Bolsonaro rompe isolamento e participa em manifestação. Número de infetados sobe no Brasil

jeso.carneiro / Flickr

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro

Apesar de ter sido aconselhado por médicos do ministério da saúde a ficar em isolamento, o Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, participou no domingo em manifestações a seu favor e contra o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF).

Como noticiou o Diário de Notícias, as manifestações, que o Presidente ajudou a convocar e depois tentou cancelar por causa do coronavírus, juntaram milhares de pessoas em várias cidades. Os protestos estavam marcados desde o início do ano, contra a decisão do STF de não prender condenados em segunda instância – medida que libertou Lula da Silva.

O exame à Covid-19 realizado na sexta-feira por Bolsonaro deu negativo, mas o chefe de Estado esteve em contacto com pelo menos sete infetados numa recente viagem à Florida, nos Estados Unidos (EUA). No sábado, saiu do isolamento que os médicos tinham aconselhado, cumprimentando e abraçando participantes da manifestação em Brasília.

Na semana passada, em Roraima, incentivou a participação nos protestos. Dias depois, devido ao avanço do coronavírus no Brasil, alterou a data da iniciativa, durante a sua comunicação semanal ao país através redes sociais, na qual usou máscara de proteção.

Na manhã de domingo, o Presidente partilhou imagens de manifestações no Pará, na Bahia, em São Paulo e no Rio de Janeiro. Em São Paulo, cantou-se e exibiram-se faixas a dizer “o vírus que mata é o da corrupção”.

Os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre, e a secretária da Cultura, Regina Duarte, foram alvos dos manifestantes.

As manifestações foram criticadas por políticos de todo o espetro, desde Fernando Haddad, do PT, Ciro Gomes, do PDT, Sâmia Bonfim, do PSOL, e o liberal Arthur do Val, do Patriota.

“Para espalhar o vírus do fascismo Bolsonaro não se importa de espalhar o coronavírus. É irresponsável! Vamos escutar e apoiar os médicos, nossos cientistas, enfermeiros e enfermeiras e profissionais da saúde. Serão eles que estarão connosco na guerra contra o coronavirus”, disse a presidente do PT, Gleisi Hoffmann.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Felipe Santa Cruz, classificou de “requinte de sadismo” o cumprimento do Presidente aos seus apoiantes durante a pandemia. Por sua vez, deputados apoiantes de Bolsonaro divulgaram os protestos.

O número de contaminados com coronavírus no Brasil subiu para 121 nas últimas horas.

 

ZAP ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

    • Ele não participou de nenhuma manifestação, essa manchete não é verídica. A manifestação já havia acabado e poucas pessoas foram até a porta da residencia presidencial. Ele somente saiu a porta e cumprimentou algumas pessoas, sabendo do resultado de seu exame (negativo). Provavelmente a fonte para essa materia seja a rede globo, responsável por realizar uma ferrenha campanha contra o Presidente, já que este cortou todas as milionárias verbas, que a rede ganhava durante os 16 anos da esquerda no poder. A rede globo vem definhando, vendendo suas afiliadas regionais, demitindo artistas que possuiam contratos, por mais de 30 anos, vendo a falência bater à porta. Tentam 24 horas por dia denegrir a figura do presidente. Para tentar trazer a esquerda ao poder novamente.

    • Verdade, brasileiro é acima de tudo, gente muito boa e não merecemos essa triste praga. Somos um povo solidário, recebemos em nossa terra gente de todos os recantos, não somos tristes, somos otimistas e apesar de termos muitos motivos para reclamar, amamos demais nossa terra. Agradecemos por ser um país abençoado por Deus, nossa terra é cheia de encantos, não temos muito frio e nem muito calor e como já disse um vosso compatriota (Caminha) “tudo que se planta aqui, floresce”. Peço a Deus que suas palavrras sejam ouvidas e que nosso povo não tenha que passar pelas agruras, que tantas pessoas estão passando em todos os continentes.

RESPONDER

Eis o primeiro enxame de (pequenos) buracos negros num aglomerado globular

Uma equipa de cientistas, que esperava encontrar um buraco negro de massa intermédia no coração do aglomerado globular NGC 6397, encontrou, em vez disso, evidências de uma concentração de buracos negros mais pequenos. Por vezes, na ciência, …

Ruth, a "humana digital" da Nestlé ensina como fazer as bolachas perfeitas

Graças à Inteligência Artificial, nasceu Ruth, um "humano digital" da Nestlé que interage connosco e nos ajuda a fazer as melhores bolachas com pepitas de chocolate. A internet é o maior livro de receitas a que …

“Ditador egoísta e despótico”. Margaret Tatcher comparou Saddam Hussein a Hitler após ataque ao Kuwait

Documentos do início da Guerra do Golfo revelam que a antiga primeira-ministra britânica Margaret Thatcher comparou Saddam Hussein a Adolf Hitler após a invasão do Kuwait pelo ditador iraquiano. De acordo com os documentos anteriormente confidenciais …

Cientistas criam "televisão" ultravioleta para animais (que nos vai ajudar a entendê-los melhor)

Uma equipa de cientistas da Universidade de Queensland, na Austrália, desenvolveu uma "televisão" ultravioleta para ajudar os especialistas a entender melhor a forma como os animais veem o mundo. Os monitores de televisões ou computadores têm …

Watakano, a “ilha da prostituição” que teve o seu auge nos anos 80, está agora vazia

Conhecida como “ilha da prostituição”, Watakano já foi considera um pequeno paraíso sexual. No seu auge, do final dos anos 70 a meados dos anos 80, homens faziam um curta viagem de barco até ao …

Deputado norte-americano quer banir GTA 5 e outros jogos violentos. Tudo para diminuir roubos de carros

O deputado norte-americano Marcus Evans quer proibir a venda de videojogos violentos que promovam atividades criminosas, como o GTA 5, face ao aumento dos roubos de automóveis em Chicago e um pouco por todo o …

Estudante projetou um casaco que se transforma num saco-cama para os sem-abrigo. E deu-lhes um emprego

Nos Estados Unidos, há pelo menos 567.715 pessoas que vivem nas ruas. Embora há quem vire as costas a essas estas, também há quem esteja disposto a fazer tudo para ajudar os necessitados e tirá-los …

Um livro e uma reclusa-mediterrânica. Aranhas venenosas obrigam a encerramento temporário de biblioteca nos EUA

Aranhas venenosas da espécie reclusa-mediterrânica apareceram na cave de uma biblioteca na Universidade do Michigan, nos Estados Unidos. Os funcionários de uma biblioteca da Universidade do Michigan, nos Estados Unidos, foram obrigados a encerrar temporariamente o …

Bolsonaro diz que máscaras causam "efeitos colaterais"

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, disse que as máscaras causam "efeitos colaterais" e citou um alegado estudo alemão, sem acrescentar mais detalhes. O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, causou polémica esta quinta-feira ao dizer que as …

Pilotos aprovam acordo de emergência na TAP

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) aprovou esta sexta-feira o acordo de emergência na TAP, adiantaram vários pilotos à Lusa. O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) aprovou o acordo de emergência na …