Os pilotos do avião da Ethiopian Airlines seguiram o protocolo de emergência da Boeing antes de se despenharem

STR / EPA

Os pilotos do voo ET302 da Ethiopian Airlines, que no mês passado caiu poucos minutos depois de descolar de Addis Ababa, na Etiópia, matando 157 pessoas, terão seguido o protocolo de emergência da Boeing para o 737 MAX 8.

Porém, não conseguiram recuperar o controlo da aeronave, conta o The Wall Street Journal. O jornal dos EUA, citando fontes familiarizadas com a investigação, diz que os oficiais de voo apagaram o sistema de estabilização automática (MCAS) quando perceberam que isso fez com que o avião baixasse o nariz depois de descolar.

Além disso, o jornal especifica que os pilotos usaram um manual para tentar estabilizar o controlo da máquina, mas quando perceberam que a tentativa não dava o resultado esperado, reativaram o MCAS. Ao fazer isso, a aeronave continuou a curvar-se para o seu ângulo de ataque.

Espera-se que o relatório oficial preliminar sobre o incidente do ET302 seja publicado antes da próxima quarta-feira, quando se cumprirem 30 dias do acidente de avião.

No passado 10 de março, o voo ET302 da Ethiopian Airlines, um Boeing 737 MAX 8 que tinha como destino Nairobi, no Quénia, caiu perto Bishoftu apenas seis minutos depois da descolagem do Aeroporto Internacional de Bole, em Adis Abeba, a capital do país. No incidente, morreram as 157 pessoas a bordo, de 33 nacionalidades diferentes.

Três dias depois, a Federal Aviation Administration informou que houve “algumas semelhanças” entre o acidente da Etiópia e aconteceu com outro Boeing 737 MAX 8 em outubro passado na costa da Indonésia, que tirou a vida de 189 pessoas ao cair 13 minutos depois de decolar de Jacarta.

Após estes incidentes, vários países da União Europeia e da América Latina, bem como os EUA, China, Coreia do Sul, Austrália, Turquia e Índia, entre outros países, deixaram em terra e fecharam o seu espaço aéreo aos aparelhos deste modelo da Boeing. Tudo isto causou uma queda significativa no valor do mercado de ações da empresa aeronáutica, que decidiu suspender as entregas do 737 MAX.

Na semana passada, a Boeing apresentou uma alteração do software e do treino para pilotos do 737 MAX, de forma a restabelecer a confiança neste modelo após dois acidentes que fizeram um total de 346 mortos.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Domingo invulgar: 17 grandes jogos para ver, em poucas horas

A ementa começa em França, ao meio-dia, e acaba no Chile, já depois das oito da noite. Não estamos perto do Carnaval mas vem aí um "domingo gordo" no futebol. Vários jogos grandes, uns mais mediáticos …

Sporting 1-0 Moreirense | Capitão Coates embala leão

O Sporting igualou hoje o FC Porto na liderança provisória da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer em casa o Moreirense, por 1-0, em jogo da nona jornada. O capitão Sebastián Coates marcou, aos …

Relatório médico indica que jovem chinês morreu após beber uma garrafa de Coca-Cola em dez minutos

Um homem chinês morreu depois de beber uma garrafa de 1,5 litros de Coca-Cola em dez minutos, informaram os médicos num relatório. O jovem de 22 anos, que não tinha doenças subjacentes, dirigiu às urgências do …

Universidade no Reino Unido tem arquivo de "casas assombradas"

A Universidade de Sheffield, no Reino Unido, tem um arquivo aberto ao público com quase 80 mil fotografias de "casas assombradas" de várias feiras populares. Para muitos, o medo é parte integrante da experiência de uma …

J&J acusada de usar manobra para impedir processos judiciais relativos à venda de pó de talco com propriedades cancerígenas

A Johnson & Johnson está a ser criticada por usar uma manobra para impedir cerca de 38 mil processos judiciais que alegam que o famoso baby powder da marca causa cancro. De acordo com a NPR, …

Tondela 1-3 FC Porto | Hat-trick de Taremi castiga insolência beirã

O iraniano Mehdi Taremi foi a grande figura da vitória do FC Porto em casa do Tondela, por 3-1. Os homens da casa marcaram primeiro, mas cedo se viram reduzidos a dez elementos e tiveram …

Chamam-lhe "Lady Trump". A candidata a governadora do Nevada que está a gerar polémica

Conhecida como "Lady Trump", Michele Fiore anunciou a sua candidatura a governadora do estado do Nevada em estilo, gerando polémica nos Estados Unidos. Michele Fiore, vereadora de Las Vegas, anunciou esta terça-feira a sua candidatura a …

Benfica abre inquérito a envolvimento de colaboradores em negócio de ações da SAD

O Benfica abriu um inquérito interno para averiguar o possível envolvimento de dois colaboradores num eventual negócio de transação de ações da SAD ‘encarnada’, informou hoje o clube, em comunicado. “Tendo em conta as recentes notícias …

Um hipopótamo na água

Tribunal norte-americano reconhece hipopótamos de Pablo Escobar como pessoas jurídicas

O grupo de hipopótamos, mais uma parte do legado deixado na Colômbia por Pablo Escobar, recebeu o estatuto de "pessoas jurídicas". Um tribunal federal dos Estados Unidos defendeu que os descendentes dos hipopótamos do barão da …

Mais rapidez e menos ruído. E-bikes permitem que militares em ação passem despercebidos

Os soldados do Regimento de Cavalaria da Infantaria Montada de Queensland, na Austrália, estão a testar e-bikes para perceber se o veículo poderá ser uma opção válida para operações no terreno. Passar despercebido no terreno é …