Bofetadas de João Soares eram apenas metáforas ligeiras

Manuel de Almeida / Lusa

O ex-ministro da Cultura, João Soares

João Soares, ex-ministro da Cultura, diz que deixou o cargo para não prejudicar o governo, considerando que as “bofetadas” que prometeu a dois cronistas são “uma metáfora do mais ligeiro que é possível”.

As declarações foram feitas pelo actual deputado do PS na sua primeira entrevista, na RTP3, após a sua demissão do cargo de ministro da Cultura.

João Soares demitiu-se na sequência do polémico caso das bofetadas que prometeu, num post no seu Facebook, ao sociólogo Augusto M. Seabra e ao historiador Vasco Pulido Valente.

Na entrevista, João Soares diz que o “surpreendeu a reacção” ao seu texto no Facebook, considerando que a referência às bofetadas não passou de “uma metáfora do mais ligeiro que é possível”.

O antigo ministro ainda disse que foi “inacreditável” o mediatismo que o caso teve na comunicação social, realçando que se demitiu para não prejudicar o governo e pelo seu “desapego do poder”.

“Gostava muito de estar a trabalhar no Ministério da Cultura, mas sou um homem desapegado do poder. No momento em que senti que podia estar a prejudicar o Governo, saí”, diz Soares.

O ex-ministro garante que António Costa não o forçou a demitir-se. “Devo dizer-lhe uma coisa: o primeiro-ministro nunca me pôs a questão de eu me dever demitir”.

ZAP

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. O palhaço João Soares gosta muito de brincar. Claro está palhaço, aqui no sinto figurado, de alguém muito bem disposto e brincalhão. Sinceramente.

  2. Já tinha ouvido chamar à bofetada outros nomes, tais como: chapada, lambada, lampana, bulatada, pastilha, galheta, bilhete, bolacha, bolachada, estampilha e, até, sorvete, sardinha, sarda e solha, mas nunca metáfora. Certamente aprendizagem do tempo em que o paizinho, Mário Sempre Fixe Soares lhas aplicava. Metaforicamente falando, claro.

  3. Pois foi pena de facto o senhor Soares não ter continuado como ministro da cultura porque à bofetada ele poria muita coisa no lugar que neste país vai mal e muito por culpa dos seus camaradas.

  4. Quando uma ameaça de agressão descamba para o ridículo, a única explicação que o cobarde encontra, é dizer que tudo não passava de uma metáfora.
    Nem diz o que sabe, nem sabe o que diz!
    Reles politiqueiro…

  5. Está a escapar ao comentário uma subtileza do gene soarista no tratamento da difícil questão entre o sentido literal e o sentido figurado: é a ‘extrema ligeireza’ que ele atribui à metáfora escolhida para designar o elevado debate intelectual a que se propunha, no instante em que encontrasse os seus estimados interlocutores. O que acrescenta nova ambiguidade pelas areias movediças abaixo: refere-se ele à ligeireza do acto de metaforizar, seguida da ligeireza de voar do governo para fora, ou ao conteúdo ligeiríssimo de esbofetear teoricamente os seus concidadãos, sabido que é que ‘o português é uma língua muito traiçoeira’?

RESPONDER

Cientistas explicam porque trabalhar à noite faz mal aos intestinos

As pessoas que trabalham à noite têm mais probabilidades de desenvolver inflamações intestinais, porque há células que contribuem para a saúde intestinal que deixam de receber informações vitais do cérebro, indica um estudo divulgado esta …

Marinha dos EUA admite que vídeos de OVNI's são verdadeiros (e não era suposto ninguém saber)

A Marinha dos EUA confirmou que imagens de OVNIs que surgiram nos últimos anos são reais e que nunca pretenderam que o vídeo fosse visto pelo público. As imagens que apareceram pela primeira vez online em …

O Pólo Norte vai ter um hotel de luxo (iluminado pelas auroras boreais)

https://vimeo.com/360873720 O hotel "mais a norte do mundo" só existirá durante um mês e o glamping de luxo será para muito poucos: o custo é de 95 mil euros por pessoa por três dias. Em 2020, o …

Whitney Houston vai regressar aos palcos (em holograma)

Whitney Houston vai "regressar" aos palcos, em formato holograma. Foi anunciada uma digressão da cantora por várias salas do Reino Unido, em 2020. Os planos para uma digressão de holograma de Whitney Houston têm sido discutidos …

Victor Vescovo diz que chegou ao ponto mais profundo dos oceanos. James Cameron não concorda

James Cameron levantou dúvidas sobre as recentes declarações de Victor Vescovo sobre ter quebrado o recorde do mergulho mais profundo no oceano, dizendo que o empresário não pode ter descido mais, uma vez que não …

Par de patinadores no gelo mais medalhado de sempre anuncia fim da carreira

Os canadianos Tessa Virtue e Scott Moir, o par de patinadores no gelo mais medalhado da história do olimpismo, anunciaram esta quarta-feira o fim da carreira. “Olá a todos. Temos novidades para todos os que nos …

Elon Musk é o líder mais inspirador da tecnologia da atualidade

Elon Musk foi nomeado o líder mais inspirador no setor da tecnologia, de acordo com um estudo publicado pela Hired, uma plataforma para contratação de pessoal em 14 cidades em todo o mundo. O estudo, chamado …

De portas abertas para quem precisa. Frigoríficos solidários crescem em Paris

A Cantina do 18.º bairro parisiense foi o primeiro espaço deste projeto solidário, inaugurado há dois anos. Atualmente existem 38 restaurantes em França que acolhem os frigoríficos solidários. Em dois anos, o projeto dos frigoríficos solidários …

Imigrante do Bangladesh em Itália encontra e devolve carteira com 2 mil euros

Mossan Rasal, um bangladeshiano de 23 anos que vive em Roma, encontrou na rua uma carteira com dois mil euros, documentos de identificação, cartões de crédito, carta de condução. Em vez de retirar o dinheiro e …

Austrália conclui que China foi responsável por ciberataque ao parlamento

A agência de inteligência cibernética da Austrália (ASD) concluiu que a China foi a responsável por um ataque informático, no início deste ano, contra o parlamento nacional. Os serviços de inteligência australianos (Australian Signals Directorate) concluíram …