/

Bernie Sanders é o candidato democrata com cobertura mais positiva dos media russos

Max Goldberg, Iowa State Daily / Flickr

Bernie Sanders, candidato democrata às Presidenciais norte-americanas

O senador norte-americano recebeu a cobertura mais positiva, entre todos os candidatos democratas na corrida à Casa Branca, por parte de dois media estatais russos.

Uma nova análise do Foreign Policy Research Institute (FPRI) revela que Bernie Sanders, candidato democrata às Presidenciais dos Estados Unidos, tem recebido a cobertura mais positiva por parte de meios de comunicação como a Sputnik News e a Russia Today.

Em declarações à NPR, Clint Watts, que trabalha na FPRI, afirma que a cobertura feita sobre o senador, de 78 anos, “se tornou realmente forte nos últimos 30 a 45 dias” e mostra “narrativas muito semelhantes às de 2016”.

O instituto analisou 3897 artigos e 5082 referências nestes dois media estatais russos entre 1 de janeiro de 2019 e 2 de março de 2020. Conclusões: O ex-vice-presidente de Barack Obama, Joe Biden, é o candidato democrata mais mencionado (812 vezes), enquanto Sanders é referido 455 vezes.

Porém, os dados curiosos são que as referências a Bernie Sanders, com um programa eleitoral mais à esquerda, são 21% das vezes positivas e 16% negativas, quando comparadas com as menções 3% positivas e 40% negativas de Biden.

Mas nenhum candidato democrata bate o atual Presidente dos Estados Unidos. Dentro do período analisado pelo FPRI, Donald Trump foi mencionado 3160 vezes (17% positivas e 25% negativas).

Tal como em 2016, o Kremlin está novamente a tentar influenciar as eleições Presidenciais de novembro de 2020, com o FBI a falar mesmo numa “guerra de informação”. Esta semana, um documento divulgado pela Universidade de Wisconsin-Madison avançou que a ingerência russa já está em marcha (e de uma forma que a torna mais difícil de detetar).

O chefe de Estado já rejeitou esta ideia e, segundo a revista Newsweek, despediu recentemente o diretor da Inteligência Nacional, Joseph Maguire, depois de este comité ter alertado para o facto de os russos estarem a interferir para o ajudar na sua reeleição.

Sanders já rejeitou qualquer ajuda da Rússia na sua campanha. “Francamente, não quero saber quem é que Putin quer como Presidente. A minha mensagem para ele é clara: Mantenha-se afastado das eleições americanas, algo que vou garantir quando for Presidente”.

Muitos analistas consideram que a nomeação de Sanders como candidato democrata poderia ajudar Trump porque o seu programa de esquerda seria menos suscetível de agregar os eleitores do que o de outros candidatos.

Na famosa Super Tuesday, Biden regressou em força, tendo vencido na maioria dos 14 estados e do território norte-americanos que foram a votos para eleger o candidato democrata.

A disputa está cada vez mais limitada a Bernie Sanders e a Joe Biden, depois das desistências de Beto O’Rourke, Pete Buttigieg, Amy Klobuchar e, mais recentemente, do “grande derrotado” Michael Bloomberg, que também já declararam o seu apoio ao ex-vice.

A senadora Elizabeth Warren também já desistiu da corrida democrata, mas ainda não anunciou o seu apoio a nenhum dos candidatos, estando a falar neste momento com as duas campanhas para tomar uma decisão.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.