Bruno de Carvalho investigado por despesas milionárias suspeitas

Andre Kosters / Lusa

O ex-presidente do Sporting Clube de Portugal, Bruno de Carvalho

A auditoria feita às contas do Sporting CP revelou saídas de dinheiro suspeitas durante a presidência de Bruno de Carvalho. Os valores andam na ordem dos dois milhões de euros.

Bruno de Carvalho já se encontrava sob investigação pelo pagamento de comissões de valor elevado em transferências de jogadores. O Correio da Manhã noticia agora que a Polícia Judiciária abriu uma nova investigação ao antigo presidente leonino para averiguar alguns dos gastos feitos durante os cinco anos na liderança do clube.

Em causa estão pagamentos suspeitos a advogados, a jogadores “fantasma” do Batuque FC, de Cabo Verde, e o pagamento de 60 mil euros a uma empresa chinesa de brindes. A auditoria às contas do clube de Alvalade foi ordenada pelo atual presidente Frederico Varandas e realizada pela Bakertilly.

A análise do livro de contas dos “leões” levantou suspeitas em relação aos 1,7 milhões de euros gastos em serviços jurídicos com a sociedade de advogados MGRA. A firma pertence ao seu sogro, Rui Ornelas, e ao antigo vice-presidente do clube, Alexandre Godinho. Alegadamente, o dinheiro gasto foi para resolver “assuntos da presidência”.

Além disso, alguns dos pareceres jurídicos feitos por esta sociedade de advogados, já tinham sido elaborados pelo gabinete jurídico do Sporting. O pagamento à MGRA foi superior aos custos do clube com advogados nos últimos 16 anos.

Jogadores “fantasma”

A Polícia Judiciária investiga também o caso do Batuque FC. Enquanto presidente do clube, Bruno de Carvalho pagou 330 mil euros pelo direito de preferência de sete jogadores do clube cabo-verdiano, dos quais quatro podem nem existir.

O protocolo com o emblema africano foi assinado em 2017, mas nunca nenhum jogador chegou aos quadros do Sporting. Para piorar a situação, alguns dos jogadores envolvidos no protocolo, nem sabiam da sua existência.

Fabricio Kone, um dos jogadores do protocolo, admitiu nem saber que estava incluído no acordo. “Agora fiquei surpreso. Nunca ninguém me disse nada“. O jovem jogador acabou por admitir que seria “uma honra servir um grande clube português” como o Sporting. Atualmente, o atleta alinha num clube do segundo escalão cabo-verdiano.

Em Cabo Verde, o CM averiguou que não há documentos que provem a existência de quatro dos jogadores incluídos no acordo. O presidente do Batuque, João Cardoso, disse: “Um dia vocês vão saber quem são esses quatro jogadores. Vão jogar em grandes clubes. Agora não posso dizer“.

Gastos suspeitos na China

O Sporting também pagou 60 mil euros por “brindes e ofertas promocionais” e outros 20 mil euros “por serviços de divulgação da marca Sporting na comunidade chinesa” a uma empresa chamada Xao Limitada. “O departamento de merchandising não conhece a empresa, que fechou atividade após o pagamento“, revelou Frederico Varandas, no mês passado.

Além disso, a auditoria averiguou que foi assinado um contrato na China, com uma empresa portuguesa, para que esta gerisse o Facebook do ex-presidente leonino. A YoungNetwork, de João Duarte, Ana Leal e Guadalupe Monfreitas recebeu praticamente dois milhões de euros entre 2015 e 2017.

De acordo com o Correio da Manhã, o contrato também contava com a “comunicação estratégica do clube, Jornal SCP, Sporting.pt e Sporting TV”, apesar de o clube contar com equipas próprias destinadas a estas pastas.

A auditoria não encontrou qualquer tipo de consultoria ou estudo do mercado antes de contratar a YoungNetwork. A Bakertilly também considera que os serviços prestados pela empresa justifiquem o montante pago de quase um milhão de euros por ano.

Até ao final de 2017, dos 44 trabalhadores da empresa portuguesa, 15 estavam a colaborar com o Sporting.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Alverca 2-0 Sporting | Leões desinspirados afastados da Taça pelo Alverca

O Alverca surpreendeu hoje o Sporting com uma vitória por 2-0, na terceira eliminatória da Taça de Portugal, tornando-se no primeiro grande «tomba-gigantes» da competição ao afastar o atual detentor do troféu. Alex Apolinário, aos 10 …

A Barbie também arrenda casa no Airbnb

A boneca mais famosa do mundo celebra 60 anos. Agora, a empresa que produz a Barbie, a Matel, tornou a boneca uma anfitriã no Airbnb e vai arrendar uma mansão à beira-mar em Malibu, na …

Os primeiros bebés podem nascer no Espaço daqui a 12 anos

A empresa SpaceBorn United pretende realizar missões espaciais entre 24 e 36 horas para que algumas mulheres dêem à luz em órbita dentro de 12 anos. A notícia é avançada pelo fundador e CEO da empresa, …

Japão importou cinco vírus mortais, incluindo Ebola, por causa de Tóquio 2020

Com os Jogos Olímpicos à porta, um laboratório japonês decidiu importar cinco vírus mortais, nomeadamente Ebola, para fazer frente a um eventual surto durante a competição que vai levar ao país mais de 600 mil …

Empresa anónima quer os direitos do seu rosto para construir robôs (e paga 115 mil euros)

Uma empresa privada anónima está a oferecer 115 mil euros pelos direitos de usar o seu rosto numa nova linha de robôs humanóides. A empresa quer usar a imagem para dar uma cara a um robô …

Empresa está a vender vinho (com flocos de ouro) para celebrar o Brexit

Quando o Reino Unido abandonar a União Europeia, uma saída programada para 31 de outubro, é provável que as pessoas celebrem com um vinho especial com flocos de ouro. Para aqueles que querem celebrar a saída …

Neandertais ocuparam ilhas do Mediterrâneo dezenas de milhares de anos antes do que se pensava

Cientistas descobriram provas de que a ilha de Naxos, na Grécia, já era habitada por neandertais há 200.000 anos, dezenas de milhares de anos antes do que se pensava até agora. Um estudo publicado esta quinta-feira …

Testes "bárbaros" em macacos levam ativistas a pedir encerramento de laboratório alemão

Durante meses, um ativista pelos direitos dos animais trabalhou no Laboratório de Farmacologia e Toxicologia (LPT, na sigla inglesa), em Hamburgo, na Alemanha, onde testemunhou situações de violência contra os animais utilizados em testes e …

Próxima cimeira do G7 vai ser num resort de Donald Trump

A próxima cimeira do G7 será realizada num dos clubes de golfe do Presidente norte-americano, Donald Trump, na Florida, e o clima não constará da agenda de trabalhos, disse esta quinta-feira o chefe de gabinete …

Russos e ucranianos estão em guerra por causa de sopa

A sopa de beterraba é russa ou ucraniana? Um tweet do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Federação Russa veio falar em prato nacional e a reação na Ucrânia não tardou a chegar. O tweet é de …