Boeing vai reduzir produção mensal do modelo 737

A Boeing anunciou nesta sexta-feira que vai reduzir a sua produção mensal de aviões da linha 737 após dois recentes e mortais acidentes envolvendo o modelo 737 MAX.

A gigante aeroespacial americana planeia produzir a partir de meados de abril 42 aparelhos 737 por mês, menos dez que a escala atual. A Boeing também anunciou a instalação de uma comissão que examinará as políticas de design e desenvolvimento dos seus aviões.

Imediatamente após o anúncio, as ações do grupo caíram 1,6% nas negociações posteriores ao fecho de Wall Street.

O chefe-executivo da empresa, Dennis Muilenburg, descreveu como temporária a redução da produção e disse que não afetará nem os postos de trabalhos nem outros programas relacionados aos aparelhos 737. “Estamos a coordenar com os nossos clientes enquanto trabalhamos para mitigar o impacto deste ajuste”, informou o executivo através de um comunicado.

A Boeing manteve a produção do 737 desde o acidente de 10 de março com a aeronave da Ethiopian Airlines que deixou 157 mortos, o segundo envolvendo este modelo nos últimos cinco meses, depois de um avião da Lion Air cair em outubro com 189 pessoas a bordo da aeronave.

Os pilotos do voo ET302 da Ethiopian Airlines terão seguido o protocolo de emergência da Boeing para o 737 MAX 8. Porém, não conseguiram recuperar o controlo da aeronave. Os oficiais de voo apagaram o sistema de estabilização automática (MCAS) quando perceberam que isso fez com que o avião baixasse o nariz depois de descolar.

Os pilotos usaram um manual para tentar estabilizar o controlo da máquina, mas quando perceberam que a tentativa não dava o resultado esperado, reativaram o MCAS. Ao fazer isso, a aeronave continuou a curvar-se para o seu ângulo de ataque, despenhando-se.

Na semana passada, a Boeing apresentou uma alteração do software e do treino para pilotos do 737 MAX. A fabricante de aviões norte-americano apresentou à imprensa internacional e ao setor várias alterações no 737 MAX, de forma a restabelecer a confiança neste modelo.

Na apresentação, que decorreu na fábrica da Boeing em Renton, no Estado de Washington, no noroeste dos Estados Unidos, a multinacional norte-americana prometeu “fazer de tudo” para evitar acidentes de dimensões tão trágicas. A divulgação do balanço financeiro da companhia está previsto para 24 de abril.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Tão lentamente quanto humanamente possível". Site simula como era usar a Internet nos anos 90

Se é jovem e gostaria de experimentar as velocidades lentas da Internet dos anos 90, está com sorte. Um novo site simula a experiência dolorosa à qual já não estamos habituados com as redes atuais. Nos …

Novembro vai ser “muito duro e muito exigente” (e fechar escolas seria uma "grande falta de respeito")

O primeiro-ministro, António Costa, avisou hoje que “convém não criar falsas expectativas”, porque novembro vai ser “muito duro e muito exigente”, sendo maior a probabilidade de, daqui a 15 dias, acrescentar mais concelhos à lista …

O Torsus Praetorian é o autocarro mais radical de sempre (e não permite faltas à escola)

Cheias, árvores caídas ou tempestades. Há muitas razões para faltar à escola ou, neste caso, haviam. É que a Torsus lançou um novo autocarro capaz de enfrentar todos os obstáculos e transportar as crianças até …

Spot, o cão-robô, visitou Chernobyl (e analisou os seus níveis de radiação)

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Bristol visitou a Central Nuclear de Chernobyl na semana passada para testar Spot, um robô de quatro patas feito pela empresa norte-americana Boston Dynamics. O Spot é o robô …

Sangue de porco é mais proteico do que qualquer proteína do mercado (e pode ser consumido em smoothies)

Uma equipa de investigadores do departamento de ciência alimentar da Universidade de Copenhaga desenvolveu um método para extrair proteínas do sangue de porco. O resultado é um pó fino, branco, com sabor neutro e com …

Costa anuncia cinco medidas restritivas para 121 concelhos "de elevado risco" e reforços da capacidade de resposta

Após um Conselho de Ministros extraordinário que durou mais de 8 horas, o primeiro-ministro anunciou este sábado novas "medidas imediatas" de combate à pandemia de covid-19. Concelhos "de elevado risco" estão sujeitos a medidas restritivas, …

Escola na China transformou-se num "edifício andante" para evitar a demolição

Os residentes da cidade chinesa de Xangai que, no início deste mês, passaram pelo distrito de Huangpu podem ter encontrado uma visão incomum: um "edifício andante". De acordo com a cadeia de televisão CNN, uma escola primária …

Joke Boon, a chef holandesa que não tem olfato nem paladar

Joke Boon perdeu o paladar e o olfato quando ainda era criança, mas isso não a impediu de viver da culinária, área na qual estes requisitos são, à partida, essenciais.  "Como seria a minha vida se …

Portugal com mais 39 mortos, mais 4007 casos e recorde de internamentos graves

Portugal registou hoje 39 mortos e mais 4.007 casos de novas infeções pelo novo coronavírus, tendo alcançado um novo recorde de 286 doentes internados nos cuidados intensivos por covid-19, segundo a Direção-Geral da Saúde. Registou-se este …

Leiloada carta de Nobel antissemita a desprezar Einstein e os judeus

Uma carta escrita em 1927 pelo Prémio Nobel Philipp Lenard a um colega a reclamar das conquistas de Einstein e do suposto domínio judaico da ciência foi a leilão no Nate D. Sanders Auctions, em …