Bruno de Carvalho pagou 330 mil euros por jogadores “fantasma”

António Pedro Santos / Lusa

O ex-presidente do Sporting, Bruno de Carvalho

A direção de Bruno de Carvalho pagou 330 mil euros pelo direito de preferência de sete jogadores, dos quais quatro podem nem existir, avança o Correio da Manhã. O protocolo foi assinado com o Batuque Futebol Clube, um clube cabo-verdiano.

A reportagem do Correio da Manhã dá conta que o antigo presidente leonino, Bruno de Carvalho, assinou um protocolo com o Batuque FC, em 2017, que lhes garantia o direito de preferência de sete jovens jogadores. Em Cabo Verde, o CM averiguou que não há documentos que provem a existência de quatro dos jogadores incluídos no acordo.

Confrontado pelo CM, o presidente do Batuque, João Cardoso, disse: “Um dia vocês vão saber quem são esses quatro jogadores. Vão jogar em grandes clubes. Agora não posso dizer”.

João Cardoso acrescentou ainda que esse quatros jogadores estão agora noutros países africanos, nomeadamente na Guiné-Conacri, Camarões, Guiné-Bissau e Costa do Marfim.

Dois anos e 330 mil euros depois, nenhuma das jovens promessas chegou a Alvalade. Os supostos jogadores “fantasma” são Julmiro da Silva, Admirson Soares, Widilton Santos Waxel e Walter dos Santos Waxel. Ou outros três jogadores — Fabricio Kone, Kevin Patrick Alves Fortes e Júnior Jorge Coelho da Cruz — existem e têm registo no Batuque.

Fabricio Kone, em declarações ao CM, admitiu nem saber que estava incluído no protocolo. “Agora fiquei surpreso. Nunca ninguém me disse nada“. O jovem jogador acabou por admitir que seria “uma honra servir um grande clube português” como o Sporting. Atualmente, o atleta alinha num clube do segundo escalão cabo-verdiano.

Outros dos jogadores encontrados e abordados na reportagem foi Kevin Fortes. O jogador de 18 anos de idade atua no Batuque FC, mas num dos jogos decisivos da liga insular cabo-verdiana, nem figurou nos convocados da equipa. Num dos treinos do clube, Kevin disse também não ter conhecimento de que constava no protocolo assinado com os “leões”.

Júnior da Cruz, o terceiro jogador identificado, foi aconselhado a não participar na reportagem sobre o protocolo, não tecendo quaisquer comentários. Com 21 anos de idade, o cabo-verdiano alinha agora no Atlético do Mindelo.

Esta não é a primeira vez que a direção de Bruno de Carvalho está mergulhada em controvérsia. No mês passado, o atual presidente leonino, Frederico Varandas, revelou que o clube gastou, em três anos, 1,7 milhões de euros em assuntos de advocacia, valor pago a uma empresa que tem ligações a um ex-sogro de Bruno de Carvalho.

O líder mencionou que Sporting também pagou 60 mil euros por “brindes e ofertas promocionais” e outros 20 mil euros “por serviços de divulgação da marca Sporting na comunidade chinesa” a uma empresa chamada Xao Limitada. “O departamento de merchandising não conhece a empresa, que fechou atividade após o pagamento“, revelou Frederico Varandas.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. bruno fez isso????… oh mas conseguiu que abrisse atividade desportiva no voley e andebol com equipes inscritas diretamente na 1 divisao…e com que dinheiro? provavelmente teve que se valer desses expedientes para engrandecer o clube dos dragartos, verdes por fora azuis por dentro… averigue se!!!
    varandas agora parece escandalizado mas quando andou com bruno ao colo nunca se importou.

RESPONDER

NASA vai construir telescópio espacial capaz de detetar asteroides ameaçadores

A NASA aprovou a produção de um telescópio espacial infravermelho para detetar asteroides que possam representar uma ameaça para a Terra. A agência está a desenvolver o telescópio espacial Near-Earth Object Surveyor - ou NEO Surveyor …

Muco marinho na costa da Turquia ameaça ecossistemas. E é só a ponta do icebergue

Esta semana, a Turquia lançou a maior limpeza marítima da sua história para fazer face à proliferação sem precedentes de muco marinho no Mar de Mármara, um sintoma de um problema ambiental muito maior. Debaixo das …

Fotografia da Rainha Isabel II removida da Universidade de Oxford devido à "história colonial"

Um grupo de estudantes da Universidade de Oxford removeu uma fotografia da Rainha Isabel II da sua área comum devido aos seus laços com a “história colonial”. A atitude gerou uma onda de controvérsia. A imprensa …

Espanha 0-0 Suécia | Muro amarelo trava fúria espanhola

A Espanha e a Suécia empataram hoje 0-0 em jogo da primeira jornada do Grupo E do Euro2020 de futebol, naquela que foi a primeira partida sem golos na competição até ao momento. No estádio La …

Covid-19. Variante indiana causa doença mais grave, dizem médicos chineses

A Delta está a causar doença mais grave e mais rapidamente do que durante a primeira vaga, informaram médicos na zona de Guangzhou, no sudeste da China, onde surgiu um surto recente provocado por esta …

Do café aos brinquedos. Preço do transporte de mercadorias vai atingir a nossa carteira mais cedo do que se pensava

Os preços exorbitantes do transporte de mercadorias pelo mundo poderão atingir a sua carteira mais cedo do que pensa. Mais de 80% de todo o comércio de mercadorias é transportado pela via marítima, mas o alto …

Tal é a qualidade de Portugal, que o treinador da Hungria "podia ser motorista ou roupeiro"

O selecionador da Hungria, o italiano Marco Rossi, afirmou hoje que "até podia ser o motorista ou rapaz dos equipamentos" da seleção portuguesa, tal é a qualidade dos jogadores lusos que vão disputar o Euro2020. “Estamos …

Destroços de avião descobertos no fundo de um lago nos EUA podem pôr fim a um mistério de 56 anos

Trabalhadores que testam equipamentos de investigação subaquática dizem ter encontrado os destroços de um pequeno avião nas profundezas do lago Folsom, na Califórnia. A confirmar-se, podem ter resolvido um mistério com 56 anos. As imagens de …

Norte-americanos envolvidos na fuga de Carlos Ghosn declaram-se culpados

Os dois norte-americanos acusados de ajudarem o ex-presidente da Nissan Carlos Ghosn a fugir do Japão quando aguardava julgamento em liberdade sob fiança declararam-se esta segunda-feira culpados perante a justiça japonesa. De acordo com fontes da …

Enfermeira tentou provar que as vacinas tornam as pessoas magnéticas (mas não correu como previsto)

Na semana passada, a enfermeira negacionista de Ohio Joanna Overholt tentou, durante uma sessão legislativa, provar que as vacinas contra a covid-19 tornam as pessoas magnéticas. Mas não foi bem sucedida. O teste do íman resulta …