O Presidente do Brasil anunciou que o seu segundo teste ao novo coronavírus deu negativo, numa mensagem escrita no Twitter.
“Informo que o meu segundo teste para Covid-19 deu negativo. Boa noite a todos”, escreveu Jair Bolsonaro no Twitter.
Este foi o segundo exame realizado ao chefe de Estado brasileiro, depois de um primeiro teste negativo na última quinta-feira.
Jair Bolsonaro e vários membros do Governo, que viajaram no início do mês para os Estados Unidos, foram submetidos a exames ao novo coronavírus, depois da análise do secretário especial de comunicação da Presidência, Fábio Wajngarten, ter sido positiva.
Segundo a imprensa, já são 15 as pessoas que integraram a comitiva governamental na viagem aos EUA que contraíram a Covid-19.
De acordo com o protocolo do Ministério da Saúde, Bolsonaro ainda deverá fazer um terceiro exame, na próxima semana. A pasta da Saúde recomenda que sejam realizados três testes num período de 14 dias para pessoas que estiveram em contacto com infetados.
No domingo, numa ação que contrariou as recomendações do Executivo brasileiro, Bolsonaro juntou-se a centenas de apoiantes que participavam numa manifestação pró-Governo e contra o Congresso, cumprimentando-os e tirando selfies no meio da multidão.
Segundo o jornal Estadão, apesar de ter recebido recomendações para permanecer em isolamento, Bolsonaro teve contacto direto com pelo menos 272 pessoas, em 58 minutos de interação com apoiantes. Um vídeo da ocasião foi partilhada pelo chefe de Estado no seu perfil do Facebook.
“Bolsonaro manuseou, pelo menos, 128 telemóveis, trocou quatro objetos com a plateia, entre eles um boné, que colocou na cabeça, e cumprimentou 140 pessoas. Parte dos cumprimentos, nos primeiros 50 minutos do vídeo, são com o punho fechado ou mesmo apertos de mãos. Nos cinco minutos finais de interação, o Presidente alcança pelo menos 80 apoiantes, correndo com a mão estendida e cumprimentando várias pessoas na sequência”, relatou o jornal.
O Brasil tem 291 casos confirmados do novo coronavírus e está a monitorizar 8819 casos suspeitos, após ter sido anunciada, na terça-feira, a primeira morte causada pela Covid-19 no país, informou o Ministério da Saúde.
São Paulo continua a ser o estado mais afetado, com 164 infetados, seguindo-se o Rio de Janeiro, com 33 casos confirmados.
ZAP // Lusa
Coronavírus / Covid-19
-
20 Outubro, 2024 Descobertas mais provas de que a COVID longa é uma lesão cerebral
-
6 Outubro, 2024 A COVID-19 pode proteger-nos… da gripe