/

No regresso ao Parlamento, Boris desafia oposição a avançar com moção de censura

Will Oliver / EPA

O primeiro-ministro britânico desafiou a oposição a avançar com uma moção de censura contra o Governo para forçar eleições antecipadas e enfrentar o “dia do juízo final” com os eleitores.

“Eu acho que as pessoas deste país estão fartas. Este Parlamento deve colocar-se de lado e deixar que o Governo conclua o Brexit, ou propor uma moção de censura e, finalmente, enfrentar o dia do juízo final com os eleitores”, afirmou Boris Johnson, numa intervenção na Câmara dos Comuns, que retomou esta quarta-feira os trabalhos depois da decisão do Supremo Tribunal.

Boris Johnson deu até ao final da sessão para ser apresentada uma moção de cesura, para ser debatida e votada na quinta-feira. “Será que eles têm a coragem de agir ou vão recusar-se a assumir a responsabilidade e não vão fazer nada senão hesitar e adiar”, questionou, referindo-se à oposição.

Na resposta, o líder da oposição, o trabalhista Jeremy Corbyn, renovou o apelo à demissão do primeiro-ministro na sequência da decisão do Supremo, que anulou a suspensão do Parlamento ordenada pelo primeiro-ministro.

“Eu quero umas eleições nacionais. É muito simples: se ele quer umas eleições, garanta uma extensão do Brexit e vamos para eleições”, disse.

Corbyn condenou o primeiro-ministro pela falta de humildade perante a decisão do Supremo Tribunal e perguntou sobre se pretende respeitar a lei que obriga o Governo a pedir uma extensão do processo de saída do Reino Unido da União Europeia, cujo prazo é 31 de outubro.

No início de setembro foi promulgada uma lei que obriga o primeiro-ministro a pedir formalmente um adiamento da data de saída por três meses, até 31 de janeiro, se não for alcançado um acordo até 19 de outubro nem for autorizado pelos deputados um Brexit sem acordo.

Boris Johnson disse que o Governo “discorda, mas claro que respeita” a deliberação dos juízes, mas não foi claro sobre se vai obedecer à chamada lei Benn. “Claro que nós obedecemos à lei, e vamos sair da UE a 31 de outubro“, garantiu.

Fechado desde 10 de setembro, o Parlamento britânico voltou hoje a reunir-se, antecipando a reabertura, que estava prevista apenas para 14 de outubro.

No início da sessão, pelas 11h30, o presidente da câmara baixa, John Bercow, disse que a referência nas atas à suspensão do Parlamento será “removida” e substituída por “interrompido”.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.