Bolsonaro ficou próximo de ganhar à primeira. Segunda volta com Haddad

Fernando Frazão / Agência Brasil

O candidato Jair Bolsonaro (PSL) venceu as eleições presidenciais brasileiras deste domingo, com 46,7% dos votos, seguido de Fernando Haddad (PT), com 28,37%, quando estão 96% das secções de voto apuradas, confirmando uma segunda volta entre ambos.

O candidato de direita, Jair Bolsonaro (PSL), venceu as eleições presidenciais, com 46,7% dos votos. Na sede de campanha do candidato da extrema-direita, os seus apoiantes chegaram mesmo a gritar “primeiro turno”, admitindo uma vitória na primeira volta.

No entanto, quando estão apuradas 96% das secções de voto, confirma-se uma segunda volta entre Bolsonaro e Fernando Haddad (PT), que substituiu Lula da Silva na liderança do partido de esquerda, que reuniu 28,37% das intenções de voto e ganhou em todos os estados do Nordeste (à exceção do Ceará, onde venceu Ciro Gomes).

Segundo os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que começaram a ser divulgados às 19h00 (23h00 em Lisboa), no terceiro lugar da contagem ficou o candidato Ciro Gomes (PDT), com 12,52% dos votos contabilizados.

De acordo com o TSE, um em cada cinco brasileiros não votou na primeira volta das eleições, apesar do voto ser obrigatório no país. Ao todo, 29,9 milhões de brasileiros não comparecerem às urnas para eleger um novo Presidente, o que resultou numa taxa de abstenção de 20,3%, a mais elevada desde as eleições de 2002. O voto em branco foi de 2,7%, e os votos nulos 6,1%.

Os eleitores que não votaram têm que justificar a ausência no prazo de 60 dias. A justificação é analisada por um juiz eleitoral. Caso a ausência não seja justificada, ou se o juiz não aceitar a justificação, o eleitor tem de pagar uma multa de 3,61 reais (81 cêntimos) por votação em que não compareceu. Os brasileiros que deixam de votar em três atos consecutivos ficam com o seu título eleitoral cancelado.

Neste domingo, os brasileiros foram às urnas para escolher um novo Presidente, membros do Parlamento (Câmara dos Deputados e Senado), além de governadores e legisladores regionais em todo o país. A decisão sobre o sucessor de Michel Temer como 38.º Presidente da República Federativa do Brasil fica assim adiada para 28 de outubro.

Jair Bolsonaro, capitão reformado do Exército, cavalga no fervor anti-PT da população ressentida com os casos de corrupção nos Governos de Lula e Dilma (2002-2016). O candidato da extrema-direita, alegadamente esfaqueado durante uma ação de campanha na cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais, liderava as sondagens de intenção de voto e procurava uma vitória logo na primeira volta eleitoral.

Lideradas por mulheres, o movimento #EleNão reuniu milhares de pessoas em todas as capitais estaduais, em denúncia ao caráter machista e misógino do discurso e propostas do candidato da extrema-direita, além das suas posições conservadoras em questões de género e sexualidade. A ação ganhou força nas redes sociais e apoio internacional, incluindo de um grupo de deputadas portuguesas de esquerda.

Fernando Haddad, ex-presidente da Câmara de São Paulo e nomeado por Lula como o nome petista para a disputa após a Justiça Eleitoral barrar o ex-Presidente da competição, subiu rapidamente nas sondagens ao ser anunciado candidato, mas permaneceu estagnado em segundo lugar nesta última semana, com 25%* dos votos.

Numa possível segunda volta, a última sondagem Ibope/Estado/TV Globo, divulgada este sábado, aponta um empate técnico entre Bolsonaro e o petista no limite da margem de erro (52% a 48%*). O cenário dá margem de vitória ao capitão reformado.

Ao contrário das previsões de uma possível renovação na disputa eleitoral, a busca por uma terceira via, ou seja, um candidato que não representasse uma polarização entre esquerda e direita, não teve lugar.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Democracias jovens que cada vez mais confundem notoriedade pública com representatividade política têm cada vez mais celebridades do entretenimento e figuras controversas a gerir o rumo dos seus países e a representa -los politicamente…..

    Toda a falência do sistema democrático que se submete ao capital ja a muito tempo aliado a um processo contínuo que torna os povos cada vez mais ignorantes faz com que sejam eleitas figuras vazias de propostas ou soluções reais para os problemas que afligem os diversos povos que estão sujeitos a estas figuras….

    Este homem vai ganhar com certeza, e se tudo o que diz se tornar real, espero bem que não, teremos mais uma vaga de emigração maciça de brasileiros……sinceramente espero estar enganado e este não passar de outro Trump, um bully que muito fala e pouco faz…..

  2. Milhões que não votaram por culpa da vigarice feita nas urnas eletrônicas, tudo aparelhado pelos comunas. Jair ganhou sim mas foi roubado e todo o brasil honesto e trabalhador está frustrado. Milhares de urnas retiradas, outras apreendidas por estarem fraudadas, inúmeros B.O., vídeos, declarações de votantes confirmando o trambique….essa foi a triste realidade

  3. O Brasil parece estar a cair nos extremismos, depois vêm muitos criticar a situação quase que como condenando as pessoas pela tomada de posição esquecendo-se que esta é herdeira das asneiras de outros, na Europa estamos caminhando para o mesmo lado e os políticos assobiam para o lado como se a responsabilidade não fosse sua ignorando a vontade popular.

    • o proximo “Bolsonaro” irá aparecer na Alemanha não tenho dúvidas nenhumas. Os alemães estão a ser aprisionados na sua própria terra, a senhora merkel para abrir as pernas aos politologos de bruxelas está a deixar o seu povo dentro de mais uma guerra, que este não criou nem quis criar. Esperemos.

    • extremismo??????? querer acabar com a violencia e a corrupçao? querer acabar com a pedofilia disfarçada de educaçao sexual …ainda por cima gay…extermismo defender a familia e os laços das relaçoes pais e filhos? extremismo querer acabar com as injustiças, com o compadrio das nomeaçoes… com o descalabro dos negocios publicos? extremismo querer que os corruptos paguem pelos crimes? extremismo?????… pense bem no que escreve para nao perder a razao.. provavelmente para si os que querem manter a pouca vergonha e a falta de escrupulos sao esses os que sao do centro????? ai ai.. como vao as cabeças quando recebem lavagens cerebrais

  4. Eu estava a ler a noticia da ZAP a pensar “Uau conseguiram nao fazer propaganda de extrema esquerda no 1º parágrafo. “O candidato de direita João Bolsonaro”.. e eis que no 2º parágrafo:
    “o candidato de extrema direita”.
    E pronto terminou a minha leitura aí

  5. A comunicação social do lixo alinhado, até quando não pode fugir das evidencias lá vai metendo umas demagogias e umas falsidades.
    “candidato da extrema-direita, alegadamente esfaqueado durante uma ação de campanha ” vejam só!
    Ou esta gente nem sequer sabe do que está a falar porque nem sequer se informou ou o comunismo entranhado não os deixa articular a lingua corretamente e lá vão deslexicando involuntáriamente.

RESPONDER

França bate recorde com 13.498 novos casos. Espanha não vai confinar

A França registou este sábado um recorde diário de casos de covid-19, com 13.498 novos infetados nas últimas 24 horas, anunciou a Agência Nacional de Saúde, acrescentando que, no mesmo período, morreram mais 26 pessoas. No …

Diogo Jota no Liverpool

O Liverpool oficializou hoje a contratação do futebolista internacional Diogo Jota, de 23 anos, num contrato “de longa duração”, sem especificar a duração. A imprensa inglesa tem adiantado que o jogador vai assinar por cinco épocas, …

Companhia aérea australiana oferece voos de 7 horas (para lugar nenhum)

A companhia aérea australiana Qantas anunciou recentemente planos para um voo panorâmico de sete horas que fará um loop gigante em Queensland e Gold Coast, New South Wales e os remotos centros do interior do …

Barack Obama vai publicar um livro de memórias (mas só depois da eleições de novembro)

O livro de memórias do antigo Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, só vai ser publicado depois das eleições presidenciais de novembro. Uma enxurrada de livros políticos chegou às prateleiras nas últimas semanas, no final da …

Confrontos em Londres entre polícia e opositores das restrições devido à pandemia

A polícia de Londres, Inglaterra, entrou hoje em confronto com manifestantes que protestavam contra as restrições que visam conter a disseminação do novo coronavírus. De acordo com a agência Associated Press (AP), os confrontos ocorreram quando …

Milhares infetados por bactéria após fuga em fábrica farmacêutica chinesa

Milhares de pessoas no noroeste da China contraíram uma doença bacteriana depois de uma fuga que causou um surto numa biofarmacêutica no ano passado. De acordo com a CNN, que cita relatos dos media locais, mais …

Guardas da Revolução do Irão prometem vingar morte do general Soleimani

O chefe dos Guardas da Revolução, o exército ideológico do Irão, garantiu hoje que a morte do general Qassem Soleimani, alvo de um raide aéreo dos Estados Unidos, será vingada em “todos os seus implicados”. “Senhor …

"O mundo está no momento mais perigoso da história humana", diz Noam Chomsky

O professor norte-americano Noam Chomsky, conhecido como o pai da linguística moderna, advertiu que o mundo está no momento mais perigoso da história da humanidade devido à crise climática, à ameaça de guerra nuclear e …

Portugal com 849 novas infecções por covid-19. Há 20.722 casos activos

Portugal registou 849 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, mantendo-se a tendência de subida verificada nos dias anteriores. Mas o número de pacientes recuperados também não era tão alto desde Julho. O boletim da …

A Grândola Vila Morena abafou "a maior marcha alguma vez vista" do Chega

Com a Praça do Giraldo, em Évora, dividida por barreiras anti-motim, os participantes da concentração "Pela Liberdade" receberam os apoiantes do Chega de André Ventura ao som de "Grândola Vila Morena" e empunhando cravos vermelhos …