Bolsonaro pede desculpas por dizer que vacinas têm grafeno (que se acumula nos testículos)

4

Marcelo Camargo / Agência Brasil

Um dia depois de ter divulgado informações falsas sobre as vacinas usadas na prevenção de casos graves da covid-19, o antigo presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, recuou nas afirmações e pediu desculpas.

Este sábado, num evento do Partido Liberal, Jair Bolsonaro disse que as vacinas contra a covid-19 continham grafeno na sua composição.

A vacina tem dióxido de grafeno, tá? Onde ele se acumula? Nos testículos e ovários”, disse o ex-presidente do Brasil.

Segundo o UOL, para sustentar a sua afirmação, Bolsonaro garantiu ter lido a bula da vacina contra a covid-19 desenvolvida pelos laboratórios Pfizer: “Eu li a bula“.

Já este domingo, o antigo presidente retratou-se, retirando a sua alegação, que diz ter sido um equívoco, e pediu desculpas.

“Em relação a uma conversa no dia de ontem, na cidade de Jundiaí, sobre a existência de óxido de grafeno na vacina de tecnologia mRNA, houve um equivoco da minha parte”, disse o ex-presidente em publicações nos seus perfis no Twitter e Facebook.

“Como é do conhecimento geral, estou entusiasmado com o potencial do óxido de grafeno e, inadvertidamente, associei a substância à vacina, facto que foi desmentido em agosto de 2021″, acrescentou Bolsonaro.

“Mais uma vez lamento o falado e peço desculpas“, concluiu o antigo presidente.

Nenhuma das três mais comuns vacinas contra o coronavírus tem qualquer referência à existência de grafeno, substância super-resistente constituída por uma única camada de carbono, que é considerada um “material maravilha“.

Presidente do Brasil entre 2019 e 2022, Jair Bolsonaro adotou uma postura negacionista durante a pandemia de covid-19 — desvalorizando a gravidade do vírus, criticando a imposição de medidas de isolamento, rejeitando o uso de máscara e difundindo suspeitas infundadas sobre a eficácia das vacinas.

É só uma gripezinha“, chegou a dizer Bolsonaro — frase que negou ter proferido, afirmando que não havia nenhum registo que o provasse, apesar de a imprensa ter partilhado pelo menos dois vídeos com esse conteúdo.

O antigo chefe de Estado chegou ao ponto de associar as vacinas contra a SIDA à propagação da própria doença, numa transmissão em direto nas suas redes sociais, o que levou à abertura de um inquérito no Supremo Tribunal de Justiça sobre a difusão de notícias falsas.

O Brasil foi um dos países mais atingidos pelo coronavírus, com 703.399 mortos e quase 40 milhões de casos até à data, segundo dados oficiais.

O pedido de desculpas de Bolsonaro acontece nas vésperas do início de um julgamento no Tribunal Superior Eleitoral por abuso de poder político através da disseminação de notícias falsas sobre as eleições, o que poderia, em última análise, impedi-lo de concorrer às próximas presidenciais.

ZAP // Lusa

4 Comments

  1. “Eu li a Bula”, como Bolsonaro tem graves problemas de interpretação, leu a bula, mas não percebeu. Que é um ser repleto de limitações já todos sabemos.

  2. Bolsonaro o maior Lider que o Brasil já teve.
    Só “Perdeu” a eleição por fraude do sistema eleitoral corruPTo.
    Enquanto isso a velha e vermelha imprensa continua a bater nele.
    Lamentável esse site continuar essa postura esquerdopata.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.