Brasil tem a maior taxa de contágio do mundo. Ministro da Saúde não sabe quando será o pico

Joédson Alves / EPA

O Brasil tem a maior taxa de contágio (R0) de covid-19 do mundo, concluiu um estudo do Imperial College de Londres, citado pelo semanário Expresso, que analisa a tendência de evolução na pandemia em 48 países.

Cada pessoa infetada no Brasil com covid-19 contagia cerca de três outras pessoas. No início da semana, nota o mesmo jornal, o R0 do país estava nos 2,81. Para o levamento de restrições, recorde-se, os especialistas recomendam valores abaixo de 1.

O país sul-americano, a par dos Estados Unidos, é também o país com maior número de mortes esperadas na próxima semana, num valor estimado acima dos 5000 óbitos.

De acordo com o mesmo, Canadá, Índia, Irlanda, México, Paquistão, Peru, Polónia e Rússia surgem também como potenciais países onde o número de infetados tenderá a subir. Em sentido oposto, isto é, onde a propagação da covid-19 está a cair, encontra-se Itália, França, Espanha e República Dominicana.

Portugal aparece colocado no grupo onde a doença provocada pelo novo coronavírus está estabilizada. A seu lado estão a Alemanha, Bélgica, Colômbia e Estados Unidos.

Outros doze países, entre os quais a Argentina, Coreia do Sul, Dinamarca, Japão e Arábia Saudita, têm uma evolução da doença ainda incerta.

O estudo frisa que a sua precisão varia de acordo com a qualidade do registo e divulgação dos dados feitos em cada país, notando ainda que as estimativas de transmissão refletem a situação epidemiológica no momento da infeção dos casos de morte.

“Os 48 países selecionados para análise para este estudo tiveram por base os critérios de somarem pelo menos 100 mortes na última semana e um mínimo de dez em cada uma das duas semanas anteriores”, esclarece ainda o Expresso.

Ministro da Saúde desconhece pico da pandemia

O ministro da Saúde brasileiro, Nelson Teich, disse na quarta-feira não saber quando ocorrerá o pico da pandemia do novo coronavírus no país, acrescentando que existe uma “possibilidade real” de uma segunda vaga da doença.

“Quando é que vai ser pico? Não sei e ninguém sabe. Um dos grandes problemas de se definir uma data é que aquela sugestão transforma-se numa promessa de um dado real. Quando aquilo não acontece, toda a gente começa a perguntar-se se não estaremos a fazer algo errado apenas porque a data não coincidiu”, afirmou o novo responsável pela Tutela da Saúde, numa audiência virtual do Senado.

Segundo as estimativas do anterior ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, exonerado este mês pelo Presidente, Jair Bolsonaro, após divergências na questão do isolamento social, o país teria uma subida aguda no número de casos no corrente mês de abril, permanecendo em alta em maio e junho, sendo esse o período mais preocupante.

A partir de julho, o então ministro previu o início da desaceleração e, em agosto, um movimento de queda. Efetivamente, o país tem registado números recorde de mortes e novos casos nas últimas semanas.

Só nas últimas 24 horas, o Brasil registou 449 mortos e 6.276 novos casos da covid-19, atingindo um novo recorde diário de infetados desde o início da pandemia no país, segundo o Ministério da Saúde. Na terça-feira, o país já tinha contabilizado o maior número de mortos (474) num único dia. No total, o país sul-americano regista 5.466 óbitos e 78.162 casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus.

Na audiência com senadores, Teich afirmou ser “real” a possibilidade de uma segunda vaga da covid-19 no país, acrescentando não haver dados suficientes que garantam que a mesma pessoa não possa ser infetada pelo mesmo vírus mais do que uma vez.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. De acordo com o seu presidente Bolsonaro, o Brasil tem gente a mais e provavelmente as sondagens indicaram que o grupo mais atingido pelo Covid19, não são apoiantes dele

  2. Diria que não é de admirar.
    E isto ainda não é nada, se R0 esté nestes valores e continuam sem (querer) fazer nada para contenção, acentuado pela chegada do Outono, vão levar “bordoada” da séria…..

  3. Em São Paulo, 27 janeiro 2020, dous figurôes, super doutores, Hosp. Sírio e Einstein, Khalil (afilhado de casamento de Lula e f. Marisa) o doutor doa congressistas e juízes supremos, e Davi Uip, porta-voz do estado (João dória), em um vídeo bem produzido e divulgado onde se auto “plantavam” verdades, afirmaram que o vírus chinês é uma gripezinha. Até a presente ninguém os chamou na responsabilidade. Cometeram crime e tem mandante(s).

RESPONDER

Lei aprovada no Parlamento pretende facilitar prescrições de multas a partidos políticos

O projeto foi aprovado na generalidade no Parlamento, e está em discussão na especialidade. A Entidade das Contas e Financiamentos Políticos (ECFP) teme os efeitos da nova legislação sobre as prescrições de multas a partidos …

Noiva de Khashoggi processa príncipe herdeiro saudita

Hatice Cengiz, noiva de Jamal Khashoggi, colocou um processo contra o príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman e outros alegados mentores do assassínio. A noiva do jornalista Jamal Khashoggi, assassinado na Turquia em outubro de …

Papa Francisco defende pela primeira vez uniões de facto para casais homossexuais

O Papa Francisco defendeu a regulação do casamento civil entre pessoas do mesmo sexo, afirmando que os homossexuais têm direito a constituir família. "Homossexuais têm o direito de constituir família. São filhos de Deus", defendeu o …

“Uma desgraça completa”. Ex-ministro do PSD arrasa atuação do Ministério da Saúde no combate à pandemia

O antigo governante do PSD Fernando Leal da Costa acusou esta quarta-feira o Ministério da Saúde de “falta de liderança” na gestão da pandemia de covid-19, e falou até de “uma desgraça completa” do ponto …

Ministro defende que investimento nas Forças Armadas “é tão relevante” como na saúde

O ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, destacou o papel das Forças Armadas no combate à pandemia de covid-19 e defendeu que o investimento público nesta área “é tão relevante” quanto na saúde ou …

Giro. João "Rosa" Almeida segura liderança da geral

O português João Almeida (Deceuninck-QuickStep) manteve esta quarta-feira a liderança da Volta a Itália em bicicleta, numa 17.ª etapa ganha pelo australiano Ben O'Connor (NTT). O'Connor, de 24 anos, cumpriu os 203 quilómetros entre Bassano del …

Investimento público atinge máximo de uma década em 2021

Dados do relatório do Orçamento do Estado mostram que o Governo conta terminar 2020 com um investimento público de 4.884 milhões de euros (75 milhões de euros a menos do que a previsão do Orçamento …

Audições urgentes pedidas pelo PS sobre StayAway Covid são por escrito ou em dezembro

O Parlamento aprovou, esta terça-feira, a audição de entidades e personalidades sobre a obrigatoriedade da aplicação Stayaway Covid, proposta pelo PS, "com caráter de urgência", por escrito ou em dezembro, após o debate do Orçamento …

Taxa de nascimentos de linces no Vale do Guadiana é a mais alta da Península Ibérica

A taxa de nascimentos na população de linces ibéricos no Vale do Guadiana é a mais elevada da Península Ibérica, segundo os resultados dos censos 2019 divulgados hoje pelo Instituto da Conservação da Natureza e …

Pai de aluna teria ligações ao assassino do professor decapitado em França

Os investigadores encontraram uma possível ligação entre o assassino do professor francês Samuel Paty, decapitado em Paris, e o pai de uma aluna. Em declarações à AFP, citadas pelo Diário de Notícias, uma fonte próxima do …