Jair Bolsonaro estará infetado com Covid-19

Justin Lane / EPA

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, na Assembleia-Geral da ONU

O primeiro teste de despiste ao coronavírus feito ao Presidente do Brasil deu positivo, avança, esta sexta-feira, a imprensa brasileira.

De acordo com o jornal O Dia, que cita fontes do Palácio do Planalto, a residência oficial do Presidente da República, o primeiro teste feito a Jair Bolsonaro deu positivo. O jornal brasileiro avança que o chefe de Estado está agora a aguardar o resultado da contra-prova, realizada esta sexta-feira, para confirmar, ou não, a contaminação.

Porém, o próprio Presidente já veio desmentir na sua conta do Twitter essa informação. “Não acredite na mídia fake news! São eles que precisam de vocês!”. Bolsonaro divulgou ainda que o segundo teste terá sido negativo.

Antes, o filho do Presidente, Eduardo Bolsonaro, também afirmou que corria “muito boato e pouca informação” e acrescentou que o teste “ainda não foi concluído”.

https://twitter.com/BolsonaroSP/status/1238474870494765056?s=20

Esta quinta-feira, Bolsonaro fez uma comunicação ao país, transmitida pelas televisões, a usar uma máscara, na qual pediu para que o povo brasileiro evitasse sair à rua e a pedir o cancelamento das manifestações pró-Governo agendadas para domingo.

Esta manhã, o Presidente cancelou a sua agenda oficial no Rio Grande do Norte, adiantou o jornal O Dia, acrescentando que Bolsonaro iria chamar o núcleo presidencial para decidir o que dizer ao povo brasileiro.

O jornal considera que divulgar o resultado, quer seja positivo ou não, “é uma questão pessoal, mas que envolve também uma situação de soberania nacional”, porque “passar à população a imagem de um Presidente infetado pode causar medo geral e até mexer com os índices da Bolsa de Valores, que já oscilam fortemente há uma semana”.

Além disso, escreve, Bolsonaro teria de passar por cima do seu orgulho, depois de ter dito, durante a sua visita aos EUA, que a pandemia do novo coronavírus não era nada mais do que uma crise propagada pelos media.

A origem da infeção terá sido durante essa mesma viagem oficial, durante a qual o secretário de Comunicação do Governo, Fábio Wajngarten, contraiu o vírus.

Tanto Bolsonaro como Wajngarten estiveram próximos do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que pode ter sido exposto ao vírus. A Casa Branca já veio informar que o chefe de Estado não vai fazer o teste.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Arqueólogos revelam condições horríveis de campo de concentração nazi no Reino Unido

Uma equipa de arqueólogos revelou as condições horríveis de um campo de concentração nazi em Alderney, a ilha britânica mais setentrional do Canal da Mancha, onde estavam prisioneiros políticos e trabalhadores forçados durante a Segunda …

Governo quer reabrir ensino secundário a 4 de maio. Telescola deve arrancar depois da Páscoa

O Governo está a preparar a reabertura das escolas apenas para o ensino secundário para 4 de maio. Ainda falta ouvir a Direção-geral da Saúde, os especialistas, o Conselho Nacional de Educação e o Conselho …

“Não há razão para alarme”. Governo quer perdoar penas até dois anos e antecipar liberdade condicional

A proposta de lei do Governo que estabelece um regime excecional para as prisões, no âmbito da pandemia covid-19, já deu entrada na Assembleia da República, podendo ser consultada na página oficial do Parlamento. No diploma, …

O nosso cérebro evoluiu para acumular mantimentos (e julgar os outros por fazer o mesmo)

O nosso cérebro evoluiu de uma forma que, em situações de stress, acumulamos mantimentos e julgamos os outros por fazer exatamente o mesmo. Os media estão repletos de histórias – e a condenação – de pessoas que …

Autarca de Vieira do Minho denuncia: testes estão a ser desviados para Lisboa

O Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Gerês/Cabreira, Vieira do Minho, detetou 77 infetados pelo novo coronavírus, com os autarcas da área a reclamarem contra a demora na distribuição de testes, disse esta sexta-feira à …

Trump recomenda uso de máscaras (mas recusa-se a usá-las)

Esta sexta-feira, os Estados Unidos tiveram, pelo quarto dia consecutivo, o maior número de mortes em 24 horas, num total de 1.094, e contam com quase 30 mil novos casos. No seu briefing diário, de acordo …

A Antártida já foi uma floresta tropical

A Antártida pode ter sido o lar de ecossistemas quentes e pantanosos cercados por fetos e árvores coníferas há 90 milhões de anos, altura marcada pelo auge dos dinossauros. Uma análise do solo antigo extraído da …

Algumas estrelas têm "veneno" dentro de si (e é por isso que explodem)

Algumas estrelas têm um "veneno" dentro de si: o elemento néon no núcleo das estrelas pode desencadear uma reação química que leva a uma morte definitiva e explosiva. Estrelas menos massivas, como o nosso Sol, expandem-se …

Criada tecnologia que traduz pensamentos diretamente em texto

Uma equipa de investigadores diz ter criado um sistema capaz de traduzir sinais cerebrais diretamente em texto escrito. Este é um passo promissor para que no futuro seja possível escrever num computador apenas com o …

Desaparecimentos, mistérios e lendas. O Triângulo do Alasca pode ser mais perigoso do que o das Bermudas

Milhares de pessoas desaparecem todos os anos no estado norte-americano do Alasca, fazendo lembrar as histórias do Triângulo das Bermudas, onde aviões e navios desapareceram sem deixar rastro. De acordo com a revista The Atlantic, três …