Boeing vai reduzir produção mensal do modelo 737

A Boeing anunciou nesta sexta-feira que vai reduzir a sua produção mensal de aviões da linha 737 após dois recentes e mortais acidentes envolvendo o modelo 737 MAX.

A gigante aeroespacial americana planeia produzir a partir de meados de abril 42 aparelhos 737 por mês, menos dez que a escala atual. A Boeing também anunciou a instalação de uma comissão que examinará as políticas de design e desenvolvimento dos seus aviões.

Imediatamente após o anúncio, as ações do grupo caíram 1,6% nas negociações posteriores ao fecho de Wall Street.

O chefe-executivo da empresa, Dennis Muilenburg, descreveu como temporária a redução da produção e disse que não afetará nem os postos de trabalhos nem outros programas relacionados aos aparelhos 737. “Estamos a coordenar com os nossos clientes enquanto trabalhamos para mitigar o impacto deste ajuste”, informou o executivo através de um comunicado.

A Boeing manteve a produção do 737 desde o acidente de 10 de março com a aeronave da Ethiopian Airlines que deixou 157 mortos, o segundo envolvendo este modelo nos últimos cinco meses, depois de um avião da Lion Air cair em outubro com 189 pessoas a bordo da aeronave.

Os pilotos do voo ET302 da Ethiopian Airlines terão seguido o protocolo de emergência da Boeing para o 737 MAX 8. Porém, não conseguiram recuperar o controlo da aeronave. Os oficiais de voo apagaram o sistema de estabilização automática (MCAS) quando perceberam que isso fez com que o avião baixasse o nariz depois de descolar.

Os pilotos usaram um manual para tentar estabilizar o controlo da máquina, mas quando perceberam que a tentativa não dava o resultado esperado, reativaram o MCAS. Ao fazer isso, a aeronave continuou a curvar-se para o seu ângulo de ataque, despenhando-se.

Na semana passada, a Boeing apresentou uma alteração do software e do treino para pilotos do 737 MAX. A fabricante de aviões norte-americano apresentou à imprensa internacional e ao setor várias alterações no 737 MAX, de forma a restabelecer a confiança neste modelo.

Na apresentação, que decorreu na fábrica da Boeing em Renton, no Estado de Washington, no noroeste dos Estados Unidos, a multinacional norte-americana prometeu “fazer de tudo” para evitar acidentes de dimensões tão trágicas. A divulgação do balanço financeiro da companhia está previsto para 24 de abril.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

O monumento mais alto do cemitério de Nova Orleães conta uma história de vingança e mesquinhez

Com 24 metros de altura, o Monumento Moriarty é o mais alto no cemitério Metairie de Nova Orleães, nos Estados Unidos. A sua construção conta uma história de mesquinhez: o memorial foi uma desculpa para …

FBI detém membro de um dos mais perigosos e lucrativos grupos de hackers

O FBI deteve recentemente um alegado membro de um dos mais temidos grupos de piratas informáticos do mundo, conhecido como Fin7. O grupo é suspeito de ataques informáticos que levaram a uma receita ilícita estimada em …

Artista gráfico faz reconstrução facial de Henrique VII de Inglaterra

Um artista gráfico fez uma reconstrução ultrarrealista de Henrique VII, Rei de Inglaterra entre 1485 e 1509. De acordo com o site Live Science, Matt Loughrey produziu a imagem de Henrique VII a partir da sua …

Marcelo promulga diploma que permite festa do Avante! (mas deixa recados ao Governo)

O Presidente da República promulgou, esta terça-feira, o diploma do parlamento sobre proibição de festivais e espetáculos de natureza análoga até 30 de setembro devido à covid-19, mas com reparos sobre "a garantia do princípio …

Governo italiano vai contratar 60 mil pessoas para vigiar distanciamento social

O Governo italiano vai contratar "assistentes cívicos" para garantir que os cidadãos cumprem o distanciamento social. Depois de mais de dois meses confinados nas suas casas para conter a propagação do coronavírus, os italianos começaram a …

Rio volta a admitir que PSD viabilize Orçamento Suplementar do Governo

O presidente do PSD afirmou hoje que viabilizará ao Governo uma proposta de Orçamento Suplementar, "como tudo indica que é", que proceda à adaptação de medidas a tomar até ao final do ano para o …

J.K. Rowling anuncia novo livro infantil a ser publicado gratuitamente online

A escritora britânica J.K. Rowling, autora da saga "Harry Potter", vai publicar um novo livro infantil, intitulado "The Ickabog", um conto de fadas que será disponibilizado 'online', gratuitamente e em formato de série, a partir …

Empresa portuguesa cria cabine que faz desinfeção total em 25 segundos

A Starmodular, uma empresa com sede em Belmonte, distrito de Castelo Branco, criou um sistema destinado a espaços abertos ao público que permite a desinfeção total em 25 segundos para evitar a propagação da Covid-19, …

TAP duramente criticada por marginalização do Norte. Rio fala em "empresa regional"

Rui Rio foi apenas uma das várias vozes que criticaram o novo plano de voo da TAP, em que a maioria das ligações repostas são de Lisboa. Marcelo Rebelo de Sousa também demonstrou a sua …

Teatros e cinemas podem reabrir, mas com um lugar de intervalo

Teatros, salas de espetáculos e cinemas podem reabrir com todas as filas ocupadas e um lugar de intervalo entre os espetadores, que serão obrigados a usar máscara. Teatros, salas de espetáculos e cinemas podem reabrir, a …