Brasil perde com nova goleada, Holanda em 3º lugar

A Holanda conquistou este sábado o terceiro lugar do Mundial de futebol de 2014, ao vencer o anfitrião Brasil por 3-0, em encontro disputado na capital Brasília.

Robin van Persie, aos três minutos, de grande penalidade, Daley Blind, aos 17, e Georginio Wijnaldum, aos 90+1, selaram o triunfo dos holandeses.

Desta vez, a seleção canarinha tem mesmo razão de queixa da arbitragem. A falta que deu origem ao primeiro golo dos holandeses, a abrir a partida, foi cometida por Thiago Silva fora da grande área.

A Holanda atingiu pela quinta vez o “top 4″ do Mundial, depois dos segundos postos de 1974, 1978 e 2010 e do quarto de 1998.

Por seu lado, o Brasil, que nas meias-finais tinha sido goleado por 7-1 pela Alemanha, falhou o pódio pela terceira vez consecutiva, precisamente depois do “penta”, conquistado em 2002 sob o comando de Luis Filipe Scolari, que hoje se deve despedir do comando técnico da canarinha.

Holanda entra forte, marca dois golos e gere Brasil

A entrada forte da Holanda no jogo foi determinante para o que se viria a passar posteriormente, com o Brasil a repetir nesta fase inicial erros crassos defensivos pelos quais viria a pagar, mais uma vez, um preço alto.

O primeiro golo da partida surgiu logo aos 3 minutos, num lance iniciado no meio campo, com Robben a tocar de cabeça a bola, com David Luiz nas costas, para Van Persie, e este a devolver para a desmarcação do mesmo Robben, que rodou e deixou o central brasileiro “nas covas”. Isolou-se e foi travado em falta à entrada da área por Thiago Silva.

Seria livre direto à entrada da área, quase em cima do risco, mas o árbitro argelino cometeu dois erros, o primeiro ter assinado penálti, que Van Persie transformou, o segundo ter mostrado o amarelo ao central brasileiro, quando se justificava o vermelho.

O certo é que este golo voltou a lançar a desorganização no processo defensivo brasileiro, com erros posicionais, precipitação no tempo de entrada aos lances e desconcentrações, que a Holanda aproveitou muito bem para chegar ao segundo golo aos 17 minutos, a explorar um dos muitos disparates de David Luiz, que poderia ter tocado a bola de cabeça por cima da baliza e foi fazê-lo para o único sítio “proibido”, na zona frontal à sua baliza, onde Daley Blind apareceu a finalizar.

De resto, foi uma constante ao longo do jogo as sucessivas saídas de David Luiz da sua posição, já repetidas em jogos anteriores, a abrir buracos no eixo da sua defesa que não eram devidamente compensados, deixando perceber alguma ausência de liderança na equipa técnica face à não correção destes excessos do central contratado por 50 ME pelo Paris Saint-Germain.

Outro aspeto de natureza tática que facilitou o trabalho defensivo dos holandeses foi a aposta de Scolari em médios do corredor central (nada menos de cinco: Luiz Gustavo, Paulinho, Óscar, Ramires e Willian) quando a Holanda joga basicamente em 3x5x2 e tem no eixo central a maior concentração de unidades.

É certo que Óscar e Willian “caíam” nas faixas, mas optavam sempre por diagonais interiores, agravando o povoamento no corredor central, onde a Holanda parava sem grandes problemas os lances de ataque do Brasil.

Por outro lado, a Holanda tinha Robben, quiçá o melhor jogador deste Mundial, nas transições ofensivas e o Brasil simplesmente não conseguiu pará-lo até ao intervalo.

Na segunda parte, Scolari lançou Fernandinho para marcar diretamente Robben, com instruções para entrar rijo sobre o holandês, que sofreu algumas entradas duras e perdeu algum fulgor, mas o problema do Brasil de afunilamento do jogo subsistiu, sem soluções para abrir espaços numa defesa holandesa que conseguiu manter a sua baliza inviolável, mesmo tendo alguns momentos de relaxamento.

Seria ainda a Holanda, que geriu os dois golos de vantagem durante toda a segunda parte, a chegar ao terceiro golo, aos 90+1 minutos, por Wijnaldum, já depois de Scolari ter lançado Hernanes e Hulk na tentativa de, pelo menos, marcar o golo de honra.

Estava feito o 3-0, a segunda pior derrota de sempre do Brasil em Mundiais, igual ao da final de 1998, frente à então anfitriã França, e apenas melhor do que o massacre de há quatro dias, face à Alemanha, os inesquecíveis 1-7 do Mineirão.

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

O planeta extrassolar mais próximo da Terra pode ter companhia

Uma equipa internacional de astrofísicos encontrou evidências da existência de um segundo planeta a orbitar Próxima Centauri, a estrela mais próxima do Sol. Na prática, o mundo extrassolar mais próximo de nós pode ter companhia. …

Uma estrela ajudou a perceber quando é que a Via Láctea devorou outra galáxia

Recentemente, astrónomos descobriram que uma colisão com uma galáxia satélite encheu a Via Láctea de estrelas. Agora, graças a uma única estrela, já é possível perceber quando é que isso aconteceu. A galáxia satélite Gaia-Enceladus foi, …

Homem pede "julgamento por combate" com espadas japonesas para resolver disputa legal com a ex-mulher

Para resolver uma disputa legal com a sua ex-mulher, David Ostrom sugere que seja feito um "julgamento por combate" com espadas japonesas. Há precedentes legais que o podem favorecer em tribunal. O insólito aconteceu no Iowa, …

Crimes violentos podem aumentar drasticamente nos EUA devido ao aquecimento global

O número de crimes violentos nos Estados Unidos pode aumentar drasticamente nos próximos anos devido ao aquecimento global, concluiu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade do Colorado, em Boulder. "Dependendo da rapidez …

Twitter pede desculpa por permitir anúncios direcionados a neonazis

O Twitter emitiu esta quinta-feira um pedido de desculpa público depois de a BBC denunciar que a rede social estava a permitir anúncios direcionados a neonazis, islamofóbicos e outros grupos de ódio. A emisorra britânica …

Carlos Silva alega falta de apoio do PS e anuncia saída da liderança da UGT

O secretário-geral da UGT não é candidato a um novo mandato na central sindical, alegando que o “desgaste tem sido tremendo” e que é visto como força de bloqueio. “Não quero continuar”, “já está decidido e …

A maior aeronave do mundo vai ficar ainda maior. Medirá quase 100 metros

A maior aeronave do mundo vai ficar ainda maior: o dirigível híbrido Airlander 10, que media 92 metros de comprimento, vai bater o seu próprio recorde. De acordo com a emissora britânica BBC, a aeronave passará a …

Mortes nos Comandos. Governo só indemniza famílias se for condenado

O Governo deu ordem para parar as negociações com as famílias dos recrutas que morreram durante o 127.º Curso de Comandos, que decorreu na região de Alcochete, em 2016. Segundo o Jornal de Notícias, o Governo …

Eduardo Cabrita diz que polícias compram equipamento "porque querem"

O ministro da Administração Interna afirmou que os agentes policiais que compram equipamento de proteção do seu próprio bolso fazem-no porque o querem. Numa entrevista ao Diário de Notícias e à TSF, divulgada este fim-de-semana, o …

Chuva deixa Austrália entre incêndios e cheias. Número de mortos sobe para 29

A chuva trouxe algum alívio aos bombeiros e habitantes do leste da Austrália, mas também causou cheias e novos problemas. As equipas ainda combatem cerca 100 focos de incêndio na região e o número de …