Bolsonaro diz que “o pior já passou”, mas Brasil teve novo recorde de óbitos

Joedson Alves / EPA

Jair Bolsonaro, Presidente do Brasil

O Brasil registou 615 mortes e 10.503 infetados nas últimas 24 horas, num novo recorde diário desde o início da pandemia.

No total, o Brasil contabiliza 8536 vítimas mortais e 125.218 casos confirmados. O aumento no número de mortes foi de 7,7%, passando de 7921 para 8536. Em relação ao número de infetados, o crescimento foi de 9%, passando de 114.715 para 125.218.

De acordo com o Ministério da Saúde, 140 das 615 mortes incluídas agora ocorreram nos últimos três dias, mas foram contabilizadas esta quarta-feira. A taxa de letalidade da doença no país está agora em 6,8%, estando ainda a ser investigada uma eventual ligação de 1643 mortes com a covid-19.

O Executivo brasileiro deu ainda conta da recuperação de 51.370 doentes, sendo que 65.312 continuam sob acompanhamento.

Antes da divulgação dos números, o Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, tinha afirmado que havia sinais de que “o pior já passou”, referindo-se ao facto de terça-feira ter sido “o sexto dia consecutivo em que o número de mortes desceu”.

Entretanto, a imprensa brasileira avançou que o porta-voz da Presidência, o general Otávio Rego Barros, foi diagnosticado com covid-19. De acordo com o Diário de Notícias, está sem sintomas e a cumprir a quarentena em casa.

Em março, durante a visita oficial aos Estados Unidos, 23 pessoas da comitiva presidencial testaram positivo para o novo coronavírus. Bolsonaro fez duas vezes o teste, tendo tido sempre resultado negativo.

De acordo com o DN, o jornal Estado de São Paulo recorreu à justiça brasileira para obrigar o chefe de Estado a divulgar os resultados dos exames. Bolsonaro negou-se a fazê-lo, recorreu e conseguiu que a ordem fosse suspensa para análise por mais cinco dias.

Agora, segundo o Observador, o Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3) manteve a sua decisão, alegando que, devido ao cargo que desempenha, o estado de saúde do Presidente é um dado de interesse público.

Governo está a negociar quotas de vacinas

O ministro da Saúde, Nelson Teich, afirmou, em conferência de imprensa, que o Governo está a negociar quotas de vacinas para o coronavírus que ainda não foram produzidas. Segundo o governante, a ideia é o país antecipar-se na corrida pela compra de novos medicamentos para não correr o risco de sofrer com um possível esgotamento a nível mundial.

“Uma coisa importante é que estamos a conversar com possíveis laboratórios que vão produzir a vacina, para que consigamos garantir que, caso surja uma vacina, o Brasil tenha uma quota, tenha uma parte”, informou.

Teich abordou, pela primeira vez, o tema de um confinamento total e obrigatório, afirmando que será uma ferramenta importante em locais que estejam numa situação “muito difícil” face à pandemia do novo coronavírus.

“O lockdown vai ser importante nos lugares onde estiver muito difícil, com alta incidência, alta ocupação de leitos, muitos pacientes a chegar, infraestruturas que não se conseguiram adaptar. Aí vamos ter uma situação em que realmente vamos ter de proteger as pessoas”, frisou.

“Vai haver lugares em que o lockdown é necessário? Vai haver lugares em que eu vou poder pensar em flexibilização? Vai. O que eu preciso é que paremos de tratar disso de forma radical, até para que tenhamos tranquilidade para implementar as medidas em cada lugar do país”, indicou Teich, acrescentando que o seu ministério já concluiu as diretrizes para ajudar os municípios na tomada de decisões.

Até ao momento, no Brasil, o confinamento total foi adotado na região metropolitana de São Luís, capital do estado brasileiro do Maranhão (nordeste), que desde terça-feira implementou a medida para conter a disseminação do vírus após o crescente número de casos, que naquela região ultrapassou 4.500 infeções e 270 mortes.

Também a cidade brasileira de Fortaleza, capital do Ceará, anunciou que entrará a partir de sexta-feira em confinamento obrigatório, com bloqueio de serviços não essenciais e da circulação de pessoas. Outros estados, como o Pará, adotarão igualmente uma medida semelhante em pelo menos 10 municípios da região, incluindo a capital, Belém, a partir de hoje.

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) enviou, na quarta-feira, um relatório ao Ministério Público do Rio de Janeiro no qual recomenda a adoção de lockdown naquele estado, para controlo da pandemia, segundo a imprensa local.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Plataformas de streaming passam a ter de pagar 1% do seu lucro ao Estado

As plataformas de streaming passam a pagar uma taxa, após a proposta de lei ser aprovada esta sexta-feira, na Assembleia da República. Serviços como a Netflix, a HBO Portugal ou a Disney +, passam a …

Porto 1-0 Gil Vicente | Dupla Shoya-Evanilson embala “dragão”

Difícil, mas justo. O FC Porto recebeu o Gil Vicente numa noite chuvosa no Dragão, dominou claramente até aos 75 minutos – altura em que Zaidu foi expulso – e venceu por 1-0. Um resultado …

O novo recurso da Google encontra qualquer música. Basta cantarolar, assobiar ou cantar

Na semana passada, a gigante tecnológica da Google lançou uma versão atualizada da aplicação que ajuda a encontrar qualquer música que esteja presa na sua cabeça - mas que não saiba o nome. Com a nova …

Pintura de Jacob Lawrence desaparecida há 60 anos foi encontrada em Nova Iorque

Uma visitante do Met, nos Estados Unidos, descobriu o paredeiro do quadro desaparecido de Jacob Lawrence. A mulher associou o quadro a um pendurado na sala de estar dos seus vizinhos, suspeitando que poderia fazer …

Fezes ancestrais ajudam a descobrir como o microbioma afeta a nossa saúde

Um novo estudo, realizado em Israel e na Letónia, analisou fezes ancestrais e comparou-as com o nosso microbioma para tentar descobrir pistas sobre as doenças modernas. A equipa de investigadores, que trabalhou enterrada até aos joelhos …

Santa Clara 1-2 Sporting | “Leão” mostra POTEncial nas ilhas

Ao final da tarde deste sábado, o Sporting venceu o Santa Clara por 2-1, num duelo a contar para a 5ª jornada da Liga NOS que decorreu no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada. …

Robô ultrarrealista pode vir a substituir os golfinhos em cativeiro em parques temáticos

A empresa de engenharia Edge Innovations, com sede em São Francisco, Estados Unidos, projetou e construiu um golfinho-robô que se parece e age quase exatamente como um. Nadando ao redor da piscina enquanto um grupo de …

PCP avisa: Abstenção é “apenas e só” para discutir o OE2021

O secretário-geral do PCP avisou este sábado que a abstenção anunciada pelo partido visa "apenas e só" fazer passar o Orçamento do Estado de 2021 a "outra fase de discussão" e recusou estar garantido um …

Convento medieval encontrado sob parque de estacionamento em Inglaterra

Uma equipa de arqueólogos britânicos encontrou um convento medieval, há muito perdido, debaixo de um parque de estacionamento em Inglaterra. Há muito que os arqueólogos britânicos especulavam sobre a potencial localização de um antigo convento medieval, …

Virgin Galactic leva cientista planetário ao Espaço pela primeira vez

O norte-americano Alan Stern será o primeiro a realizar experiências científicas financiadas pela NASA, a bordo de uma aeronave comercial da empresa espacial privada Virgin Galactic. A NASA revelou a semana passada que o cientista planetário …