Brigitte Bardot processada por comentários racistas (em defesa dos animais)

Brigitte Bardot

O governador da ilha da Reunião, localizada no oceano Índico, interpôs uma ação judicial contra a ex-atriz de cinema e ativista de direitos dos animais Brigitte Bardot na quarta-feira, depois de receber uma carta considerada “racista” pelas autoridades locais.

Na carta, enviada na terça-feira ao governador da ilha da Reunião, Amaury de Saint-Quentin, a ex-atriz Brigitte Bardot descreve os habitantes da ilha do Índico como “aborígenes que mantiveram os genes dos selvagens”, denunciando o “tratamento bárbaro de animais por uma população degenerada”.

“Esta carta contém termos que são ofensivos e racistas para os habitantes”, disse em comunicado o prefeito. A Reunião é um departamento francês no exterior no sul do Oceano Índico, a leste de Madagáscar, conhecida pelos vulcões, recifes de coral e floresta tropical.

A Fundação Brigitte Bardot, dedicada à proteção animal, disse que a ativista havia escrito a carta como uma iniciativa pessoal, separada da instituição. O advogado da ex-atriz não estava disponível para comentar a situação.

Agora com 84 anos, subiu ao ‘status’ de símbolo sexual na década de 1950, protagonizando vários filmes. A sua carreira inclui passagens pela música e pela moda,  destacando-se nas últimas décadas como uma defensora do bem-estar animal.

Os comentários de Brigitte Bardot provocaram indignação generalizada na ilha, com vários funcionários a afirmar que também iriam tomar medidas legais. Duas ONG’s anti-racismo – Licra e SOS Racisme – também indicaram que pretendem ir a tribunal.

“O racismo comum não tem lugar na troca de opiniões”, disse na terça-feira a ministra francesa dos Territórios Ultramarinos, Annick Girardin, referindo que acrescentaria o seu nome na queixa apresentada pelo prefeito da ilha.

Em Paris, o presidente da câmara baixa do parlamento, Richard Ferrand, expressou o seu “desprezo” pelos comentários de Brigitte Bardot.

Ativistas dos direitos dos animais dizem que o abuso de animais é comum na ilha e que o seu sacrifício é praticado em algumas cerimónias religiosas.

TP, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Ai Brigitte como estás diferente de há 50 anos atrás! Quanto à opinião é complicado pois foste logo considerada de racista coisa quase proibitiva de expressar contra gentes dessas regiões e dessa linda ilha do Pacífico.

RESPONDER

Qual é a cor do seu nome? Esta plataforma mostra-lhe

A sinestesia é o nome que se dá à relação entre planos sensoriais diferentes - ou seja, ouvir um determinado som e pensar numa cor ou se associar números a uma cor. Uma mulher norte-americana chamada …

Criança de dois anos ficou esquecida oito horas em carrinha escolar

Uma menina, de dois anos, ficou esquecida, esta segunda-feira, durante oito horas numa carrinha escolar em Porto de Mós, no distrito de Leiria. De acordo com a SIC Notícias, a criança, de dois anos, costumava viajar na …

Donald Trump felicita "louco Bernie" pela vitória no Nevada

O senador norte-americano agradeceu aos apoiantes a vitória nas eleições primárias democratas, no sábado, no estado do Nevada. "Deixem-me agradecer o apoio das pessoas do Nevada. A coligação multigeracional e multirracial não só ganhou no Nevada, …

Investimento de 2,9 milhões no bloco operatório do Hospital da Figueira da Foz

O Ministério da Saúde anunciou, este domingo, que a remodelação do bloco operatório central do Hospital Distrital da Figueira da Foz, um investimento de 2,9 milhões de euros, vai avançar. "A necessária autorização ao Hospital Distrital …

Cabrita diz que relatório da IGAI não encontrou falhas no caso da Venezuela

O ministro da Administração Interna assegurou, este sábado, que não houve nenhuma violação das regras de segurança no voo da TAP ou no aeroporto de Lisboa. "Os resultados preliminares que acabei de receber desse relatório são …

Já são conhecidos os primeiros quatro finalistas do Festival da Canção

Bárbara Tinoco, Filipe Sambado, Elisa e Throes + The Shine foram os escolhidos, este sábado, para a final do Festival da Canção, que acontece em Elvas, a 7 de março. Estão decididos os primeiros quatro finalistas …

Ultra-conservadores e conservadores vencem Legislativas no Irão

O ex-presidente da câmara municipal, e candidato derrotado em três eleições Presidenciais, foi o mais votado em Teerão nas Legislativas desta sexta-feira. De acordo com os dados parciais avançados por media locais, este sábado à noite, …

Autoridades japonesas confirmam infeção de tripulante português

As autoridades japonesas confirmaram, este domingo, que o tripulante português do navio Diamond Princess, atracado no porto de Yokohama, deu teste positivo ao Covid-19. "Foi confirmado pelas autoridades de saúde japonesas que a pessoa em causa …

Flamengo de Jorge Jesus conquista Taça Guanabara

O Flamengo conquistou, este sábado, a Taça Guanabara, ao derrotar na final o Boavista por 2-1, após reviravolta no marcador. Depois de a meio da semana ter empatado 2-2 em casa dos equatorianos do Independiente del …

Covid-19 em Itália. Cidades sob quarentena, mais de 100 infetados e Carnaval de Veneza suspenso

O Governo italiano anunciou, este sábado, o isolamento de uma dezena de cidades, em particular na Lombardia, após serem detetados mais de 100 casos do novo coronavírus e confirmadas duas mortes. "Nas zonas consideradas como de …