Avião com 189 pessoas a bordo cai na Indonésia 13 minutos depois de descolar

Um avião da companhia aérea Lion Air que partiu na segunda-feira de Jacarta despenho-se no mar pouco depois de descolar. A bordo estavam 189 pessoas e teme-se que não haja sobreviventes.

A agência de resgate e salvamento confirma a queda do Boeing 737 MAX 8, da companhia privada Lion Air, acrescentando que perdeu contacto com o solo 13 minutos depois de descolar.

As autoridades iniciaram rapidamente uma missão de busca e resgate, encontrando detritos da aeronave, incluindo partes da fuselagem da aeronave, cartões de identificação e malas pertencentes aos passageiros a bordo.

Pessoas numa instalação de refinação offshore nas proximidades também encontraram restos da aeronave, incluindo assentos de avião. Foram ainda encontrados objetos como auscultadores e coletes salva-vidas no mar, a uma profundidade entre 30 a 35 metros do local onde o avião perdeu contacto.

“Ainda não sabemos se há sobreviventes”, disse Muhmmad Syaugi, da agência de resgate, numa conferência de imprensa. “Esperamos, rezamos, mas não podemos confirmar.”

De acordo com o The Washington Post, seis sacos com partes dos corpos encontrados fora levados para o hospital. “A minha previsão é de que ninguém sobreviveu, porque nenhuma das vítimas foi encontrada” totalmente intacta e viva, disse Bambang Suryo Aji, diretor de operações da agência.

O diretor executivo da companhia aérea, Edward Sirait, disse que o avião, um novo modelo da Boeing, tinha tido um problema técnico num voo anterior que foi resolvido “de acordo com o procedimento”. “Deixem as autoridades investigarem o que aconteceu. Mas eu certifiquei-me de que o avião fosse autorizado para voar”, garantiu.

Entre os que estavam a bordo, encontravam-se dois pilotos, seis comissários de bordo e dois bebés, além de 20 funcionários do Ministério das Finanças da Indonésia. Juntos, o piloto e o co-piloto acumulavam 11 mil horas de voo.

Numa conferência de imprensa, o presidente indonésio, Joko Widodo, pediu às famílias que permanecessem calmas, enquanto as autoridades continuavam à procura de sobreviventes. “Estamos a fazer o melhor que podemos para encontrar e salvar vítimas. Continuo a rezam e espero que as vítimas sejam encontradas em breve”, disse.

Mais de 300 equipas de resgate foram destacadas pela agência e ainda estão à procura do corpo principal do avião.

Segundo o especialista em aviação Viktor Galenko, a indicação incorrecta da velocidade nos instrumentos devido ao bloqueio dos receptores de pressão atmosférica poderia ter provocado a catástrofe do Boeing 737, visto que o voo anterior da aeronave tinha demonstrado valores instáveis semelhantes de altitude e velocidade após a descolagem.

Na opinião do analista russo, a explicação entretanto avançada, de que a causa poderia ter sido o congelamento dos receptores de pressão atmosférica, pode ser descartada, uma vez que a temperatura a essa altitude de voo era positiva.

“Resta a hipótese de um bloqueio mecânico dos tubos de Pitot, instrumento de medição de velocidade, devido à entrada de insectos ou animais pequenos durante a última fase do estacionamento da aeronave”, explicou o analista.

No entanto, essa falha não é crítica, salienta Viktor Galenko, porque outros dispositivos indicadores da velocidade, como o GPS, permitem pilotar o avião de forma bastante segura.

“Infelizmente, em situações em que a tripulação é composta por dois membros, pode acontecer um conflito entre o comandante e o copiloto na altura de tomar a única decisão correta. Essa pode ter sido a principal premissa para a catástrofe“, diz o analista, que realça que este acidente aéreo é o maior em número de vítimas desde 2015.

A Indonésia, um arquipélago do sudeste asiático com 17.000 ilhas e ilhéus, depende bastante do transporte aéreo, e os acidentes são frequentes.

ZAP // RFI / Sputnik News

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas estão a plantar mesas de xadrez de corais para restaurar recifes - e contam com a ajuda de garrafas de Coca-Cola

Nas últimas três décadas, os recifes de coral têm sofrido uma grande tensão e consequente destruição, devido ao impacto das alterações climáticas. Agora, os cientistas querem minimizar os danos e já encontraram uma solução. O objetivo …

Belenenses 0-4 Sporting | Melhor o resultado que a lesão

O Sporting, da I Liga, venceu hoje o Belenenses, do Campeonato de Portugal, por 4-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, garantindo o apuramento para a próxima fase da competição. No …

Sintrense 0-5 FC Porto | Dragões goleiam e seguem em frente na Taça

O FC Porto, da I Liga, venceu hoje o Sintrense, do Campeonato de Portugal, por 5-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, e segue em frente na competição. A jogar em …

Nova tecnologia usa calor dos estacionamentos subterrâneos para aquecer apartamentos

A startup Enerdrape, que funciona dentro da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, desenvolveu uma tecnologia que aproveita o calor emanado pelo solo no aquecimento de apartamentos. Quase 60% do aquecimento utilizado nos edifícios residenciais …

Pela primeira vez, um drone transportou os pulmões de um dador em segurança. Voo demorou seis minutos

Pela primeira vez na história da medicina, um drone aéreo transportou os pulmões de um dador com rapidez e segurança entre dois hospitais. O voo, que durou apenas seis minutos, ocorreu no passado dia 25 de …

Grupo de hackers clonou a voz de empresário para roubar 35 milhões de dólares do banco

Um grupo de hackers clonou a voz do diretor de uma empresa, conseguindo assim roubar mais de 35 milhões de dólares de um banco nos Emirados Árabes Unidos. No início do ano passado, o gerente de …

Portugueses comem duas vezes mais do que o recomendando

Os portugueses consumiram, em média, duas vezes mais calorias do que o recomendando para um adulto entre 2016 e 2020, ano em que a pandemia provocou uma redução do consumo de alimentos diário, mas ainda …

Aos 95 anos, a rainha Isabel II terá de abdicar da sua bebida favorita

A monarca foi aconselhada pelos médicos a abdicar do seu habitual martini de fim de dia, em antecipação a uma fase de agenda especialmente preenchida. Com 95 anos, a rainha Isabel II tem tido uma semana …

Médicos vão avaliar estado mental do atacante da Noruega

A investigação ao ataque com arco e flecha que na quarta-feira fez cinco mortos na Noruega reforçou, até agora, a tese de um ato devido a doença, anunciou hoje a polícia norueguesa. “A hipótese que foi …

Há mais de 100 anos, o Hawai teve uma monarquia - mas a força da princesa Ka'iulani não chegou para a preservar

Antes de morrer, com apenas 23 anos, a princesa Victoria Ka'iulani foi a última herdeira da coroa havaiana. A jovem era uma das últimas esperanças em manter a monarquia viva, mas nem a sua determinação …