Brasil perde com nova goleada, Holanda em 3º lugar

A Holanda conquistou este sábado o terceiro lugar do Mundial de futebol de 2014, ao vencer o anfitrião Brasil por 3-0, em encontro disputado na capital Brasília.

Robin van Persie, aos três minutos, de grande penalidade, Daley Blind, aos 17, e Georginio Wijnaldum, aos 90+1, selaram o triunfo dos holandeses.

Desta vez, a seleção canarinha tem mesmo razão de queixa da arbitragem. A falta que deu origem ao primeiro golo dos holandeses, a abrir a partida, foi cometida por Thiago Silva fora da grande área.

A Holanda atingiu pela quinta vez o “top 4″ do Mundial, depois dos segundos postos de 1974, 1978 e 2010 e do quarto de 1998.

Por seu lado, o Brasil, que nas meias-finais tinha sido goleado por 7-1 pela Alemanha, falhou o pódio pela terceira vez consecutiva, precisamente depois do “penta”, conquistado em 2002 sob o comando de Luis Filipe Scolari, que hoje se deve despedir do comando técnico da canarinha.

Holanda entra forte, marca dois golos e gere Brasil

A entrada forte da Holanda no jogo foi determinante para o que se viria a passar posteriormente, com o Brasil a repetir nesta fase inicial erros crassos defensivos pelos quais viria a pagar, mais uma vez, um preço alto.

O primeiro golo da partida surgiu logo aos 3 minutos, num lance iniciado no meio campo, com Robben a tocar de cabeça a bola, com David Luiz nas costas, para Van Persie, e este a devolver para a desmarcação do mesmo Robben, que rodou e deixou o central brasileiro “nas covas”. Isolou-se e foi travado em falta à entrada da área por Thiago Silva.

Seria livre direto à entrada da área, quase em cima do risco, mas o árbitro argelino cometeu dois erros, o primeiro ter assinado penálti, que Van Persie transformou, o segundo ter mostrado o amarelo ao central brasileiro, quando se justificava o vermelho.

O certo é que este golo voltou a lançar a desorganização no processo defensivo brasileiro, com erros posicionais, precipitação no tempo de entrada aos lances e desconcentrações, que a Holanda aproveitou muito bem para chegar ao segundo golo aos 17 minutos, a explorar um dos muitos disparates de David Luiz, que poderia ter tocado a bola de cabeça por cima da baliza e foi fazê-lo para o único sítio “proibido”, na zona frontal à sua baliza, onde Daley Blind apareceu a finalizar.

De resto, foi uma constante ao longo do jogo as sucessivas saídas de David Luiz da sua posição, já repetidas em jogos anteriores, a abrir buracos no eixo da sua defesa que não eram devidamente compensados, deixando perceber alguma ausência de liderança na equipa técnica face à não correção destes excessos do central contratado por 50 ME pelo Paris Saint-Germain.

Outro aspeto de natureza tática que facilitou o trabalho defensivo dos holandeses foi a aposta de Scolari em médios do corredor central (nada menos de cinco: Luiz Gustavo, Paulinho, Óscar, Ramires e Willian) quando a Holanda joga basicamente em 3x5x2 e tem no eixo central a maior concentração de unidades.

É certo que Óscar e Willian “caíam” nas faixas, mas optavam sempre por diagonais interiores, agravando o povoamento no corredor central, onde a Holanda parava sem grandes problemas os lances de ataque do Brasil.

Por outro lado, a Holanda tinha Robben, quiçá o melhor jogador deste Mundial, nas transições ofensivas e o Brasil simplesmente não conseguiu pará-lo até ao intervalo.

Na segunda parte, Scolari lançou Fernandinho para marcar diretamente Robben, com instruções para entrar rijo sobre o holandês, que sofreu algumas entradas duras e perdeu algum fulgor, mas o problema do Brasil de afunilamento do jogo subsistiu, sem soluções para abrir espaços numa defesa holandesa que conseguiu manter a sua baliza inviolável, mesmo tendo alguns momentos de relaxamento.

Seria ainda a Holanda, que geriu os dois golos de vantagem durante toda a segunda parte, a chegar ao terceiro golo, aos 90+1 minutos, por Wijnaldum, já depois de Scolari ter lançado Hernanes e Hulk na tentativa de, pelo menos, marcar o golo de honra.

Estava feito o 3-0, a segunda pior derrota de sempre do Brasil em Mundiais, igual ao da final de 1998, frente à então anfitriã França, e apenas melhor do que o massacre de há quatro dias, face à Alemanha, os inesquecíveis 1-7 do Mineirão.

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Português responsável por limpeza de hospitais condecorado pela Rainha Isabel II

O português Maciel Vinagre pensou que era mentira ou engano ao ler a notificação de que tinha sido distinguido pela Rainha Isabel II pelo trabalho como responsável da limpeza de dois hospitais públicos britânicos durante …

Japonês inventa sacos de plástico "comestíveis" (para salvar o veado sagrado de Nara)

Um empresário local no destino turístico japonês de Nara desenvolveu uma alternativa aos sacos de plástico de compras para proteger o veado sagrado da cidade. Hidetoshi Matsukawa, que trabalha na Nara-ism, um agente de souvenirs, disse, …

Emissão do programa de Ricardo Araújo Pereira cancelada. Humorista em isolamento

O programa de Ricardo Araújo Pereira na SIC não será emitido este domingo, uma vez que o humorista se encontra em isolamento profilático depois de ter estado em contacto com uma pessoa infetada com covid-19. …

Erro clínico. Centenas de hóspedes em quarentena em hotel da Austrália vão ter de fazer teste ao VIH

Centenas de pessoas que estiveram em quarentena no hotel Victoria, na Austrália, vão ter de fazer o teste de doenças transmitidas pelo sangue, incluindo VIH, devido a um erro dos profissionais de saúde daquele local …

Forças Armadas dos EUA estão a adquirir coletes à prova de bala adaptados para mulheres

As Forças Armadas dos EUA estão a dar grandes passos no que diz respeito à igualdade de género. A instituição está a começar a mudar os seus coletes à prova de bala, de forma a …

Abstenção do PCP no OE2021? É um excelente indicador, diz Costa

O primeiro-ministro, António Costa, considerou um “excelente indicador” o PCP ter anunciado a abstenção no Orçamento do Estado de 2021 (OE2021) e resultado de um entendimento “para ter um bom orçamento para o próximo ano”. “É …

Egito abre restaurante com vista de luxo para as pirâmides de Gizé

O Egito inaugurou um novo restaurante com vista panorâmica para as pirâmides. O investimento faz parte de uma tentativa de reavivar o turismo no país. O Egito revelou novas instalações para os visitantes no planalto nas …

Novo recorde. Portugal regista mais 3.669 casos de covid-19

Portugal regista este sábado 3.669 novos casos de infeção com o novo coronavírus, responsável pela covid-19, o valor diário mais elevado desde o início da pandemia, e mais 21 mortes relacionadas com a covid-19, segundo …

Câmara do Porto encerra cemitérios nos dias 31 de outubro e 1 e 2 de novembro

O presidente da Câmara do Porto anunciou o encerramento dos cemitérios em 31 de outubro e 1 e 2 de novembro, justificando a decisão com a necessidade de desviar meios para cumprir a proibição de …

Rui Vitória de saída do Al Nassr

O treinador português Rui Vitória está de saída do Al Nassr, avança este sábado o canal árabe 24Sports. A saída de Rui Vitória, que em janeiro de 2019 deixou o comando técnico do Benfica, surge …