Britânicos estão a usar alfinetes na roupa em defesa dos imigrantes

Pessoas por todo o Reino Unido estão a usar um alfinete na roupa para mostrar a sua solidariedade para com os imigrantes que, nos últimos dias, têm sido vítimas de ataques racistas e xenófobos.

O Reino Unido vive vários problemas na sequência do referendo que, na passada quinta-feira, ditou a saída do país da União Europeia.

Entre a instabilidade económica e política, parece que o Brexit também foi capaz de acordar vários xenófobos e racistas que estavam escondidos na sua toca.

Nos últimos dias, são vários os casos de ataques contra imigrantes que vivem no país, nomeadamente, entre portugueses que estão em Inglaterra há vários anos.

De acordo com as autoridades britânicas, desde a sexta-feira que se seguiu ao referendo, registaram-se mais 57% de queixas de crimes de ódio.

O próprio primeiro-ministro, David Cameron, que se mantém em funções até outubro, já condenou estes ataques, alertando para o facto destas pessoas “terem dado uma magnífica contribuição ao país”.

Foi graças a este comportamento que Allison, uma norte-americana a viver em Londres, decidiu fazer alguma coisa que pudesse mostrar a sua solidariedade para com os imigrantes que vivem no Reino Unido.

“Comecei a ver e a ouvir falar de pessoas que tinham sido atacadas em locais como autocarros e comboios”, começou por dizer ao The Guardian.

“Estava a ver o Europeu com o meu marido e perguntei: ‘Como é que podemos mostrar às pessoas em público que estamos com elas?'”.

“Não queríamos obrigar as pessoas a ter de sair de casa para comprar alguma coisa, por isso, lembrei-me de um alfinete. A maior parte das pessoas tem um em algum lugar da casa”, explica.

A ideia foi divulgada por Allison no fim-de-semana através de um tweet e, no início desta semana, a hashtag #safetypin tornou-se viral na rede social, com muitas pessoas a partilhar fotografias com os seus alfinetes.

“É simples porque não temos de ir à rua comprá-lo, não há qualquer língua ou slogan político envolvido. É apenas um pequeno sinal que mostra que as pessoas que sofrem crimes de ódio não estão sozinhas e que o seu direito de estar no Reino Unido é apoiado”, disse ao Independent.

Assim, quem sair de casa com o alfinete preso na roupa mostra estar solidário com os imigrantes que vivem no país.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

"Toupeira" do InSight termina a sua viagem em Marte

A sonda de calor desenvolvida e construída pelo Centro Aeroespacial Alemão (DLR) e implantada em Marte pelo lander InSight da NASA terminou a sua parte da missão. Desde 28 de fevereiro de 2019 que a …

Após injetar chá de cogumelos, homem começou a desenvolver fungo no sangue

Um homem preparou um chá de "cogumelos mágicos" e decidiu injetá-lo no corpo. Vários dias depois, acabou nas urgências devido ao crescimento de um fungo na sua circulação sanguínea. De acordo com o Live Science, o …

Ministro da Economia testa positivo ao novo coronavírus

O ministro da Economia e do Estado, Pedro Siza Vieira, testou positivo ao novo coronavírus que causa a covid-19, anunciou o ministério que tutela.  Em comunicado citado pelo jornal digital Observador, o ministério da Economia refere …

"Reis do esperma". Homens vendem e doam espermatozóides nas redes sociais (e a procura é surreal)

São muitos os norte-americanos que têm vendido ou doado o seu esperma nas redes sociais. A procura pelo material tem sido cada vez maior, e os bancos não estão a dar conta desta nova realidade, …

Sporting 2-1 FC Porto | Jovane Cabral entra para virar resultado e levar Sporting à final

O suplente Jovane Cabral ‘bisou’ esta terça-feira na vitória do Sporting frente ao FC Porto, por 2-1, em Leiria, consumando a reviravolta no clássico das meias-finais da Taça da Liga de futebol, depois de Marega …

Entrevista: "Amigos meus falam em dar um tiro na cabeça. Eu espero não fechar, mas..."

As novas medidas de confinamento estão quase a entrar em vigor e vão afetar muito a restauração. Contactámos o proprietário de um dos cafés mais conhecidos no Porto. 38 anos depois de ter começado a …

Escutas, cartas e chantagens. Como o FBI tentou minar reputação de Martin Luther King

Desde a Marcha sobre Washington por Trabalho e Liberdade em 1963 até aos seu assassinato em 1968, o FBI lançou-se numa intensa campanha para desacreditar Martin Luther King Jr., de acordo com o novo documentário …

Costa anunciou campanha de testes rápidos já esta quarta-feira. Escolas dizem nada saber

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou esta terça-feira, no Parlamento, que arrancará esta quarta-feira uma campanha de testes rápidos nas escolas, mas as instituições de ensino dizem nada saber sobre a iniciativa. O líder do Executivo …

Tando: O drone projetado para ser um segurança voador

Drones voadores já são usados para patrulhar áreas externas, mas não ambientes internos onde o GPS não funciona. Isto pode estar prestes a mudar com o lançamento do sistema Tando. Desenvolvido pela startup israelita Indoor Robotics, …

Jorge Jesus com sintomas de covid-19

O treinador do Benfica, Jorge Jesus, também está a apresentar sintomas da covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus. A notícia foi avançada pelo desportivo O Jogo, que dá conta que em causa está uma …