John McAfee oferece-se para crackar um iPhone e “salvar o mundo”

John McAfee / Facebook

John McAfee, criador do antivírus com o mesmo nome

John McAfee, criador do antivírus com o mesmo nome

O criador do antivírus disponibilizou-se para crackar o telemóvel que a Apple recusou se a desbloquear por pôr em risco a segurança dos seus clientes. 

Depois de a Apple se ter recusado publicamente a desbloquear o telemóvel do atirador de San Bernardino, eis que surge o polémico programador John McAfee a dizer que está disponível para ajudar o FBI.

O criador do antivírus com o mesmo nome disponibilizou-se para crackar o telemóvel de Syed Rizwan Farook, um dos terroristas que em dezembro do ano passado matou 14 pessoas.

A empresa emitiu um comunicado esta semana a dizer que o desbloqueio pode pôr em risco a segurança dos seus clientes, posição que ganhou o apoio de outras conhecidas empresas, tal como a Google, o Facebook, o Twitter e até a Microsoft (embora de uma forma mais tímida).

Aliás, os próprios clientes fizeram questão de demonstrar esse apoio, juntando-se em frente à loja da marca em São Francisco, na Califórnia.

McAfee diz que o facto de se disponibilizar para desbloquear o iPhone não significa que não concorde com a posição da Apple, aliás é precisamente para evitar que a empresa seja forçada a instalar um ‘backdoor’. O programador considera que essa medida seria o “fim do mundo” da segurança digital.

Na visão do pré-candidato à presidência dos EUA, a ordem judicial é ainda uma prova de incompetência das autoridades norte-americanas.

McAfee acredita que o Governo tem recursos suficientes para conseguir fazer esse desbloqueio mas só não o faz porque não contrata as pessoas certas para o trabalho e, à custa disso, está “décadas atrasado na corrida digital”.

Segundo o programador, o Governo só contrata pessoas que vêm diretamente das universidades e recusa-se a contratar ‘hackers’ cheios de piercings ou com cortes de cabelo estranhos.

‘Hackers’ esses como os que ele diz integrarem a sua equipa “maravilha” que vai conseguir crackar o iPhone sem grandes problemas.

Não acredita? Então McAfee tem um argumento ainda mais forte. O programador diz que é a única pessoa a aparecer nos resultados do motor de busca do Google quando se procura o termo “lenda da cibersegurança”.

“Se duvidam do meu potencial, procurem no Google por ‘lenda da cibersegurança’ e vejam o nome que aparece em primeiro lugar”, afirmou, dizendo que come um sapato se não o conseguir em três semanas.

ZAP / Aberto Até de Madrugada / Canal Tech

PARTILHAR

RESPONDER

Antártida tem quase mais 20% de colónias de pinguins-imperador do que se pensava

Imagens de satélite revelam que há quase mais 20% de colónias de pinguins-imperador na Antártida do que se pensava anteriormente, totalizando 61, divulgou esta quarta-feira a Agência Espacial Europeia (ESA). Dados obtidos por dois satélites europeus …

De taxista a bombeiro. EHang lança drone para combater incêndios em arranha-céus

A chinesa EHang tem concentrado os seus esforços em serviços de táxi ou turismo aéreo. Agora, a empresa de mobilidade quer provar a versatilidade da sua plataforma de veículos autónomos com o lançamento de uma …

Netflix lidera mercado de streaming em Portugal e ranking do IMDb

A Netflix junta, neste momento, o melhor de dois mundos. Tem um catálogo maior, e por isso com mais produções bem cotadas no IMDb, e é também o serviço de streaming com maior número de …

"Estou cansada de ter medo". Candidata da oposição faz tremer presidenciais na Bielorrússia

Na Bielorrússia, Svetlana Tikhanovskaya, candidata da oposição de apenas 37 anos, está a fazer frente ao mais antigo líder da europa, na corrida as eleições presidenciais. Tikhanovskaya mantém-se firme na luta pelo poder contra o presidente …

Fauci revela que recebeu ameaças de morte e que as suas filhas foram assediadas

Anthony Fauci, um dos principais peritos em doenças infecciosas da Casa Branca, revelou esta quarta-feira que recebeu ameaças de morte e que as suas filhas foram assediadas por causa das suas declarações sobre a covid-19. "Receber …

Califórnia já tem uma estrada pavimentada com plástico

O que parece uma estrada comum é agora a mais recente novidade na cidade de Oroville, na Califórnia. A nova construção junta uma tecnologia que mistura garrafas de plástico com asfalto. Por cada quilómetro de …

Mais de mil operacionais combatem cinco grandes fogos em Portugal

Mais de 1100 operacionais e 16 meios aéreos estão a combater, esta quinta-feira, os cinco maiores incêndios rurais em território continental, concentrados sobretudo na região Centro, de acordo com dados da Proteção Civil. Segundo o site …

Coca-Cola financiou estudos científicos que minimizaram o papel das bebidas açucaradas na obesidade, revela investigação

A Coca-Cola terá financiado com milhões de dólares vários estudos científicos que minimizaram o impacto das bebidas açucaradas na obesidade. A conclusão é de uma investigação publicada na revista médica Public Health Nutrition, que conta …

André Ventura vai pedir suspensão temporária do mandato no Parlamento

O deputado do Chega vai pedir, em setembro, a suspensão do mandato parlamentar até fevereiro do próximo ano para se dedicar às campanhas eleitorais da região dos Açores e das Presidenciais. Em declarações à agência Lusa, …

Governo abre concursos para 800 novos técnicos especializados nas escolas

As escolas vão poder contratar mais de 800 novos técnicos especializados, um reforço de recursos humanos "englobado nas medidas excecionais de organização e funcionamento das escolas para o próximo ano letivo". "As escolas vão poder contratar …