Queda de Boeing 737-800 Max na Etiópia faz 157 mortes

Aero Icarus / Flickr

Boeing 787-800 Dreamliner da Ethiopian Airlines

Um Boeing 737-800 da companhia Ethiopian Airlines, que voava de Adis Abeba para Nairobi, no Quénia, caiu este domingo, provocando a morte de 149 passageiros e oito tripulantes.

De acordo com um comunicado divulgado pela companhia aérea, as buscas já começaram, mas para já não há informações sobre a identidade das vítimas, que, segundo informações da companhia, são de 33 nacionalidades diferentes. Não há sobreviventes.

Segundo um porta-voz da Ethiopian Airlines, o acidente com o voo ET 302 aconteceu por volta das 8h38. O Boeing partiu do aeroporto internacional de Bole, na capital etíope, Adis Abeba, e perdeu contato com a torre de controlo 6 minutos mais tarde. A queda aconteceu próximo da cidade de Bishotfu.

A companhia adiantou que vai enviar funcionários ao local do acidente para ajudar as equipes de resgate. Um centro de informações e um número de telefone foi colocado à disposição dos familiares das vítimas. O primeiro-ministro etíope, Abiy Ahmed, publicou no Twitter uma mensagem enviando as suas condolências às famílias.

A Ethiopian Airlines mantém linhas para muitos destinos em África, o que a torna uma empresa popular num continente onde muitas companhias voam apenas dos seus países para destinos fora da África.

A transportadora tem boa reputação no que diz respeito a questões de segurança. O último acidente grave de um avião da companhia etíope aconteceu em 2010, quando um aparelho explodiu depois de ter partido de Beirute, no Líbano, matando 90 pessoas. A aeronave tinha sido sequestrada por três etíopes que exigiam asilo na Austrália.

Modelo da aeronave é igual ao da Lion Air

O Boeing 737-800 Max da Ethiopian Airlines envolvido no acidente deste domingo é um modelo relativamente novo, lançado em 2016. Foi adicionado à frota da Ethiopian Airlines no ano passado.

A aeronave é do mesmo modelo do avião da Lion Air que caiu no mar na Indonésia em outubro do ano passado, 13 minutos depois de ter descolado de Jacarta, causando 189 mortes.

Após o acidente fatal na Indonésia, a Boeing divulgou aviso de segurança sobre os sensores do 737 Max, com instruções sobre como lidar com potenciais erros nos sensores da aeronave.

Investigadores do Comité Nacional de Segurança de Transporte da Indonésia, que  averiguaram o acidente, descobriram que um dos sensores do “ângulo de ataque” do avião tinha avariado e fornecido dados imprecisos. Segundo concluiu entretanto o Comité, o avião da Lion Air não devia ter sido autorizado a levantar voo.

ZAP // RFI / BBC

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Rorhwerk, o maior instrumento musical do mundo

Rohrwerk, uma obra de arte efémera, é a maior "fábrica do som" do mundo

Uma espécie de "pavilhão do som". Alunos da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, criaram um novo instrumento musical, o maior alguma vez construído. Com 45 metros de altura, a obra de arte imponente …

Costa já pediu desculpas às confederações patronais. "Houve um lapso"

O primeiro-ministro afirmou, esta sexta-feira, que já apresentou um pedido de desculpas às confederações patronais por o Governo ter aprovado duas medidas na área do trabalho sem antes as ter apresentado em Concertação Social. À chegada …

Luxemburgo torna-se o primeiro país da Europa a legalizar o cultivo e consumo de canábis

O Governo luxemburguês anunciou, esta sexta-feira, que o país será a primeira nação do Velho Continente a legalizar o cultivo e o consumo de canábis. De acordo com a nova legislação, explica o jornal The …

Prisão preventiva para suspeitos da morte de jovem no metro das Laranjeiras

Os quatro suspeitos da morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa, ficaram em prisão preventiva, depois de presentes a primeiro interrogatório judicial. Os quatro arguidos, com idades entre os …

Cristiano vs. Salah: Klopp não queria comparar mas comparou

Treinador do Liverpool não acredita que vai encontrar um adversário debilitado: "Eles são capazes de fazer coisas incríveis". É o grande jogo de futebol no Reino Unido e um dos mais aguardados em todos os países: …

Bastonário dos Médicos considera direção executiva do SNS "um disparate"

O bastonário da Ordem dos Médicos considera que a criação da direção executiva do Serviço Nacional de Saúde, proposta no Estatuto do SNS aprovado esta quinta-feira, é "um disparate" e que há estruturas que podem …

João Leão no Parlamento: "A alternativa é um Orçamento apresentado pelo PSD"

O ministro das Finanças afirmou, esta sexta-feira, na Assembleia da República, que a alternativa à viabilização à esquerda da proposta de Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) é um Orçamento feito pelo PSD. "A alternativa que …

Mais de 30 mil mulheres polacas recorreram a métodos de aborto ilegais ou no estrangeiro desde a alteração na lei

Proibição à interrupção voluntária da gravidez entrou em vigor no início deste ano e as  exceções só se aplicam a casos de violações, incestos ou quando a saúde da mãe está em risco. Pelo menos 34 …

Fenprof anuncia nova greve no dia 12 e concentração em frente ao Parlamento

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) anunciou, esta sexta-feira, a realização de uma concentração em frente à Assembleia da República no dia 5 de novembro e a adesão à greve nacional da Administração Pública marcada …

Luis Díaz será a prioridade do Newcastle

Valor de mercado será agora inacessível para os clubes italianos, escreve-se... em Itália. O novo Newcastle deverá atacar o mercado do futebol com estrondo, possivelmente já daqui a pouco mais de dois meses, e a prioridade …