/

Portugueses vítimas de ataques xenófobos e racistas após referendo

17

fatedsnowfox / Flickr

-

Cidadãos estrangeiros, incluindo portugueses, foram vítimas de ataques xenófobos e racistas no Reino Unido após o referendo que determinou a saída da União Europeia, tendo as autoridades registado mais 57% de queixas de crimes de ódio desde sexta-feira.

Os incidentes aconteceram em Londres, País de Gales ou Norfolk, disseram à agência Lusa vários membros da comunidade portuguesa, que acrescentaram que nem todos são divulgados por receio de reprovação ou represálias.

Em Londres, Fátima Lourenço denuncia que na sexta-feira um grupo de jovens com idades entre os 18 e os 20 anos lhe cuspiu na cara e a agrediu na rua com uma bandeira inglesa.

“Houve pessoas que reagiram, que lhes chamaram nomes e vieram pedir desculpa. Eu não estava à espera, senti-me humilhada”, contou à Lusa a emigrante, que faz trabalho doméstico e vive no Reino Unido há 13 anos.

“Não acontece só a nós, o meu companheiro trabalha com polacos e eles também disseram que foram insultados”, acrescentou.

Iolanda Banu Viegas, conselheira das Comunidades Portuguesas em Wrexham, no País de Gales, confirma bastantes situações semelhantes, nomeadamente de comentários maldosos de colegas nos locais de trabalho ou de abuso verbal junto a estabelecimentos portugueses naquela cidade.

Cláudia Martins, motorista de autocarro em Wrexham, sentiu-se hostilizada no posto de correios local, onde foi pedir informação sobre o pedido de cartão de residência que o governo português aconselhou a pedir.

“O senhor olhou para mim, disse que não era ali que se fazia e riu-se para o colega. Senti-me mal. Mas, como faço sempre o mesmo serviço de autocarro, também tive pessoas a trazerem-me flores e chocolates e a dizerem-me que fique”, disse.

Queixas à polícia

Em Thetford, na região de Norfolk, na costa leste de Inglaterra, Joe Barreto, fundador da organizão sem fins lucrativos Simple, confirma que ele próprio também foi vítima de um episódio de xenofobia.

“Um carro parou junto à minha família, cuspiu-nos e insultou-nos. Fiz queixa à polícia, mas muitos portugueses aqui não querem falar por medo de represálias”, revelou à Lusa.

Um emigrante português descreveu que o chefe o agrediu fisicamente, mas que nenhuma das testemunhas o defendeu e por isso não oficializou a queixa, e outros têm sido alvo de abusos verbais.

“Já há pessoas a prepararem-se para voltar para Portugal devido ao que estão ao passar e com receio do que se avizinha”, afirma Joe Barreto.

O conselheiro das Comunidades Portuguesas António Cunha e o vereador de Stockwell, no sul de Londres, Guilherme Rosa, confirmam ter conhecimentos de mais casos na região da capital britânica, nomeadamente através das redes sociais, nos dias após o referendo.

No entanto, nem a Embaixada nem o Consulado português em Londres receberam denúncias oficiais de ataques a portugueses, e a polícia britânica também não confirmou casos específicos nacionais.

António Cunha vinca ainda que  os portugueses não são alvo em particular deste tipo de incidentes e que não há “razão para alarme”.

“Bicharada polaca”

A sede da comunidade polaca em Londres, na zona de Hammersmith, foi pintada com a inscrição “vão-se embora“, aumentando os receios dos emigrantes, que sentem que estão a ser alvo de ataques racistas e xenófobos na sequência do triunfo do Brexit.

Joanna Ciechanowska, responsável pelo Polish Social and Cultural Association (POSK), aponta como causa as mensagens que foram utilizadas durante a campanha do referendo que decidiu a saída do Reino Unido da União Europeia.

“É muito preocupante. Ouço amigos que viajam de comboio e que dizem que as pessoas que se sentam ao lado, de um momento para o outro, lhes dizem diretamenete: façam as malas e vão-se embora. Se as pessoas que tinham um grão de agressividade dentro delas, o referendo fez com que tudo saísse cá para fora”, relatou a diretora da galeria que funciona no interior das instalações do centro da comunidade polaca em Londres.

Para outro elemento do centro polaco de Hammersmith, “o resultado do referendo parece que concedeu autorização às pessoas para expressarem racismo e xenofobia“.

A embaixada da Polónia já manifestou “choque e preocupação” sobre os incidentes e “abusos” contra a comunidade polaca no Reino Unido.

Uma série de autocolantes com a frase “Deixem a União Europeia: não queremos aqui a bicharada polaca” foram espalhados na zona onde se concentra a comunidade em Huntingdon, perto de Cambridge, no passado sábado.

“Nós estamos a levar o assunto de forma muito séria, porque se trata de um crime de ódio”, disse à agência noticosa AFP Nick Percival, da polícia de Cambridgeshire.

O presidente da Câmara de Londres, Sadiq Khan, disse na segunda-feira que colocou a polícia municipal em alerta, em virtude dos incidentes que se têm verificado.

Khan sublinhou que encara com “seriedade e responsabilidade” a defesa da “fantástica mistura de pessoas, a diversidade e a tolerância”.

Crimes de ódio

John O’Connell, do grupo anti-racista Far Rigt Watch, disse que foram detetados mais de 90 incidentes nos últimos três dias, que incluem insultos verbais e agressões físicas.

Uma série de outros incidentes registam-se nas redes sociais, através da Internet.

O chefe do Conselho Nacional da Polícia disse que se registaram 85 casos de crimes de ódio através da Internet entre quinta-feira e sábado da semana passada, correspondendo a um aumento de 57%, comparado com o que se verificou no mês de maio.

Sayeeda Warsi, política conservadora que mudou de opinião a meio da campanha e votou pela manutenção do Reino Unido na União Europeia, tem também criticado abertamente os incidentes xenófobos dos últimos dias.

“Eu passei o último fim-de-semana em contacto com organizações, pessoas e ativistas que estão atentos em relação aos crimes de ódio e que relatam situações preocupantes. Encontram pessoas na rua que lhes dizem: Nós votamos pelo Brexit, por isso, chegou a hora de vocês se irem embora“, relata Sayeeda Warsi à Sky News.

#PostRefRacism

Ainda não é claro se o resultado do referendo provocou a onda de hostilidade ou se apenas evidenciou algo que já vinha a acontecer no Reino Unido, mas os relatos sobre episódios racismo e xenofobia em várias cidades do país começaram a surgir logo depois de conhecido o resultado do plebiscito.

No Twitter, a hashtag #PostRefRacism – “Racismo Pós-Referendo” -, tinha sido usada 21 mil vezes desde a manhã de segunda-feira, de acordo com a BBC.

Os utilizadores compartilharam e comentaram incidentes nos quais pessoas foram hostilizadas por causa da cor da sua pele ou da sua etnia.

Shazia Awan, ex-candidata a parlamentar pelo Partido Conservador, afirma diz ter sentido “a diferença em como as pessoas passaram a agir” a partir do momento em que a campanha se focou na questão da imigração, algumas semanas antes da votação.

Awan, que participou da campanha no País de Gales pela permanência da Grã-Bretanha na União Europeia, afirma que o governo deveria fazer mais para lidar com as consequências do resultado do referendo, “pois uma coisa muito perigosa foi desencadeada”.

“O resultado tem legitimado o ódio racial das pessoas. Apesar de não serem a maioria, são uma minoria intolerante que faz barulho e está a ferir toda a comunidade”, afirmou Shazia Awan.

“Há uma falha no governo em reconhecer o que está a acontecer, e isto diz muito sobre o estado da política no Reino Unido atualmente”, lamentou.

ZAP / Lusa / BBC

17 Comments

  1. Deve deixar enternecidos os burgessos que enxameiam os comentários na imprensa portuguesa. Basicamente, são a mesma estirpe de inúteis frustrados, só que com verde tinto. E não se esqueçam que as alminhas que usaram este discurso durante a campanha são tidos como muito responsáveis, sentido de estado e essas coisas todas. Os portugueses que lá estão, a trabalhar, merecem todo o nosso apoio.

    • gt certamente será a sua completa ignorância, sobre emigração/vs/turismo, que o levou a fazer essa sugestão irrealista e nada politicamente correcta. Leva-me, até, a pensar que se, o senhor, fosse governante de Portugal, amanhã você declarava guerra ao Reino Unido, com todas as desgraças que as guerras, inda por cima irrefléctidas, provocam ao respéctivo povo. É claro que tou a exagerar, de propósito. Lembre-se, ou fique a saber, que as receitas dos turistas britânicos, são ou foram n°1 para os cofres do estado português. Para além dos milhares de trabalhadores que viriam recambiados de lá, teríamos que contar com dezenas de milhar de desempregados de restaurantes, hotéis, lojas, centros comerciais, etc. por tratarmos mal os queridos turistas ingleses.
      E diga-me lá, caro amigo: sempre se SOUBE que os “british’s” eram, foram e serão profundamente xenófobos. Os Suíços também. Toda a gente sabe disso. Então qual é a nossa admiração por acontecer o acontecido? Faça como o António Costa, que nunca ouviu falar de ataques a portugueses e vai de certeza, um dia desses, dar um grannnnnnde abração aos nossos queriiiiiiiiiidos amigos ingleses, e vai ignorar os honestos emigrar portugueses, como quem diz que a culpa do racismo, na Inglaterra, é dos… PORTUGUESES!!!!
      TENHO DITO!

  2. Os portugueses sempre se mostraram extremamente xenófobos em relação aos Africanos, Brasileiros, Chineses, pessoas de Etnia Cigana e etc que vivem em Portugal… Que isso sirva de exemplo da vergonha e da humilhação que é ser discriminado. Mas parecem que não aprendem com os péssimos exemplos.

    • Deve ser para rir essa, somos dos países que mais recebe emigrantes, e alguns dos grupos que estás a referir são os grandes responsáveis pelo aumento do crime em Portugal. No entanto nunca fechamos as portas a ninguém e não me recordo de nenhum episódio igual a este que é aqui descrito, xenófobia infelizmente existe em todo os paises mas acusar os Portugueses de ser extremamente xenófobos é só estupido!

      • Ah sim… Só estúpido ou ponto de vista de quem tem vários amigos imigrantes. Desafio a provar a minha estupidez… Google… Digite: Casos Xenofobia Portugal e veja a realidade de um mundo de verdade. Ninguém é perfeito e cá melhorou-se muito. Nenhum país Europeu Ocidental fechou nunca as portas a outros imigrantes (vide UK com os próprios Portugueses) , portanto achar que cá é especial por isso é só estúpido. Sim, em todos os países há casos de xenofobia. Mas estamos a falar de Portugal x UK. E sim, já presenciei dezenas e dezenas de casos de Xenofobia cá: O Famoso: Volta mais é pra tua terra… Portugal aos portugueses… Poupe-me. A realidade é dura mas existe.

      • Realmente é pena! Mas dizer que em Portugal não acontecem situações desse género!!!!Sou negra e já me defrontei com situações piores wue essas! Não se ficaram pelas palavras!!!!

    • Ah?!
      Isso é uma piada ou apenas extrema ignorância?!
      Ou estará por falar de si?..
      A não ser que se esteja a referir a criminosos e à escumalha; esses, coitadinhos, são sempre vitimas e uns incompreendidos da sociedade…
      .
      Mas, para não voltar a escrever barbaridades, vá ler isto e depois falamos:
      Portugal – O País Mais Acolhedor
      http://www.portugalpropertyexperts.com/pt/news/entry/portugal-o-pais-mais-acolhedor.html
      http://4.bp.blogspot.com/-Z29KRrp9-BY/UU2mBnM0UpI/AAAAAAAAKMU/ukBhGDRm2DM/s1600/welcome-map.png
      .
      .
      Ainda estou para ver quais os países à frente de Portugal…

      • Ah sim… Só estúpido ou ponto de vista de quem tem vários amigos imigrantes. Desafio a provar a minha estupidez… Google… Digite: Casos Xenofobia Portugal e veja a realidade de um mundo de verdade. Ninguém é perfeito e cá melhorou-se muito. Nenhum país Europeu Ocidental fechou nunca as portas a outros imigrantes (vide UK com os próprios Portugueses) , portanto achar que cá é especial por isso é só estúpido. Sim, em todos os países há casos de xenofobia. Mas estamos a falar de Portugal x UK. E sim, já presenciei dezenas e dezenas de casos de Xenofobia cá: O Famoso: Volta mais é pra tua terra… Portugal aos portugueses… Poupe-me. A realidade é dura mas existe.

    • Eu acho hilário….. para não ser trágico um português a dizer que Portugal é o país mais acolhedor kkkkkk só se for para deixar o dinheiro em Portugal, vai um estrangeiro pedir trabalho e ter que viver em Portugal sem o guito… $$$$ tá bom !!! são acolhedores para chineses … ingleses, russos, brasileiros que vem fazer investimento de muito dinheiro, fora isso tudo que se vem para trabalhar e viver é escumalha… povo português ainda é hipócrita e arrogante, deveriam de aprender primeiramente a respeitar os que estão em Portugal, para depois reclamarem da xenofobia lá fora, que eu saiba lá fora os portugueses tem trabalho, pois dão !!!!! em Portugal boicotam…. gozam da cara e ainda são vistos como o zé povinho mais tolerante do mundo.. tá bom !!!! só quem vive em Portugal sabe a xenofobia que é.. e os olhares que fazem quando alguém é diferente do perfil actual deles !!!

  3. Monstrem o outro lado da emigração.
    Quando os emigrantes violam as mulheres locais e crianças…
    No youtube não falta provas.
    Aqui é tudo filtrado pq? Não é suposto ser um canal de informação.
    Ahh pois este site não passa de propaganda

    • Provas no Youtube?!
      Hahahaaa…
      A única prova que há aqui é a da tua completa estupidez…
      .
      Mas diz lá quando/onde é que os imigrantes portugueses violaram mulheres e crianças no RU?!
      Ficamos à espera dessas “provas”!…

  4. Em Portugal são todos santos, por isso Nossa Senhora apareceu…. ui ninguém em Portugal é racista ou xenófobo…. é o povo mais acolhedor do mundo, parece até piada isso !!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.