Bolsonaro denunciado em Haia por genocídio e crime contra a Humanidade

Joedson Alves / EPA

O Presidente brasileiro foi acusado, este domingo, de genocídio e crime contra a Humanidade, numa queixa que já chegou ao Tribunal Penal Internacional (TPI), na Holanda.

De acordo com o Jornal de Notícias, que cita a imprensa brasileira, o Tribunal Penal Internacional, com sede em Haia, na Holanda, recebeu, este domingo, uma denúncia contra o Presidente Jair Bolsonaro por ignorar as orientações técnicas na luta contra a pandemia de covid-19.

A queixa foi entregue por mais de 60 sindicatos e movimentos sociais, a maioria ligados a profissionais de saúde, e aponta “falhas graves e fatais” na resposta à doença no país.

No documento de 64 páginas, cita o JN, pede-se que o chefe de Estado seja condenado por genocídio e crime contra a Humanidade, não só por incentivar ações que aumentam o risco de contágio do coronavírus, mas também por se recusar a implementar medidas para proteger o povo brasileiro, sobretudo as minorias.

Os queixosos recordam que Bolsonaro nunca cumpriu as recomendações técnicas do seu Ministério da Saúde; provocou grandes ajuntamentos; esteve junto das pessoas sem máscara – mesmo quando esteve infetado –; minimizou a gravidade da doença, tendo-a chamado mesmo de “gripezinha”, e continua a insistir no uso da cloroquina no tratamento da covid-19, mesmo quando não há evidência científica da sua eficácia.

Além disso, refere o jornal, o documento também recorda o veto de leis aprovadas pelo Congresso Nacional, como o uso obrigatório de máscaras em locais fechados e para proteger populações em situação de maior vulnerabilidade, como os povos indígenas.

Esta atitude de menosprezo, descaso e negacionismo trouxe consequências desastrosas, com consequente crescimento da disseminação, total estrangulamento dos serviços de saúde, que se viu sem as mínimas condições de prestar assistência às populações, advindo disso mortes sem mais controlos”, lê-se no documento, citado pelo jornal.

De acordo com o site Deutsche Welle, o Presidente já é alvo de outras quatro denúncias no TPI, três delas pela sua atuação na crise sanitária provocada pelo novo coronavírus e uma por crimes contra a Humanidade e atos de genocídio entre comunidades indígenas.

O Governo brasileiro informou, este domingo, que a covid-19 provocou 87.004 mortes e 2.419.091 infeções desde que chegou ao país há cinco meses, quando o primeiro caso da doença foi notificado.

Segundo o Ministério da Saúde brasileiro, foram registados 24.578 infeções e 555 óbitos provocados pelo novo coronavírus em 24 horas.

O Brasil é o segundo país mais atingido pela doença, atrás apenas dos Estados Unidos em número de mortos (146.463) e de casos diagnosticados (mais de 4,1 milhões).

ZAP ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

    • Eu li certo? Você tem noção do que está falando? Olhe o número de mortes no país nos anos anteriores. Mesmo com a pandemia, morreram menos pessoas. Vamos juntos contra o mal e não prejudicar quem luta pelo certo. Vamos somar para vencer. O Brasil já tem problemas demais…

  1. Se fosse só este Psicopata o único perigo no Planeta, seria fácil de rebentar o abcesso . Estranho é que não se fale dos outros inúmeros Ditadores Assassinos que protagonizam os mesmos crimes. Não os vou citar, pois a lista seria longa !

  2. Realmente absurda e ilogica a acusação… Até parece que o presidente é responsavel por infectar um a um os 87.004 mortos e 2.419.091 infectados! Alem da culpa ser do próprio povo IN CON SE QUEN TE e I R R E S P O N S Á V E L do Brasil, também prefeitos e governadores (principalmente opositores do atual presidente), deveriam ser presos e condenados como genocidas, estes sim, ao “flexibilizarem” totalmente o isolamento social e estarem permitindo e decretando a abertura de lojas, shoppings, feiras populares e demais setores, sem que o Covid tenha sequer diminuido consideravelmente sua força no país. ESQUERDA r e p u g n a n t e ! LULA, S T F E SUA Q U A D R I L H A NA C A D E I A!

  3. Continuo a achar engraçado compararem países com 209 milhões habitantes (Brasil) e 328 milhões (USA) com paises da europa, se querem ser mais “justos” comparem com a Europa sem a Russia que deve dar por volta de 450 milhoes de habitantes. E se fizerem essa comparação se calhar os países mais infectados e com mais mortes mudam no ranking. Eu quero ver se a índia porventura começar a “disparar” nas mortes e infectados (o que já acontece) se depois também referem nos dados que eles são 1.353 Biliões ou 1.353 mil milhões.

RESPONDER

Cientista descobre espécie extinta de ganso através de uma pintura egípcia

Uma famosa pintura que estava originalmente no túmulo do príncipe egípcio Nefermaat levou um cientista a descobrir uma espécie de ganso já extinta. A cena "gansos de Meidum", originalmente pintada no túmulo do príncipe Nefermaat, encontra-se …

Físico cria algoritmo de IA que pode provar que a realidade é uma simulação

Hong Qin, do Laboratório de Física de Plasma de Princeton (PPPL) do Departamento de Energia dos EUA, criou um algoritmo de Inteligência Artificial que pode provar que a realidade é, na verdade, uma simulação. O algoritmo …

Quase 10 anos depois, avião de Gaddafi continua parado num aeródromo em França

Quase uma década depois de ter aterrado em solo francês, o avião presidencial do ex-ditador líbio continua parado num aeródromo no sul do país, estando no meio de vários processos judiciais que parecem não ter …

Governo recebeu 1.600 ideias para a bazuca. Costa agradece mobilização

Durante a fase de discussão pública, o Plano de Recuperação e Resiliência recebeu mais de 1.600 contribuições e mais de 65 mil consultas. O primeiro-ministro António Costa disse que, durante a fase de discussão pública, …

"Honjok" é o nome do movimento sul-coreano que reivindica a solidão

A solidão tornou-se um tema recorrente devido à pandemia de covid-19. Na Coreia do Sul, existe um movimento chamado "honjok", que promove um estilo de vida solitário. O isolamento imposto pela pandemia de covid-19 está a …

Do subsolo sírio à nomeação ao Óscar: hospitais em tempos de guerra numa "era de impunidade"

The Cave é o nome de uma produção que esteve nomeada para o Óscar de Melhor Documentário de 2020. É também o lugar onde hospitais sírios se escondem para salvar vidas longe de bombardeamentos e …

Patrícia Mamona sagra-se campeã no triplo salto em pista coberta

Esta tarde, Patrícia Mamona tornou-se a terceira atleta portuguesa a garantir a medalha de ouro para Portugal no Campeonato da Europa em pista coberta. A portuguesa Patrícia Mamona conquistou, este domingo, a medalha de ouro na …

Dias de aulas mais longos, férias mais curtas e cinco períodos. Em Inglaterra, já se equacionam formas de recuperar o tempo perdido

Há três medidas em cima de mesa que podem vir a ser adotadas para combater os atrasos na aprendizagem dos alunos. Na Inglaterra, as escolas reabrem para aulas presenciais esta segunda-feira, mas já se pensa …

Índia abre centro de bem-estar para hóspedes abraçarem vacas e "esquecerem todos os problemas"

Animais de conforto e apoio emocional são cada vez mais populares em todo o mundo. Embora a maioria das pessoas use cães ou gatos, há também algumas escolhas mais bizarras, incluindo pavões, macacos e cobras. Os …

Abel Ferreira tentou levar jogador do Benfica para o Palmeiras

O treinador português Abel Ferreira, no comando técnico dos brasileiros do Palmeiras, pediu a contratação de Franco Cervi, que alinha pelo Benfica, mas acabou por ver a sua proposta recusada pelo jogador argentino. A notícia …