Boeing divulga aviso de segurança sobre avião 737 Max após acidente fatal na Indonésia

A construtora aeroespacial norte-americana Boeing divulgou um boletim de segurança aos pilotos com instruções sobre como lidar com potenciais erros nos sensores do avião 737 Max.

O comunicado surgiu na sequência do acidente fatal, na semana passada, quando um avião da Lion Air se despenhou no Mar de Java, na Indonésia, 13 minutos depois de descolar. A bordo do avião estavam 189 pessoas e não foram encontrados sobreviventes.

Investigadores do Comité Nacional de Segurança de Transporte da Indonésia, que têm estado a averiguar o acidente da semana passada, descobriram que um dos sensores do “ângulo de ataque” do avião tinha avariado e fornecido dados imprecisos.

O sensor controla o ângulo do nariz do avião em relação ao ar que se aproxima. Se o sensor não enviar as informações corretas, pode confundir o computador do avião e os seus pilotos, fazendo com que a aeronave se despenhe.

Os sensores de “ângulo de ataque” do avião foram substituídos no dia anterior ao voo fatal. Além disso, os indicadores de velocidade no ar falharam nos três voos que antecederam o acidente, bem como durante o último voo, segundo o NBC News.

O boletim emitido pela Boeing destaca ainda “procedimentos para a tripulação de voo” sobre como reagir a dados incorretos enviados pelos sensores.

A Administração Federal de Aviação exigirá que todas as companhias aéreas dos EUA que utilizam o avião 737 MAX sigam as ações corretivas estabelecidas no boletim de segurança. Há 200 destes aviões em uso em todo o mundo.

O Boeing 737 MAX 8 da Lion Air tinha partido no dia 29 de outubro do aeroporto de Jacarta com destino a Pangkal Pinang, nas ilhas Bangka Belitung, na Indonésia. Perdeu contacto com o solo 13 minutos depois de descolar.

As autoridades iniciaram rapidamente uma missão de busca e resgate, encontrando detritos da aeronave, incluindo partes da fuselagem da aeronave, cartões de identificação e malas pertencentes aos passageiros a bordo.

Não houve sobreviventes entre os 181 passageiros e 8 tripulantes que se encontravam a bordo – entre os quais dois pilotos, seis comissários de bordo e dois bebés, além de 20 funcionários do Ministério das Finanças da Indonésia. Juntos, o piloto e o co-piloto acumulavam 11 mil horas de voo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A partir de agora, os saldos têm mesmo que ser saldos

Já estão em vigor as alterações à lei relativa aos saldos e promoções. As novas normas definem que um produto vendido em saldo ou promoção não pode ter um preço mais alto do que o …

Marcelo Rebelo de Sousa critica "instrumentalização do medo" pelo poder

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse hoje haver demasiados poderes com medo que o medo acabe, considerando a "instrumentalização do medo" para acorrentar os outros como um problema na ordem do dia. “Há …

CGTP ameaça Costa: “Ou dá resposta às reivindicações ou conta com contestação” nas ruas

O secretário-geral da CGTP-IN, Arménio Carlos, defendeu a alteração das leis laborais e o aumento do salários na próxima legislatura, avisando que caso estas reivindicações não sejam atendida, o Governo terá forte contestação nas ruas. Arménio …

Das eleições resultou um "Governo instável" e Marcelo foi "o grande ganhador sem ter participado"

Para Luís Marques Mendes, o PS teve mais votos, mas tem piores condições para governar. Além disso, na opinião do comentador político, foi Marcelo quem ganhou estas eleições, por não ter havido maioria absoluta. O Partido …

"Querem que pique a bolha?" Conselheiros do Banco de Portugal compararam Montepio ao caso BES

Numa "discussão acesa" no Banco de Portugal, conselheiros da entidade de supervisão compararam a situação do Banco Montepio ao caso BES, com referências a um "esquema de Ponzi", em pirâmide, e a ideia de que …

CGD e Novo Banco vão atrás da fortuna de Paulo Maló

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) e o Novo Banco vão tentar executar o património pessoal de Paulo Maló, médico e empresário que fundou a Malo Clinic, empresa especializada em medicina dentária, escreve o Jornal …

Comandante que desviou dinheiro da Proteção Civil recebe avença do Estado

Gil Martins foi condenado de desviar mais de cem mil euros da Proteção Civil. Ainda assim, o antigo comandante recebe uma avença de mil euros brutos por mês. O ex-comandante nacional da Autoridade Nacional de Emergência …

New York Times divulga provas de que a Rússia bombardeou deliberadamente hospitais na Síria

O The New York Times publicou este domingo, segundo avança o próprio jornal norte-americano, provas de que a Rússia bombardeou repetidamente e deliberadamente hospitais na Síria, onde intervém em apoio do regime sírio do Presidente …

Simone Biles torna-se na ginasta mais medalhada de sempre em Mundiais

Esta foi a quarta medalha de ouro para Biles em Estugarda, depois de ter vencido a prova por equipas, o concurso geral individual e a prova de salto. A norte-americana Simone Biles tornou-se hoje a ginasta …

Há um Reino muito pouco Unido na corda bamba. Rainha inicia semana decisiva para o Brexit

Depois do discurso real desta segunda-feira, as conversações entre Londres e Bruxelas deverão continuar e avançar pela cimeira da UE de quinta e sexta-feira. No sábado, o Parlamento britânico reúne-se excecionalmente para votar o que …