Brasil tem a maior taxa de contágio do mundo. Ministro da Saúde não sabe quando será o pico

Joédson Alves / EPA

O Brasil tem a maior taxa de contágio (R0) de covid-19 do mundo, concluiu um estudo do Imperial College de Londres, citado pelo semanário Expresso, que analisa a tendência de evolução na pandemia em 48 países.

Cada pessoa infetada no Brasil com covid-19 contagia cerca de três outras pessoas. No início da semana, nota o mesmo jornal, o R0 do país estava nos 2,81. Para o levamento de restrições, recorde-se, os especialistas recomendam valores abaixo de 1.

O país sul-americano, a par dos Estados Unidos, é também o país com maior número de mortes esperadas na próxima semana, num valor estimado acima dos 5000 óbitos.

De acordo com o mesmo, Canadá, Índia, Irlanda, México, Paquistão, Peru, Polónia e Rússia surgem também como potenciais países onde o número de infetados tenderá a subir. Em sentido oposto, isto é, onde a propagação da covid-19 está a cair, encontra-se Itália, França, Espanha e República Dominicana.

Portugal aparece colocado no grupo onde a doença provocada pelo novo coronavírus está estabilizada. A seu lado estão a Alemanha, Bélgica, Colômbia e Estados Unidos.

Outros doze países, entre os quais a Argentina, Coreia do Sul, Dinamarca, Japão e Arábia Saudita, têm uma evolução da doença ainda incerta.

O estudo frisa que a sua precisão varia de acordo com a qualidade do registo e divulgação dos dados feitos em cada país, notando ainda que as estimativas de transmissão refletem a situação epidemiológica no momento da infeção dos casos de morte.

“Os 48 países selecionados para análise para este estudo tiveram por base os critérios de somarem pelo menos 100 mortes na última semana e um mínimo de dez em cada uma das duas semanas anteriores”, esclarece ainda o Expresso.

Ministro da Saúde desconhece pico da pandemia

O ministro da Saúde brasileiro, Nelson Teich, disse na quarta-feira não saber quando ocorrerá o pico da pandemia do novo coronavírus no país, acrescentando que existe uma “possibilidade real” de uma segunda vaga da doença.

“Quando é que vai ser pico? Não sei e ninguém sabe. Um dos grandes problemas de se definir uma data é que aquela sugestão transforma-se numa promessa de um dado real. Quando aquilo não acontece, toda a gente começa a perguntar-se se não estaremos a fazer algo errado apenas porque a data não coincidiu”, afirmou o novo responsável pela Tutela da Saúde, numa audiência virtual do Senado.

Segundo as estimativas do anterior ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, exonerado este mês pelo Presidente, Jair Bolsonaro, após divergências na questão do isolamento social, o país teria uma subida aguda no número de casos no corrente mês de abril, permanecendo em alta em maio e junho, sendo esse o período mais preocupante.

A partir de julho, o então ministro previu o início da desaceleração e, em agosto, um movimento de queda. Efetivamente, o país tem registado números recorde de mortes e novos casos nas últimas semanas.

Só nas últimas 24 horas, o Brasil registou 449 mortos e 6.276 novos casos da covid-19, atingindo um novo recorde diário de infetados desde o início da pandemia no país, segundo o Ministério da Saúde. Na terça-feira, o país já tinha contabilizado o maior número de mortos (474) num único dia. No total, o país sul-americano regista 5.466 óbitos e 78.162 casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus.

Na audiência com senadores, Teich afirmou ser “real” a possibilidade de uma segunda vaga da covid-19 no país, acrescentando não haver dados suficientes que garantam que a mesma pessoa não possa ser infetada pelo mesmo vírus mais do que uma vez.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. De acordo com o seu presidente Bolsonaro, o Brasil tem gente a mais e provavelmente as sondagens indicaram que o grupo mais atingido pelo Covid19, não são apoiantes dele

  2. Diria que não é de admirar.
    E isto ainda não é nada, se R0 esté nestes valores e continuam sem (querer) fazer nada para contenção, acentuado pela chegada do Outono, vão levar “bordoada” da séria…..

  3. Em São Paulo, 27 janeiro 2020, dous figurôes, super doutores, Hosp. Sírio e Einstein, Khalil (afilhado de casamento de Lula e f. Marisa) o doutor doa congressistas e juízes supremos, e Davi Uip, porta-voz do estado (João dória), em um vídeo bem produzido e divulgado onde se auto “plantavam” verdades, afirmaram que o vírus chinês é uma gripezinha. Até a presente ninguém os chamou na responsabilidade. Cometeram crime e tem mandante(s).

RESPONDER

Egípcio submeteu as três filhas a mutilação genital feminina. Agora, vai ser julgado

Um pai terá dito às três filhas que iam ser vacinadas contra a covid-19, mas, quando acordaram, tinham sido mutiladas. Um cidadão egípcio vai ser julgado por, alegadamente, ter forçado as três filhas menores a serem …

Vacina da Universidade de Oxford para a covid-19 será testada no Brasil

A vacina contra a covid-19 em que trabalham os cientistas da Universidade de Oxford será testada no Brasil, pelo nível de infeção naquele país, revelou esta sexta-feira o Times. Com o declínio nos casos de coronavírus …

Esta noite há um eclipse penumbral da Lua

Esta noite tem bons motivos para atrasar o jantar: ao início da noite desta sexta-feira, haverá um eclipse penumbral da Lua. A Lua vai ficar na penumbra na noite desta sexta-feira. Pouco antes das 21h, em …

Depois de Latifa e Haya, mais uma princesa pediu ajuda para fugir do Dubai (e está desaparecida)

Depois da fuga da princesa Latifa e da princesa Haya do Dubai, outra jovem gravou um vídeo a pedir ajuda para escapar dos seus pais. Agora, está desaparecida. De acordo com o jornal espanhol El País, …

Caso Maddie. Suspeito alemão alvo de nova investigação por crime semelhante na Alemanha

Christian B., de 43 anos, poderá estar associado ao desaparecimento de uma menina de cinco anos, em 2015, na Alemanha. De acordo com a agência DPA, o Ministério Público alemão abriu uma nova investigação sobre o …

À espera de propostas concretas, Jerónimo quer salário pago a 100%

Jerónimo de Sousa admite que só tomará uma posição quanto ao Orçamento Suplementar quando souber as "propostas concretas". Esta sexta-feira, o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, disse que só tomará uma posição quanto ao Orçamento …

Do ruído à reciclagem. No Dia Mundial do Ambiente, associação Zero divulga dados preocupantes

As principais preocupações da associação ambientalista Zero em Portugal são ao nível do desperdício de água, do ruído e da reciclagem. Do excesso de lixo produzido por cada habitante ao ruído em excesso provocado pelo …

Esferográfica pessoal e máscara obrigatórios nas eleições do FC Porto

As eleições do FC Porto estão agendadas para este fim de semana e os sócios que quiserem exercer o seu direito de voto terão de levar uma máscara de proteção individual e uma esferográfica. No comunicado …

Açores sem infetados por covid-19. Último paciente internado recuperou

Os Açores estão oficialmente livres de covid-19. Dois meses e meio depois do primeiro caso na região, os Açores não têm qualquer registo de infetados por covid-19. Vasco Cordeiro, presidente do Governo Regional, anunciou no Facebook …

Miguel Albuquerque ainda pondera candidatura a Belém

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, ainda está a ponderar uma eventual candidatura à Presidência da República. O presidente do Governo Regional da Madeira e da estrutura regional do PSD, Miguel Albuquerque, disse …