/

Rainha Isabel II bloqueia Brexit sem acordo

1

Facundo Arrizabalaga / EPA

A Rainha Isabel II

A Rainha Isabel II de Inglaterra aprovou a lei que proíbe uma saída do Reino Unido da União Europeia sem acordo. Caso não consiga a aprovação do parlamento, Boris Johnson terá de pedir um adiamento até 31 de janeiro.

Caso a 19 de outubro o Governo britânico não tenha conseguido a aprovação do parlamento para um acordo com Bruxelas ou um “hard” Brexit, o primeiro-ministro Boris Johnson terá de pedir um adiamento até 31 de janeiro. É esta a situação que o Reino Unido fica após a Rainha Isabel II ter aprovado a lei que proibia uma saída sem acordo da União Europeia.

O consentimento real foi confirmado pelo porta-voz da Câmara dos Lordes, Norman Fowler, ilegalizando uma saída sem acordo. A notícia surge após esta manhã o parlamento britânico ter sido suspenso até 14 de outubro. Haverá ainda uma segunda votação esta noite de segunda-feira, numa eleição geral.

O parlamento britânico volta a debater uma proposta do Governo para organizar eleições antecipadas a 15 de outubro, a qual a oposição já disse que vai chumbar. Este também poderá ser o último dia de trabalhos em Westminster até ao fim da suspensão do Parlamento, pedida por Johnson e aceite pela rainha Isabel II, a 14 de outubro.

Portanto, o governo de Boris Johnson está obrigado a conseguir um acordo com a União Europeia, mesmo com o parlamento suspenso.

De acordo com a revista Sábado, o porta-voz de Boris Johnson confirmou que o parlamento ficará suspenso e que não vão ser procurados mais “atrasos sem sentido” para a saída britânica da União Europeia. Além disso, apelou a que os deputados votem a favor das eleições para deixar as pessoas decidirem sobre o Brexit.

ZAP //

1 Comment

  1. Acho que a senhora já aprova tudo o que põem à frente. Vou tentar fazer chegar até ela um documento que comprove que me fez herdeiro do trono britânico. Quero ser o Rei da Nova Zelândia!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.