Jair Bolsonaro estará infetado com Covid-19

Joedson Alves / EPA

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro

O primeiro teste de despiste ao coronavírus feito ao Presidente do Brasil deu positivo, avança, esta sexta-feira, a imprensa brasileira.

De acordo com o jornal O Dia, que cita fontes do Palácio do Planalto, a residência oficial do Presidente da República, o primeiro teste feito a Jair Bolsonaro deu positivo. O jornal brasileiro avança que o chefe de Estado está agora a aguardar o resultado da contra-prova, realizada esta sexta-feira, para confirmar, ou não, a contaminação.

Porém, o próprio Presidente já veio desmentir na sua conta do Twitter essa informação. “Não acredite na mídia fake news! São eles que precisam de vocês!”. Bolsonaro divulgou ainda que o segundo teste terá sido negativo.

Antes, o filho do Presidente, Eduardo Bolsonaro, também afirmou que corria “muito boato e pouca informação” e acrescentou que o teste “ainda não foi concluído”.

https://twitter.com/BolsonaroSP/status/1238474870494765056?s=20

Esta quinta-feira, Bolsonaro fez uma comunicação ao país, transmitida pelas televisões, a usar uma máscara, na qual pediu para que o povo brasileiro evitasse sair à rua e a pedir o cancelamento das manifestações pró-Governo agendadas para domingo.

Esta manhã, o Presidente cancelou a sua agenda oficial no Rio Grande do Norte, adiantou o jornal O Dia, acrescentando que Bolsonaro iria chamar o núcleo presidencial para decidir o que dizer ao povo brasileiro.

O jornal considera que divulgar o resultado, quer seja positivo ou não, “é uma questão pessoal, mas que envolve também uma situação de soberania nacional”, porque “passar à população a imagem de um Presidente infetado pode causar medo geral e até mexer com os índices da Bolsa de Valores, que já oscilam fortemente há uma semana”.

Além disso, escreve, Bolsonaro teria de passar por cima do seu orgulho, depois de ter dito, durante a sua visita aos EUA, que a pandemia do novo coronavírus não era nada mais do que uma crise propagada pelos media.

A origem da infeção terá sido durante essa mesma viagem oficial, durante a qual o secretário de Comunicação do Governo, Fábio Wajngarten, contraiu o vírus.

Tanto Bolsonaro como Wajngarten estiveram próximos do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que pode ter sido exposto ao vírus. A Casa Branca já veio informar que o chefe de Estado não vai fazer o teste.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Chega "indica" Joana Marques Vidal para conselho de ética parlamentar

O Chega propôs na sexta-feira a criação de um conselho de ética parlamentar, presidido pela ex-procuradora-geral da República (PGR), Joana Marques Vida. Numa nota enviada à agência Lusa, o Chega justificou esta iniciativa pelo facto de …

Miranda do Corvo decreta três dias de luto municipal por morte de bombeiro

A Câmara de Mirando do Corvo decretou três dias de luto municipal em memória do bombeiro da corporação de voluntários da vila José Augusto Dias Fernandes, que morreu no sábado, durante o combate a um …

Bill Gates pede que medicamento para a covid-19 vá para os mais necessitados (e não para o "maior apostador")

O co-fundador da Microsoft Bill Gates pediu esta semana que os medicamentos e uma eventual vacina que possa surgir para a covid-19 sejam disponibilizados para quem mais precisa, e não para o "maior apostador". Citado pela …

Dois (ou três) jogadores do Flamengo podem chegar ao Benfica à boleia de Jesus

Os jogadores do Flamengo Gerson e Bruno Henrique podem chegar ao Benfica à boleia de Jorge Jesus, que tem sido apontado à Luz para suceder a Bruno Lage. Apesar de já se ter noticiado a …

Ensino Superior tem 2.370 vagas para alunos do profissional

O próximo ano letivo terá 2.370 vagas no Ensino Superior direcionadas para alunos do ensino profissional, avança o jornal Público este sábado, detalhando que, ao todo, 456 licenciaturas. As vagas em causa fazem parte do …

Horta Osório não exclui regresso a Portugal (e trabalhar fora da banca)

António Horta Osório, que em breve vai deixar a presidência executiva do banco britânico Lloyds, não exclui um regresso a Portugal no seu futuro profissional. “O meu futuro profissional [pós-Lloyds] está totalmente em aberto e …

Parede de estação de comboio na Polónia escondia carta escrita por trabalhadores forçados da 2ª Guerra

Uma carta escrita por dois trabalhadores forçados durante a II Guerra Mundial foi encontrada dentro de uma garrafa escondida na estação de comboios de Nowe Skalmierzyce, um cidade na Polónia. A carta foi descoberta por trabalhadores durante …

No século XVIII, um em cada cinco londrinos tinha contraído sífilis até aos seus 35 anos

Há 250 anos, pelo menos um em cada cinco londrinos tinha contraído "a varíola" (sífilis), causada pela bactéria Treponema pallidum, até aos seus 35 anos. Este estudo, com base em registos de internação, relatórios de inspeção e …

Cofre de antigo caçador de vampiros vai a leilão no Reino Unido. Está repleto de objetos

O cofre de um caçador de vampiros do século XIX vai ser leiloado em Dervyshire, no Reino Unido, informou a leiloeira Hansons. Em causa está uma caixa antiga, forrada a seda vermelha e decorada com …

Bombeiro morre no combate a um incêndio na Serra da Lousã

Um bombeiro morreu este sábado durante o combate a um incêndio na Serra da Lousã, disse à agência Lusa o presidente da Câmara da Lousã, Luís Antunes. O autarca desconhece as circunstâncias em que ocorreu a …