Bolsonaro denunciado em Haia por genocídio e crime contra a Humanidade

Joedson Alves / EPA

O Presidente brasileiro foi acusado, este domingo, de genocídio e crime contra a Humanidade, numa queixa que já chegou ao Tribunal Penal Internacional (TPI), na Holanda.

De acordo com o Jornal de Notícias, que cita a imprensa brasileira, o Tribunal Penal Internacional, com sede em Haia, na Holanda, recebeu, este domingo, uma denúncia contra o Presidente Jair Bolsonaro por ignorar as orientações técnicas na luta contra a pandemia de covid-19.

A queixa foi entregue por mais de 60 sindicatos e movimentos sociais, a maioria ligados a profissionais de saúde, e aponta “falhas graves e fatais” na resposta à doença no país.

No documento de 64 páginas, cita o JN, pede-se que o chefe de Estado seja condenado por genocídio e crime contra a Humanidade, não só por incentivar ações que aumentam o risco de contágio do coronavírus, mas também por se recusar a implementar medidas para proteger o povo brasileiro, sobretudo as minorias.

Os queixosos recordam que Bolsonaro nunca cumpriu as recomendações técnicas do seu Ministério da Saúde; provocou grandes ajuntamentos; esteve junto das pessoas sem máscara – mesmo quando esteve infetado –; minimizou a gravidade da doença, tendo-a chamado mesmo de “gripezinha”, e continua a insistir no uso da cloroquina no tratamento da covid-19, mesmo quando não há evidência científica da sua eficácia.

Além disso, refere o jornal, o documento também recorda o veto de leis aprovadas pelo Congresso Nacional, como o uso obrigatório de máscaras em locais fechados e para proteger populações em situação de maior vulnerabilidade, como os povos indígenas.

Esta atitude de menosprezo, descaso e negacionismo trouxe consequências desastrosas, com consequente crescimento da disseminação, total estrangulamento dos serviços de saúde, que se viu sem as mínimas condições de prestar assistência às populações, advindo disso mortes sem mais controlos”, lê-se no documento, citado pelo jornal.

De acordo com o site Deutsche Welle, o Presidente já é alvo de outras quatro denúncias no TPI, três delas pela sua atuação na crise sanitária provocada pelo novo coronavírus e uma por crimes contra a Humanidade e atos de genocídio entre comunidades indígenas.

O Governo brasileiro informou, este domingo, que a covid-19 provocou 87.004 mortes e 2.419.091 infeções desde que chegou ao país há cinco meses, quando o primeiro caso da doença foi notificado.

Segundo o Ministério da Saúde brasileiro, foram registados 24.578 infeções e 555 óbitos provocados pelo novo coronavírus em 24 horas.

O Brasil é o segundo país mais atingido pela doença, atrás apenas dos Estados Unidos em número de mortos (146.463) e de casos diagnosticados (mais de 4,1 milhões).

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

    • Eu li certo? Você tem noção do que está falando? Olhe o número de mortes no país nos anos anteriores. Mesmo com a pandemia, morreram menos pessoas. Vamos juntos contra o mal e não prejudicar quem luta pelo certo. Vamos somar para vencer. O Brasil já tem problemas demais…

  1. Se fosse só este Psicopata o único perigo no Planeta, seria fácil de rebentar o abcesso . Estranho é que não se fale dos outros inúmeros Ditadores Assassinos que protagonizam os mesmos crimes. Não os vou citar, pois a lista seria longa !

  2. Realmente absurda e ilogica a acusação… Até parece que o presidente é responsavel por infectar um a um os 87.004 mortos e 2.419.091 infectados! Alem da culpa ser do próprio povo IN CON SE QUEN TE e I R R E S P O N S Á V E L do Brasil, também prefeitos e governadores (principalmente opositores do atual presidente), deveriam ser presos e condenados como genocidas, estes sim, ao “flexibilizarem” totalmente o isolamento social e estarem permitindo e decretando a abertura de lojas, shoppings, feiras populares e demais setores, sem que o Covid tenha sequer diminuido consideravelmente sua força no país. ESQUERDA r e p u g n a n t e ! LULA, S T F E SUA Q U A D R I L H A NA C A D E I A!

  3. Continuo a achar engraçado compararem países com 209 milhões habitantes (Brasil) e 328 milhões (USA) com paises da europa, se querem ser mais “justos” comparem com a Europa sem a Russia que deve dar por volta de 450 milhoes de habitantes. E se fizerem essa comparação se calhar os países mais infectados e com mais mortes mudam no ranking. Eu quero ver se a índia porventura começar a “disparar” nas mortes e infectados (o que já acontece) se depois também referem nos dados que eles são 1.353 Biliões ou 1.353 mil milhões.

RESPONDER

Caso George Floyd. Polícia condenado a 22 anos de prisão pode ver a sentença revertida

A intervenção do Supremo Tribunal do Minnesota num outro caso de violência policial para reduzir a pena de um agente pode abrir um precedente para que haja alterações na sentença de Derek Chauvin. Segundo avança a …

Futebol português contra Campeonato do Mundo de dois em dois anos

O futebol português está contra a intenção da FIFA de aumentar a periodicidade do Campeonato do Mundo, passando de quatro para de dois em dois anos, refere um comunicado conjunto divulgado hoje. O documento, assinado pela …

Governo quer proibir empresas de recorrer ao 'outsourcing' após despedimento coletivo

O Governo quer proibir as empresas que façam despedimentos coletivos de recorrerem ao 'outsourcing' (contratação externa) durante os 12 meses seguintes, disse hoje a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho. No final …

Barcelona: Cruyff afasta-se e perder com o Benfica seria "um drama"

Ronald Koeman até poderá sair mas não será Jordi Cruyff a substituir o seu compatriota. O Barcelona atravessa uma fase perturbada, já há algum tempo, mas o panorama financeiro piorou o cenário fora de campo e …

Casa Branca oferece "telefonema educativo" a Nicki Minaj para acalmar apreensões sobre a vacina

Depois de um tweet de Nicki Minaj se ter tornado viral por associar a vacina contra a covid-19 à impotência, a Casa Branca convidou a rapper para um telefonema com especialistas para esclarecerem as suas …

Baterias de lítio-enxofre melhores e mais baratas? O segredo é uma pitada de açúcar

Uma colher cheia de açúcar pode ser o suficiente para permitir que um veículo elétrico faça uma viagem de Melbourne a Sidney (878 km) com uma única carga. Atualmente, os automóveis elétricos e os telemóveis utilizam …

Parlamento aprova na generalidade mudança do TC para Coimbra. Oito socialistas votaram a favor

A proposta passou com votos contra do Chega e PAN, abstenção do PCP, BE, PEV e maioria da bancada do PS e votos favoráveis do PSD, CDS, IL e de oito deputados socialistas. O resultado já …

Escola da Amadora queria proibir minissaias, decotes e chinelos - mas já voltou atrás

Um Agrupamento na Amadora publicou um código de vestuário que acendeu um debate nas redes sociais devido às regras que controlavam mais as raparigas. Entretanto, a escola já voltou atrás na decisão. Segundo escreve o Jornal …

Governo francês vai dar 100 euros a famílias carenciadas para pagar energia

O Governo francês vai entregar um cheque de 100 euros a 5,8 milhões de famílias de menores recursos para ajudar a pagar a fatura energética. A medida anunciada pelo executivo vai ter um custo de 580 …

Incidência e R(t) recuam em dia com mais 1.023 infetados e sete mortes

Portugal registou, esta sexta-feira, 1.023 novos casos e sete mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …