“Com Bolsonaro, o Brasil corre o risco de entrar numa ditadura”, diz investigador

Marcelo Sayao / EPA

O investigador Sergio Denicoli acredita que os brasileiros não iriam ficar impressionados se Jair Bolsonaro sugerisse o encerramento do congresso.

O investigador brasileiro da Universidade do Minho Sergio Denicoli considera que existe uma grande possibilidade de o Brasil entrar numa ditadura e abolir o congresso caso o candidato presidencial da extrema-direita, Jair Bolsonaro, vença as eleições.

“Bolsonaro é um candidato que não está atento às questões partidárias. No próximo congresso, estão-se a desenhar algumas bancadas muito fortes, como a bancada dos militares, que já é uma bancada alinhada a Bolsonaro, a bancada evangélica cristã que também é muito alinhada a ele”, disse Denicoli, em entrevista à Lusa.

“O vice de Bolsonaro (General Mourão) chegou a dizer que seria interessante que houvesse uma constituição de notáveis, que não passasse pelo congresso”. E “todos os discursos são sempre de redução do sistema partidário que é o que sustenta o sistema democrático”, analisou Denicoli.

O investigador considera ainda que os brasileiros “não iriam ficar muito impressionados” caso Bolsonaro propusesse um encerramento do congresso e “talvez até apoiassem” essa decisão devido ao fraco desempenho do congresso brasileiros nos últimos anos.

Caso vença as eleições, o candidato do Partido Social Liberal (PSL) terá garantido um suporte militar, através do apoio das Forças Armadas, suporte económico, com o apoio do agro-negócio, por exemplo, e suporte religioso, com as igrejas evangélicas a prestarem publicamente o seu apoio, como é o caso do Bispo Edir Macedo, lider da Igreja Universal do reino de Deus (IURD).

Para o investigador da Universidade do Minho, o apoio público de Edir Macedo a Bolsonaro pode ter sido um dos grandes motivos para a subida do candidato do PSL nas mais recentes sondagens.

“Edir Macedo é o dono da Igreja Universal e da rede Record. É um grande empresário brasileiro e é um religioso que movimenta muita gente, e quando ele fala que apoia o Bolsonaro ele está simbolizando que todas as pessoas que estão ligadas à estrutura dele podem estar simpáticas à candidatura, e isso tem um peso muito grande” afirmou Denicoli.

Ainda assim, o investigador acredita que esta eleição não ficará resolvida na primeira volta, devido à grande taxa de rejeição que o candidato da extrema-direita obtém (mais de 40%).

Sergio Denicoli afirma ainda que nunca viu uma campanha política tão forte e organizada como a de Bolsonaro. “A militância de Bolsonaro é muito mais ativa do que a militância de qualquer outro candidato.”

“Quando eles viram a possibilidade das ruas serem tomadas por pessoas ligadas o movimento #elenão, eles mobilizaram-se muito rapidamente e conseguira, no domingo, fazer um movimento de apoio ao Bolsonaro. Várias cidades tiveram as ruas tomadas em apoio a esse candidato”, disse o investigador brasileiro.

O movimento #elenão, foi uma manifestação levada a cabo, primeiramente, por mulheres no Facebook, contra o candidato populista. No passado sábado, os protestos passaram para as ruas de todo o país, enquanto que no domingo foi a vez dos apoiantes de Bolsonaro se agruparem em prol do candidato do PSL à presidência brasileira.

A primeira volta das eleições Presidenciais está marcada para dia 7 de outubro, enquanto que a segunda volta decorrerá a 28 deste mês.

// Lusa

PARTILHAR

38 COMENTÁRIOS

  1. Não posso deixar de comentar esta afirmação absurda. Moro no Brasil há 6 anos, tenho tido um interesse especial na campanha que decorre, uma vez que o Brasil ficou submerso na corrupção e recessão… o Bolsonaro não tem perfil de querer instaurar uma ditadura nem uma ditamole… ele é uma ameaça ao status quo de corrupção e paternalismo que existe no Brasil há décadas. Não sendo provavelmente o melhor, é certamente o menos pior entre os candidatos com hipóteses e o único de veras independente. O mercado está optimista em relação à sua possível eleição (a bolsa sobe e há dias seguidos o Real se valoriza). O mais importante, a população está farta de corrupção, de insegurança e de um sistema de esmola eleitoral que promove e prolonga a pobreza e ignorância de uma parte enorme da população em troca de votos. O homem é apenas um político de direita, a quem nunca se lhe associou corrupção de nenhum tipo. Para terem uma perspectiva, o Bolsonaro está à esquerda dos república os nos EUA e à direita dos democratas.

    • “o Bolsonaro está à esquerda dos repúblicanos nos EUA e à direita dos democratas”.
      Aqui está a prova de que viver em determinado país não dá conhecimento especial sobre esse mesmo país!!
      Antes pelo contrário!…
      Um louco que defende a ditadura militar, anda sempre a falar de deus/religião, defende esterilização dos pobres, etc, etc, tem ideias/propostas que fariam corar os republicanos mais radicais!…
      A única coisa que ele tem de bem é nunca ter sido associado a nenhum caso de corrupção; tudo é resto vai do mau ao execrável!…

      • E isso já diz muito, aliás diz muitíssimo. Se ele acabar com a corrupção e com a maioria dos bandidos, traficantes e ladrões em geral já melhora, E MUITO, a vida dos brasileiros trabalhadores, contribuintes, honestos.
        Acabar com o crime e parasitismo é o passo principal para um país mais seguro, com mais qualidade de vida. Ora imagine-se quanto $$$ não é investido todos os anos no combate ao tráfico e demais crimes, agora suponha que esses mesmos crimes são reduzidos a 75% através de medidas duras e eficazes e que essa verba resultante dessa diminuição de 75% é investida na educação e na saúde…
        O homem tem pontos negativos dos quais discordo, como a descriminação sexual, a descriminação racial (indiferença para com os indígenas e seus territórios) e a discriminação sexual laboral, mas, em contrapartida o facto de querer combater fortemente a corrupção e o crime é muito muito positivo. Agora vejamos, se vc for mulher ou gay prefere ser descriminado e estar vivo, ou prefere ter direitos iguais, sair na rua e levar um tiro na cabeça de um garoto de 14 ou 15 anos que quer te roubar? Isto sem vc poder ter uma arma pra poder se defender! Hoje em dia o povo brasileiro vive preso em casa, e quando sai na rua a probabilidade de ser morto é considerável (principalmente em determinadas cidades), a impunidade reina, o crime é uma presença constante no dia-a-dia das pessoas, são poucos os que não conhecem alguém que tenha sido vítima do crime, é nessa m€rda que os gays ou mulheres que receiam a discriminação pretendem continuar?!? A eleição não é vitalícia, daqui a alguns anos haverá eleições de novo, se ele mudar o país e melhorar o crime vcs depois decidem se ele continua ou sai, simples assim! De qualquer modo, e pesando os prós e contras, não vejo nenhum candidato melhor que ele.
        Uma coisa é certa do jeito que tá é que não dá pra continuar, e continuando no rumo que tá tomando, o Brasil vai acabar numa guerra civil ou então o povo será escravizado (se é que já não está sendo) pelo crime!

        • Nem pt nem bolsonaro salvam ninguém
          Mas com bolsonaro vai crescer a taxa de emprego em linha de produção de armas e munição , de médicos e peritos de funerárias e de produção de caixões de coveiros em cemitérios
          Nem os estados unidos da América conseguem fazer com que pessoas sem saúde mental acabam tendo uma destas armas .
          Já vimos muitos massacres em escolas que tiveram la e tem muitos casos de pessoas que ,mataram amigos familiares sem querer quando manuziava arma que disparou sozinha .
          Aqui não terá fiscalização pra saber se armas são registradas e se o você fez exame psicodélico, então que todos tenham consciência ninguém salvador de ninguém.

    • A ideia de que Edir Macedo influenciou a subida de Bolsonaro nas pesquisas é absurda. Nunca vi um comentário sobre Edir Macedo apoiar Bolsonaro aqui no Brasil, até porque, creio que se isso se tornasse público ele cairia nas pesquisas e não o contrário. Quanto a redução do sistema partidário, creio que o que ele quer dizer com isso é reduzir o número de partidos políticos aqui no Brasil que hoje são mais de 70 e só servem para comer dinheiro público. A corrupção é o verdadeiro mal que deve ser combatido no Brasil nos dias atuais.

        • Qual o problema do Edir Macedo apoiar o Bolsonaro? Eu sou católica e digo: ainda bem que entre as religiões cristãs existe uma que está fiel aos nossos valores porque a Igreja Católica se rendeu ao Globalismo e à agenda de GSoros!!

          • Qual é o problema?!
            Para mim, nenhum!
            Eu não vivo no Brasil e, já há muito que sei que as religiões são todas uma grande mer@a (e só trazem problemas às pessoas – não é por acaso que os países mais religiosos são os piores para se viver)!!
            Um é o líder de uma seita mafiosa (que vive à grande enganado os palermas, perdão, os fieis) e o outro é um louco com tiques de ditador (e também é fanático religioso)!
            Portanto são “farinha do mesmo saco”!…
            Valores?
            Da IURD?!
            Todos conhecemos os “valores” principais da IRUD: riqueza, dinheiro, corrupção, fraude, burla, ignorância, mentira, etc, etc!…
            São valores muito respeitáveis, não haja duvida!…
            E que os defende normalmente não acaba bem, mas tu é que sabes…

            • Brasil é um Estado Democrático de Direito e instituições e cidadaos podem apoiar e declarar apoio em quem quiser. Vamos falar de corrupçao, fraude, burla, ignorância,mentira do partido comunista Partido dos Trabalhadores? Prefiro apoio da seita evangélia do que o apoio da organizaçao terrorista FARC que apoiou todas os partidos comunistas da América do Sul através do Foro de São Paulo.

          • Mau… estávamos a falar da seita IURD (e outras) que tanto mal tem feito a milhões de brasileiros e tu vens falar de PT’s e de partidos comunistas?!
            FARC?
            Mas isso não acabou?
            Quero lá saber dos partidos comunistas da América do Sul; aliás, seitas mafiosas como a IURD tem por base o “comunismo”!!
            Se preferes apoiar uma seita mafiosa cuja função principal é usar a mentira e ignorância para sacar dinheiro aos fieis, tu é que sabes!…
            O pior é ver aqueles desgraçados manipulados pela IURD, que além de lhes contar mentiras, fica-lhes com o dinheiro e ainda lhes diz em quem tem que votar – e lá vão eles feitos carneirinhos votar em quem o pastor mandou!!
            Lindo!…
            É por isso que as religiões não se devem meter em coisas sérias e que em qualquer país minimamente civilizado, as religiões são separadas do Estado.

  2. E se assim for talvez seja mesmo isso que faz falta ao brasil para acabar com a anarquia e a insegurança que é ir ou viver no brasil!!!

  3. Assusta o Notícias ZAP dá espaço a este tipo de notícia nestas alturas. Os pretensos comunistas brasileiros estão desesperados e lançar prognósticos ameaçadores de todas as formas para tentar. A opinião deste senhor é totalmente infundada e deveria ser eliminada deste noticiário.

  4. Que seja então! prefiro mesmo intervenção militar e cortar o congresso de vez desse país cansado de ser sugado e nenhum amor à Pátria dão em troca. #Bolsomito17

  5. Quem é esse tal “investigador brasileiro da Universidade do Minho” para opinar sobre Jair Bolsonaro?
    Certamente um mais da fauna esquerdista, boçal, idiota e sem a menor moral…
    Se está tão aflito com as atitudes do NOVO PRESIDENTE DO BRASIL, porque não vem para a sua terra e luta pela moralidade, bons costumes, seriedade e anticorrupção? E porque foi para Portugal e não para a Venezuela? Certamente em Caracas estaria mais a gosto.
    É bem verdade que se diz que “um burro carregado de livros é um doutor”
    Vamos acabar com a corrupção SIM, com os “direitos dos manos…”SIM, fazer do Brasil um país decente e ser apropriadamente chamado O PAÍS DO FUTURO SIM e SIM. BOLSONARO PRESIDENTE EM 3 DIAS… SIM, SIM SIM, VIVA O BRASIL E AS FORÇAS ARMADAS QUE SÃO O SUPORTE MORAL DA NAÇÃO.
    BRASIL ACIMA DE TUDO E DEUS ACIMA DE TODOS……….BOLSONARO 17 ….de lavada no primeiro turno e comunas e récuas esquerdistas similares, marginais, políticos corruptos, ladrões e vagabundos que vão para os paísecos que tanto admiram (mas que não vão para lá) #BOLSONARO SIM!!!!

  6. O Bolsonaro vai ser o golpe final no Brasil, porque vai ser quase de certeza guerra civil, e no fim paga sempre o mesmo, o povo Brasileiro.
    Sou Português esta eleição não é para mim mas posso demonstrar o meu desagrado com um porco fascista de nome Bolsonaro, e que se transformar o Brasil numa ditadura mais cedo ou mais tarde o povo vai exigir a cabeça dele, só espero que não seja depois de anos de tortura e morte.
    Sei que é populista, mas gostava de interditar eventuais refugiados brasileiros que votem Bolsonaro os restantes são bem vindos, não sou xenófobo apenas anti-fascista, quem votou que grame o sr porco fascista até as ultimas consequências.

    • João…vai para a Venezuela! Lá certamente é o teu lugar.
      Quem é mais fascista que os comunas que mergulharam o Brasil na escuridão, se não o pt e a corja que o acompanha.
      Deves ser um daqueles antifascistas que saíram do armário depois do 25 de Abril. Antes de vomitar os teus pensamentos, experimenta a contar até 100…será que consegues?
      Eu também sou Português e sei falar, ler e escrever como deve ser, aprende corretamente a língua de Camões e de Eça

      • Concordo! Estes esquerdistas deveriam se mudar p Cuba ou Venezuela!! Mas não, eles querem continuar no Brasil para ajudar os esquerdistas a fazerem do Brasil uma Venezuela

  7. Ditadores são ditadores, eu acredito na democracia e sim foi depois do 25 de abril pois tenho menos de 40 anos, pode ir para as Filipinas que tem quem pense como o Sr. tenha uma boa tarde Sr. Bafiento

  8. Propaganda tipica da agenda de esquerda sul americana. E em Portugal cola melhor porque as pessoas conhecem o Brasil das novelas. O bolsonaro é liberal conservador. Se não sabem o que é, estudassem. À beira da ditadura esquerdista que faz os Brasileiros de bem viverem livres numa prisão, ele é um menino do coro. Procurem o canal de youtube “brasileirinhos” e tirem as conclusões!

  9. Os palermas de esquerda têm banalizado de tal forma chamar de racista, sexista, facista e demais “istas” que agora já ninguém quer saber. Até eu que sempre fui liberal já me mentalizei que de repente virei à extrema-direita, tal como muitos brasileiros desesperados com corrupção, bandidos e violência. Esses idiotas do politicamente correcto não percebem que chamar “istas” não é argumento e só pioram a situação. Pois bem, força Bolsonaro!

    • É triste ver um povo desesperado escolher entre os piores aquele que acha melhor isso já em si é muito mau. O que se passa no Brasil não é diferente doque se passa em Portugal. Por este andar vamos chegar lá. Numa altura o povo quer o fácil e barato NO BRASÍLI O LULA, em Portugal O Sócrates é o Costa. Depois no desemprego o Bolsaro ou o Salazar. Mas o Salazar morreu pobre e Sócrates está riquíssimo. Quando alguém incomoda A juíza procurador-geral corresse com ela. É assim o povo. Primeiro banquetia se com uns míseros tostões depois chora porque já não tem pão nem segurança. Brasil agora Portugal na primeira república. Meus amigos a história repete-se.

        • Não foi sempre assim. Como chegou o Hitler ao PODER? prefeita eleição democrática. Como chegou ao poder o TRUMP eleições. É quem foi responsável? claramente o povo que antes escolheu os oportunistas e incompetentes políticos. Atenção não me refiro ao Obama, mas a quantidade de oportunistas manipulados que estão no congresso. É cá como no Brasil é a mesma coisa. Que quantidade de gente que vive do trabalho onesto de alguns. O mal está no sistema político que favoresse os oportunistas dependentes das grandes organizações. Mas o povo é isso que quer. Umas migalhas. Por exemplo já alguém, do povo, se apercebeu quanto ganham as grades organizações com as dívidas dos países? Nem querem saber, os pseudo intelectuais de esquerda ou de direita até dizem que as dívidas não são para se pagar e os que querem pagar é pagam, o povo corre com eles – fernando Henrique e/ou Passos Coelho. É assim o povo quer o povo tem. É os que não concordam são analfabetos. No Brasil será que daquela quantidade de candidatos não havia alguém melhor que o capacho do Lula?

          • pior que não… tirando o amoedo e mais um outro que nem conhecidos são, todos os outros 5 ou seis candidatos ja foram ministros do lula naquelas geringonças manhosas que eles inventam por lá.
            o Bolsonaro foi apelidado de mito pela Midia e pelos politicos geringonceiros por isso mesmo porque não fazia parte do arco do poder e porque de certo nunca contaria com tempo de antena na globo folha de Sp Veja e etc.
            Só que a P… da internete Tramou a Geringoça Luleira. o Face o whatts o twetter, foram a Comunicação social do bolsonaro, e é isso que os ditadores de esquerda não conseguem ingolir, a democracia funcionar sem ser para a barriguinha deles.

    • O Teu querido Brasil está com muitas saudades tuas e do teu trabalho a favor da tua querida Nação por isso quanto mais depressa fores melhor para ti e para o teu sonho !!

    • Postei meus comentários e quero ver se este site vai deixar publicar! vou acompanhar! Vamos ver se advogam pela liberdade de expressão . Bolsonaro é a favor da imprensa LIVRE e o Lula e seus seguidores petistas fizeram de tudo para controlar a midia e a internet!! E vem falar de ditadura!!

  10. Para quem foi sempre um apaixonado pelo Brasil como eu, que segue o pais há mais de 20 anos, que tem Mulher Brasileira três filhas Brasileiras e muitos familiares e amigos no Brasil, era angustiante e penoso e principalmente revoltante ver Lula da Silva e o seu braço armado o MST retirarem Letra por Letra as palavras da bandeira daquele Grande País.
    ORDEM E PROGRESSO é o que Bolsonaro vai devolver aos Brasil.
    Só que, para os ” democratas bonzinhos amigos do povo e da democracia” Socialistas.
    ORDEM significa ter que OBEDECER a regras acabar com a anarquia e com a criminalidade, e isso vai colidir com os direitos humanos dos bandidos.
    E PROGRESSO significaria, acabar com a corrupção e reduzir o numero de mamões que vivem á custa do povo em congressos senados e parlamentos.
    Alem disso PROGRESSO SIGNIFICARIA TAMBEM, baixar a carga fiscal sobre as empresas que não pagam propinas para os corruptos.
    Mas LÀ como CÁ os socialistas enganam o povo com pão e circo e algumas “bolsas miséria” e vão continuando o seu ricalhaço banquete.
    POR ISS0…. 17 NELES!!!!

    • 17… o numero magico que poe os marxistas de cabeça perdida, os oportunistas com o cerebro a roda, os artistas com as mordomias a acabarem, e muitos petistas com as alguemas a chegarem por encomenta judicial ou entao atornezeleira. bendito 17.( e nao e pelo sr macedo que bolsonaro ganhara, pois dilma tambem teve o apoio desse sr)
      17…… é o que lula vai ter que engolir ao pequeno almoço do dia 1, o que hadad vai ter que aguentar a partir do dia 28 , a tonta da manuela davila vai ter que engolir a lingua….17 17 17 a dilma , wylnys,lindeberg, suplicy cabral filho, serney…e o resto da escoria a quem o povo ja retirou o voto e a confiança.

  11. O safado do lula ladrão e toda sua gangue é sim a ditadura do pseudo socialismo. Bando de corrupto e devastadores de um país grande e forte como o Brasil. Infelizmente pessoas desinformados defendem esta horda de desonestos. Pessoas que trocam seu voto por um pouco de dinheiro, uma galinha ou uma dentadura nova, estes sim é para ter misericórdia deles pois votam num novo hitler. Muita gente não gosta de trabalhar e fica esperando pelas caridades do governo. Ajuda de custo que financiaram o crime e as drogas. Isso tem tem de acabar. Fora lula e toda sua gangue. Eu voto em Bolsonaro. 17 NELES e lugar de luladrão é na cadeia.

  12. o jornalista tem razao quando diz que a eleiçao de bolsonar pode provocar uma ditadura……nos sabemos como funciona o polvo marxista, ainda por cima no brasil . os cofres do pt estao cheios de dinheiro roubado nas varias empresas publicas que os comunistas e aliados geriram e gerem ainda…. sabemos cmo sao capazes de provocar o caos nas ruas, pois instrumentalizam milhares de seguidores armados e completamente acefalos… galisi a presidente do pt ameaçou que se lula fosse preso queria sangue nas ruas e a desordem publica , agora que chega altura de dilma pimentel wylnys suplicy, lindeberg e outros que tais perderem o foro previligiado e serem caçados por crimes cometidos vao tentar a todo o custo que a democracia no brasil nao aguente …e que paire a ditadura…….mas graças a deus a bolsonaro e as redes sociais, os brasileiros estao a abrir os olhos e a deixar de acreditar nos que destroçaram a economia e os bens do brasil. o receio da ditadura e real…. mas provocada pelos bandidos da 1 e da 2 e da 3 e da 4 internacional.

RESPONDER

Bill Gates é o homem mais admirado do mundo. Ronaldo também está na lista

O cofundador da Microsoft já não é o homem mais rico do mundo, mas continua a ser o mais admirado. Cristiano Ronaldo é o 7.º. Na semana passada, Bill Gates perdeu o lugar que ocupava há …

Volvo vai chamar à oficina mais de 500 mil carros até ao fim do ano

O problema detetado no motor dos carros poderá afetar os automóveis a diesel de quatro cilindros, construídos entre 2014 e 2019, nas marcas V40, o V60, V70, S80 e XC60. A Volvo retirou cerca de 70 …

A baunilha é mais cara do que a prata (e há já quem mate pelo "ouro verde")

A baunilha, que era vendida em 2015 por cerca de 90 euros o quilograma, disparou no ano passado para 535 euros, ultrapassando assim o valor da prata. Esta subida que quase sextuplicou o valor da …

"Nova Expo". 300 milhões para requalificar zona ribeirinha entre Pedrouços e Cruz Quebrada

O projeto que vai requalificar a zona ribeirinha entre Pedrouços e Cruz Quebrada conta com um investimento de 300 milhões de euros. À zona ocidental de Lisboa já lhe chamam de "nova Expo". A zona ribeirinha …

Descoberta imensidão de tesouros arqueológicos ao largo da Galiza. São mais de 1.600 objetos

Trabalhos de arqueologia subaquática ao largo das costas galegas permitiram descobrir nas últimas três décadas um total de 1600 objetos arqueológicos. As peças afundaram-se ao longo dos séculos durante inúmeros naufrágios e ali se foram acumulando. …

27 anos depois, Clã anunciam saída de dois elementos

Mais de um quarto do século após a sua formação, a banda do Porto vê dois dos seus elementos fundadores partirem. Os Clã anunciaram a saída de dois dos seus elementos através de um comunicado publicado …

Reduzir o uso de ar condicionado pode ajudar a salvar vidas

Há muitas pessoas a precisar da ajuda preciosa do ar condicionado para sobreviver a temperaturas cada vez mais altas. Contudo, aquele que pensamos ser o nosso maior aliado pode ser, na verdade, o nosso pior …

Porto vai ter policiamento gratificado em "zonas particularmente sensíveis"

Rui Moreira diz que nos últimos 20 anos não houve investimento na polícia e afirma que o espaço público "não pode ser apropriado por gangues". O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, anunciou esta segunda-feira …

Altos níveis de ferro associados a um menor risco de doença cardíaca

Diferentes níveis de ferro podem ter efeitos dispares na nossa saúde. Uma equipa de cientistas descobriu uma associação entre altos níveis de ferro e um menor risco de doença cardíaca. A tarefa não foi propriamente fácil …

Quénia. Ministro das Finanças preso por suborno e fraude

O Ministro das Finanças do Quénia, Henry Rotich, e vários funcionários do seu ministério foram presos esta segunda-feira por suborno e fraude num projeto de construção de duas barragens que envolve milhões de dólares. Em declarações …