Boeing vai reduzir produção mensal do modelo 737

A Boeing anunciou nesta sexta-feira que vai reduzir a sua produção mensal de aviões da linha 737 após dois recentes e mortais acidentes envolvendo o modelo 737 MAX.

A gigante aeroespacial americana planeia produzir a partir de meados de abril 42 aparelhos 737 por mês, menos dez que a escala atual. A Boeing também anunciou a instalação de uma comissão que examinará as políticas de design e desenvolvimento dos seus aviões.

Imediatamente após o anúncio, as ações do grupo caíram 1,6% nas negociações posteriores ao fecho de Wall Street.

O chefe-executivo da empresa, Dennis Muilenburg, descreveu como temporária a redução da produção e disse que não afetará nem os postos de trabalhos nem outros programas relacionados aos aparelhos 737. “Estamos a coordenar com os nossos clientes enquanto trabalhamos para mitigar o impacto deste ajuste”, informou o executivo através de um comunicado.

A Boeing manteve a produção do 737 desde o acidente de 10 de março com a aeronave da Ethiopian Airlines que deixou 157 mortos, o segundo envolvendo este modelo nos últimos cinco meses, depois de um avião da Lion Air cair em outubro com 189 pessoas a bordo da aeronave.

Os pilotos do voo ET302 da Ethiopian Airlines terão seguido o protocolo de emergência da Boeing para o 737 MAX 8. Porém, não conseguiram recuperar o controlo da aeronave. Os oficiais de voo apagaram o sistema de estabilização automática (MCAS) quando perceberam que isso fez com que o avião baixasse o nariz depois de descolar.

Os pilotos usaram um manual para tentar estabilizar o controlo da máquina, mas quando perceberam que a tentativa não dava o resultado esperado, reativaram o MCAS. Ao fazer isso, a aeronave continuou a curvar-se para o seu ângulo de ataque, despenhando-se.

Na semana passada, a Boeing apresentou uma alteração do software e do treino para pilotos do 737 MAX. A fabricante de aviões norte-americano apresentou à imprensa internacional e ao setor várias alterações no 737 MAX, de forma a restabelecer a confiança neste modelo.

Na apresentação, que decorreu na fábrica da Boeing em Renton, no Estado de Washington, no noroeste dos Estados Unidos, a multinacional norte-americana prometeu “fazer de tudo” para evitar acidentes de dimensões tão trágicas. A divulgação do balanço financeiro da companhia está previsto para 24 de abril.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

A Via Láctea pode estar cheia de "Terras" (com oceanos e continentes)

Uma equipa de investigadores da Universidade da Dinamarca acredita que a Via Láctea pode estar cheia de planetas semelhantes à Terra, com oceanos e continentes. Há muito tempo que os astrónomos vasculham o vasto Universo na …

Podem as leis da Física refutar a existência de Deus?

Se existe um Deus que criou todo o universo e todas as leis da Física, Deus segue as suas próprias leis? Ou pode Deus substituir as suas leis, como viajar mais rápido do que a …

Covid-19. Perda de olfato e paladar pode durar até cinco meses

A perda dos sentidos do olfato e do paladar pode durar até cinco meses depois da infeção por covid-19, segundo um estudo preliminar dado a conhecer esta terça-feira, sendo os resultados definitivos apresentados em abril, …

Na Florida, duas mulheres disfarçaram-se de idosas para serem vacinadas contra a covid-19

Na Florida, duas mulheres disfarçaram-se de idosas para conseguirem receber a segunda dose da vacina contra a covid-19, mas foram "apanhadas". De acordo com a CBS News, duas mulheres foram "apanhadas" a tentar obter as segundas …

O Rei Leão. Teoria que nasceu no TikTok sugere que Mufasa foi vítima de canibalismo

Christian Jones, um fã do filme de animação O Rei Leão, partilhou no TikTok uma teoria intrigante sobre a história da Disney. No filme O Rei Leão, o leão patriarca Mufasa é assassinado e substituído pelo seu …

Gérard Depardieu indiciado por violação e agressão sexual

Gérard Depardieu foi acusado de "violação" e "agressão sexual" de uma jovem atriz e bailarina em Paris, atos que terão ocorrido nos dias 7 e 13 de agosto de 2018. O ator francês Gérard Depardieu foi …

Uma experiência artística imersiva. Abriu em Las Vegas um supermercado psicadélico

A mercearia mais excecional dos Estados Unidos já abriu. O Omega Mart baseia-se numa experiência artística imersiva, criada pela empresa de artes e entretenimento Meow Wolf, e está agora oficialmente aberto no complexo de artes …

A imensa erupção do Etna surpreendeu até quem estuda vulcões

Há mais de uma semana que o vulcão Etna tem vindo a expelir lava, cinzas e rochas vulcânicas. Aquele que é considerado o vulcão mais ativo da Europa foi o protagonista dos últimos dias na …

Fotógrafo descobre raro pinguim amarelo na Geórgia do Sul

O pinguim amarelo foi fotografado na Geórgia do Sul, em dezembro de 2019, e as fotografias do animal estão agora a correr o mundo. Especialistas estão divididos sobre a causa desta condição rara. Este raro pinguim …

Portugal em destaque na Reuters. "Enfermeiros querem salários, não aplausos"

"Exaustos na luta contra a covid-19, enfermeiros portugueses querem salário, não aplausos." Este é o título da peça da Reuters, publicada esta quarta-feira. Correspondentes da agência Reuters traçaram o cenário vivido atualmente pelos enfermeiros portugueses, que …