Boeing divulga aviso de segurança sobre avião 737 Max após acidente fatal na Indonésia

A construtora aeroespacial norte-americana Boeing divulgou um boletim de segurança aos pilotos com instruções sobre como lidar com potenciais erros nos sensores do avião 737 Max.

O comunicado surgiu na sequência do acidente fatal, na semana passada, quando um avião da Lion Air se despenhou no Mar de Java, na Indonésia, 13 minutos depois de descolar. A bordo do avião estavam 189 pessoas e não foram encontrados sobreviventes.

Investigadores do Comité Nacional de Segurança de Transporte da Indonésia, que têm estado a averiguar o acidente da semana passada, descobriram que um dos sensores do “ângulo de ataque” do avião tinha avariado e fornecido dados imprecisos.

O sensor controla o ângulo do nariz do avião em relação ao ar que se aproxima. Se o sensor não enviar as informações corretas, pode confundir o computador do avião e os seus pilotos, fazendo com que a aeronave se despenhe.

Os sensores de “ângulo de ataque” do avião foram substituídos no dia anterior ao voo fatal. Além disso, os indicadores de velocidade no ar falharam nos três voos que antecederam o acidente, bem como durante o último voo, segundo o NBC News.

O boletim emitido pela Boeing destaca ainda “procedimentos para a tripulação de voo” sobre como reagir a dados incorretos enviados pelos sensores.

A Administração Federal de Aviação exigirá que todas as companhias aéreas dos EUA que utilizam o avião 737 MAX sigam as ações corretivas estabelecidas no boletim de segurança. Há 200 destes aviões em uso em todo o mundo.

O Boeing 737 MAX 8 da Lion Air tinha partido no dia 29 de outubro do aeroporto de Jacarta com destino a Pangkal Pinang, nas ilhas Bangka Belitung, na Indonésia. Perdeu contacto com o solo 13 minutos depois de descolar.

As autoridades iniciaram rapidamente uma missão de busca e resgate, encontrando detritos da aeronave, incluindo partes da fuselagem da aeronave, cartões de identificação e malas pertencentes aos passageiros a bordo.

Não houve sobreviventes entre os 181 passageiros e 8 tripulantes que se encontravam a bordo – entre os quais dois pilotos, seis comissários de bordo e dois bebés, além de 20 funcionários do Ministério das Finanças da Indonésia. Juntos, o piloto e o co-piloto acumulavam 11 mil horas de voo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ondas gigantes destruíram varandas de prédio em Tenerife

A forte agitação marítima deste fim-de-semana levou à formação de ondas gigantes que chegaram a atingir os 6 metros, e que destruíram varandas num prédio junto à costa em Mesa del Mar, Tenerife. Vários edifícios …

Escritora de romance erótico gay condenada a mais de 10 anos de prisão na China

Uma escritora chinesa foi condenada a dez anos e meio de cadeia pela publicação de um romance erótico com protagonistas homossexuais. Esta sentença está a chocar e a indignar país. A escritora de apelido Liu, mas …

Construção de complexo turístico na China terá matado mais de 6 mil peixes

As autoridades chinesas estão a investigar a morte de 6 mil peixes da espécie esturjão-chinês, que está em perigo de extinção, alegadamente devido à construção de um complexo eco-turístico próximo de uma zona de criação. Cerca …

Malta: "Finalmente identificados" autores do homicídio de jornalista que denunciava corrupção

As autoridades de Malta anunciaram este domingo que identificaram o grupo que terá arquitetado a morte da jornalista Daphne Caruana Galizia, especializada em temas anti-corrupção, em outubro do ano passado. Em outubro do ano passado, a …

"Coletes amarelos" continuam a bloquear estradas e postos de combustível em França

Várias manifestações de "coletes amarelos", que pretendem perpetuar o movimento contra o aumento das taxas de combustível, interromperam esta segunda-feira o trânsito automóvel e bloquearam as bombas de combustíveis um pouco por toda a França. Segundo …

Artefactos pirotécnicos: PSP omitiu "goleada" do Benfica (149-1) ao FC Porto

Segundo aponta um novo conjunto de e-mails, a PSP terá manipulado números relativos à apreensão de artefactos de pirotecnia no decorrer do Benfica-FC Porto, jogado a 26 de abril de 2015. De acordo com as mensagens, …

Operadoras de telecomunicações vão subir preços em 2019

As principais operadoras de telecomunicações preparam-se para subir tarifários no início do próximo ano, acompanhando a inflação. Utilizar os serviços das operadoras de telecomunicações vai ficar mais caro a partir do início do próximo ano. As …

Costa foi "desautorizado" por César (e a culpa é do seu "feitio especial")

O braço-de-ferro entre António Costa e Carlos César, na questão do IVA das touradas, "é mais sério do que se pensa". É Marques Mendes quem o diz, notando que tudo se deveu ao "feitio especial" …

Governo limita descontos no IRS a quem reabilitar casas com apoio do Estado

Quem receber ajudas do Estado à compra ou reconstrução da sua casa e a vender antes de decorridos 10 anos perde direito aos benefícios fiscais em IRS. Quem receber apoios públicos à reabilitação da sua casa …

Assembleia da República vai gastar 25,3 milhões com partidos em 2019

A Assembleia da República prevê gastar um total de 121 milhões de euros em 2019. Desse total, 25,3 milhões de euros destinam-se aos cofres dos partidos pelas subvenções. Em 2019, a Assembleia da República prevê gastar …