Brasil ultrapassou as 50 mil mortes e Bolsonaro preferiu o silêncio

Fernando Frazão / Agencia Brasil

Jair Bolsonaro

O Brasil ultrapassou as 50 mil mortes provocadas pela covid-19. O Presidente Jair Bolsonaro está a ser criticado por ter ficado em silêncio.

Uma base de dados desenvolvida por uma consórcio de meios de comunicação social, que depende de estatísticas dos governos regionais, dá conta de que o Brasil atingiu, esta segunda-feira, um total de 50.737 mortes, tem quase 1,1 milhões de casos e é um dos principais pólos mundiais da pandemia.

No entanto, estes números não conseguiram arrancar qualquer comentário ao Presidente, que não os comentou nem prestou uma homenagem às vítimas e às famílias.

“Apesar dos marcos trágicos que alcançámos nos últimos dias, o presidente Jair Bolsonaro não disse nada sobre as vítimas ou sobre a luta contra esta doença”, lê-se no “jornal conservador Estado de São Paulo” desta segunda-feira, escreve o The Guardian.

O diário brasileiro avança ainda que o político permaneceu “em silêncio nas redes sociais” e aponta que, ao ignorar o número de vítimas da pandemia, o governo de Bolsonaro está a tentar esconder o fato de que a covid-19 já roubou mais vidas brasileiras do que os tiroteios e balas perdidas durante todo o ano de 2019.

Especialista defende que Brasil terá 10 milhões de casos

Roberto Medronho, especialista em doenças infecciosas, disse em entrevista à Globo que o país terá cerca de 10 milhões de infetados e não 1 milhão. Também esta segunda-feira a OMS adiantou que o país testa muito pouco tendo em conta o número de habitantes, apesar de não ter apontado qualquer estimativa.

“O que estamos a ver é apenas a ponta de um imenso iceberg”, disse Medronho.

Mike Ryan, da Organização Mundial da Saúde (OMS), disse também que os números estão subdimensionados – ou seja, não estão a ser notificados os reais casos de infeção por falta de testagem na população.

“O número de pessoas com covid-19 no Brasil deve ser maior do que o registado“, referiu, citado pelo Diário de Notícias.

Jair Bolsonaro adota uma postura diferente, considerando que a reação do mundo à pandemia de covid-19 é exagerada e defendendo uma aceleração no processo de abertura de empresas e retoma das atividades suspensas pelas medidas de restrição.

O Brasil tornou-se o segundo país mais afetado pela pandemia, depois dos Estados Unidos, e os efeitos económicos ameaçam mergulhar o país na maior recessão da sua história.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

    • Gostava de saber quem lhe deu autorização de acusar Deus de ter escolhido o Bolsonaro para Presidente do Brasil? Que eu saiba foi eleito democraticamente e por votos da população. Ou agora a população é Deus? Tenha cuidado com o que escreve.

      • Bolsonaro foi eleito por 58 milhões de pessoas sem qualidades humanas nenhumas. Estes milhões sentem-se representados por um troglodita que elogiou um torcionário da Ditadura Militar. Nem sequer podem alegar que foram enganados.

  1. Não sei o que se passa! Por esta hora os dezenas de fake profiles robôs já deviam ter invadido a zona dos comentários. Devem estar muito ocupados lá no Brasil e não têm tempo para manipular informação em Portugal. Eheeh. Mas não faz mal, por cá temos o Chega, que é o nosso partido Bolsonarista, especialista em manipular informação com fake profiles.

RESPONDER

Vila Nova de Milfontes vai ter praia para cães

A praia pet friendly, que fica próxima de Furnas-Rio, vai funcionar já esta época balnear de forma experimental. Uma praia concessionada que também admite cães vai funcionar, nesta época balnear, de forma experimental, em Vila Nova …

Podia ser um quadro de Dalí, mas é só o degelo glacial na Islândia

Na Islândia, o degelo glacial criou uma paisagem deslumbrante que o fotógrafo espanhol Manuel Ismael Gómez de Almería não deixou passar em branco. Faz lembrar a arte surrealista de Salvador Dalí, mas é uma versão ampliada …

Digby, o cão dos bombeiros, ajudou a salvar uma mulher do suicídio

O cão Digby desempenhou um importante papel ao salvar uma mulher que estava a ponderar pôr fim à sua própria vida no Reino Unido. Digby é um cão terapeuta que ajuda as pessoas a lidar com …

Seca pode ser a "próxima pandemia e não há vacinas que a curem", alerta a ONU

A seca e a escassez de água podem afetar o planeta de forma sistémica se não forem tomadas medidas urgentes sobre a gestão da água e dos solos, alertou a Organização das Nações Unidas (ONU) …

Três portugueses morrem em desabamento de escola na Bélgica

O desabamento de uma escola em construção em Antuérpia, na Bélgica, provocou, esta sexta-feira, a morte de três portugueses. As circunstâncias em que o desabamento ocorreu ainda não são conhecidas. Fonte consular portuguesa confirmou à RTP …

António Oliveira desiste de candidatura à Câmara de Gaia

Esta sexta-feira, numa reunião de emergência, António Oliveira, candidato à Câmara de Vila Nova de Gaia, anunciou ao líder do PSD, Rui Rio, a sua desistência da corrida eleitoral. António Oliveira tinha sido a escolha de …

Elemento da comitiva olímpica portuguesa recusou vacina

Todas as outras pessoas que estarão em Tóquio, a representar Portugal, já foram vacinados contra a COVID-19. Quase todos os membros da comitiva olímpica portuguesa, que vão estar nos Jogos Olímpicos de Tóquio, foram vacinados contra …

Os balões incendiários são a mais recente arma nas tensões Israel-Hamas

Durante a noite, forças israelitas voltaram a quebrar o cessar-fogo e lançaram um ataque aéreo na Faixa de Gaza em resposta a balões incendiários lançados pelo Hamas. Ativistas palestinianos lançaram dezenas de balões incendiários por cima …

Croácia 1-1 República Checa | Perisic empata e ninguém se chateia

A República Checa empatou hoje a um golo com a Croácia, em encontro da segunda jornada do Grupo D do Euro2020 de futebol, disputado em Glasgow, colocando-se em boa posição para chegar aos oitavos de …

Rio Ave não vai admitir adeptos nos jogos

Federação confirmou que o público pode voltar ao futebol mas o clube de Vila do Conde considera que a medida anunciada é injusta e tardia. Algumas competições organizadas pela Federação Portuguesa de Futebol estão autorizadas a …