Bloco considera “incompreensível” Estado voltar a pagar mais a privados por testes PCR

Mário Cruz / Lusa

A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE), Catarina Martins

Catarina Martins criticou o Governo por não investir na produção dos testes mais fidedignos de deteção do SARS-CoV-2.

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, considerou esta segunda-feira que “é incompreensível” o Estado voltar a pagar mais pelos testes PCR em laboratórios privados e criticou o Governo por não investir na produção dos testes mais fidedignos de deteção do SARS-CoV-2.

É incompreensível que se vá pagar mais por testes PCR ou por qualquer outro tipo de teste (…), a tecnologia evoluiu e a produção, de tal forma, que ficou mais barato. Por outro lado, o Estado está a contratar tanto que também devia ficar mais barato”, disse em declarações aos jornalistas, à margem de uma reunião com a administração do Hospital Garcia de Orta, em Almada, Setúbal.

A dirigente bloquista reagia à manchete do Público, que dá conta de que o Estado voltou a pagar mais pela realização de testes PCR em laboratórios privados, depois de ter acordado a redução do preço com estas entidades.

De acordo com o diário, o Ministério da Saúde acordou no final de maio a redução para 40 euros, que entrou em vigor em 7 de junho. No entanto, a tutela voltou a negociar o preço para 45 euros no final de junho.

O Público acrescentou que não houve qualquer anúncio desta última alteração e que, quando questionou o Ministério da Saúde, a tutela remeteu para o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, que “enviou uma longa resposta ao Público onde omite os valores e a existência de duas alterações recentes aos preços”.

A propósito desta notícia, a coordenadora do Bloco defendeu que “o Governo deve explicações ao país” sobre a razão pela qual “vai pagar mais por testes PCR, quando todas as condições tecnológicas e de mercado diriam que se devia estar a pagar bem menos”.

Na opinião da dirigente do partido, o executivo socialista está em “situação de refém” por culpa própria, já que Portugal tem “capacidade de produção do que é necessário para fazer os testes”, mas o Governo “decidiu entregar os testes todos a laboratórios privados”.

// Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Irão disponível para negociações sobre acordo nuclear nas próximas semanas

O Irão retornará às negociações sobre a retomada do acordo nuclear de 2015 nas próximas semanas, avançou o Ministério dos Negócios Estrangeiros esta terça-feira, apesar das suspeitas das potências ocidentais sobre a estratégia de Teerão …

Depois do Loon, nasce o Taara. Projeto usou lasers para transmitir 700TB de dados

Depois da morte do Projeto Loon, no início do ano, nasceu o Projeto Taara, que utilizou lasers para transmitir 700TB de dados através do rio Congo. O projeto muda, o nome é diferente, mas a missão …

Vizela - Paços de Ferreira bateu recorde de assistência na I Liga

Maior número de adeptos do campeonato também foi registado nesta jornada, no Benfica-Boavista; mas em termos de ocupação do estádio, o Vizela deixou longe toda a concorrência. Desde os anos 80 do século passado que não …

150 anos antes da viagem histórica de Colombo, um frade italiano escrevia sobre a America

Por volta do ano 1340, Galvano Fiamma registou, na sua Cronica universalis, a existência de terras a oeste da Gronelândia habitadas "por gigantes". Trata-se da primeira menção documentada do continente americano no Mediterrâneo, cerca de …

Os antigos compadres zangaram-se de vez. Trump puxa os cordelinhos nos bastidores para correr com McConnell

A relação de altos e baixos entre os dois azedou de vez depois de McConnell ter reconhecido a vitória de Joe Biden. Trump quer agora que um Republicano concorra contra McConnell pelo cargo da liderança …

Bombeiros embrulharam a maior árvore do mundo em papel de alumínio. Tudo para a proteger

O incêndio consumiu milhares de acres na Califórnia e o National Park Service viu-se obrigado a intensificar os seus esforços para proteger as jóias naturais, incluindo as maiores árvores do mundo. Os incêndios Colony e Paradise …

EUA trocaram "guerra implacável" por "diplomacia implacável" no Afeganistão, diz Biden

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, disse esta terça-feira à Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) que o país se está a concentrar na "diplomacia implacável" e no encerramento de uma era de …

Presidente de El Salvador autodenomina-se "Ditador de El Salvador"

O Presidente de El Salvador, Nayib Bukele, alterou no domingo a descrição do seu perfil no Twitter para "Ditador de El Salvador", passando depois para "Ditador mais 'cool' do mundo mundial", situação registada após os …

Ordem dos Médicos abre processo disciplinar contra Fernando Nobre

O Conselho Disciplinar Regional do Sul da Ordem dos Médicos abriu um processo contra Fernando Nobre, por causa das suas declarações numa manifestação de negacionistas em frente à Assembleia da República. A Ordem dos Médicos (OM) …

Crise da energia obriga UE a enfrentar dependência do gás natural

Os países europeus estão a tentar proteger os consumidores de energia, numa região onde, desde o início do ano, os preços do gás aumentaram 250%, resultado de uma série de forças económicas, naturais e políticas.  Na …