Bruno de Carvalho investigado por despesas milionárias suspeitas

Andre Kosters / Lusa

O ex-presidente do Sporting Clube de Portugal, Bruno de Carvalho

A auditoria feita às contas do Sporting CP revelou saídas de dinheiro suspeitas durante a presidência de Bruno de Carvalho. Os valores andam na ordem dos dois milhões de euros.

Bruno de Carvalho já se encontrava sob investigação pelo pagamento de comissões de valor elevado em transferências de jogadores. O Correio da Manhã noticia agora que a Polícia Judiciária abriu uma nova investigação ao antigo presidente leonino para averiguar alguns dos gastos feitos durante os cinco anos na liderança do clube.

Em causa estão pagamentos suspeitos a advogados, a jogadores “fantasma” do Batuque FC, de Cabo Verde, e o pagamento de 60 mil euros a uma empresa chinesa de brindes. A auditoria às contas do clube de Alvalade foi ordenada pelo atual presidente Frederico Varandas e realizada pela Bakertilly.

A análise do livro de contas dos “leões” levantou suspeitas em relação aos 1,7 milhões de euros gastos em serviços jurídicos com a sociedade de advogados MGRA. A firma pertence ao seu sogro, Rui Ornelas, e ao antigo vice-presidente do clube, Alexandre Godinho. Alegadamente, o dinheiro gasto foi para resolver “assuntos da presidência”.

Além disso, alguns dos pareceres jurídicos feitos por esta sociedade de advogados, já tinham sido elaborados pelo gabinete jurídico do Sporting. O pagamento à MGRA foi superior aos custos do clube com advogados nos últimos 16 anos.

Jogadores “fantasma”

A Polícia Judiciária investiga também o caso do Batuque FC. Enquanto presidente do clube, Bruno de Carvalho pagou 330 mil euros pelo direito de preferência de sete jogadores do clube cabo-verdiano, dos quais quatro podem nem existir.

O protocolo com o emblema africano foi assinado em 2017, mas nunca nenhum jogador chegou aos quadros do Sporting. Para piorar a situação, alguns dos jogadores envolvidos no protocolo, nem sabiam da sua existência.

Fabricio Kone, um dos jogadores do protocolo, admitiu nem saber que estava incluído no acordo. “Agora fiquei surpreso. Nunca ninguém me disse nada“. O jovem jogador acabou por admitir que seria “uma honra servir um grande clube português” como o Sporting. Atualmente, o atleta alinha num clube do segundo escalão cabo-verdiano.

Em Cabo Verde, o CM averiguou que não há documentos que provem a existência de quatro dos jogadores incluídos no acordo. O presidente do Batuque, João Cardoso, disse: “Um dia vocês vão saber quem são esses quatro jogadores. Vão jogar em grandes clubes. Agora não posso dizer“.

Gastos suspeitos na China

O Sporting também pagou 60 mil euros por “brindes e ofertas promocionais” e outros 20 mil euros “por serviços de divulgação da marca Sporting na comunidade chinesa” a uma empresa chamada Xao Limitada. “O departamento de merchandising não conhece a empresa, que fechou atividade após o pagamento“, revelou Frederico Varandas, no mês passado.

Além disso, a auditoria averiguou que foi assinado um contrato na China, com uma empresa portuguesa, para que esta gerisse o Facebook do ex-presidente leonino. A YoungNetwork, de João Duarte, Ana Leal e Guadalupe Monfreitas recebeu praticamente dois milhões de euros entre 2015 e 2017.

De acordo com o Correio da Manhã, o contrato também contava com a “comunicação estratégica do clube, Jornal SCP, Sporting.pt e Sporting TV”, apesar de o clube contar com equipas próprias destinadas a estas pastas.

A auditoria não encontrou qualquer tipo de consultoria ou estudo do mercado antes de contratar a YoungNetwork. A Bakertilly também considera que os serviços prestados pela empresa justifiquem o montante pago de quase um milhão de euros por ano.

Até ao final de 2017, dos 44 trabalhadores da empresa portuguesa, 15 estavam a colaborar com o Sporting.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Há uma nova teoria para explicar a onda de sismos silenciosos que fez a Terra tremer em 2018

Em maio de 2018, milhares de terramotos sacudiram a pequena ilha francesa de Mayotte, no arquipélago das Comoras, situado entre o continente africano e Madagáscar. A maioria foram tremores leve mas, um deles, a 15 …

Os futuros colonos de Marte poderão ter miopia, ossos mais densos e até outra cor de pele

https://vimeo.com/338334578 Caso os seres humanos consigam colonizar Marte, os novos colonos do Planeta Vermelho vão sofrer uma série de mutações que os distanciará dos humanos da Terra. Estas alterações serão tão drásticas que os habitantes de …

Adolescente italiana libertada depois de matar pai abusivo. Autoridades alegaram legítima defesa

Uma adolescente italiana que matou o seu pai abusivo foi libertada da prisão domiciliária que as autoridades lhe tinham imposto depois de os promotores considerarem que a jovem agiu em legítima defesa. De acordo com …

Asteróide gigante com lua própria vai passar muito próximo da Terra este sábado

Um asteróide com sua própria "lua" potencialmente perigoso passará este sábado no ponto mais próximo em relação ao nosso planeta pela primeira vez desde que foi descoberto em 1999. Segundo o portal Cnet, trata-se de um …

Adolescente encontra (por acaso) mandíbula de um mastodonte com 34 mil anos

Enquanto procurava relíquias do período neolítico, uma estudante fez uma descoberta surpreendente: encontrou uma mandíbula de um mastodonte com 34 mil anos. Uma adolescente do estado norte-americano de Iowa encontrou uma mandíbula de um mastodonte com …

Encontrado o navio que transportou os últimos escravos africanos para os EUA. Estava num rio

Afundado há 160 anos, um navio emergiu do fundo das águas de um rio do Alabama para contar a história dos últimos escravos africanos nos Estados Unidos. O Clotilda terá sido o último navio de sempre …

Banca. Aumento das comissões é "inevitável"

A diretora-geral da Associação Portuguesa de Bancos disse esta sexta-feira ser "inevitável" que se verifique um aumento do peso relativo das comissões no produto bancário, assinalando que o próprio Banco Central Europeu tem reconhecido …

Presidente do PSG indiciado por corrupção ativa

O presidente do Paris Saint-Germain, Nasser Al-Khelaïfi, foi indiciado por corrupção ativa num âmbito de um processo judicial que investiga suspeitas relativas à atribuição da organização dos Mundiais de Atletismo a Doha, no Qatar. De acordo com …

Incêndios: Governo decreta Situação de Alerta até 30 de maio

O território continental está desde as 20:00 desta sexta-feira e até às 23:59 de 30 de maio, quinta-feira, em Situação de Alerta, devido às previsões meteorológicas que “apontam para um significativo agravamento do risco de …

Vivia numa habitação social. De repente, herdou uma propriedade de 50 milhões

Um teste de ADN mudou a vida de Jordan Rogers para sempre. O britânico, de 31 anos, promete tentar ajudar outras pessoas que vivem na situação que ele próprio sentiu na pele. Jordan Rogers trabalhava como …