Avião com 189 pessoas a bordo cai na Indonésia 13 minutos depois de descolar

Um avião da companhia aérea Lion Air que partiu na segunda-feira de Jacarta despenho-se no mar pouco depois de descolar. A bordo estavam 189 pessoas e teme-se que não haja sobreviventes.

A agência de resgate e salvamento confirma a queda do Boeing 737 MAX 8, da companhia privada Lion Air, acrescentando que perdeu contacto com o solo 13 minutos depois de descolar.

As autoridades iniciaram rapidamente uma missão de busca e resgate, encontrando detritos da aeronave, incluindo partes da fuselagem da aeronave, cartões de identificação e malas pertencentes aos passageiros a bordo.

Pessoas numa instalação de refinação offshore nas proximidades também encontraram restos da aeronave, incluindo assentos de avião. Foram ainda encontrados objetos como auscultadores e coletes salva-vidas no mar, a uma profundidade entre 30 a 35 metros do local onde o avião perdeu contacto.

“Ainda não sabemos se há sobreviventes”, disse Muhmmad Syaugi, da agência de resgate, numa conferência de imprensa. “Esperamos, rezamos, mas não podemos confirmar.”

De acordo com o The Washington Post, seis sacos com partes dos corpos encontrados fora levados para o hospital. “A minha previsão é de que ninguém sobreviveu, porque nenhuma das vítimas foi encontrada” totalmente intacta e viva, disse Bambang Suryo Aji, diretor de operações da agência.

O diretor executivo da companhia aérea, Edward Sirait, disse que o avião, um novo modelo da Boeing, tinha tido um problema técnico num voo anterior que foi resolvido “de acordo com o procedimento”. “Deixem as autoridades investigarem o que aconteceu. Mas eu certifiquei-me de que o avião fosse autorizado para voar”, garantiu.

Entre os que estavam a bordo, encontravam-se dois pilotos, seis comissários de bordo e dois bebés, além de 20 funcionários do Ministério das Finanças da Indonésia. Juntos, o piloto e o co-piloto acumulavam 11 mil horas de voo.

Numa conferência de imprensa, o presidente indonésio, Joko Widodo, pediu às famílias que permanecessem calmas, enquanto as autoridades continuavam à procura de sobreviventes. “Estamos a fazer o melhor que podemos para encontrar e salvar vítimas. Continuo a rezam e espero que as vítimas sejam encontradas em breve”, disse.

Mais de 300 equipas de resgate foram destacadas pela agência e ainda estão à procura do corpo principal do avião.

Segundo o especialista em aviação Viktor Galenko, a indicação incorrecta da velocidade nos instrumentos devido ao bloqueio dos receptores de pressão atmosférica poderia ter provocado a catástrofe do Boeing 737, visto que o voo anterior da aeronave tinha demonstrado valores instáveis semelhantes de altitude e velocidade após a descolagem.

Na opinião do analista russo, a explicação entretanto avançada, de que a causa poderia ter sido o congelamento dos receptores de pressão atmosférica, pode ser descartada, uma vez que a temperatura a essa altitude de voo era positiva.

“Resta a hipótese de um bloqueio mecânico dos tubos de Pitot, instrumento de medição de velocidade, devido à entrada de insectos ou animais pequenos durante a última fase do estacionamento da aeronave”, explicou o analista.

No entanto, essa falha não é crítica, salienta Viktor Galenko, porque outros dispositivos indicadores da velocidade, como o GPS, permitem pilotar o avião de forma bastante segura.

“Infelizmente, em situações em que a tripulação é composta por dois membros, pode acontecer um conflito entre o comandante e o copiloto na altura de tomar a única decisão correta. Essa pode ter sido a principal premissa para a catástrofe“, diz o analista, que realça que este acidente aéreo é o maior em número de vítimas desde 2015.

A Indonésia, um arquipélago do sudeste asiático com 17.000 ilhas e ilhéus, depende bastante do transporte aéreo, e os acidentes são frequentes.

ZAP // RFI / Sputnik News

PARTILHAR

RESPONDER

Meteorito atinge casa de homem indonésio e transforma-o em milionário

O caso insólito aconteceu em Kolang, na Sumatra do Norte, Indonésia. Um fabricante de caixões de 33 anos encontrou um meteorito no seu jardim, depois deste atingir o telhado da sua casa em agosto. O protagonista …

Há 20 anos que ninguém sabe do paradeiro de dois cadernos de Charles Darwin

Dois dos cadernos do naturalista Charles Darwin, um dos quais com o rascunho da “Árvore da Vida” (1837), estão desaparecidos há cerca de 20 anos e terão sido muito provavelmente roubados, anunciou esta terça-feira a …

Cientistas reconstruiram explosão de Beirute através das redes sociais

Cientistas forenses recorreram a imagens partilhadas nas redes sociais para reconstruirem a explosão de Beirute, em agosto, que matou 191 pessoas. A 4 de agosto, uma série de explosões causadas por 2.750 toneladas de nitrato de …

Professor alemão do ensino básico é suspeito de canibalismo e homicídio

Depois de uma pilha de ossos ter sido encontrada por transeuntes no parque de Berlim, as autoridades alemãs descobriram que se tratava de uma vítima de canibalismo. As pistas conduziram-nas, mais tarde, à casa do …

Marselha 0-2 FC Porto | Dragão vence e abre porta dos "oitavos"

Basta apenas um ponto para que o FC Porto carimbe uma vaga nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Na noite desta quarta-feira, os “dragões” venceram o Marseille por 2-0 – com os contributos de Zaidu …

Mais de 100 mil crianças morreram com VIH e 320 mil ficaram infetadas. A pandemia pode piorar o cenário

De acordo com um relatório da UNICEF, a cada 100 segundos uma criança ou jovem com menos de 20 anos foi infetado pelo VIH no ano passado. Com os novos dados, o número total de …

Animação mostra como foram construídas as pontes do século XIV

Construir uma ponte sobre a água parece uma tarefa complicada e a verdade é que, apesar dos inúmeros avanços tecnológicos, os fundamentos pouco alteraram desde os tempos medievais. A Ponte Carlos tem 618 anos, mas não …

Médicos sem Fronteiras deixam hospital da Venezuela devido a restrições

A Médicos sem Fronteiras (MSF) vai se retirar de uma colaboração com um hospital venezuelano que visa tratar pacientes com covid-19 devido a restrições na entrada de especialistas no país, informou a organização na terça-feira. A …

O novo amplificador de guitarra tem maior capacidade de encaixe (e é mais poderoso)

Em 2016, o engenheiro eletrónico Chris Prendergast lançou um projeto Kickstarter para o amplificador de guitarra portátil JamStack. Este encaixava-se num pino de correia e emitia sons gerados por um smartphone. Agora foi lançada a …

Etiópia. Comissão de direitos humanos denuncia massacre de 600 civis na região de Tigré

A organização independente que investiga acusações de violência contra civis na Etiópia corroborou o relatório da Amnistia Internacional que denunciou a chacina de pelo menos 600 pessoas na região de Tigré, no Norte do país. Segundo …