Bill Gates defende pedido do FBI no caso contra a Apple

Michael Buholzer / World Economic Forum

Bill Gates

Bill Gates

O fundador da Microsoft defendeu que a Apple devia ajudar o FBI a desbloquear o iPhone do terrorista do tiroteio em San Bernardino, nos Estados Unidos.

Numa entrevista ao Financial Times, Bill Gates tomou uma posição contra Tim Cook e defendeu que a Apple devia ajudar o FBI.

Em causa está um pedido das autoridades norte-americanas para que a empresa desbloqueie o telemóvel de um dos atiradores do massacre de San Bernardino, que matou 14 pessoas.

O caso tem ganho notoriedade nos últimos dias pela recusa da Apple, uma vez que essa operação pode pôr em causa a segurança dos dados de todos os seus clientes.

Para o fundador da Microsoft, o pedido não é “geral” mas apenas para “um caso em particular”, algo que também voltou a ser reafirmado pelo diretor do FBI, James Comey.

Apesar do apoio de Gates, outras empresas do setor, tal como a Google, o Facebook ou o Twitter, não viram com bons olhos esta situação e assumiram o seu apoio perante a decisão da empresa da maçã.

Até a Microsoft, que tem como atual CEO o indiano Satya Nadella, mostrou timidamente o seu apoio nesta questão, de acordo com as declarações de um porta-voz da empresa.

Gates considera que é necessário estabelecer regras claras para que tanto as autoridades como as empresas saibam em que tipo de situações as informações podem ser postas a descoberto. Uma delas é o terrorismo.

“As empresas de tecnologia devem ser forçadas a cooperar com as autoridades em investigações sobre terrorismo”, afirmou o milionário na entrevista.

Ainda sobre este assunto, John McAfee não quis ficar de fora e já veio dizer que se disponibiliza para desbloquear esse mesmo telemóvel.

Se no prazo de três semanas não o conseguir, o criador do antivírus com o mesmo nome diz que come um sapato como castigo.

ZAP / Canal Tech

PARTILHAR

RESPONDER

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …

Amazon quer que os clientes paguem com as mãos

A gigante tecnológica Amazon quer que os  clientes comprem e efetuem o pagamento com um aceno da mão em vez de passar um cartão numa máquina. De acordo com o Wall Street Journal, que cita fontes …

59 autarcas constituídos arguidos na Operação Éter

O Ministério Público constituiu 74 arguidos, 59 dos quais autarcas e ex-autarcas de 47 câmaras do Norte e Centro, no processo da investigação às Lojas Interativas da Turismo do Porto e Norte, realizada no âmbito …