João Soares promete “bofetadas” a Augusto M. Seabra e Vasco Pulido Valente

oscepa / Flickr

João Soares

João Soares

João Soares reagiu esta quinta-feira a um artigo de Augusto M. Seabra publicado ontem no Público prometendo “bofetadas” ao crítico do jornal e ainda a Vasco Pulido Valente.

O ministro da Cultura não gostou do que escreveu o fundador do jornal Público e resolveu usar o Facebook para lhe responder.

No post, João Soares oferece “um par de bofetadas” a Augusto M. Seabra, ameaçando também Vasco Pulido Valente.

A reação do ministro da Cultura foi publicada no Facebook esta quinta-feira, às 6h12.

“Em 1999 prometi-lhe publicamente um par de bofetadas. Foi uma promessa que ainda não pude cumprir. Não me cuzei com a personagem, Augusto M. Seabra, ao longo de todos estes anos. Mas continuo a esperar ter essa sorte. Lá chegará o dia. Ele tinha, então, bolsado sobre mim umas aleivosias e calunias. Agora volta a bolsar, no “Publico”. É estória de “tempo velho” na cultura. Uma amiga escreveu: “vale o que vale, isto é: nada vale, pois o combustível que o faz escrever é o azedume, o álcool e a consequente degradação cerebral. Eis o verdadeiro vampiro, pois alimenta-se do trabalho (para ele sempre mau) dos outros.”
Estou a ver que tenho de o procurar, a ele e já agora ao Vasco Pulido Valente, para as salutares bofetadas. Só lhes podem fazer bem. A mim também.”

“‘Tempo velho’ na Cultura”

Soares reagiu assim ao artigo publicado no Público de quarta-feira pelo colunista e crítico Augusto M. Seabra, com o título “‘Tempo velho’ na Cultura“.

No artigo de opinião, Augusto M. Seabra começa por dizer que “a nomeação de João Soares para ministro da Cultura foi uma surpresa que permanece inexplicável já que passados quatro meses não afirmou uma linha de ação política, tão só um estilo de compadrio, prepotência e grosseria”.

Augusto M. Seabra classifica João Soares como um “derrotado nato – perdeu as eleições autárquicas em Lisboa e em Sintra e para secretário-geral do PS – mas também um caso de obstinação”.

“Que um governante se rodeie de pessoas de confiança é óbvio. Mas no caso do gabinete de Soares trata-se de uma confraria de socialistas e maçons”, acusa o sociólogo e cronista, acrescentando mais adiante que “a isto se chama amiguismo, o gesto mais clamoroso sendo a nomeação de um velho apparatchik, Elísio Summavielle, para o CCB, em lugar de António Lamas”.

Augusto M. Seabra afirma que o ministro da Cultura “quer dar nas vistas pegando em questões controversas que se arrastam”, apontando como exemplo o caso das obras de Miró, e conclui que “o tão badalado ‘tempo novo’ é na cultura apenas o ‘tempo velho’ dos hábitos socialistas“.

Desde o início do mandato, há seis meses, João Soares já se envolveu numa polémica pública com o então diretor do CCB, António Lamas, ao defender no Parlamento que deveria demitir-se imediatamente.

António Lamas acabou por sair mas lançou o debate sobre o modo escolhido pelo ministro da Cultura para criticá-lo e afastá-lo por discordar do projeto do eixo Belém-Ajuda e entendia que teria de ser antes debatido com a Câmara de Lisboa.

João Soares não esclarece diretamente a ofensa de Vasco Pulido Valente, mas o historiador e cronista tinha escrito no início de março que não tinha “qualquer respeito nem como homem, nem como político” por João Soares.

Pedidos de demissão

Um dos vice-presidentes da bancada parlamentar do PSD, Sérgio Azevedo, recorreu ao Facebook para pedir a demissão do ministro da Cultura.

“Um ministro (sim com m pequeno, minúsculo) que promete “bofetadas” a um crítico, para além de ser um tipo pequenino, só tem um caminho: a demissão!”, escreveu o deputado.

Também Duarte Marques, deputado do PSD e antigo presidente da JSD, defendeu outra resposta a dar a João Soares: “A melhor forma de reagir não é pedir a demissão ou responder na mesma moeda mas sim partilhar este artigo e fugir à mordaça”.

À esquerda também já há críticas ao ministro da cultura. Daniel Oliveira, ex-dirigente do Bloco de Esquerda, escreveu no Facebook que “um ministro que ameaça fisicamente quem o critica não pode ser ministro“.

“Depois deste post João Soares tem de se demitir, António Costa tem de se demarcar desta ofensa à democracia e os partidos que sustentam o governo têm de ser muitíssimo claros. Não há inimputáveis em política e se permitimos que a ameaça física passe a ser a forma dos governos reagirem à crítica tudo é possível”, afirmou o comentador.

João Soares, que utiliza o Facebook com frequência para dar a conhecer o seu dia-a-dia e alguns programas culturais, já tem nesta publicação mais de 400 comentários, 650 partilhas e quase 400 reações.

Contacto pela TSF, João Soares recusou comentar devido ao Conselho de Ministros que estava a começar, remetendo comentários para mais tarde.

ZAP

PARTILHAR

17 COMENTÁRIOS

  1. Alguém passa cartuxo ao que diz o barrileiro do sÓ ares junior? Quem se arrisca a levar nas trombas é ele, porque portugueses com vontade de lhe afiambrar não faltam.

    • A cara dele os Portugueses conhecem a tua tromba não. tem cuidado não vão eles querer vê-la pendurada nos ganchos de algum talho.

  2. Também fiquei com a ideia que o cargo que o actual 1º.Ministro entregou a João Soares me pareceu mais um atendimento,tipo favôr,a um conceituado senhor,que ainda pensa ser “dono disto tudo” …

  3. Um grosseiro, um tipo sem estrutura mental para ser ministro e, muito menos , da cultura.
    Fosse eu o crítico e o Vasco Pulido Valente e era eu que lhe dava nas bochechas.
    Esta família Soares acha-se a dona disto tudo: demite na praça pública o Director do CCB, põe o filhinho na CML, pagamos as fundações do papá e da mamã e por aí adiante.

    Não fosse a maçonaria este tipo nem para coveiro servia.Uma tristeza esta gente que governa o país com este tipo de atitudes de prepotência, de laxismo, de amiguismo, servindo-se do Estado em vez de servir o Estado E ainda costuma falar em ética este bandalho…Francamente Soares vá cuidar das fundações do papá e da mamã e deixe os portugueses em paz.

    • Quando falares em maçonaria, favores, e outras porcarias não te esqueças de mencionar os teus. durão barroso filho, o gajo das secretas, o gajo que chefia o grupo de piratas que o teu dono tem na assembleia, o teu dono o competentissimo fulano que fez vazas de primeiro ministro desconhecendo que um país ( já incluido ministros e toda a trupe que lhes deu cobertura no desgoverno 2011-2016) vive de impostos. quanto a fundações queres mais que a fundação carneiro que que já teve mais comissões de inquérito que buracos tem uma flauta etc.etc……….

  4. J.S. julga-se um Quixote mas não passa de um Sancho Pança rasca. Não vê que o tempo das bengaladas passou há muito e felizmente para ele pois arriscava-se a que lhe apertassem as bochechas.

  5. O junior quezilento sabe bem a quem ameaça dar bofetadas. Esperamos para vêr ele oferecer as ditas a personagens do calibre dele . com ‘calibre’ quero dizer corpulencia, barriga, bochechas, sei lá …

  6. Este individuo herdou, sem dúvida, os tiques do pai. Estes individuos julgam-se donos disto tudo, sendo que se governaram, fazendo querer que tudo fizeram para governar o povo. Realmente Julgam-se ininputáveis perante a lei, tudo podem. Será que ninguém lhes põe os pés no rabo?

  7. Então o jornalista pode fazer as acusações que quiser e lhe apetecer e o Pulido valente dizer também o que lhe dá na gana acerca do ministro, quer se goste dele ou não, e o homem não pode reagir? Se lhes espetar uma série de bofetadas talvez meçam melhor o que dizem em público! O facto de não se gostar de um político não lhes dá o direito de fazerem acusações que querem só porque têm acesso a um meio público difusor de notícias ou reportagens. Uma sessão de pancadaria até que dava um espectáculo animador nesta modorra em que vivemos!Não sou, nunca fui, nem serei maçon ou opus dei, mas que eu saiba vivemos numa sociedade livre e cada um pertence ao que quer, desde que não seja ilegal! Não simpatizando particularmente com este senhor, continuo a pensar que quem não se sente não é filho de boa gente, e se o homem ameaça com uns tabefes, há duas hipóteses; ou queixam-se à autoridade ou respondam do mesmo modo. Espetem-lhe uma dúzia de estalos. Estaremos cá para ver e nem temos de pagar bolhete de entrada!!!LOL

    • Sinto-me ofendido com o que o senhor disse.
      Porque há quem na minha família tenha morrido a lutar pela liberdade.
      Há quem tenha morrido a defender a ideia de que a liberdade de expressão, quando excedida, se discute no tribunal.
      Há quem tenha morrido para acabar com as PIDES e KGB que nos amordaçavam.
      Há quem ainda morra hoje a tiro por fazer cartoons.

      Por isso tudo, sinto-me muito ofendido com o que o senhor disse.
      E portanto, dê-me lá a sua morada, para eu lhe ir a casa dar umas bofetadas, para ver se o senhor mede melhor o que escreve em público.

  8. Neste governo foram sem duvida alguma. escolhidos alguns dos maiores idiotas parar ocupar os lugares de ministro. Este sem duvida é o MAIOR.

  9. Tal pai tal filho! Mas na prática parece um pouco uma certa cultura socialista pelo menos praticada por alguns deles, esse rapazola Galamba a quem entregaram o cargo penso que de porta-voz do partido também se anda a salientar um pouco, estranhei de facto a pasta da cultura ter sido entregue a um personagem tipo bruta montes mas como é filho do senhor Soares que por acaso em boa hora o devem ter mandado calar pois já eram demasiado as baboseiras que vinham a público, nada a estranhar, também o senhor César já arranjou lá no partido um tachinho para o seu filhote, muito bem, fica tudo em família, na oposição quantas horas de antena passariam os partidos de esquerda a debater estes assuntos caso fossem com outro governo.

  10. Este tipo é a negação da democracia e da liberdade de pensamento. Claramente não tem competência para ocupar o cargo que ocupa e só está lá como paga de favores e para distribuir cargos pelos amigos do costume. Fora com esse ditador disfarçado de democrata. Ainda por cima incompetente. O primeiro ministro anda a dormir, para permitir isto sem demitir o ministro? Num país decente esta espécie de ministro da cultura que tem mais de analfabeto e de brutamontes do que de pessoa de cultura seria obrigado a demitir-se.

  11. Como é que este “fulano” ocupa o cargo de ministro da cultura? Pelo facto de ter um pai chamado Mário Soares?
    Quando é que é demitido?
    Nunca conseguiu carreira política por mérito, foi notícia por um acidente em Angola que envolveu diamantes…
    Serão necessários mais comentários para quem é perspicaz?

RESPONDER

Morreu Sindika Dokolo, marido de Isabel dos Santos

O empresário Sindika Dokolo faleceu, nesta quinta-feira, no Dubai, aos 48 anos de idade, durante a prática de mergulho. A morte do empresário de origem congolesa já foi confirmada à Lusa por uma fonte ligada à …

Lagostins autoclonados invadiram (e conquistaram) um cemitério na Bélgica

Um cemitério na Bélgica foi completamente invadido por lagostins marmoreado. De acordo com o Instituto Flamengo para Pesquisa da Natureza e da Floresta (INBO), a espécie representa uma grande ameaça para a biodiversidade local. Segundo o …

Benfica 3-0 Standard Liège | “Águia” voa de forma imperial

A noite foi de festa no Estádio da Luz para os cerca de 4875 espectadores – 7,5% por cento da lotação – que se deslocaram ao reduto dos “encarnados” esta quinta-feira. O Benfica venceu por 3-0 …

Urnas abertas no Minecraft. Servem para ensinar os jovens a votar nas eleições

A organização não partidária e sem fins lucrativos Rock the Vote e a empresa criativa Sid Lee uniram-se para criar um servidor de "casa de votação" no popular jogo Minecraft antes das eleições presidenciais de …

Zorya Luhansk 0-2 Braga | “Nota artística” em triunfo minhoto

Dois jogos, duas vitórias para o Sporting de Braga no Grupo G da Liga Europa. Uma entrada de rompante em jogo, com dois golos espectaculares nos primeiros 11 minutos, permitiram aos “arsenalistas” controlar e lidar …

Amostra de ADN desvenda homicídio cometido há quatro décadas

Uma amostra de ADN, colhida de um norte-americano da Carolina do Sul após este ser detido por apontar uma arma, permitiu às autoridades desvendar um caso antigo, identificando-o como principal suspeito do homicídio de uma …

Investigadores portugueses criam simuladores para treinar médicos à distância

Investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) desenvolveram, durante o confinamento, um método para os estudantes treinarem para cenários de emergência sem saírem de casa. Em declarações à Lusa, Carla Sá Couto, do …

Restam apenas dois rinocerontes brancos do norte (mas há uma esperança para salvar a espécie)

Com a morte do último macho em 2018, o rinoceronte branco do norte chegou ao ponto em que não pode ser salvo naturalmente. Com apenas duas fêmeas restantes, a subespécie é agora tida como oficialmente …

Há uma região na América do Norte sem qualquer caso de covid-19. Tem a dimensão do México

Nunavut, uma região localizada no norte do Canadá, continua sem registar nenhum caso de covid-19. A receita para o sucesso tem vários ingredientes, mas as caraterísticas especiais da região e as medidas rígidas tomadas logo …

Site da campanha de Trump foi alvo de ataque. Hackers "fartaram-se das fake news"

O website oficial da campanha presidencial de Donald Trump foi alvo de um ataque informático que o deixou temporariamente desfigurado na noite desta quarta-feira. Os hackers responsáveis substituíram o habitual conteúdo por uma mensagem normalmente utilizada …