Queda de Boeing 737-800 Max na Etiópia faz 157 mortes

Aero Icarus / Flickr

Boeing 787-800 Dreamliner da Ethiopian Airlines

Um Boeing 737-800 da companhia Ethiopian Airlines, que voava de Adis Abeba para Nairobi, no Quénia, caiu este domingo, provocando a morte de 149 passageiros e oito tripulantes.

De acordo com um comunicado divulgado pela companhia aérea, as buscas já começaram, mas para já não há informações sobre a identidade das vítimas, que, segundo informações da companhia, são de 33 nacionalidades diferentes. Não há sobreviventes.

Segundo um porta-voz da Ethiopian Airlines, o acidente com o voo ET 302 aconteceu por volta das 8h38. O Boeing partiu do aeroporto internacional de Bole, na capital etíope, Adis Abeba, e perdeu contato com a torre de controlo 6 minutos mais tarde. A queda aconteceu próximo da cidade de Bishotfu.

A companhia adiantou que vai enviar funcionários ao local do acidente para ajudar as equipes de resgate. Um centro de informações e um número de telefone foi colocado à disposição dos familiares das vítimas. O primeiro-ministro etíope, Abiy Ahmed, publicou no Twitter uma mensagem enviando as suas condolências às famílias.

A Ethiopian Airlines mantém linhas para muitos destinos em África, o que a torna uma empresa popular num continente onde muitas companhias voam apenas dos seus países para destinos fora da África.

A transportadora tem boa reputação no que diz respeito a questões de segurança. O último acidente grave de um avião da companhia etíope aconteceu em 2010, quando um aparelho explodiu depois de ter partido de Beirute, no Líbano, matando 90 pessoas. A aeronave tinha sido sequestrada por três etíopes que exigiam asilo na Austrália.

Modelo da aeronave é igual ao da Lion Air

O Boeing 737-800 Max da Ethiopian Airlines envolvido no acidente deste domingo é um modelo relativamente novo, lançado em 2016. Foi adicionado à frota da Ethiopian Airlines no ano passado.

A aeronave é do mesmo modelo do avião da Lion Air que caiu no mar na Indonésia em outubro do ano passado, 13 minutos depois de ter descolado de Jacarta, causando 189 mortes.

Após o acidente fatal na Indonésia, a Boeing divulgou aviso de segurança sobre os sensores do 737 Max, com instruções sobre como lidar com potenciais erros nos sensores da aeronave.

Investigadores do Comité Nacional de Segurança de Transporte da Indonésia, que  averiguaram o acidente, descobriram que um dos sensores do “ângulo de ataque” do avião tinha avariado e fornecido dados imprecisos. Segundo concluiu entretanto o Comité, o avião da Lion Air não devia ter sido autorizado a levantar voo.

ZAP // RFI / BBC

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Em 1925, "O Isolador" prometia bloquear qualquer tipo de distração

Procrastinar foi, é e sempre será um passatempo irresistível. Por isso, nos anos 20, houve quem apresentasse uma solução radical para evitar este problema: "O Isolador". De acordo com o site IFLScience, o chamado "Isolador" foi …

Seca no México revela uma igreja submersa há 40 anos

Uma igreja no estado de Guanajuato, no México, sobrevive entre a água e os peixes, como única testemunha de um povoado inundado por uma barragem há mais de 40 anos. Agora, devido à seca que …

Neymar prolonga contrato com o Paris Saint-Germain até 2025

O avançado internacional brasileiro Neymar renovou contrato com o Paris Saint-Germain até 30 de junho de 2025, informou hoje o tricampeão francês e vice-campeão europeu de futebol. “O Paris Saint-Germain tem o prazer de anunciar que …

Países usaram modelo do queijo suíço para conter a covid-19. Na Índia, alguns "buracos" eram demasiado grandes

A grande maioria dos países adotou a estratégia do queijo suíço para responder à pandemia. Na Índia, os "buracos" eram demasiado grandes em três das camadas mais importantes. Para responder à crise sanitária desencadeada pela covid-19, …

Primeira-ministra da Escócia declara que "haverá maioria pró-independência" no parlamento

A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, declarou hoje vitória nas eleições regionais, afirmando que "haverá uma maioria pró-independência" no parlamento escocês. Com as projeções a indicarem que o Partido Nacional Escocês (SNP), que lidera, foi o …

SOS Rio Paiva pede que se limite o número de visitantes à ponte e Passadiços do Paiva

A associação SOS Rio Paiva manifestou-se preocupada com o aumento da pressão turística e com a poluição, na sequência da inauguração da ponte suspensa em Arouca, e pediu que se limite o número de visitantes. A …

O seu antigo número de telemóvel pode ser usado para pirateá-lo

O seu antigo número de telemóvel pode ser usado para pirateá-lo, caso este ainda esteja associado a contas em sites ou redes sociais. Embora milhões de números de telemóvel sejam desconectados todos os anos, um novo …

Ataque à bomba contra escola feminina em Cabul faz 30 mortos e 79 feridos

A explosão de uma bomba junto a uma escola secundária para raparigas na zona ocidental de Cabul fez hoje pelo menos 30 mortos e 79 feridos, segundo um novo balanço feito pelas autoridades afegãs. “O número …

Tamám Shud. Exumação de corpo pode resolver um estranho mistério com 70 anos

As autoridades da Austrália aprovaram uma exumação do corpo de Tamám Shud - ou "Homem de Somerton" - e, em breve, o mistério de 70 anos pode estar resolvido. Em 30 de novembro de 1948, vários …

Costa, Von der Leyen na Cimeira Social no Porto

Vacinação no bom caminho com 25% da população da UE vacina

A Comissão Europeia anunciou este sábado que 200 milhões de doses de vacinas anticovid-19 chegaram já à União Europeia (UE) e 160 milhões de europeus já receberem a primeira dose, levando a que a vacinação …