Em nome da natureza. WWF acusada de contratar patrulhas para matar e torturar pessoas

A organização não-governamental World Wide Fund for Nature está sob acusação de ter financiado grupos paramilitares para matarem e torturem habitantes de países africanos e asiáticos. A WWF admitiu que vai abrir uma investigação independente para averiguar a veracidade das denúncias.

Os jornais norte-americano BuzzFeed e nepalês The Kathmandu Post acusam a WWF de contratar patrulhas para combater a caça furtiva com recurso a meios ilícitos. Para atingir os fins pretendidos, acusam os dois órgãos de comunicação, as patrulhas contratadas matam e torturam habitantes locais.

A WWF, uma das maiores organizações de proteção ambiental do mundo, vê agora, com estas acusações, a sua reputação em causa. O BuzzFeed entrevistou várias pessoas que acusam a World Wide Fund de abuso de poder e assassinato.

De acordo com o Público, um dos casos é referente ao Nepal, onde Hira Chaudhary conta a história da morte do marido, que terá sido detido e torturado por guardas florestais numa prisão junto ao parque nacional de Chitwan. “Eles espancaram-no impiedosamente e puseram-lhe água salgada no nariz e na boca”, contou Hira Chaudhary à polícia.

Chaudhary terá sido torturado e morto devido a suspeitas de que teria ajudado o filho a esconder um chifre de rinoceronte no quintal da sua casa. Mesmo sem provas, os guardas prenderam, torturaram e mataram o agricultor nepalês, acusa a nepalesa

A World Wide Fund, que, segundo o BuzzFeed, ajuda a financiar a equipa de guardas florestais que patrulham o parque nacional de Chitwan, fez tudo ao seu alcance para evitar que os guardas acusados de homicídio fossem a julgamento.

“Até à data, pessoas continuam a ser injustamente acusadas, presas e abusadas“, diz um dos ativistas de Chitwan, citado pelo The Kathmandu Post. Mas este não é um caso único, segundo o BuzzFeed.

Em 2017, guardas florestais de um parque da WWF, nos Camarões, saíram ilesos após torturarem uma criança de 11 anos em frente aos pais. Além disso, a organização não-governamental é também acusada de financiar e fornecer material, formação e salários a grupos militares na África e Ásia.

Em nome da natureza e em defesa dos animais, a WWF aparentemente apoia e financia a tortura e morte de seres humanos.

ZAP //

 

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Não sou Verde, nem político, nem direita-esquerda, ambidextra.. Apenas não gosto que se matem animais, desnecessariamente, ainda por cima, não Ter o senso comum, que esses caçadores furtivos, deveriam deixar certos grupos em paz, para dar tempo de as espécies reproduzirem.. … Ok, a Malta vem, e diz: mas a única fonte de rendimento daquela familia, era vender dentes de tigre morto para serem incinerados, e usar as cinzas, Como remédio para disfunção sexual masculina… ..por que não, criar unidade para tigres e rinocerontes, em Quintas, Como quem tem manadas de vacas? Os furtivos iriam morrer à fome, devido à rapidez com que extinguem espécies… Entretanto, aparecem uns, armados em justiceiros, pois existem justiceiros de qualquer coisa, hoje em dia..

RESPONDER

Cientistas criam tinta ultra-branca que ajuda a arrefecer as superfícies

Cientistas criaram uma nova tinta ultra-branca que pode refletir 95,5% da luz solar que chega à sua superfície. De acordo com o site IFLScience, esta propriedade permite que algo revestido com esta tinta ultra-branca, como, por …

Morreu Sindika Dokolo, marido de Isabel dos Santos

O empresário Sindika Dokolo faleceu, nesta quinta-feira, no Dubai, aos 48 anos de idade, durante a prática de mergulho. A morte do empresário de origem congolesa já foi confirmada à Lusa por uma fonte ligada à …

Lagostins autoclonados invadiram (e conquistaram) um cemitério na Bélgica

Um cemitério na Bélgica foi completamente invadido por lagostins marmoreado. De acordo com o Instituto Flamengo para Pesquisa da Natureza e da Floresta (INBO), a espécie representa uma grande ameaça para a biodiversidade local. Segundo o …

Benfica 3-0 Standard Liège | “Águia” voa de forma imperial

A noite foi de festa no Estádio da Luz para os cerca de 4875 espectadores – 7,5% por cento da lotação – que se deslocaram ao reduto dos “encarnados” esta quinta-feira. O Benfica venceu por 3-0 …

Urnas abertas no Minecraft. Servem para ensinar os jovens a votar nas eleições

A organização não partidária e sem fins lucrativos Rock the Vote e a empresa criativa Sid Lee uniram-se para criar um servidor de "casa de votação" no popular jogo Minecraft antes das eleições presidenciais de …

Zorya Luhansk 0-2 Braga | “Nota artística” em triunfo minhoto

Dois jogos, duas vitórias para o Sporting de Braga no Grupo G da Liga Europa. Uma entrada de rompante em jogo, com dois golos espectaculares nos primeiros 11 minutos, permitiram aos “arsenalistas” controlar e lidar …

Amostra de ADN desvenda homicídio cometido há quatro décadas

Uma amostra de ADN, colhida de um norte-americano da Carolina do Sul após este ser detido por apontar uma arma, permitiu às autoridades desvendar um caso antigo, identificando-o como principal suspeito do homicídio de uma …

Investigadores portugueses criam simuladores para treinar médicos à distância

Investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) desenvolveram, durante o confinamento, um método para os estudantes treinarem para cenários de emergência sem saírem de casa. Em declarações à Lusa, Carla Sá Couto, do …

Restam apenas dois rinocerontes brancos do norte (mas há uma esperança para salvar a espécie)

Com a morte do último macho em 2018, o rinoceronte branco do norte chegou ao ponto em que não pode ser salvo naturalmente. Com apenas duas fêmeas restantes, a subespécie é agora tida como oficialmente …

Há uma região na América do Norte sem qualquer caso de covid-19. Tem a dimensão do México

Nunavut, uma região localizada no norte do Canadá, continua sem registar nenhum caso de covid-19. A receita para o sucesso tem vários ingredientes, mas as caraterísticas especiais da região e as medidas rígidas tomadas logo …