Dia da Independência. Bolsonaro celebra sem máscara num carro cheio de crianças

Joédson Alves / EPA

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, celebrou esta segunda-feira o Dia da Independência, tendo sido transportado num carro cheio de crianças. Bolsonaro não usou máscara.

O habitual desfile da Independência, que reúne representantes das forças armadas, polícias, bombeiros e orquestras, não se realizou pela primeira vez desde 1949. No entanto, os festejos no Palácio da Alvorada atraíram centenas de apoiantes do presidente, de acordo com o Observador.

Bolsonaro chegou ao Palácio sem máscara num Rolls-Royce aberto ao lado de pelo menos oito crianças. Apenas duas usavam máscara. As crianças seriam filhos de convidados da celebração.



O Presidente, que esteve infetado com covid-19 no início de julho, cumprimentou os seus apoiantes e muitos deles também não usavam máscara.

De acordo com a Renascença, o ex- presidente do Brasil, Lula da Silva, acusou Bolsonaro de transformar a pandemia da covid-19 numa “arma de destruição em massa” e afirmou que o país está a viver “um dos piores momentos da sua história”.

Num vídeo com cerca de 20 minutos, Lula da Silva disse que teria sido possível evitar tantas mortes e criticou a substituição da direção do Ministério da Saúde por militares sem experiência médica ou sanitária.

“Ficámos com um Governo para o qual a vida não tem valor e que trivializa a morte. Um Governo insensível, irresponsável e incompetente que não respeitou as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e está a transformar o coronavírus numa arma de destruição maciça”, disse Lula.

“As eleições de 2018 mergulharam o Brasil num pesadelo que parece não ter fim. O país está a atravessar um dos piores períodos da sua história“, disse Lula. “Como nos filmes de terror, as oligarquias brasileiras deram à luz um monstro que já não podem controlar, mas que continuarão a apoiar enquanto os seus interesses forem servidos”.

O Brasil conta com 126.960 óbitos e 4.147.794 infeções desde o início da pandemia. É o país com mais mortes em todo o mundo. Bolsonaro tem repetidamente minimizado a pandemia, chamando-lhe uma “gripe menor” e apelando à retoma das atividades económicas em vez da imposição de medidas de contenção, que descreveu como “pior do que a doença”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Itália segue os passos de França e Espanha e abandona o uso de máscara na rua

A Itália vai suspender a obrigatoriedade do uso de máscaras ao ar livre a partir do próximo dia 28 de junho, revelou o governo na segunda-feira. Depois de ter sido considerado o epicentro da pandemia, Itália …

União Europeia endurece sanções contra a Bielorrússia

A União Europeia, os Estados Unidos, o Reino Unido e o Canadá decidiram, esta segunda-feira, punir dezenas de personalidades e empresas ligadas ao regime bielorrusso. No final de uma reunião, no Luxemburgo, os 27 Estados-membros da …

Casimiro quer 30 milhões pela Groundforce. 10 milhões são para a banca

Alfredo Casimiro está a tentar vender a sua parte na Groundforce por 25 a 30 milhões de euros. Contudo, o acionista não deverá ficar com o montante pago já que tem pagamentos em atraso a …

Meio milhão de mortes depois, Brasil pede (em força) demissão de Bolsonaro

No sábado, o número de óbitos por covid-19 ultrapassou o meio milhão no Brasil. Centenas de milhares de manifestantes encheram as ruas de mais de 400 cidades brasileiras e do mundo, acusando o Presidente Jair …

23 juízes nomeados "em velocidade de cruzeiro" nos Governos de Costa. "Porta giratória coloca em risco a democracia"

Durante os dois Governos de António Costa foram nomeados 23 magistrados para cargos políticos. Nomeações "em velocidade de cruzeiro", segundo a Associação Transparência e Integridade que fala de uma "porta giratória" que "coloca em risco …

Covid-19. Vacinação só de adultos pode tornar os jovens "reservatórios" da variante Delta

A vacinação da população adulta pode levar os mais jovens a tornarem-se um "reservatório" da variante Delta, mais contagiosa, e criar um ambiente propício ao surgimento de novas variantes. De acordo com Julian Tang, virologista na …

Mais de metade das Câmaras viola a Lei da Proteção de Dados

Mais de metade das Câmaras Municipais viola a Lei da Proteção de Dados. O levantamento conclui que, das 308 câmaras do país, 177 não cumpriram a lei. O Regulamento Geral de Proteção de Dados dita que …

Após o Brexit, a União Europeia prepara-se para restringir conteúdos britânicos na TV e no streaming

Política, economia e agora cultura. Depois do Reino Unido ter saído da União Europeia, a organização prepara-se para diminuir a quantidade de filmes e séries britânicas disponíveis nas estações de televisão e nos serviços de …

Trincão pode rumar ao Wolverhampton

O jovem internacional português poderá ser o próximo futebolista luso a integrar o projeto do Wolverhampton, servindo como "moeda de troca" por Adama Traoré. De acordo com o diário catalão Sport, Francisco Trincão poderá servir como …

"Da Rússia com amor". Operação de espionagem russa em Itália permitiu recolher dados essenciais à Sputnik V

Em março de 2020, o cenário era negro em Itália, e uma equipa humanitária russa foi enviada para apoiar o país nos piores dias da primeira vaga de covid-19. Contudo, a operação escondeu uma missão …