Jair Bolsonaro estará infetado com Covid-19

Joedson Alves / EPA

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro

O primeiro teste de despiste ao coronavírus feito ao Presidente do Brasil deu positivo, avança, esta sexta-feira, a imprensa brasileira.

De acordo com o jornal O Dia, que cita fontes do Palácio do Planalto, a residência oficial do Presidente da República, o primeiro teste feito a Jair Bolsonaro deu positivo. O jornal brasileiro avança que o chefe de Estado está agora a aguardar o resultado da contra-prova, realizada esta sexta-feira, para confirmar, ou não, a contaminação.

Porém, o próprio Presidente já veio desmentir na sua conta do Twitter essa informação. “Não acredite na mídia fake news! São eles que precisam de vocês!”. Bolsonaro divulgou ainda que o segundo teste terá sido negativo.

Antes, o filho do Presidente, Eduardo Bolsonaro, também afirmou que corria “muito boato e pouca informação” e acrescentou que o teste “ainda não foi concluído”.

https://twitter.com/BolsonaroSP/status/1238474870494765056?s=20

Esta quinta-feira, Bolsonaro fez uma comunicação ao país, transmitida pelas televisões, a usar uma máscara, na qual pediu para que o povo brasileiro evitasse sair à rua e a pedir o cancelamento das manifestações pró-Governo agendadas para domingo.

Esta manhã, o Presidente cancelou a sua agenda oficial no Rio Grande do Norte, adiantou o jornal O Dia, acrescentando que Bolsonaro iria chamar o núcleo presidencial para decidir o que dizer ao povo brasileiro.

O jornal considera que divulgar o resultado, quer seja positivo ou não, “é uma questão pessoal, mas que envolve também uma situação de soberania nacional”, porque “passar à população a imagem de um Presidente infetado pode causar medo geral e até mexer com os índices da Bolsa de Valores, que já oscilam fortemente há uma semana”.

Além disso, escreve, Bolsonaro teria de passar por cima do seu orgulho, depois de ter dito, durante a sua visita aos EUA, que a pandemia do novo coronavírus não era nada mais do que uma crise propagada pelos media.

A origem da infeção terá sido durante essa mesma viagem oficial, durante a qual o secretário de Comunicação do Governo, Fábio Wajngarten, contraiu o vírus.

Tanto Bolsonaro como Wajngarten estiveram próximos do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que pode ter sido exposto ao vírus. A Casa Branca já veio informar que o chefe de Estado não vai fazer o teste.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Voos entre Portugal e Reino Unido suspensos a partir de sábado

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou esta quinta-feira, depois do Conselho Europeu, que as ligações aéreas de e para o Reino Unido ficarão suspensas a partir das zero horas deste sábado, visando diminuir o risco de …

PSD pede ao Governo que organize o ato eleitoral com segurança (e apela ao voto em Marcelo)

O presidente do PSD apelou ao Governo que organize o ato eleitoral de domingo de forma a que as pessoas “sintam segurança” e pediu aos portugueses que vão votar, recordando, contudo, que defendeu o adiamento …

"Reaparecimento" de Jack Ma faz disparar o valor da Alibaba

Jack Ma, fundador da Alibaba, participou numa conferência online nesta quarta-feira, depois de mais de dois meses sem aparecer em público, fazendo disparar o valor de mercado da sua empresa, avança a Bloomberg. De acordo …

15 testes de covid-19 por mês: Rui Costa antevê a nova época

Ciclista português quer terminar o ano no topo da tabela UCI. Os Jogos Olímpicos estão na lista de prioridades mas a Volta a França também pode aparecer no calendário. Rui Costa entra na nova temporada com …

A segurança da Casa Branca pode estar em perigo (e a culpa é da bicicleta estática de Biden)

Na quarta-feira, Joe Biden assumiu a presidência dos Estados Unidos, o que significa que, a partir de agora, viverá na Casa Branca. Porém, os hábitos do novo Presidente podem ameaçar a segurança das informações de …

Rio acusa Costa de desgoverno: Só fechou as escolas por "pressão da opinião pública"

O presidente do PSD considerou que o Governo não fechou as escolas mais cedo porque não estava preparado para o fazer, acusando o primeiro-ministro de “desgoverno” e de só ter decidido perante “pressão da opinião …

Lei da eutanásia aprovada na especialidade. PS, BE e PAN votaram a favor

A lei da morte medicamente assistida foi esta quinta-feira aprovada, na especialidade, na comissão de Assuntos Constitucionais, com os votos favoráveis do PS, BE e PAN, o voto contra do CDS-PP e PCP e abstenção …

MP abre inquérito à morte de idoso que esperou três horas em ambulância em Portalegre

O Ministério Público (MP) abriu um inquérito sobre a morte de um idoso, de 87 anos, na passada segunda-feira, no hospital de Portalegre, depois de estar quase três horas numa ambulância. Questionada pela agência Lusa através …

AHRESP pede revogação da proibição de venda de bebidas em take away

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) defendeu, na quarta-feira, a revogação da proibição da venda, no 'take away' de qualquer tipo de bebidas, alertando que o que se pretende impedir é …

Governo garante que Portugal terá todas as vacinas para cumprir plano de vacinação

O Ministério da Saúde garantiu que Portugal terá todas as vacinas necessárias para cumprir o plano de vacinação estabelecido, tendo já assegurado mais de 31 milhões de doses, suficientes para vacinar mais de 18 milhões …