/

Bolsonaro ficou próximo de ganhar à primeira. Segunda volta com Haddad

7

Fernando Frazão / Agência Brasil

O candidato Jair Bolsonaro (PSL) venceu as eleições presidenciais brasileiras deste domingo, com 46,7% dos votos, seguido de Fernando Haddad (PT), com 28,37%, quando estão 96% das secções de voto apuradas, confirmando uma segunda volta entre ambos.

O candidato de direita, Jair Bolsonaro (PSL), venceu as eleições presidenciais, com 46,7% dos votos. Na sede de campanha do candidato da extrema-direita, os seus apoiantes chegaram mesmo a gritar “primeiro turno”, admitindo uma vitória na primeira volta.

No entanto, quando estão apuradas 96% das secções de voto, confirma-se uma segunda volta entre Bolsonaro e Fernando Haddad (PT), que substituiu Lula da Silva na liderança do partido de esquerda, que reuniu 28,37% das intenções de voto e ganhou em todos os estados do Nordeste (à exceção do Ceará, onde venceu Ciro Gomes).

Segundo os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que começaram a ser divulgados às 19h00 (23h00 em Lisboa), no terceiro lugar da contagem ficou o candidato Ciro Gomes (PDT), com 12,52% dos votos contabilizados.

De acordo com o TSE, um em cada cinco brasileiros não votou na primeira volta das eleições, apesar do voto ser obrigatório no país. Ao todo, 29,9 milhões de brasileiros não comparecerem às urnas para eleger um novo Presidente, o que resultou numa taxa de abstenção de 20,3%, a mais elevada desde as eleições de 2002. O voto em branco foi de 2,7%, e os votos nulos 6,1%.

Os eleitores que não votaram têm que justificar a ausência no prazo de 60 dias. A justificação é analisada por um juiz eleitoral. Caso a ausência não seja justificada, ou se o juiz não aceitar a justificação, o eleitor tem de pagar uma multa de 3,61 reais (81 cêntimos) por votação em que não compareceu. Os brasileiros que deixam de votar em três atos consecutivos ficam com o seu título eleitoral cancelado.

Neste domingo, os brasileiros foram às urnas para escolher um novo Presidente, membros do Parlamento (Câmara dos Deputados e Senado), além de governadores e legisladores regionais em todo o país. A decisão sobre o sucessor de Michel Temer como 38.º Presidente da República Federativa do Brasil fica assim adiada para 28 de outubro.

Jair Bolsonaro, capitão reformado do Exército, cavalga no fervor anti-PT da população ressentida com os casos de corrupção nos Governos de Lula e Dilma (2002-2016). O candidato da extrema-direita, alegadamente esfaqueado durante uma ação de campanha na cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais, liderava as sondagens de intenção de voto e procurava uma vitória logo na primeira volta eleitoral.

Lideradas por mulheres, o movimento #EleNão reuniu milhares de pessoas em todas as capitais estaduais, em denúncia ao caráter machista e misógino do discurso e propostas do candidato da extrema-direita, além das suas posições conservadoras em questões de género e sexualidade. A ação ganhou força nas redes sociais e apoio internacional, incluindo de um grupo de deputadas portuguesas de esquerda.

Fernando Haddad, ex-presidente da Câmara de São Paulo e nomeado por Lula como o nome petista para a disputa após a Justiça Eleitoral barrar o ex-Presidente da competição, subiu rapidamente nas sondagens ao ser anunciado candidato, mas permaneceu estagnado em segundo lugar nesta última semana, com 25%* dos votos.

Numa possível segunda volta, a última sondagem Ibope/Estado/TV Globo, divulgada este sábado, aponta um empate técnico entre Bolsonaro e o petista no limite da margem de erro (52% a 48%*). O cenário dá margem de vitória ao capitão reformado.

Ao contrário das previsões de uma possível renovação na disputa eleitoral, a busca por uma terceira via, ou seja, um candidato que não representasse uma polarização entre esquerda e direita, não teve lugar.

ZAP // Lusa

7 Comments

  1. Democracias jovens que cada vez mais confundem notoriedade pública com representatividade política têm cada vez mais celebridades do entretenimento e figuras controversas a gerir o rumo dos seus países e a representa -los politicamente…..

    Toda a falência do sistema democrático que se submete ao capital ja a muito tempo aliado a um processo contínuo que torna os povos cada vez mais ignorantes faz com que sejam eleitas figuras vazias de propostas ou soluções reais para os problemas que afligem os diversos povos que estão sujeitos a estas figuras….

    Este homem vai ganhar com certeza, e se tudo o que diz se tornar real, espero bem que não, teremos mais uma vaga de emigração maciça de brasileiros……sinceramente espero estar enganado e este não passar de outro Trump, um bully que muito fala e pouco faz…..

  2. Milhões que não votaram por culpa da vigarice feita nas urnas eletrônicas, tudo aparelhado pelos comunas. Jair ganhou sim mas foi roubado e todo o brasil honesto e trabalhador está frustrado. Milhares de urnas retiradas, outras apreendidas por estarem fraudadas, inúmeros B.O., vídeos, declarações de votantes confirmando o trambique….essa foi a triste realidade

  3. O Brasil parece estar a cair nos extremismos, depois vêm muitos criticar a situação quase que como condenando as pessoas pela tomada de posição esquecendo-se que esta é herdeira das asneiras de outros, na Europa estamos caminhando para o mesmo lado e os políticos assobiam para o lado como se a responsabilidade não fosse sua ignorando a vontade popular.

    • o proximo “Bolsonaro” irá aparecer na Alemanha não tenho dúvidas nenhumas. Os alemães estão a ser aprisionados na sua própria terra, a senhora merkel para abrir as pernas aos politologos de bruxelas está a deixar o seu povo dentro de mais uma guerra, que este não criou nem quis criar. Esperemos.

    • extremismo??????? querer acabar com a violencia e a corrupçao? querer acabar com a pedofilia disfarçada de educaçao sexual …ainda por cima gay…extermismo defender a familia e os laços das relaçoes pais e filhos? extremismo querer acabar com as injustiças, com o compadrio das nomeaçoes… com o descalabro dos negocios publicos? extremismo querer que os corruptos paguem pelos crimes? extremismo?????… pense bem no que escreve para nao perder a razao.. provavelmente para si os que querem manter a pouca vergonha e a falta de escrupulos sao esses os que sao do centro????? ai ai.. como vao as cabeças quando recebem lavagens cerebrais

  4. Eu estava a ler a noticia da ZAP a pensar “Uau conseguiram nao fazer propaganda de extrema esquerda no 1º parágrafo. “O candidato de direita João Bolsonaro”.. e eis que no 2º parágrafo:
    “o candidato de extrema direita”.
    E pronto terminou a minha leitura aí

  5. A comunicação social do lixo alinhado, até quando não pode fugir das evidencias lá vai metendo umas demagogias e umas falsidades.
    “candidato da extrema-direita, alegadamente esfaqueado durante uma ação de campanha ” vejam só!
    Ou esta gente nem sequer sabe do que está a falar porque nem sequer se informou ou o comunismo entranhado não os deixa articular a lingua corretamente e lá vão deslexicando involuntáriamente.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.