/

Governo vai criar bolsa com 18.660 casas para renda acessível

O Governo vai criar uma bolsa com 18.660 imóveis, atualmente devolutos, que serão destinados ao Programa de Arrendamento Acessível.

De acordo com a edição desta quarta-feira do jornal Público, o Governo quer criar uma bolsa com 18.660 imóveis atualmente devolutos, que serão destinados ao Programa de Arrendamento Acessível, que arrancou em julho do ano passado.

O diário avança que os imóveis serão selecionados pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) e alguns poderão ser destinados às autarquias. O investimento público ascende a 2.300 milhões de euros.

Palácios, antigos conventos, moradias, terrenos, quintas, apartamentos e blocos de apartamentos, atualmente devolutos, integram a lista de imóveis que serão reabilitados e destinados ao arrendamento acessível. Segundo o Público, já foram identificados 18.660, dos quais pelo menos 20% deverão ser transferidos para as autarquias ou entregues a parcerias público-comunitárias.

O Governo encarregará o IHRU de constituir esta bolsa, que contribuirá para o reforço do parque habitacional público.

A bolsa prevê um investimento direto do Estado a rondar os 1.700 milhões de euros, aos quais se somarão outros cerca de 600 milhões das autarquias ou entras entidades. O diploma, que está a ser preparado, aguarda aprovação no Conselho de Ministros.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.