“Toda a Itália deve ficar em casa.” Governo italiano estende quarentena a todo o país

Andrea Fasani / EPA

Itália estendeu a quarentena a todo o país. Giuseppe Conte anunciou que estão proibidas as movimentações de pessoas, a não ser em casos de “necessidade comprovada”.

Itália alargou as restrições impostas devido ao novo coronavírus (Covid-19), com o primeiro-ministro Giuseppe Conte a anunciar que, depois da Lombardia, o isolamento será válido para todo o país. “Toda a Itália será uma área protegida”, declarou.

“Não há tempo, o contágio está a aumentar”, disse o primeiro-ministro, para justificar o rigor das novas medidas. Sem “necessidade comprovada”, estão proibidas movimentações dentro do país, foi decidido. É o “bem de Itália”, que está em causa, afirmou ainda: “Os hábitos têm de ser alterados. Fiquem em casa”, apelou, durante uma conferência de imprensa.

De acordo com Giuseppe Conte, citado pela Associated Press, os cidadãos terão de comprovar a imprescindibilidade do seu trabalho para continuarem a exercer a atividade, o estado de saúde e outras razões que justifiquem a necessidade de viajar para fora da área de residência.

As restrições entram em vigor esta terça-feira (10 de março) e vão manter-se até 3 de abril, assegurou o chefe do Governo. O decreto aprovado pelo Executivo italiano também prolonga o encerramento das escolas em todo o país até 3 de abril.

“Não haverá apenas uma zona vermelha. Haverá Itália”, disse Giuseppe Conte aos jornalistas. A medida vai afetar os 60 milhões de habitantes do país.

As mortes em Itália devido à epidemia do novo coronavírus subiram esta segunda-feira para 463, um aumento de 97 óbitos relativamente a domingo, referiam os últimos dados divulgados pelo chefe da Proteção Civil, Angelo Borrelli. Os casos positivos ascendem aos 7.985, com 724 pessoas que se curaram, com o total de todos os contágios desde o início da crise a atingir 9.172 pessoas.

A grande maioria dos casos de contágio e de mortos concentra-se na região da Lombardia, onde se registaram 333 mortes, seguida da região de Emília-Romanha, com 70 óbitos e 1.386 casos positivos. No Veneto foram contabilizados até hoje 20 óbitos e 744 contágios.

A epidemia de Covid-19 foi detetada em dezembro e desde então foram infetadas mais de 110 mil pessoas, mas a maioria já recuperou. A doença provocou até ao momento cerca de 3.800 mortos.

Nos últimos dias, a Itália tornou-se o caso mais grave de epidemia fora da China, estando neste momento cerca de 16 milhões de pessoas em quarentena no Norte do país.

“O futuro de Itália está nas nossas mãos”

Este é, para Conte, “o momento de responsabilidade” de todos os italianos, pelo que “não podemos baixar a guarda”. O primeiro-ministro referiu que a medida que o seu Governo aprovou “não foi uma decisão fácil”, mas é parte do esforço contra a propagação do novo coronavírus.

“Sabemos que estamos a pedir às famílias e aos pais com filhos um esforço não insignificante. Mas o futuro de Itália está nas nossas mãos e todos devem fazer a sua parte”, disse, citado pelo La Stampa.

“Estamos bem conscientes de como é difícil mudar todos os nossos hábitos. Mas não temos mais tempo (…). Todos devemos desistir de algo para o bem de Itália e devemos fazê-lo imediatamente”, sublinhou o governante, acrescentando que a medida tem como objetivo proteger os membros mais frágeis da comunidade, como a população idosa.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Ninguém sabe do paradeiro dos Evangelhos Garima, um dos maiores tesouros do mundo cristão

Depois de terem sobrevivido a 1.500 anos de história num mosteiro remoto, os Evangelhos Garima enfrentam agora a sua ameaça mais grave. Um dos maiores tesouros do mundo cristão, guardado durante mais de 1.500 anos no …

"Estou preocupado". Ex-piloto da Marinha dos EUA diz que via OVNIs "todos os dias"

Um antigo piloto da Marinha dos Estados Unidos diz que, durante anos, viu Objetos Voadores Não Identificados (OVNIs) "todos os dias". Depois de anos a ignorar a questão, uma task force do Pentágono prepara-se para revelar …

Peru está a investigar se a lixívia pode curar a covid-19

O congresso do Peru votou para investigar se beber ou injetar uma lixívia industrial poderia curar a covid-19. A moção foi aprovada com 49 votos a favor e 39 votos contra. Está a ser criado um …

Há vestígios de ouro nesta imagem de satélite

As operações de mineração num dos maiores depósitos de ouro da Rússia, em Aldan, incluem um método que deixa rastos na paisagem. E são visíveis do Espaço. A imagem de satélite, tirada em setembro de 2019, …

Dezenas de corpos de vítimas de covid-19 encontrados nas margens do rio Ganges

Ciclone Tauktae faz pelo menos 33 mortos na Índia (e paralisa vacinação contra covid-19)

Pelo menos 33 pessoas morreram e quase cem estão desaparecidas na Índia, devido ao impacto do ciclone Tauktae, esta terça-feira. O país também registou o maior número de mortes diárias provocadas pela covid-19. Centenas de milhares …

Cientistas criam dispositivos de testagem que produzem resultados em tempo recorde

Cientistas criaram dispositivos que permitem detetar infeção com o coronavírus SARS-CoV-2 num segundo ou em menos de 30 minutos, conforme a técnica usada, revelam dois estudos distintos divulgados esta terça-feira na imprensa da especialidade. Investigadores das …

CP está a vender bilhetes com 80% de desconto

A CP tem uma nova campanha, que entra em vigor esta terça-feira, através da qual disponibiliza cerca de 17.920 viagens com descontos até 80% nos comboios intercidades. De acordo com o jornal Público, os bilhetes abrangidos …

Mais de 40 pessoas, quase todas crianças, no hospital de Beja com vómitos

Um total de 35 crianças e seis adultos oriundos de diversas escolas do concelho de Beja deram esta terça-feira entrada no Hospital José Joaquim Fernandes, naquela cidade alentejana. A notícia foi avançada por fonte hospitalar, que …

Novo Banco. "Não era um banco bom, foi preciso fazer dele um bom banco", diz Centeno

O governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, afirmou esta terça-feira que o Novo Banco “não era um banco bom” e “foi preciso fazer dele um bom banco”, recordando o “legado do BES” que marca …

Ensino superior com vagas especiais para lusodescendentes

O Governo alargou o contingente especial de acesso ao ensino superior dirigido a emigrantes e seus familiares permitindo que, no próximo ano letivo, se possam candidatar todos os lusodescendentes, de nacionalidade portuguesa e residentes no …