Avião com 189 pessoas a bordo cai na Indonésia 13 minutos depois de descolar

Um avião da companhia aérea Lion Air que partiu na segunda-feira de Jacarta despenho-se no mar pouco depois de descolar. A bordo estavam 189 pessoas e teme-se que não haja sobreviventes.

A agência de resgate e salvamento confirma a queda do Boeing 737 MAX 8, da companhia privada Lion Air, acrescentando que perdeu contacto com o solo 13 minutos depois de descolar.

As autoridades iniciaram rapidamente uma missão de busca e resgate, encontrando detritos da aeronave, incluindo partes da fuselagem da aeronave, cartões de identificação e malas pertencentes aos passageiros a bordo.

Pessoas numa instalação de refinação offshore nas proximidades também encontraram restos da aeronave, incluindo assentos de avião. Foram ainda encontrados objetos como auscultadores e coletes salva-vidas no mar, a uma profundidade entre 30 a 35 metros do local onde o avião perdeu contacto.

“Ainda não sabemos se há sobreviventes”, disse Muhmmad Syaugi, da agência de resgate, numa conferência de imprensa. “Esperamos, rezamos, mas não podemos confirmar.”

De acordo com o The Washington Post, seis sacos com partes dos corpos encontrados fora levados para o hospital. “A minha previsão é de que ninguém sobreviveu, porque nenhuma das vítimas foi encontrada” totalmente intacta e viva, disse Bambang Suryo Aji, diretor de operações da agência.

O diretor executivo da companhia aérea, Edward Sirait, disse que o avião, um novo modelo da Boeing, tinha tido um problema técnico num voo anterior que foi resolvido “de acordo com o procedimento”. “Deixem as autoridades investigarem o que aconteceu. Mas eu certifiquei-me de que o avião fosse autorizado para voar”, garantiu.

Entre os que estavam a bordo, encontravam-se dois pilotos, seis comissários de bordo e dois bebés, além de 20 funcionários do Ministério das Finanças da Indonésia. Juntos, o piloto e o co-piloto acumulavam 11 mil horas de voo.

Numa conferência de imprensa, o presidente indonésio, Joko Widodo, pediu às famílias que permanecessem calmas, enquanto as autoridades continuavam à procura de sobreviventes. “Estamos a fazer o melhor que podemos para encontrar e salvar vítimas. Continuo a rezam e espero que as vítimas sejam encontradas em breve”, disse.

Mais de 300 equipas de resgate foram destacadas pela agência e ainda estão à procura do corpo principal do avião.

Segundo o especialista em aviação Viktor Galenko, a indicação incorrecta da velocidade nos instrumentos devido ao bloqueio dos receptores de pressão atmosférica poderia ter provocado a catástrofe do Boeing 737, visto que o voo anterior da aeronave tinha demonstrado valores instáveis semelhantes de altitude e velocidade após a descolagem.

Na opinião do analista russo, a explicação entretanto avançada, de que a causa poderia ter sido o congelamento dos receptores de pressão atmosférica, pode ser descartada, uma vez que a temperatura a essa altitude de voo era positiva.

“Resta a hipótese de um bloqueio mecânico dos tubos de Pitot, instrumento de medição de velocidade, devido à entrada de insectos ou animais pequenos durante a última fase do estacionamento da aeronave”, explicou o analista.

No entanto, essa falha não é crítica, salienta Viktor Galenko, porque outros dispositivos indicadores da velocidade, como o GPS, permitem pilotar o avião de forma bastante segura.

“Infelizmente, em situações em que a tripulação é composta por dois membros, pode acontecer um conflito entre o comandante e o copiloto na altura de tomar a única decisão correta. Essa pode ter sido a principal premissa para a catástrofe“, diz o analista, que realça que este acidente aéreo é o maior em número de vítimas desde 2015.

A Indonésia, um arquipélago do sudeste asiático com 17.000 ilhas e ilhéus, depende bastante do transporte aéreo, e os acidentes são frequentes.

ZAP // RFI / Sputnik News

PARTILHAR

RESPONDER

Motorista de autocarro em morte cerebral depois de agressões de passageiros em França

Um motorista de autocarro foi declarado em morte cerebral esta segunda-feira, em França, depois de ter sido agredido no domingo por passageiros a quem recusou a entrada no transporte público. No domingo à noite, um motorista …

Erro de laboratório origina 20 casos em dois clubes da Liga búlgara

Vinte pessoas estão infetadas com o novo coronavírus, após um futebolista com covid-19 ter participado no duelo entre o Cherno More e o Tsarko Selo, da Liga búlgara, devido ao erro de um laboratório, foi …

Soleimani foi assassinado de forma "ilegal e arbitrária", considera perita da ONU

A relatora especial da ONU, Agnes Callamard, considera que os Estados Unidos não apresentaram provas suficientes para justificar o ataque. Uma especialista da ONU concluiu que o general iraniano Qasem Soleimani, morto num raide norte-americano …

Bolsonaro infetado com covid-19

A imprensa brasileira confirmou, esta terça-feira, que o Presidente Jair Bolsonaro está infetado com covid-19. O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, testou positivo à covid-19. De acordo com a Globo, a informação foi avançada pelo próprio, …

Costa avisa que vem aí a "fase mais crítica" dos incêndios e pede prevenção

O primeiro-ministro participou numa reunião de acompanhamento e monitorização sobre prevenção e combate a fogos florestais e advertiu, esta terça-feira, que Portugal entra agora na fase mais crítica. Esta terça-feira, o primeiro-ministro advertiu que Portugal entra …

"Fracasso" no combate à covid-19. Diretora de Saúde de Israel demite-se

Siegal Sadetzki, diretora dos serviços públicos do Ministério da Saúde de Israel, denunciou o "fracasso" das autoridades em retardar a propagação da covid-19 no país, apresentando a sua demissão. Uma responsável do Ministério da Saúde de …

Quase 900 professores vão entrar nos quadros do Ministério da Educação

Quase 900 professores vão entrar nos quadros do Ministério da Educação, no âmbito do concurso externo imposto ao Estado pela União Europeia. Mais de 800 professores passaram a integrar os quadros do Ministério da Educação através …

Após saída do primeiro-ministro, Macron faz remodelação governamental e muda ministros-chave

O Presidente francês Emmanuel Macron aproveitou a mudança de primeiro-ministro para levar a cabo uma profunda remodelação do seu Governo. Anunciada na segunda-feira, a grande mudança é o novo ministro do Interior, Gérald Darmanin, até …

Marcelo promete ir todas as semanas ao Algarve para "puxar pelo turismo"

O Presidente da República disse esta segunda-feira, no Algarve, que é necessário “olhar para a frente e lutar” para o turismo na região superar as perdas causadas pela exclusão de Portugal do corredor aéreo com …

Portugal sabe a 27 de julho se entra nos corredores aéreos do Reino Unido

A reavaliação da lista de países isentos de quarentena nas chegadas ao Reino Unido, da qual Portugal foi excluído devido aos surtos de covid-19, vai ser feita a 27 de julho, revelou esta segunda-feira o …