Bolsonaro diz ter provas de fraude nas Presidenciais de 2018

1

O Presidente brasileiro afirmou ter provas de fraude eleitoral nas eleições Presidenciais de 2018 e considerou que o coronavírus não é nada mais do que uma crise propagada pelos media.

De visita aos Estados Unidos, o Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, voltou a fazer declarações incendiárias sobre o sistema eleitoral brasileiro, tendo afirmado que houve fraude eleitoral nas eleições Presidenciais de 2018.

“Pelas provas que tenho nas minhas mãos, que vou mostrar brevemente, eu fui eleito na primeira volta, mas, no meu entender, houve fraude“, afirmou o chefe de Estado num discurso para a comunidade brasileira em Miami, citado pelo Deutsche Welle.

“Precisamos de aprovar no Brasil um sistema seguro de apuração de votos. Caso contrário, é passível de manipulação e de fraudes”, defendeu Bolsonaro.

Na primeira volta, em outubro de 2018, Bolsonaro obteve 46% dos votos, enquanto o seu principal adversário, Fernando Haddad, conseguiu cerca de 29%. Na segunda volta, o agora Presidente venceu o candidato do Partido dos Trabalhadores com uma diferença de mais de dez milhões de votos.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já respondeu, esta terça-feira, às acusações do Presidente brasileiro.

“O TSE reafirma a absoluta confiabilidade e segurança do sistema eletrónico de votação e, sobretudo, a sua auditabilidade, a permitir a apuração de eventuais denúncias e suspeitas, sem que jamais tenha sido comprovado um caso de fraude, ao longo de mais de 20 anos da sua utilização”.

“Cabe reiterar: O sistema brasileiro de votação e apuração é reconhecido internacionalmente pela sua eficiência e confiabilidade. Embora possa ser aperfeiçoado sempre, cabe ao tribunal zelar pela sua credibilidade, que até hoje não foi abalada por nenhuma impugnação consistente, baseada em evidências. Eleições sem fraudes foram uma conquista da democracia no Brasil e o TSE garantirá que continue a ser assim”.

No mesmo discurso, o Presidente do Brasil afirmou ainda que o coronavírus é uma pequena crise criada por uma fantasia divulgada pelos media.

“Obviamente temos no momento uma crise, uma pequena crise. No meu entender, muito mais fantasia, a questão do coronavírus, que não é isso tudo que a grande mídia propala ou propaga pelo mundo todo”, afirmou Bolsonaro.

Na segunda-feira, o Presidente já havia dito que “o poder destruidor do coronavírus” estava a ser “superdimensionado”. Ao todo, cerca de 114 mil pessoas em todo o mundo já foram diagnosticadas com Covid-19 desde o início do surto na China, no fim de 2019.

Atualmente, no Brasil, há 25 casos confirmados, sendo quatro por transmissão local e 21 casos importados. Estão a ser monitorizados 930 casos suspeitos e outros 685 já foram descartados. Os dados foram transmitidos pelas Secretarias Estaduais de Saúde.

ZAP // Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.