BES banco mau. Novo Banco recebe 4,9 mil milhões e garante depósitos

robert.steinhoefel / Flickr

-

O Banco de Portugal anunciou este domingo um plano de capitalização do Banco Espírito Santo (BES) de 4.900 milhões de euros e a separação dos ativos tóxicos (‘bad bank’) dos restantes que ficam numa nova instituição, o Novo Banco.

O governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, garantiu que a injeção de quase 5.000 milhões de euros no BES não penaliza as finanças públicas nem os depositantes do banco.

Na conferência de imprensa em que anunciou o plano de capitalização do BES e a separação dos ativos tóxicos num ‘bad bank’, Carlos Costa garantiu que “a medida de resolução agora decidida pelo Banco de Portugal, e em contraste com outras soluções que foram adotadas no passado, não terá qualquer custo para o erário público e nem para os contribuintes”.

O governador garantiu também que o Novo Banco vai continuar a “assegurar a atividade até aqui desenvolvida pelo BES e pelas suas filiais, em Portugal e no estrangeiro, protegendo assim os seus clientes e depositantes”, reiterando que “fica completamente e inequivocamente afastada qualquer hipótese de poder haver perdas para os depositantes”.

O recentemente empossado Vítor Bento, que transita da presidência do BES para a do Novo Banco, garantiu que estão afastadas as “incertezas que ameaçavam a instituição”, segundo um comunicado entretanto divulgado.

Para o Novo Banco transitam também todos os trabalhadores, assim como balcões e agências do actual BES.

À margem do comunicado oficial, o governador adiantou ainda terem sido identificadas acções e comportamentos eventualmente ilícitos de membros da anterior administração, cujas responsabilidades serão apuradas em sede própria.

Segundo Carlos Costa, o Banco de Portugal detectou esquemas de dívida em carrossel nas empresas do GES, em que novas entradas de dinheiro serviam para pagar juros e dívidas anteriores.

Estes esquemas, semelhantes às “pirâmides de Ponzi”, são muito difíceis de detectar antes de entrarem em ruptura.

Finanças garantem que contribuintes não suportarão custos do financiamento

O Governo garantiu entretanto, em comunicado do Ministério das Finanças, que os contribuintes não terão de suportar os custos relacionados com o financiamento do BES e que o a nova instituição será detida integralmente pelo Fundo de Resolução.

A recapitalização do Novo Banco será feita pelo Fundo de Resolução, entidade inter-bancária que  irá injectar 4.900 milhões de euros no Novo Banco.

Estando o Fundo, criado em 2012, dotado apenas com 380 milhões de euros, a solução encontrada passa por usar a verba disponibilizada pela troika ao setor financeiro, em que ainda estão disponíveis 6,4 mil milhões de euros.

A Comissão Europeia anunciou, em comunicado, que aprova a solução encontrada para o Banco Espírito Santo e adianta que a medida está em linha com as regras de ajuda dos Estados da União Europeia.

A administração do Novo Banco tem agora a tarefa de encontrar investidores para entrar no capital da instituição e proceder à venda do Novo Banco, de forma a realizar capital para devolver à troika a verba disponobilizada.

Caso a receita de uma eventual venda não cubra a verba da troika, a diferença deverá vir a ser coberta pelas entidades bancárias que compõem o Fundo de Resolução.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Numa verdadeira cena à James Bond, homem foge do FBI numa scooter subaquática

Um americano que estava a ser procurado por um suposto envolvimento num esquema de fraude, foi preso na passada segunda-feira, dia 16, após usar uma "scooter marítima" subaquática para tentar fugir do FBI. Quem assistiu ao …

Após quase terem sido extintas, baleias azuis estão a voltar à Geórgia do Sul

A baleia azul regressou às águas em torno da ilha Geórgia do Sul, quase um século depois de este animal ter sido quase extinto pela caça industrial. A remota ilha Geórgia do Sul, perto da Antártida, era …

Manuscritos de "A Origem das Espécies" divulgados online pela primeira vez

Duas páginas originais do rascunho manuscrito de "A Origem das Espécies", de Charles Darwin, foram divulgadas online pela primeira vez. Além disso, foram ainda publicadas cartas e notas de leitura nunca antes vistas. Os documentos foram …

Os videojogos podem ser bons para o bem-estar pessoal, sugere estudo

De acordo com um novo estudo que analisou o comportamento de jogadores e dados fornecidos por empresas de videojogos, o tempo gasto a jogar pode ser bom para o bem-estar pessoal. A Electronic Arts e a …

A MINI criou uma van perfeita que foi pensada para relaxar, usufruir e conviver

A marca de automóveis MINI apresentou o projeto do Vision Urbanaut. Este veículo é uma van completamente moderna e sustentável, pois oferece mais espaço interior e versatilidade, e ainda deixa uma pegada ecológica mínima. Esta van …

Covid-19. Angela Merkel alerta sobre plano de vacinação para países mais pobres

A chanceler alemã, Angela Merkel, alertou os líderes dos países mais desenvolvidos que o progresso no desenvolvimento de um sistema de distribuição de vacinas para nações mais necessitadas tem sido lento e que essa questão …

Explosão em Beirute. Danos segurados rondam mil milhões

As vítimas da explosão que destruiu o porto de Beirute e área circundante, em agosto, apresentaram um total de 14.921 reclamações de seguro, totalizando danos segurados estimados em perto de 1,62 biliões de libras libanesas …

Centenas de pessoas que morreram de covid-19 em Nova Iorque continuam em camiões frigoríficos

Muitos destes cadáveres, que continuam em camiões frigoríficos, são de pessoas cujas famílias não puderam ser localizadas ou que não podem cobrir os custos do enterro. De acordo com o The Wall Street Journal, cerca de …

Bolsonaro responsabiliza estados e municípios por não usarem testes

Mais de 6,8 milhões de testes RT-PCR, adquiridos pelo Ministério da Saúde brasileiro, perderão a validade entre dezembro deste ano e janeiro de 2021. O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, direcionou para estados e municípios a responsabilidade …

Médico presente na sala de emergência revela detalhes da morte de John F. Kennedy

Um médico que estava presente na emergência do Parkland Memorial Hospital, para onde John F. Kennedy (1917-1963) foi transferido depois de ser baleado numa visita política ao estado do Texas, revelou novos detalhes sobre a …