Brigitte Bardot processada por comentários racistas (em defesa dos animais)

Brigitte Bardot

O governador da ilha da Reunião, localizada no oceano Índico, interpôs uma ação judicial contra a ex-atriz de cinema e ativista de direitos dos animais Brigitte Bardot na quarta-feira, depois de receber uma carta considerada “racista” pelas autoridades locais.

Na carta, enviada na terça-feira ao governador da ilha da Reunião, Amaury de Saint-Quentin, a ex-atriz Brigitte Bardot descreve os habitantes da ilha do Índico como “aborígenes que mantiveram os genes dos selvagens”, denunciando o “tratamento bárbaro de animais por uma população degenerada”.

“Esta carta contém termos que são ofensivos e racistas para os habitantes”, disse em comunicado o prefeito. A Reunião é um departamento francês no exterior no sul do Oceano Índico, a leste de Madagáscar, conhecida pelos vulcões, recifes de coral e floresta tropical.

A Fundação Brigitte Bardot, dedicada à proteção animal, disse que a ativista havia escrito a carta como uma iniciativa pessoal, separada da instituição. O advogado da ex-atriz não estava disponível para comentar a situação.

Agora com 84 anos, subiu ao ‘status’ de símbolo sexual na década de 1950, protagonizando vários filmes. A sua carreira inclui passagens pela música e pela moda,  destacando-se nas últimas décadas como uma defensora do bem-estar animal.

Os comentários de Brigitte Bardot provocaram indignação generalizada na ilha, com vários funcionários a afirmar que também iriam tomar medidas legais. Duas ONG’s anti-racismo – Licra e SOS Racisme – também indicaram que pretendem ir a tribunal.

“O racismo comum não tem lugar na troca de opiniões”, disse na terça-feira a ministra francesa dos Territórios Ultramarinos, Annick Girardin, referindo que acrescentaria o seu nome na queixa apresentada pelo prefeito da ilha.

Em Paris, o presidente da câmara baixa do parlamento, Richard Ferrand, expressou o seu “desprezo” pelos comentários de Brigitte Bardot.

Ativistas dos direitos dos animais dizem que o abuso de animais é comum na ilha e que o seu sacrifício é praticado em algumas cerimónias religiosas.

TP, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Ai Brigitte como estás diferente de há 50 anos atrás! Quanto à opinião é complicado pois foste logo considerada de racista coisa quase proibitiva de expressar contra gentes dessas regiões e dessa linda ilha do Pacífico.

RESPONDER

Infetados, mortes e internamentos. Portugal bate recordes diários de covid-19

Portugal bateu o recorde diário de infeções, mortes e internamentos de doentes com covid-19. Registam-se mais 4.656 casos positivos, 40 óbitos e 1.834 pacientes internados. Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais 4.656 casos positivos e …

CSD tem a "chave" da geringonça açoriana (mas ainda não sabe de que lado vai ficar)

Os Presidentes do PSD e do PS já se reuniram com o líder regional do CDS, Artur Lima. O dilema é entre suportar um executivo PS ou integrar uma coligação à direita. A decisão dos …

Professores "desenrolam" queixas em frente do parlamento (e pedem saída do ministro)

Dirigentes da Federação Nacional dos Professores (Fenprof) colocaram esta quinta-feira grandes faixas com reivindicações junto da Assembleia da República e criticaram o ministro da Educação, que tem que “ir embora”. “Quem não sabe ter uma atitude …

Iniciativa Liberal quer retirar "carga ideológica" da Constituição

A Iniciativa Liberal vai apresentar um projeto de revisão constitucional com uma primeira parte dedicada a retirar "carga ideológica à Constituição", clarificando, por exemplo, que serviços públicos de saúde e educação podem ser prestados pelo …

Urgência do Hospital Santa Maria está a chegar ao limite

A urgência dedicada aos casos suspeitos de covid-19 do Hospital Santa Maria, em Lisboa, reflete a evolução da pandemia em Portugal com doentes a avolumarem-se à porta para realizar o teste e no interior a …

Novo Banco. BCP garante que não faz "favores a ninguém" ao emprestar dinheiro ao Fundo de Resolução

O presidente executivo do BCP, Miguel Maya, disse ontem que o banco não faz "favores a ninguém" ao entrar no empréstimo de 275 milhões de euros da banca ao Fundo de Resolução, que posteriormente financiará …

Máfia italiana "lavou" milhões de euros ganhos com fundos europeus na Madeira

Uma das mais violentas máfias de Itália, a Società Foggiana, utilizou a Madeira para branquear mais de 16 milhões de euros obtidos com um esquema de burla à União Europeia (UE). Em causa estão fundos comunitários …

Ajudas de custo para professores deslocados ficaram na gaveta (e não estão previstas no OE2021)

O Orçamento de Estado para 2020 (OE2020) previa um programa de ajudas de custo para professores deslocados como incentivo à fixação. No entanto, a medida não avançou. O Jornal de Notícias avança esta sexta-feira que a …

Biden ainda à frente, mas nada está perdido para Trump. A luta pelos "swing states" continua

O dia em que os norte-americanos vão saber quem é o próximo presidente dos EUA está muito próximo. Entres sondagens, parece fácil levantar a ponta do véu. No entanto, é importante não esquecer que não …

Nani entre os candidatos a melhor jogador da época na MLS

O internacional português, capitão dos Orlando City, está entre os 46 jogadores nomeados para o prémio de melhor da época na liga norte-americana de futebol (MLS), anunciou, esta quinta-feira, o organismo. A eleição decorre até 9 …