Bolsonaro diz que “o pior já passou”, mas Brasil teve novo recorde de óbitos

Joedson Alves / EPA

Jair Bolsonaro, Presidente do Brasil

O Brasil registou 615 mortes e 10.503 infetados nas últimas 24 horas, num novo recorde diário desde o início da pandemia.

No total, o Brasil contabiliza 8536 vítimas mortais e 125.218 casos confirmados. O aumento no número de mortes foi de 7,7%, passando de 7921 para 8536. Em relação ao número de infetados, o crescimento foi de 9%, passando de 114.715 para 125.218.

De acordo com o Ministério da Saúde, 140 das 615 mortes incluídas agora ocorreram nos últimos três dias, mas foram contabilizadas esta quarta-feira. A taxa de letalidade da doença no país está agora em 6,8%, estando ainda a ser investigada uma eventual ligação de 1643 mortes com a covid-19.

O Executivo brasileiro deu ainda conta da recuperação de 51.370 doentes, sendo que 65.312 continuam sob acompanhamento.

Antes da divulgação dos números, o Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, tinha afirmado que havia sinais de que “o pior já passou”, referindo-se ao facto de terça-feira ter sido “o sexto dia consecutivo em que o número de mortes desceu”.

Entretanto, a imprensa brasileira avançou que o porta-voz da Presidência, o general Otávio Rego Barros, foi diagnosticado com covid-19. De acordo com o Diário de Notícias, está sem sintomas e a cumprir a quarentena em casa.

Em março, durante a visita oficial aos Estados Unidos, 23 pessoas da comitiva presidencial testaram positivo para o novo coronavírus. Bolsonaro fez duas vezes o teste, tendo tido sempre resultado negativo.

De acordo com o DN, o jornal Estado de São Paulo recorreu à justiça brasileira para obrigar o chefe de Estado a divulgar os resultados dos exames. Bolsonaro negou-se a fazê-lo, recorreu e conseguiu que a ordem fosse suspensa para análise por mais cinco dias.

Agora, segundo o Observador, o Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3) manteve a sua decisão, alegando que, devido ao cargo que desempenha, o estado de saúde do Presidente é um dado de interesse público.

Governo está a negociar quotas de vacinas

O ministro da Saúde, Nelson Teich, afirmou, em conferência de imprensa, que o Governo está a negociar quotas de vacinas para o coronavírus que ainda não foram produzidas. Segundo o governante, a ideia é o país antecipar-se na corrida pela compra de novos medicamentos para não correr o risco de sofrer com um possível esgotamento a nível mundial.

“Uma coisa importante é que estamos a conversar com possíveis laboratórios que vão produzir a vacina, para que consigamos garantir que, caso surja uma vacina, o Brasil tenha uma quota, tenha uma parte”, informou.

Teich abordou, pela primeira vez, o tema de um confinamento total e obrigatório, afirmando que será uma ferramenta importante em locais que estejam numa situação “muito difícil” face à pandemia do novo coronavírus.

“O lockdown vai ser importante nos lugares onde estiver muito difícil, com alta incidência, alta ocupação de leitos, muitos pacientes a chegar, infraestruturas que não se conseguiram adaptar. Aí vamos ter uma situação em que realmente vamos ter de proteger as pessoas”, frisou.

“Vai haver lugares em que o lockdown é necessário? Vai haver lugares em que eu vou poder pensar em flexibilização? Vai. O que eu preciso é que paremos de tratar disso de forma radical, até para que tenhamos tranquilidade para implementar as medidas em cada lugar do país”, indicou Teich, acrescentando que o seu ministério já concluiu as diretrizes para ajudar os municípios na tomada de decisões.

Até ao momento, no Brasil, o confinamento total foi adotado na região metropolitana de São Luís, capital do estado brasileiro do Maranhão (nordeste), que desde terça-feira implementou a medida para conter a disseminação do vírus após o crescente número de casos, que naquela região ultrapassou 4.500 infeções e 270 mortes.

Também a cidade brasileira de Fortaleza, capital do Ceará, anunciou que entrará a partir de sexta-feira em confinamento obrigatório, com bloqueio de serviços não essenciais e da circulação de pessoas. Outros estados, como o Pará, adotarão igualmente uma medida semelhante em pelo menos 10 municípios da região, incluindo a capital, Belém, a partir de hoje.

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) enviou, na quarta-feira, um relatório ao Ministério Público do Rio de Janeiro no qual recomenda a adoção de lockdown naquele estado, para controlo da pandemia, segundo a imprensa local.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal é o primeiro país europeu a receber o selo "Safe Travels"

Portugal foi o primeiro país europeu a receber o selo "Safe Travels", que reconhece um compromisso com a segurança, informou esta quinta-feira o Governo. A distinção, atribuída pelo World Travel & Tourism Council (WTTC), pretende certificar …

Ventura reforça poder no Chega. Direção pode suspender militantes

No dia 30 de maio, foram aprovados dois regulamentos que dão poder à direção do Chega para suspender militantes do partido. Segundo avança a revista Sábado, no passado fim de semana, o Conselho Nacional do partido …

Egípcio submeteu as três filhas a mutilação genital feminina. Agora, vai ser julgado

Um pai terá dito às três filhas que iam ser vacinadas contra a covid-19, mas, quando acordaram, tinham sido mutiladas. Um cidadão egípcio vai ser julgado por, alegadamente, ter forçado as três filhas menores a serem …

Vacina da Universidade de Oxford para a covid-19 será testada no Brasil

A vacina contra a covid-19 em que trabalham os cientistas da Universidade de Oxford será testada no Brasil, pelo nível de infeção naquele país, revelou esta sexta-feira o Times. Com o declínio nos casos de coronavírus …

Esta noite há um eclipse penumbral da Lua

Esta noite tem bons motivos para atrasar o jantar: ao início da noite desta sexta-feira, haverá um eclipse penumbral da Lua. A Lua vai ficar na penumbra na noite desta sexta-feira. Pouco antes das 21h, em …

Depois de Latifa e Haya, mais uma princesa pediu ajuda para fugir do Dubai (e está desaparecida)

Depois da fuga da princesa Latifa e da princesa Haya do Dubai, outra jovem gravou um vídeo a pedir ajuda para escapar dos seus pais. Agora, está desaparecida. De acordo com o jornal espanhol El País, …

Caso Maddie. Suspeito alemão alvo de nova investigação por crime semelhante na Alemanha

Christian B., de 43 anos, poderá estar associado ao desaparecimento de uma menina de cinco anos, em 2015, na Alemanha. De acordo com a agência DPA, o Ministério Público alemão abriu uma nova investigação sobre o …

À espera de propostas concretas, Jerónimo quer salário pago a 100%

Jerónimo de Sousa admite que só tomará uma posição quanto ao Orçamento Suplementar quando souber as "propostas concretas". Esta sexta-feira, o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, disse que só tomará uma posição quanto ao Orçamento …

Do ruído à reciclagem. No Dia Mundial do Ambiente, associação Zero divulga dados preocupantes

As principais preocupações da associação ambientalista Zero em Portugal são ao nível do desperdício de água, do ruído e da reciclagem. Do excesso de lixo produzido por cada habitante ao ruído em excesso provocado pelo …

Esferográfica pessoal e máscara obrigatórios nas eleições do FC Porto

As eleições do FC Porto estão agendadas para este fim de semana e os sócios que quiserem exercer o seu direito de voto terão de levar uma máscara de proteção individual e uma esferográfica. No comunicado …