Avião com 189 pessoas a bordo cai na Indonésia 13 minutos depois de descolar

Um avião da companhia aérea Lion Air que partiu na segunda-feira de Jacarta despenho-se no mar pouco depois de descolar. A bordo estavam 189 pessoas e teme-se que não haja sobreviventes.

A agência de resgate e salvamento confirma a queda do Boeing 737 MAX 8, da companhia privada Lion Air, acrescentando que perdeu contacto com o solo 13 minutos depois de descolar.

As autoridades iniciaram rapidamente uma missão de busca e resgate, encontrando detritos da aeronave, incluindo partes da fuselagem da aeronave, cartões de identificação e malas pertencentes aos passageiros a bordo.

Pessoas numa instalação de refinação offshore nas proximidades também encontraram restos da aeronave, incluindo assentos de avião. Foram ainda encontrados objetos como auscultadores e coletes salva-vidas no mar, a uma profundidade entre 30 a 35 metros do local onde o avião perdeu contacto.

“Ainda não sabemos se há sobreviventes”, disse Muhmmad Syaugi, da agência de resgate, numa conferência de imprensa. “Esperamos, rezamos, mas não podemos confirmar.”

De acordo com o The Washington Post, seis sacos com partes dos corpos encontrados fora levados para o hospital. “A minha previsão é de que ninguém sobreviveu, porque nenhuma das vítimas foi encontrada” totalmente intacta e viva, disse Bambang Suryo Aji, diretor de operações da agência.

O diretor executivo da companhia aérea, Edward Sirait, disse que o avião, um novo modelo da Boeing, tinha tido um problema técnico num voo anterior que foi resolvido “de acordo com o procedimento”. “Deixem as autoridades investigarem o que aconteceu. Mas eu certifiquei-me de que o avião fosse autorizado para voar”, garantiu.

Entre os que estavam a bordo, encontravam-se dois pilotos, seis comissários de bordo e dois bebés, além de 20 funcionários do Ministério das Finanças da Indonésia. Juntos, o piloto e o co-piloto acumulavam 11 mil horas de voo.

Numa conferência de imprensa, o presidente indonésio, Joko Widodo, pediu às famílias que permanecessem calmas, enquanto as autoridades continuavam à procura de sobreviventes. “Estamos a fazer o melhor que podemos para encontrar e salvar vítimas. Continuo a rezam e espero que as vítimas sejam encontradas em breve”, disse.

Mais de 300 equipas de resgate foram destacadas pela agência e ainda estão à procura do corpo principal do avião.

Segundo o especialista em aviação Viktor Galenko, a indicação incorrecta da velocidade nos instrumentos devido ao bloqueio dos receptores de pressão atmosférica poderia ter provocado a catástrofe do Boeing 737, visto que o voo anterior da aeronave tinha demonstrado valores instáveis semelhantes de altitude e velocidade após a descolagem.

Na opinião do analista russo, a explicação entretanto avançada, de que a causa poderia ter sido o congelamento dos receptores de pressão atmosférica, pode ser descartada, uma vez que a temperatura a essa altitude de voo era positiva.

“Resta a hipótese de um bloqueio mecânico dos tubos de Pitot, instrumento de medição de velocidade, devido à entrada de insectos ou animais pequenos durante a última fase do estacionamento da aeronave”, explicou o analista.

No entanto, essa falha não é crítica, salienta Viktor Galenko, porque outros dispositivos indicadores da velocidade, como o GPS, permitem pilotar o avião de forma bastante segura.

“Infelizmente, em situações em que a tripulação é composta por dois membros, pode acontecer um conflito entre o comandante e o copiloto na altura de tomar a única decisão correta. Essa pode ter sido a principal premissa para a catástrofe“, diz o analista, que realça que este acidente aéreo é o maior em número de vítimas desde 2015.

A Indonésia, um arquipélago do sudeste asiático com 17.000 ilhas e ilhéus, depende bastante do transporte aéreo, e os acidentes são frequentes.

ZAP // RFI / Sputnik News

PARTILHAR

RESPONDER

“É como ser queimado com ácido quente“. Planta venenosa australiana causa dores que podem durar anos

Os "cabelos" da planta gympie-gympie causam uma picada tão tóxica que a dor pode durar anos. Esta pode ser encontrada nas florestas australianas. A gympie-gympie, ou dendrocnide moroides, é um tipo de arbusto que recebe o …

Sporting 1-1 Famalicão | Leão volta a tremer e vê Porto a 6

Segundo empate consecutivo do Sporting na Liga NOS, e pelo mesmo resultado, 1-1. Na recepção ao Famalicão, o líder do campeonato começou bem, marcou, mas sofreu um golo de imediato e nunca mais se encontrou …

Arqueólogos descobrem túnel medieval na Polónia. Tinha restos mortais de 18 carmelitas

Uma equipa de arqueólogos descobriu um cemitério medieval onde estava sediado um mosteiro do século XIV. No local foi ainda encontrado um túnel com dezoito esqueletos de padres carmelitas. A descoberta ocorreu em Jaslo - uma …

Militantes apoiados pelo Al-Qaeda defendem uso de mel contra a covid-19

O Al-Shabaab, um grupo rebelde islâmico apoiado pela Al-Qaeda, apela ao boicote à vacina da AstraZeneca contra a covid-19. A alternativa é "cominho preto e mel". A vacina da AstraZeneca não está apenas a levantar preocupações …

Em menos de um ano, a polícia foi chamada a intervir pelo menos nove vezes na mansão dos Sussex

A vida nos Estados Unidos não tem sido fácil para os duques de Sussex. No último ano, a polícia da Califórnia foi chamada pelo menos nove menos à mansão onde o casal habita desde que …

Rivalidade entre China e Índia é obstáculo à maior aproximação entre os BRICS, diz especialista

Apesar de os BRICS representarem "o tipo de relações entre países que queremos no século XXI", a rivalidade entre a Índia e a China ainda é um obstáculo a uma maior integração, dizem os especialistas. Na …

Variante sul-africana pode resistir à Pfizer. China pondera misturar vacinas

A variante do coronavírus descoberta na África do Sul pode "romper" a vacina contra a covid-19 da Pfizer/BioNTech até certo ponto, concluiu um estudo em Israel, embora a sua prevalência no país seja baixa e …

Rússia garante que não haverá guerra com Ucrânia. EUA desconfiam e prometem consequências

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, descartou este domingo a possibilidade de uma guerra com a Ucrânia, depois de Kiev ter manifestado preocupação com o reforço de tropas russas nas suas fronteiras. “Ninguém está a embarcar …

Inspetores do SEF rejeitam extinção sem aval do Parlamento (e dizem estar em causa o Espaço Schengen)

O sindicato dos inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) rejeitou este domingo a extinção daquele organismo sem a aprovação formal da Assembleia da República e considerou que está em causa a permanência de …

Testes rápidos registaram maior número de sempre. APED defende venda nos super e hipermercados

O recurso a testes rápidos de antigénio à covid-19 está a aumentar em Portugal, tendo atingido o maior número a 7 de abril, com mais de 34 mil realizados nesse dia, segundo dados do Instituto …