Brasil perde com nova goleada, Holanda em 3º lugar

A Holanda conquistou este sábado o terceiro lugar do Mundial de futebol de 2014, ao vencer o anfitrião Brasil por 3-0, em encontro disputado na capital Brasília.

Robin van Persie, aos três minutos, de grande penalidade, Daley Blind, aos 17, e Georginio Wijnaldum, aos 90+1, selaram o triunfo dos holandeses.

Desta vez, a seleção canarinha tem mesmo razão de queixa da arbitragem. A falta que deu origem ao primeiro golo dos holandeses, a abrir a partida, foi cometida por Thiago Silva fora da grande área.

A Holanda atingiu pela quinta vez o “top 4″ do Mundial, depois dos segundos postos de 1974, 1978 e 2010 e do quarto de 1998.

Por seu lado, o Brasil, que nas meias-finais tinha sido goleado por 7-1 pela Alemanha, falhou o pódio pela terceira vez consecutiva, precisamente depois do “penta”, conquistado em 2002 sob o comando de Luis Filipe Scolari, que hoje se deve despedir do comando técnico da canarinha.

Holanda entra forte, marca dois golos e gere Brasil

A entrada forte da Holanda no jogo foi determinante para o que se viria a passar posteriormente, com o Brasil a repetir nesta fase inicial erros crassos defensivos pelos quais viria a pagar, mais uma vez, um preço alto.

O primeiro golo da partida surgiu logo aos 3 minutos, num lance iniciado no meio campo, com Robben a tocar de cabeça a bola, com David Luiz nas costas, para Van Persie, e este a devolver para a desmarcação do mesmo Robben, que rodou e deixou o central brasileiro “nas covas”. Isolou-se e foi travado em falta à entrada da área por Thiago Silva.

Seria livre direto à entrada da área, quase em cima do risco, mas o árbitro argelino cometeu dois erros, o primeiro ter assinado penálti, que Van Persie transformou, o segundo ter mostrado o amarelo ao central brasileiro, quando se justificava o vermelho.

O certo é que este golo voltou a lançar a desorganização no processo defensivo brasileiro, com erros posicionais, precipitação no tempo de entrada aos lances e desconcentrações, que a Holanda aproveitou muito bem para chegar ao segundo golo aos 17 minutos, a explorar um dos muitos disparates de David Luiz, que poderia ter tocado a bola de cabeça por cima da baliza e foi fazê-lo para o único sítio “proibido”, na zona frontal à sua baliza, onde Daley Blind apareceu a finalizar.

De resto, foi uma constante ao longo do jogo as sucessivas saídas de David Luiz da sua posição, já repetidas em jogos anteriores, a abrir buracos no eixo da sua defesa que não eram devidamente compensados, deixando perceber alguma ausência de liderança na equipa técnica face à não correção destes excessos do central contratado por 50 ME pelo Paris Saint-Germain.

Outro aspeto de natureza tática que facilitou o trabalho defensivo dos holandeses foi a aposta de Scolari em médios do corredor central (nada menos de cinco: Luiz Gustavo, Paulinho, Óscar, Ramires e Willian) quando a Holanda joga basicamente em 3x5x2 e tem no eixo central a maior concentração de unidades.

É certo que Óscar e Willian “caíam” nas faixas, mas optavam sempre por diagonais interiores, agravando o povoamento no corredor central, onde a Holanda parava sem grandes problemas os lances de ataque do Brasil.

Por outro lado, a Holanda tinha Robben, quiçá o melhor jogador deste Mundial, nas transições ofensivas e o Brasil simplesmente não conseguiu pará-lo até ao intervalo.

Na segunda parte, Scolari lançou Fernandinho para marcar diretamente Robben, com instruções para entrar rijo sobre o holandês, que sofreu algumas entradas duras e perdeu algum fulgor, mas o problema do Brasil de afunilamento do jogo subsistiu, sem soluções para abrir espaços numa defesa holandesa que conseguiu manter a sua baliza inviolável, mesmo tendo alguns momentos de relaxamento.

Seria ainda a Holanda, que geriu os dois golos de vantagem durante toda a segunda parte, a chegar ao terceiro golo, aos 90+1 minutos, por Wijnaldum, já depois de Scolari ter lançado Hernanes e Hulk na tentativa de, pelo menos, marcar o golo de honra.

Estava feito o 3-0, a segunda pior derrota de sempre do Brasil em Mundiais, igual ao da final de 1998, frente à então anfitriã França, e apenas melhor do que o massacre de há quatro dias, face à Alemanha, os inesquecíveis 1-7 do Mineirão.

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Centro de Cancro do Pâncreas Botton-Champalimaud

Novo Centro de Cancro do Pâncreas em Lisboa é único no mundo (e apadrinhado pelos Reis de Espanha)

Inaugura, na próxima segunda-feira, o novo Centro de Cancro do Pâncreas Botton-Champalimaud que resulta de uma parceria entre a Fundação Champalimaud e o casal espanhol Maurizio e Charlotte Botton. Os Reis de Espanha vão marcar …

Fiat, Jeep e Alfa julgadas em Lisboa por suspeita de falsearem emissões

Três fabricantes de carros são acusadas de instalar mecanismo que esconde a emissão de gases acima do limite legal. O Tribunal Central Cível de Lisboa aceitou julgar uma ação popular intentada por uma associação europeia de …

Entre sorrisos e avisos sobre a Irlanda do Norte, Biden chuta para canto acordo comercial com o Reino Unido pós-Brexit

Um possível acordo comercial, a fronteira entre as duas Irlandas, a retirada do Afeganistão e as alterações climáticas foram alguns dos temas em cima da mesa na recepção de Boris Johnson na Casa Branca. Foi um …

UEFA duplica prémios do Europeu feminino

De oito para 16 milhões de euros. Prémio monetário bem diferente do Europeu anterior. A UEFA informou nesta quinta-feira que vai ser duplicado o total do prémio monetário para as selecções participantes no próximo Europeu feminino. O …

Número de animais abatidos continua a cair nos canis portugueses

É esperada uma estabilização do número de abates, dois anos após a entrada em vigor da legislação que regula o ato. Dois últimos anos foram marcados por quedas. Em 2020, foram abatidos em nos canis portugueses …

Entre professoras e uma personal trainer, Braga é o concelho do país com mais candidatas mulheres

Cerca de 63% dos 308 concelhos de Portugal têm, pelo menos, uma mulher candidata à presidência de uma Câmara Municipal. A liderar surge Braga com cinco candidatas mulheres às eleições autárquicas de domingo. Há 194 concelhos …

Pais revoltados com professor que deu aula com máscara no queixo — e que publica vídeos obscenos online

PSP foi chamada à Secundária Eça de Queirós, na Póvoa do Varzim, porque docente — que sugeriu aos alunos que seguissem o seu canal de YouTube onde tem vídeos em cuecas e nu — deu …

Sem surpresas, Medina mantém Lisboa, mas sem maioria absoluta. Costa e Pedro Nuno juntos em ação de campanha

As sondagens apontam para uma vitória de Medina, ainda que com um resultado inferior ao de 2017. A grande surpresa na capital será a Iniciativa Liberal, partido que poderá eleger um vereador e inclinar o …

Instrumentos musicais detalham a evolução das relações da população sul-americana

Num novo estudo, os investigadores analisaram a diversidade musical em todo o continente sul-americano com uma revisão dos diferentes instrumentos encontrados nos registos arqueológicos e etnográficos. A música é tida como uma expressão intrínseca da diversidade …

Manchester United perdeu em casa (e não adiantou faltar às aulas)

Primeira derrota "interna" do United, num jogo que não contou com Cristiano Ronaldo. No duelo entre treinadores portugueses, Nuno venceu Lage. Houve encontro entre treinadores portugueses na terceira ronda da Taça da Liga inglesa. O Tottenham, …