BE e PCP apresentaram 13 projetos de revisão do Código do Trabalho. “É para chumbar tudo”

António Cotrim / Lusa

Bloquistas e comunistas já apresentaram 13 projetos de lei de revisão do Código do Trabalho, mas todos têm o mesmo destino.

O destino final de todos os projetos de lei apresentados pelo Bloco de Esquerda, PCP e PEV de revisão do Código do Trabalho é o chumbo. “É para chumbar tudo“, afirmou um deputado do PS ao Diário de Notícias, quando confrontado com o sentido de voto dos socialistas perante a multiplicidade de iniciativas apresentadas pelos partidos à esquerda.

Estas iniciativas contariam, à partida, com o chumbo dos partidos à direita do PS, mas, segundo o DN, os socialistas nada farão para as salvar. Em causa estão 14 projetos de lei: sete do PCP, seis do Bloco e um do PEV (e este último pode sobreviver, uma vez que se propõe “o direito à redução de horário de trabalho para efeitos de amamentação, aleitação ou acompanhamento à criança até aos 3 anos”).

O PCP propõe o alargamento do horário de trabalho a 35 horas ao setor privado, a reposição do princípio do tratamento mais favorável e eliminação da caducidade da contratação coletiva e regula a sucessão de convenções coletivas de trabalho, a reposição dos 25 dias de férias e a reposição dos valores salariais no trabalho extraordinário.

Já o Bloco avança também com as 35 horas semanais de trabalho no setor privado e também com a valorização do trabalho extraordinário, altera o regime jurídico-laboral de proteção social dos trabalhadores por turnos e noturnos, promove a contratação coletiva, revoga as alterações introduzidas no tempo da troika que facilitaram os despedimentos diminuindo as indemnizações, eliminando também a figura do despedimento por inadaptação, elenca o matutino.

Ao apresentar os projetos do partido, Catarina Martins disse estar a cumprir um compromisso assumido durante a campanha. “Começamos esta legislatura do ponto de vista laboral com o compromisso que assumimos ao longo da campanha de acabar com os cortes da troika que ainda estão na legislação laboral”, afirmou a líder bloquista.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Com tanto chumbo como vai ser com o orçamento?
    Vai ser a mesma festa da questão dos professores… eheheh
    Assim temos novas eleições à porta…

  2. Bloco e PCP já não me enganam, já mostraram o seu valor quando lá estiveram.
    É engraçado, já não fazem parte do governo voltaram as manifestações na A22.
    Desta vez nem mais um minuto perdido, nem um cêntimo gasto em gasóleo, cheguei a fazer parte dessas manifestações que só serviram para gastar gasóleo e perder tempo.
    Quando PCP e BLOCO estiveram no governo, acabaram as manifestações, já tudo estava bem.

  3. Amigo ou amiga CA, parta do principio de que nem o BE nem o PCP fizeram ou fazem parte do governo PS e a palavra deles em relação a este assunto tanto é no Algarve como na A.R. Não dizem aqui uma coisa e lá votam outra. Abraço, continue com esse pensamento e vá pagando portagens.

RESPONDER

Parker Solar Probe lança nova luz sobre o Sol

Em agosto de 2018, a Parker Solar Probe da NASA foi lançada para o espaço, tornando-se pouco tempo depois a sonda mais próxima do Sol. Com instrumentos científicos de ponta para medir o ambiente em …

Encontrado no mar das Malvinas navio alemão da I Guerra Mundial 105 anos depois de naufragar

O naufrágio de um cruzador alemão da I Guerra Mundial foi identificado nas Ilhas Malvinas, onde foi afundado pela Marinha britânica há 105 anos. O SMS Scharnhorst foi o principal ativo da esquadra alemã na Ásia …

Boavista 1-4 Benfica | Águia goleia no xadrez do Bessa

O Benfica deu o pontapé de saída da 13ª jornada com uma vitória competente na visita ao Boavista, por 4-1. Num jogo potencialmente perigoso para as aspirações “encarnadas”, frente a um adversário com somente uma derrota …

Cientistas desenvolvem técnica para determinar o humor através da caligrafia

Uma equipa de cientistas estudou a biomecânica dos movimentos das mãos a escrever e a desenhar, e desenvolveu um método para avaliar as propriedades individuais da velocidade de escrita e da pressão do lápis no …

Quase seis mil denúncias de agressões sexuais em viagens da Uber nos EUA

A plataforma de transporte de passageiros Uber divulgou na quinta-feira um relatório, revelando quase seis mil denúncias de agressões sexuais a utilizadores, motoristas e terceiros nos Estados Unidos (EUA), em 2017 e 2018. No relatório de …

Polícia de Los Angeles vai usar dispositivo "ao estilo Batman" para prender suspeitos

A polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, vai adotar, no início do próximo ano, um novo dispositivo, conhecido como BolaWrap 100, que dispara um cinto de fibra sintética a uma velocidade de 200 metros …

Corriere dello Sport defende-se das acusações e garante ser "inimigo do racismo"

O jornal desportivo italiano Corriere dello Sport afirmou esta sexta-feira ser “inimigo do racismo”, defendendo-se das críticas motivadas pela manchete de quinta-feira, com o título “Black Friday” e ilustrada com os futebolistas negros Romelu Lukaku …

Alisadores e tintas para cabelo podem aumentar o risco de cancro da mama

Alisadores e tintas para cabelo são dois produtos comummente utilizados por mulheres. Um novo estudo sugere que estes podem aumentar o risco de cancro da mama, especialmente em mulheres negras. Muitos produtos capilares contêm compostos que …

Black Friday. Marca de cosméticos oferece por engano desconto de 96% e perde 10 milhões em duas horas

Uma falha no site oficial da marca de produtos cosméticos Foreo fez com que o seu artigo mais caro fosse vendido com um desconto de 96%, fazendo com que a empresa sueca perdesse 10 milhões …

Camisola usada por Pelé no seu último jogo foi vendida por 30 mil euros em leilão

Uma camisola usada por Pelé no seu último jogo com a seleção brasileira foi vendida por 30 mil euros num prestigiado leilão de objetos desportivos, realizado na quinta-feira em Turim, Itália. A camisola com o número …