Boeing divulga aviso de segurança sobre avião 737 Max após acidente fatal na Indonésia

A construtora aeroespacial norte-americana Boeing divulgou um boletim de segurança aos pilotos com instruções sobre como lidar com potenciais erros nos sensores do avião 737 Max.

O comunicado surgiu na sequência do acidente fatal, na semana passada, quando um avião da Lion Air se despenhou no Mar de Java, na Indonésia, 13 minutos depois de descolar. A bordo do avião estavam 189 pessoas e não foram encontrados sobreviventes.

Investigadores do Comité Nacional de Segurança de Transporte da Indonésia, que têm estado a averiguar o acidente da semana passada, descobriram que um dos sensores do “ângulo de ataque” do avião tinha avariado e fornecido dados imprecisos.

O sensor controla o ângulo do nariz do avião em relação ao ar que se aproxima. Se o sensor não enviar as informações corretas, pode confundir o computador do avião e os seus pilotos, fazendo com que a aeronave se despenhe.

Os sensores de “ângulo de ataque” do avião foram substituídos no dia anterior ao voo fatal. Além disso, os indicadores de velocidade no ar falharam nos três voos que antecederam o acidente, bem como durante o último voo, segundo o NBC News.

O boletim emitido pela Boeing destaca ainda “procedimentos para a tripulação de voo” sobre como reagir a dados incorretos enviados pelos sensores.

A Administração Federal de Aviação exigirá que todas as companhias aéreas dos EUA que utilizam o avião 737 MAX sigam as ações corretivas estabelecidas no boletim de segurança. Há 200 destes aviões em uso em todo o mundo.

O Boeing 737 MAX 8 da Lion Air tinha partido no dia 29 de outubro do aeroporto de Jacarta com destino a Pangkal Pinang, nas ilhas Bangka Belitung, na Indonésia. Perdeu contacto com o solo 13 minutos depois de descolar.

As autoridades iniciaram rapidamente uma missão de busca e resgate, encontrando detritos da aeronave, incluindo partes da fuselagem da aeronave, cartões de identificação e malas pertencentes aos passageiros a bordo.

Não houve sobreviventes entre os 181 passageiros e 8 tripulantes que se encontravam a bordo – entre os quais dois pilotos, seis comissários de bordo e dois bebés, além de 20 funcionários do Ministério das Finanças da Indonésia. Juntos, o piloto e o co-piloto acumulavam 11 mil horas de voo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Alcochete. Jogadores vão testemunhar por videoconferência

O coletivo de juízes que está a julgar o processo do ataque à academia de Alcochete, no Tribunal de Monsanto, decidiu, esta sexta-feira, que os jogadores do Sporting testemunhem por videoconferência. O Sporting, na qualidade de …

"Todos os caminhos levam a Putin". Donald Trump deverá ser acusado formalmente nos próximos dias

Os democratas estão a desenvolver o processo de destituição de Donald Trump, reforçando o foco na Federação Russa e nas ligações ao Presidente da Rússia, Vladimir Putin, quando começam a esboçar o texto acusatório do …

Marcha pelo Clima juntou milhares em Madrid. Greta saiu por recomendação da polícia

Milhares de pessoas participaram, esta sexta-feira, em Madrid, na Marcha pelo Clima, encabeçada pela jovem ativista ambiental sueca, que teve de abandonar a manifestação por recomendação da polícia. A Marcha pelo Clima começou às 18h00 locais, …

City vs United. Em Manchester, há uma guerra anónima a ser travada entre oriente e ocidente

Este sábado, Manchester City e Manchester United defrontam-se dentro de campo. Mas fora das quatro linhas decorre uma batalha oculta pelo domínio ideológico de gestão. O dérbi de Manchester é sempre um confronto importante no calendário …

Múmias milenares tinham tatuagens escondidas (e já podemos vê-las)

As tatuagens escondidas em antigas múmias egípcias estão agora a ser reveladas pelos cientistas, usando uma nova tecnologia de infravermelho, permitindo vislumbrar como os membros da sociedade há três mil anos viviam e trabalhavam. Tatuagens semelhantes …

Miguel Albuquerque avisa: deputados madeirenses do PSD podem viabilizar OE

O presidente da estrutura regional do PSD/Madeira, Miguel Albuquerque, disse esta sexta-feira que os três deputados na Assembleia da República poderão votar o Orçamento do Estado caso as reivindicações da região estejam asseguradas. “O Orçamento do …

"Não há falta de médicos" nos hospitais de Coimbra e Algarve, diz Marta Temido

A ministra da Saúde afirmou esta sexta-feira que não há falta de médicos nos centros hospitalares universitários do Algarve e de Coimbra, admitindo que poderá haver necessidade de rever escalas e formas de organização. “Não me …

Já pode beber uma cerveja que nunca "morre"

https://vimeo.com/377813387 Cientistas chineses criaram uma levedura geneticamente modificada que faz com que a cerveja nunca "morra". Esta inovação pode aumentar o prazo de validade da cerveja, com uma alteração mínima ao seu sabor. Não há nada melhor …

Cotrim Figueiredo: "Siza Vieira não tem peso político para levar a sua avante”

O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, "não tem peso político para levar a sua avante" neste Governo, disse o deputado da Iniciativa Liberal João Cotrim Figueiredo, que é também candidato único à liderança do …

Arranca hoje a "contra-cimeira" contra "hipocrisia dos governos"

Enquanto na chamada "zona verde" se prepara a semana das negociações de alto nível da COP25, começa este sábado em Madrid uma contra-cimeira em que os movimentos ativistas procuram um contraponto ao que chamam a …