“Toda a Itália deve ficar em casa.” Governo italiano estende quarentena a todo o país

Andrea Fasani / EPA

Itália estendeu a quarentena a todo o país. Giuseppe Conte anunciou que estão proibidas as movimentações de pessoas, a não ser em casos de “necessidade comprovada”.

Itália alargou as restrições impostas devido ao novo coronavírus (Covid-19), com o primeiro-ministro Giuseppe Conte a anunciar que, depois da Lombardia, o isolamento será válido para todo o país. “Toda a Itália será uma área protegida”, declarou.

“Não há tempo, o contágio está a aumentar”, disse o primeiro-ministro, para justificar o rigor das novas medidas. Sem “necessidade comprovada”, estão proibidas movimentações dentro do país, foi decidido. É o “bem de Itália”, que está em causa, afirmou ainda: “Os hábitos têm de ser alterados. Fiquem em casa”, apelou, durante uma conferência de imprensa.

De acordo com Giuseppe Conte, citado pela Associated Press, os cidadãos terão de comprovar a imprescindibilidade do seu trabalho para continuarem a exercer a atividade, o estado de saúde e outras razões que justifiquem a necessidade de viajar para fora da área de residência.

As restrições entram em vigor esta terça-feira (10 de março) e vão manter-se até 3 de abril, assegurou o chefe do Governo. O decreto aprovado pelo Executivo italiano também prolonga o encerramento das escolas em todo o país até 3 de abril.

“Não haverá apenas uma zona vermelha. Haverá Itália”, disse Giuseppe Conte aos jornalistas. A medida vai afetar os 60 milhões de habitantes do país.

As mortes em Itália devido à epidemia do novo coronavírus subiram esta segunda-feira para 463, um aumento de 97 óbitos relativamente a domingo, referiam os últimos dados divulgados pelo chefe da Proteção Civil, Angelo Borrelli. Os casos positivos ascendem aos 7.985, com 724 pessoas que se curaram, com o total de todos os contágios desde o início da crise a atingir 9.172 pessoas.

A grande maioria dos casos de contágio e de mortos concentra-se na região da Lombardia, onde se registaram 333 mortes, seguida da região de Emília-Romanha, com 70 óbitos e 1.386 casos positivos. No Veneto foram contabilizados até hoje 20 óbitos e 744 contágios.

A epidemia de Covid-19 foi detetada em dezembro e desde então foram infetadas mais de 110 mil pessoas, mas a maioria já recuperou. A doença provocou até ao momento cerca de 3.800 mortos.

Nos últimos dias, a Itália tornou-se o caso mais grave de epidemia fora da China, estando neste momento cerca de 16 milhões de pessoas em quarentena no Norte do país.

“O futuro de Itália está nas nossas mãos”

Este é, para Conte, “o momento de responsabilidade” de todos os italianos, pelo que “não podemos baixar a guarda”. O primeiro-ministro referiu que a medida que o seu Governo aprovou “não foi uma decisão fácil”, mas é parte do esforço contra a propagação do novo coronavírus.

“Sabemos que estamos a pedir às famílias e aos pais com filhos um esforço não insignificante. Mas o futuro de Itália está nas nossas mãos e todos devem fazer a sua parte”, disse, citado pelo La Stampa.

“Estamos bem conscientes de como é difícil mudar todos os nossos hábitos. Mas não temos mais tempo (…). Todos devemos desistir de algo para o bem de Itália e devemos fazê-lo imediatamente”, sublinhou o governante, acrescentando que a medida tem como objetivo proteger os membros mais frágeis da comunidade, como a população idosa.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Rui Pinto no Twitter: "Travessia do deserto” terminou mas a “luta continua”

Rui Pinto assumiu que a “árdua e longa ‘travessia do deserto’” chegou ao fim, aludindo à sua libertação, mas avisou que “a luta continua”, pois Portugal “continua um paraíso para a grande corrupção” e branqueamento …

PJ deteve suspeita de atear fogo florestal no Parque Nacional da Peneda-Gerês

A Polícia Judiciária (PJ) de Braga deteve uma mulher de 57 anos suspeita de atear um incêndio florestal registado em 4 de agosto no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), no concelho de Terras de Bouro. Em …

Mais duas mortes e 120 novos casos. Lisboa com 60% dos novos infetados

Portugal regista esta segunda-feira mais duas mortes, 120 novos casos de infeção por covid-19 e 160 curados em relação a segunda-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). O número de pessoas internadas é …

Encontrado cadáver com 30 anos em mansão abandonada em Paris

As obras de reforma numa mansão abandonada em Paris tiveram de ser suspensas inesperadamente depois de trabalhadores terem descoberto um cadáver a decompor-se na cave há 30 anos. De acordo com o jornal britânico The Guardian, …

Quase cem mil crianças contraíram a covid-19 em apenas duas semanas nos Estados Unidos

Noventa e sete mil crianças norte-americanas foram identificadas como infetadas com o novo coronavírus (covid-19) nas últimas semanas de julho. Os números relativos a estas duas semanas são avançados pela empresa norte-americana, que cita um relatório …

A1 terá novo acesso em Grijó no sentido sul/norte em 2021

A autoestrada A1 terá em 2021 um novo acesso em Grijó, concelho de Vila Nova de Gaia, no sentido sul/norte, revelou esta segunda-feira o presidente da autarquia que acredita que, com este projeto, o nó …

Tiros em frente à Casa Branca levam à retirada de Trump de conferência de imprensa

Um agente do Serviço Secreto retirou, esta segunda-feira, o Presidente norte-americano da sala na Casa Banca na qual estava a começar uma conferência de imprensa. O período em que Donald Trump esteve fora da sala foi …

Nani candidato a melhor jogador nos Estados Unidos

Internacional português e o colega João Moutinho (este para melhor jovem) estão na corrida para os prémios e também para o onze. Os futebolistas portugueses Nani e João Moutinho, ambos do Orlando City, estão entre os …

102 dias depois, coronavírus regressa à Nova Zelândia

A Nova Zelândia anunciou a sua primeira infeção por coronavírus transmitida localmente em 102 dias esta terça-feira, o que levou a primeira-ministra do país a emitir uma ordem de confinamento em Auckland, a maior cidade …

Taiwan acusa China de querer fazer da ilha o "próximo Hong Kong"

O ministro dos Negócios Estrangeiros de Taiwan, Joseph Wu, disse que há pressão da China sobre a ilha para aceitar condições políticas que farão de Taiwan o próximo Hong Kong. A Presidente de Taiwan recebeu esta …