos e a produtos de saúde, financiado com recursos …

Mais três mortes e 691 novos casos de covid-19 em Portugal

Portugal regista, esta quinta-feira, mais três mortes e 691 novos casos de infeção por covid-19 em relação a quarta-feira, mostra o boletim mais recente da Direção-Geral de Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da …