BE e PCP apresentaram 13 projetos de revisão do Código do Trabalho. “É para chumbar tudo”

António Cotrim / Lusa

Bloquistas e comunistas já apresentaram 13 projetos de lei de revisão do Código do Trabalho, mas todos têm o mesmo destino.

O destino final de todos os projetos de lei apresentados pelo Bloco de Esquerda, PCP e PEV de revisão do Código do Trabalho é o chumbo. “É para chumbar tudo“, afirmou um deputado do PS ao Diário de Notícias, quando confrontado com o sentido de voto dos socialistas perante a multiplicidade de iniciativas apresentadas pelos partidos à esquerda.

Estas iniciativas contariam, à partida, com o chumbo dos partidos à direita do PS, mas, segundo o DN, os socialistas nada farão para as salvar. Em causa estão 14 projetos de lei: sete do PCP, seis do Bloco e um do PEV (e este último pode sobreviver, uma vez que se propõe “o direito à redução de horário de trabalho para efeitos de amamentação, aleitação ou acompanhamento à criança até aos 3 anos”).

O PCP propõe o alargamento do horário de trabalho a 35 horas ao setor privado, a reposição do princípio do tratamento mais favorável e eliminação da caducidade da contratação coletiva e regula a sucessão de convenções coletivas de trabalho, a reposição dos 25 dias de férias e a reposição dos valores salariais no trabalho extraordinário.

Já o Bloco avança também com as 35 horas semanais de trabalho no setor privado e também com a valorização do trabalho extraordinário, altera o regime jurídico-laboral de proteção social dos trabalhadores por turnos e noturnos, promove a contratação coletiva, revoga as alterações introduzidas no tempo da troika que facilitaram os despedimentos diminuindo as indemnizações, eliminando também a figura do despedimento por inadaptação, elenca o matutino.

Ao apresentar os projetos do partido, Catarina Martins disse estar a cumprir um compromisso assumido durante a campanha. “Começamos esta legislatura do ponto de vista laboral com o compromisso que assumimos ao longo da campanha de acabar com os cortes da troika que ainda estão na legislação laboral”, afirmou a líder bloquista.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Com tanto chumbo como vai ser com o orçamento?
    Vai ser a mesma festa da questão dos professores… eheheh
    Assim temos novas eleições à porta…

  2. Bloco e PCP já não me enganam, já mostraram o seu valor quando lá estiveram.
    É engraçado, já não fazem parte do governo voltaram as manifestações na A22.
    Desta vez nem mais um minuto perdido, nem um cêntimo gasto em gasóleo, cheguei a fazer parte dessas manifestações que só serviram para gastar gasóleo e perder tempo.
    Quando PCP e BLOCO estiveram no governo, acabaram as manifestações, já tudo estava bem.

  3. Amigo ou amiga CA, parta do principio de que nem o BE nem o PCP fizeram ou fazem parte do governo PS e a palavra deles em relação a este assunto tanto é no Algarve como na A.R. Não dizem aqui uma coisa e lá votam outra. Abraço, continue com esse pensamento e vá pagando portagens.

RESPONDER

Estrela morta emite cocktail de radiação nunca antes visto

Um grupo internacional de cientistas explorou o potencial do telescópio espacial de raios gama da Agência Espacial Europeia (ESA) - e outros telescópios e instrumentos - para detetar um cocktail de radiação inédita de uma …

Ator francês Dieudonné banido do Facebook por comentários antissemitas

O ator francês foi banido definitivamente do Facebook e do Instagram por causa dos comentários sobre as vítimas do Holocausto marcados por termos e expressões "desumanizantes contra os judeus". O anúncio do afastamento permanente de Dieudonné …

Última temporada de "La Casa de Papel" terá filmagens em Portugal

A rodagem da quinta temporada da série espanhola "La Casa de Papel", de Álex Pina, começa esta segunda-feira e terá filmagens em Portugal, revelou a plataforma Netflix. Em comunicado, na última sexta-feira, a Netflix explica que …

Janelas com vista para o Espaço. Virgin Galactic revela interior de nave espacial para turistas

A Virgin Galactic acaba de revelar o luxuoso design do interior da cabine do primeiro veículo SpaceshipTwo - o VSS Unity - que permitirá a astronautas e entusiastas explorar o Espaço com conforto. A Virgin Galactic, …

Irão garante ter detido líder de "grupo terrorista" dos EUA

Este sábado, o Irão anunciou a detenção do líder de um "grupo terrorista" norte-americano alegadamente responsável por um bombardeamento mortal, em 2008, numa mesquita da cidade de Shiraz, entre outros ataques. "Jamshid Sharmahd, líder do grupo …

Engenheiro reconstrói máquina que decifrou os códigos alemães Enigma na II Guerra Mundial

Hal Evans construiu a primeira réplica funcional de um ciclómetro: uma máquina construída no início da década de 1930 (e usada na II Guerra Mundial) por matemáticos polacos para ajudar a decifrar as mensagens secretas …

Governo britânico paga metade da conta para atrair clientes aos restaurantes

A medida para fazer os britânicos regressar aos restaurantes e, assim, ajudar o setor, que foi um dos mais afetados pela pandemia de covid-19, começa esta segunda-feira e vai prolongar-se até ao fim de agosto. De …

Revelados os segredos originais do "Cordeiro Místico"

Uma equipa de cientistas belgas e norte-americanos radiografou a pintura A Adoração do Cordeiro Místico para descobrir como era a obra de arte flamenga, pintada pelos irmãos Hubert e Jan Van Eyck, quando foi concluída, em …

Trump abre a porta à compra do TikTok pela Microsoft

A rede social deve ser vendida até 15 de setembro para se manter em operação nos Estados Unidos, disse, esta segunda-feira, o Presidente norte-americano. Depois de, na sexta-feira, ter anunciado que iria proibir a TikTok nos …

Egito convida Musk a verificar pessoalmente que as pirâmides não foram construídas por alienígenas

O Egito convidou o multimilionário Elon Musk a verificar pessoalmente que as míticas pirâmides do país não foram construídas por alienígenas, ao contrário do que sugeriu o CEO da Tesla e da SpaceX na rede …