Bruxelas adia para julho decisão sobre sanções a Portugal

ECR Group / Flickr

Jean-Claude Juncker, presidente da Comissão Europeia

Jean-Claude Juncker, presidente da Comissão Europeia

A Comissão Europeia adiou para julho eventuais sanções para Portugal e Espanha, mas deixa um recado: Bruxelas quer medidas estruturais adicionais para reduzir défice e dívida.

As sanções não avançam já e a Comissão Europeia vai manter Portugal sob Procedimento por Défice Excessivo (PDE), mas recomenda ao Conselho Europeu que peça a Portugal medidas adicionais já este ano.

Numa nota de enquadramento sobre as recomendações específicas por país divulgada hoje pela Comissão Europeia, Bruxelas recomenda que sejam “tomadas as necessárias medidas estruturais” no sentido de uma “correção duradoura do défice excessivo em 2016 e 2017, tomando as medidas estruturais necessárias e usando todos os ganhos para a redução do défice e da dívida”, de forma a que se situe dentro de meta de 3% do PIB.

Espanha terá dois anos para fazer um corte de 7.500 euros, mas a Comissão irá voltar ao assunto depois das eleições espanholas.

“Em linha com a sua obrigação de monitorizar a implementação do procedimento por défices excessivos ao abrigo do artigo 126.º do Tratado, a Comissão irá regressar à situação destes dois Estados-membros no inicio de julho”, lê-se no comunicado da Comissão, divulgado ao final desta manhã.

Portugal enfrentava a possibilidade de uma sanção inédita por violação do Pacto de Estabilidade, correndo o risco de suspensão de fundos comunitários, por não ter tomado medidas eficazes para corrigir o défice excessivo tendo em conta a execução orçamental passada e da que se promete para o futuro.

No entanto, já esta manhã o jornal El País afirmava que Jean-Claude Juncker, presidente da Comissão Europeia, se mostra favorável ao adiar de sanções, e Bruxelas só iria evidenciar que Portugal e Espanha precisam empenhar-se com mais rigor para atingir as metas propostas pela União Europeia.

As sanções poderiam passar pelo congelamento de fundos europeus ou até por uma multa que poderia chegara 0,2% do PIB.

Execução dos próximos meses permitirá atingir metas de Bruxelas

O ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José Vieira da Silva, afirmou que a execução orçamental dos próximos meses deverá permitir atingir as metas estabelecidas por Bruxelas.

“Aquilo que me parece relevante é que a Comissão Europeia não identificou nenhuma situação dramática que exigisse a aplicação de sanções, que há um reconhecimento de que no período em análise – de 2013 a 2015 – não foram atingidos os objetivos da consolidação orçamental, mas há também a manifestação por parte da Comissão Europeia que Portugal irá atingir essa situação em 2016“, disse o ministro do Trabalho.

Vieira da Silva, que falava aos jornalistas no final de uma audição de quase quatro horas na Comissão parlamentar de Trabalho e de Segurança Social, declara que “o ano que é concedido a Portugal [de 2016] parte já da convicção da Comissão Europeia que Portugal fique claramente abaixo do limiar do PDE”.

O ministro salientou que a Comissão pede a Portugal um défice de 2,3% este ano, “acima do que está previsto no Orçamento do Estado (de 2,2%), e o Governo está confiante que vai conseguir, com a execução dos próximos meses, comprovar que é possível atingir esses valores e que não serão necessárias medidas adicionais”.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. A Europa sonhada pelos seus fundadores e posteriores discípulos, hoje é uma caricatura, já não inspira confiança nos seus cidadãos e a esperança está quase morta porque, os últimos dirigentes deixaram de representar o legado europeu, as aspirações dos cidadãos europeus mas os interesses da canalha que nos dias de hoje, destroiem países, sociedades, os interesses comuns dos cidadãos para estarem ao lado dos agiotas que sugam os recursos dos país membros e não só, assim como coartam a liberdade dos povos, o seu desenvolvimento dos países nos vários domínios da vida das pessoas. A situação referida na notícia, mostra-nos como atuam de forma calculista e “sádica”. Se porventura o PP de Rajoy ganhar as eleições, o discurso será outro e então o alvo da ira, desta canalha, será o atual governo de Portugal, com a cumplicidade de muitos traidores cá do burgo, “abrigados” na coligação de interesses dos exploradores/corruptos/parasitas que, nos últimos quatro anos, levou a sociedade portuguesa a um atraso civilizacional de décadas.

RESPONDER

Lagostins autoclonados invadiram (e conquistaram) um cemitério na Bélgica

Um cemitério na Bélgica foi completamente invadido por lagostins marmoreado. De acordo com o Instituto Flamengo para Pesquisa da Natureza e da Floresta (INBO), a espécie representa uma grande ameaça para a biodiversidade local. Segundo o …

Benfica 3-0 Standard Liège | “Águia” voa de forma imperial

A noite foi de festa no Estádio da Luz para os cerca de 4875 espectadores – 7,5% por cento da lotação – que se deslocaram ao reduto dos “encarnados” esta quinta-feira. O Benfica venceu por 3-0 …

Urnas abertas no Minecraft. Servem para ensinar os jovens a votar nas eleições

A organização não partidária e sem fins lucrativos Rock the Vote e a empresa criativa Sid Lee uniram-se para criar um servidor de "casa de votação" no popular jogo Minecraft antes das eleições presidenciais de …

Zorya Luhansk 0-2 Braga | “Nota artística” em triunfo minhoto

Dois jogos, duas vitórias para o Sporting de Braga no Grupo G da Liga Europa. Uma entrada de rompante em jogo, com dois golos espectaculares nos primeiros 11 minutos, permitiram aos “arsenalistas” controlar e lidar …

Amostra de ADN desvenda homicídio cometido há quatro décadas

Uma amostra de ADN, colhida de um norte-americano da Carolina do Sul após este ser detido por apontar uma arma, permitiu às autoridades desvendar um caso antigo, identificando-o como principal suspeito do homicídio de uma …

Investigadores portugueses criam simuladores para treinar médicos à distância

Investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) desenvolveram, durante o confinamento, um método para os estudantes treinarem para cenários de emergência sem saírem de casa. Em declarações à Lusa, Carla Sá Couto, do …

Restam apenas dois rinocerontes brancos do norte (mas há uma esperança para salvar a espécie)

Com a morte do último macho em 2018, o rinoceronte branco do norte chegou ao ponto em que não pode ser salvo naturalmente. Com apenas duas fêmeas restantes, a subespécie é agora tida como oficialmente …

Há uma região na América do Norte sem qualquer caso de covid-19. Tem a dimensão do México

Nunavut, uma região localizada no norte do Canadá, continua sem registar nenhum caso de covid-19. A receita para o sucesso tem vários ingredientes, mas as caraterísticas especiais da região e as medidas rígidas tomadas logo …

Site da campanha de Trump foi alvo de ataque. Hackers "fartaram-se das fake news"

O website oficial da campanha presidencial de Donald Trump foi alvo de um ataque informático que o deixou temporariamente desfigurado na noite desta quarta-feira. Os hackers responsáveis substituíram o habitual conteúdo por uma mensagem normalmente utilizada …

CV30. O poderoso anticorpo descoberto por cientistas que dá luta ao novo coronavírus

Investigadores do Fred Hutchinson Cancer Research Center, nos Estados Unidos, descobriram um potente anticorpo, encontrado no sangue de um recuperado de covid-19, que interfere com a superfície espinhosa do novo coronavírus, fazendo com que partes …