Bolsonaro rompe isolamento e participa em manifestação. Número de infetados sobe no Brasil

jeso.carneiro / Flickr

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro

Apesar de ter sido aconselhado por médicos do ministério da saúde a ficar em isolamento, o Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, participou no domingo em manifestações a seu favor e contra o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF).

Como noticiou o Diário de Notícias, as manifestações, que o Presidente ajudou a convocar e depois tentou cancelar por causa do coronavírus, juntaram milhares de pessoas em várias cidades. Os protestos estavam marcados desde o início do ano, contra a decisão do STF de não prender condenados em segunda instância – medida que libertou Lula da Silva.

O exame à Covid-19 realizado na sexta-feira por Bolsonaro deu negativo, mas o chefe de Estado esteve em contacto com pelo menos sete infetados numa recente viagem à Florida, nos Estados Unidos (EUA). No sábado, saiu do isolamento que os médicos tinham aconselhado, cumprimentando e abraçando participantes da manifestação em Brasília.

Na semana passada, em Roraima, incentivou a participação nos protestos. Dias depois, devido ao avanço do coronavírus no Brasil, alterou a data da iniciativa, durante a sua comunicação semanal ao país através redes sociais, na qual usou máscara de proteção.

Na manhã de domingo, o Presidente partilhou imagens de manifestações no Pará, na Bahia, em São Paulo e no Rio de Janeiro. Em São Paulo, cantou-se e exibiram-se faixas a dizer “o vírus que mata é o da corrupção”.

Os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre, e a secretária da Cultura, Regina Duarte, foram alvos dos manifestantes.

As manifestações foram criticadas por políticos de todo o espetro, desde Fernando Haddad, do PT, Ciro Gomes, do PDT, Sâmia Bonfim, do PSOL, e o liberal Arthur do Val, do Patriota.

“Para espalhar o vírus do fascismo Bolsonaro não se importa de espalhar o coronavírus. É irresponsável! Vamos escutar e apoiar os médicos, nossos cientistas, enfermeiros e enfermeiras e profissionais da saúde. Serão eles que estarão connosco na guerra contra o coronavirus”, disse a presidente do PT, Gleisi Hoffmann.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Felipe Santa Cruz, classificou de “requinte de sadismo” o cumprimento do Presidente aos seus apoiantes durante a pandemia. Por sua vez, deputados apoiantes de Bolsonaro divulgaram os protestos.

O número de contaminados com coronavírus no Brasil subiu para 121 nas últimas horas.

 

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

    • Ele não participou de nenhuma manifestação, essa manchete não é verídica. A manifestação já havia acabado e poucas pessoas foram até a porta da residencia presidencial. Ele somente saiu a porta e cumprimentou algumas pessoas, sabendo do resultado de seu exame (negativo). Provavelmente a fonte para essa materia seja a rede globo, responsável por realizar uma ferrenha campanha contra o Presidente, já que este cortou todas as milionárias verbas, que a rede ganhava durante os 16 anos da esquerda no poder. A rede globo vem definhando, vendendo suas afiliadas regionais, demitindo artistas que possuiam contratos, por mais de 30 anos, vendo a falência bater à porta. Tentam 24 horas por dia denegrir a figura do presidente. Para tentar trazer a esquerda ao poder novamente.

    • Verdade, brasileiro é acima de tudo, gente muito boa e não merecemos essa triste praga. Somos um povo solidário, recebemos em nossa terra gente de todos os recantos, não somos tristes, somos otimistas e apesar de termos muitos motivos para reclamar, amamos demais nossa terra. Agradecemos por ser um país abençoado por Deus, nossa terra é cheia de encantos, não temos muito frio e nem muito calor e como já disse um vosso compatriota (Caminha) “tudo que se planta aqui, floresce”. Peço a Deus que suas palavrras sejam ouvidas e que nosso povo não tenha que passar pelas agruras, que tantas pessoas estão passando em todos os continentes.

RESPONDER

Guitarrista dos Queen teve um ataque cardíaco que o deixou às portas da morte

Brian May, guitarrista dos Queen, sofreu um ataque cardíaco que o deixou às portas da morte, anunciou o próprio músico, de 72 anos. May partilhou um vídeo no Instagram no qual conta todo o episódio. Tudo …

"Missão Tianwen". China planeia lançar sonda para Marte em julho

A China planeia lançar uma sonda e um pequeno robô de controlo remoto para Marte, em julho, na sua primeira missão ao Planeta Vermelho, anunciou esta segunda-feira a agência responsável pelo projeto. "O nosso objetivo era …

Bairros de lata são incubadoras de covid-19, mas ninguém ajuda os milhões que lá vivem

Bairros de lata, como as favelas, são consideradas incubadores de covid-19. No entanto, pouca atenção lhes tem sido dada na resposta à pandemia. Tendo devastado algumas das cidades mais ricas do mundo, a pandemia do novo …

Morreu Saturn, o jacaré que sobreviveu a um bombardeamento da II Guerra (e que se diz que pertenceu a Hitler)

Saturn, um jacaré norte-americano de 84 anos, morreu esta sexta-feira no jardim zoológico de Moscovo, na Rússia, anunciou a instituição na sua conta de Facebook, dando conta que o animal morreu de velhice. O réptil …

Antiviral Remdesivir pode ser eficaz no combate à covid-19

O antiviral Remdesivir é eficaz contra a covid-19 caso seja administrado antes dos pacientes necessitarem de ventilação mecânica, indica um ensaio internacional com este medicamento, coordenado pelo Hospital Can Ruti, em Badalona, Barcelona, Espanha. Segundo um …

Há uma misteriosa ilha em Nova Iorque que quase ninguém pode visitar (e está abandonada)

A menos de 1,6 quilómetros de Manhattan, em Nova Iorque, localiza-se uma misteriosa ilha abandonada há mais de meio século. É preciso ter autorização do New York City Department of Parks and Recreation para visitar …

Israel não vai desperdiçar "oportunidade histórica" para anexar a Cisjordânia

O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu voltou a defender hoje a anexação de partes da Cisjordânia nos próximos meses e em prosseguir este polémico plano, apesar do crescente coro de condenações de diversos aliados. Os palestinianos, e …

Zlatan Ibrahimovic lesiona-se e deixa carreira em risco

No treino com vista ao regresso da Liga italiana, Zlatan saiu a coxear do centro de treinos, com os milaneses a explicarem que exames vão determinar se se trata de lesão no gémeo ou tendão …

Há uma orquestra presa num palácio da Alemanha há 75 dias

Um grupo de músicos bolivianos, que pertencem à Orquestra Experimental de Instrumentos Nativos, está confinado no Palácio Rheinsberg, na Alemanha, há cerca de 75 dias devido à pandemia de covid-19. No início de março, os membros da …

Bolsonaro diz ter imagem negativa no exterior porque a imprensa "é de esquerda"

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse hoje que a sua imagem no exterior é negativa porque a imprensa mundial é de esquerda, enquanto falava com apoiantes junto ao Palácio da Alvorada, em Brasília. "A imprensa …