Bill Gates defende pedido do FBI no caso contra a Apple

Michael Buholzer / World Economic Forum

Bill Gates

Bill Gates

O fundador da Microsoft defendeu que a Apple devia ajudar o FBI a desbloquear o iPhone do terrorista do tiroteio em San Bernardino, nos Estados Unidos.

Numa entrevista ao Financial Times, Bill Gates tomou uma posição contra Tim Cook e defendeu que a Apple devia ajudar o FBI.

Em causa está um pedido das autoridades norte-americanas para que a empresa desbloqueie o telemóvel de um dos atiradores do massacre de San Bernardino, que matou 14 pessoas.

O caso tem ganho notoriedade nos últimos dias pela recusa da Apple, uma vez que essa operação pode pôr em causa a segurança dos dados de todos os seus clientes.

Para o fundador da Microsoft, o pedido não é “geral” mas apenas para “um caso em particular”, algo que também voltou a ser reafirmado pelo diretor do FBI, James Comey.

Apesar do apoio de Gates, outras empresas do setor, tal como a Google, o Facebook ou o Twitter, não viram com bons olhos esta situação e assumiram o seu apoio perante a decisão da empresa da maçã.

Até a Microsoft, que tem como atual CEO o indiano Satya Nadella, mostrou timidamente o seu apoio nesta questão, de acordo com as declarações de um porta-voz da empresa.

Gates considera que é necessário estabelecer regras claras para que tanto as autoridades como as empresas saibam em que tipo de situações as informações podem ser postas a descoberto. Uma delas é o terrorismo.

“As empresas de tecnologia devem ser forçadas a cooperar com as autoridades em investigações sobre terrorismo”, afirmou o milionário na entrevista.

Ainda sobre este assunto, John McAfee não quis ficar de fora e já veio dizer que se disponibiliza para desbloquear esse mesmo telemóvel.

Se no prazo de três semanas não o conseguir, o criador do antivírus com o mesmo nome diz que come um sapato como castigo.

ZAP / Canal Tech

PARTILHAR

RESPONDER

Os aeroportos mudam o nome das pistas (e a culpa é dos pólos magnéticos da Terra)

O pólo norte magnético pode mover-se até 64 quilómetros por ano. Isto pode ser um problema para os pilotos de aviões. A pista 17L/35R, no Aeroporto Internacional de Austin-Bergstrom, no estado norte-americano do Texas, não terá …

Rússia quer ultrapassar Tom Cruise e ser a primeira a gravar um filme no Espaço

O ator Tom Cruise quer rodar um filme no Espaço, mas a Rússia quer ser a primeira, de acordo com um comunicado da agência espacial Roscosmos. Os Estados Unidos e a Rússia são, novamente, os protagonistas …

Os animais perdem o medo dos predadores depois de contactarem com o Homem

Uma nova investigação concluiu que os animais selvagens perdem rapidamente o medo dos seus predadores depois de entrarem em contacto com o Homem. A maioria dos animais selvagens, como é o caso dos leões, exibe …

Há mais 884 casos confirmados e oito óbitos por covid-19 em Portugal

De acordo com o último boletim divulgado epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), Portugal regista, este sábado, mais oito óbitos e 884 novos casos de infeção pelo novo coronavírus. Assim, Portugal contabiliza, desde o início da …

Negros norte-americanos estão a comprar armas em valores recorde

O número de afro-americanos a comprar armas aumentou drasticamente. Em causa, estará uma resposta ao agravar das tensões sociais no país devido ao movimento Black Lives Matter. Nos Estados Unidos, os protestos do movimento Black Lives …

Sporting paga 5 milhões e "rouba" Bruno Tabata ao Braga

O Sporting conseguiu 'roubar' Bruno Tabata ao Sporting de Braga. O extremo do Portimonense assina pelos 'leões' num contrato válido por cinco temporadas. Bruno Tabata está a caminho do Sporting CP, avança este sábado o jornal …

Há (pelo menos) 16 escolas com casos de covid-19, mas não há dados oficiais

Nem o Ministério da Educação, nem a Direcção Geral de Saúde (DGS) revelam o número de casos de covid-19 nas escolas, depois da reabertura do ano lectivo. Mesmo sem dados oficiais, é possível contabilizar, pelo …

Deixar Bilbau não dá bom resultado (lembra-se da grande equipa de Bielsa?)

Javi Martínez tenta contrariar a tendência dos seus antigos companheiros de equipa no famoso Atlético de Bilbau, que só aceita no seu plantel futebolistas nascidos no País Basco ou com ascendência familiar basca. Javi Martínez, herói …

Tatuagens racistas, saias curtas, cabelos e bigodes estranhos proibidos na PSP

Os polícias que tenham tatuagens com símbolos, palavras ou desenhos de natureza partidária, extremista, racista ou que incentivem à violência têm seis meses para as remover, de acordo com novas normas da PSP que também …

Republicação das caricaturas de Maomé foi o motivo do ataque junto ao Charlie Hebdo

A republicação das caricaturas de Maomé terá estado na origem do ataque junto ao edifício da antiga redação do jornal satírico Charlie Hebdo, confessou o principal suspeito. Quatro pessoas foram esta sexta-feira feridas, duas das quais …