Bolsonaro rompe isolamento e participa em manifestação. Número de infetados sobe no Brasil

jeso.carneiro / Flickr

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro

Apesar de ter sido aconselhado por médicos do ministério da saúde a ficar em isolamento, o Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, participou no domingo em manifestações a seu favor e contra o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF).

Como noticiou o Diário de Notícias, as manifestações, que o Presidente ajudou a convocar e depois tentou cancelar por causa do coronavírus, juntaram milhares de pessoas em várias cidades. Os protestos estavam marcados desde o início do ano, contra a decisão do STF de não prender condenados em segunda instância – medida que libertou Lula da Silva.

O exame à Covid-19 realizado na sexta-feira por Bolsonaro deu negativo, mas o chefe de Estado esteve em contacto com pelo menos sete infetados numa recente viagem à Florida, nos Estados Unidos (EUA). No sábado, saiu do isolamento que os médicos tinham aconselhado, cumprimentando e abraçando participantes da manifestação em Brasília.

Na semana passada, em Roraima, incentivou a participação nos protestos. Dias depois, devido ao avanço do coronavírus no Brasil, alterou a data da iniciativa, durante a sua comunicação semanal ao país através redes sociais, na qual usou máscara de proteção.

Na manhã de domingo, o Presidente partilhou imagens de manifestações no Pará, na Bahia, em São Paulo e no Rio de Janeiro. Em São Paulo, cantou-se e exibiram-se faixas a dizer “o vírus que mata é o da corrupção”.

Os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre, e a secretária da Cultura, Regina Duarte, foram alvos dos manifestantes.

As manifestações foram criticadas por políticos de todo o espetro, desde Fernando Haddad, do PT, Ciro Gomes, do PDT, Sâmia Bonfim, do PSOL, e o liberal Arthur do Val, do Patriota.

“Para espalhar o vírus do fascismo Bolsonaro não se importa de espalhar o coronavírus. É irresponsável! Vamos escutar e apoiar os médicos, nossos cientistas, enfermeiros e enfermeiras e profissionais da saúde. Serão eles que estarão connosco na guerra contra o coronavirus”, disse a presidente do PT, Gleisi Hoffmann.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Felipe Santa Cruz, classificou de “requinte de sadismo” o cumprimento do Presidente aos seus apoiantes durante a pandemia. Por sua vez, deputados apoiantes de Bolsonaro divulgaram os protestos.

O número de contaminados com coronavírus no Brasil subiu para 121 nas últimas horas.

 

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

    • Ele não participou de nenhuma manifestação, essa manchete não é verídica. A manifestação já havia acabado e poucas pessoas foram até a porta da residencia presidencial. Ele somente saiu a porta e cumprimentou algumas pessoas, sabendo do resultado de seu exame (negativo). Provavelmente a fonte para essa materia seja a rede globo, responsável por realizar uma ferrenha campanha contra o Presidente, já que este cortou todas as milionárias verbas, que a rede ganhava durante os 16 anos da esquerda no poder. A rede globo vem definhando, vendendo suas afiliadas regionais, demitindo artistas que possuiam contratos, por mais de 30 anos, vendo a falência bater à porta. Tentam 24 horas por dia denegrir a figura do presidente. Para tentar trazer a esquerda ao poder novamente.

    • Verdade, brasileiro é acima de tudo, gente muito boa e não merecemos essa triste praga. Somos um povo solidário, recebemos em nossa terra gente de todos os recantos, não somos tristes, somos otimistas e apesar de termos muitos motivos para reclamar, amamos demais nossa terra. Agradecemos por ser um país abençoado por Deus, nossa terra é cheia de encantos, não temos muito frio e nem muito calor e como já disse um vosso compatriota (Caminha) “tudo que se planta aqui, floresce”. Peço a Deus que suas palavrras sejam ouvidas e que nosso povo não tenha que passar pelas agruras, que tantas pessoas estão passando em todos os continentes.

RESPONDER

Morreu um dos jovens infetados com peste negra na Mongólia

Morreu um dos jovens infetados com peste bubónica, também conhecida como peste negra, na Mongólia. O rapaz contraiu a doença depois de ter comido carne de marmota. Um jovem de 15 anos morreu, esta segunda-feira, vítima …

PCP quer Costa no Parlamento de 15 em 15 dias (e não vai contribuir para acabar com os debates quinzenais)

O PCP não concorda que será o fim da democracia caso os debate quinzenais passem a mensais. No entanto, não vai contribuir para acabar com este modelo. Ao Expresso, o deputado comunista António Filipe Duarte garantiu …

"Espero contar tudo o que sei". Cientista chinesa fugiu da China para alertar que "não temos muito tempo"

A virologista chinesa Li-Meng Yan, que fugiu para os Estados Unidos, deu uma segunda entrevista à Fox News, na qual alertou que "não temos muito tempo".   Li-Meng Yan, especialista em virologia e imunologia, era uma …

Galp perde 60 milhões de euros em negócios não autorizados

A Galp perdeu 60 milhões de euros em negócios não autorizados com licenças de CO2. A petrolífera já avançou com ações disciplinares e uma auditoria. A Galp informou que foram identificadas transações, não autorizadas pela empresa, …

"Bandeira vermelha". Tóquio em alerta máximo após aumento de novas infeções

A capital do Japão, Tóquio, com 14 milhões de habitantes, está no nível mais alto de alerta para o novo coronavírus após um aumento dos casos registados. “Os especialistas disseram-nos que a situação das infeções está …

Operação Saco Azul. Empresas "zombie" terão desviado 1,8 milhões do Benfica

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, e a SAD do clube lisboeta foram constituídos arguidos pelo crime de fraude fiscal, no âmbito da operação ‘saco azul’, confirmou esta terça-feira à agência Lusa fonte oficial …

Maçãs com preços em alta, menos vinho e cerveja a estragar-se (os efeitos da pandemia)

A pandemia de covid-19 está a levar milhares de litros de cerveja a estragar-se, enquanto os produtores de vinho temem uma quebra na produção e, logo, nos lucros. Enquanto isso há menos maçãs e mais …

TAD anula sanção de cinco jogos à porta fechada ao Benfica

O Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) deu provimento ao recurso do Benfica e revogou a sanção de cinco jogos à porta fechada imposta pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) ao clube, pelo apoio prestado a …

Costa vira à esquerda, mas Catarina Martins diz que "não pode ser só conversa"

Esta quarta-feira, António Costa lança as negociações para o Orçamento do Estado para 2021 com os partidos que, até aqui, foram seus aliados. O primeiro-ministro insiste que o caminho da sua governação passa por entendimentos à …

No novo ano letivo, a Educação Física continua a ser maior incógnita

No início de julho, o Ministério da Educação anunciou algumas orientações sobre o próximo ano letivo que não contemplavam a Educação Física e o futuro da disciplina continua a ser uma incógnita.  Nas escolas, a falta …