Donald Trump felicita “louco Bernie” pela vitória no Nevada

gageskidmore / Flickr

Bernie Sanders, proto-candidato democrata às presidenciais norte-americanas

O senador norte-americano agradeceu aos apoiantes a vitória nas eleições primárias democratas, no sábado, no estado do Nevada.

“Deixem-me agradecer o apoio das pessoas do Nevada. A coligação multigeracional e multirracial não só ganhou no Nevada, como também vai arrasar em todo o país”, exclamou Bernie Sanders, num comício em San Antonio (Texas), pouco depois de vários meios de comunicação social terem atribuído a vitória ao senador.

De acordo com os resultados de 50% das assembleias de voto, o senador, de 78 anos, obteve 46,6% dos votos, seguindo pelo ex-vice-Presidente norte-americano Joe Biden, com 19,2%, e o ex-presidente da câmara Pete Buttigieg com 15,4%.

O primeiro a felicitar Sanders pela vitória foi o Presidente dos EUA, Donald Trump. “Parece que o Louco Bernie está a ir muito bem no Grande Estado do Nevada. Biden e os restantes parecem fracos e de nenhuma maneira o Mini Mike [Bloomberg] pode relançar a sua campanha depois do pior debate na história dos Debates Presidenciais. Parabéns Bernie, e não deixes que te tirem a vitória”, escreveu no Twitter.

De acordo com a televisão norte-americana MSNBC, 53% dos latinos residentes naquele estado votaram em Sanders, especialmente pelas iniciativas a nível da saúde, economia e migração.

Numa festa em Las Vegas, após a votação, Biden celebrou o segundo lugar: “Temos uma oportunidade incrível de voltar a liderar o mundo. Vamos ganhar!”.

Buttigieg felicitou Sanders, mas criticou a “revolução inflexível e ideológica” do senador. “O senador Sanders acredita numa revolução inflexível e ideológica que exclui a maioria dos democratas, sem mencionar a maioria dos norte-americanos”, afirmou.

As próximas primárias democratas vão realizar-se no estado da Carolina do Sul, no dia 29 de fevereiro, , onde Biden tem expectativas de um melhor resultado.

Bernie Sanders denuncia ingerência russa

Na sexta-feira, Sanders denunciou a ingerência russa na campanha para as eleições Presidenciais, depois de o jornal Washington Post ter referido um alegado apoio de Moscovo à sua candidatura.

Segundo o título, os serviços de informações norte-americanos teriam informado o senador eleito pelo Estado do Vermont, e outros congressistas, de interferências de Moscovo no processo eleitoral, aparentemente em favor de Sanders, mas com o objetivo real de promover a vitória do republicano Donald Trump.

“Francamente, não quero saber quem é que Putin quer como Presidente. A minha mensagem para ele é clara: mantenha-se afastado das eleições americanas, o que vou garantir quando for Presidente“, reagiu o senador em comunicado.

“Em 2016, a Rússia utilizou a propaganda na Internet para semear a divisão no nosso país, e compreendo que o queiram fazer outra vez em 2020”, acrescentou.

Muitos analistas consideram que uma nomeação de Sanders como candidato presidencial dos democratas poderia ajudar Trump porque o seu programa de esquerda seria menos suscetível de agregar os eleitores do que o de outros candidatos.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

PSP já apanhou mais de três mil pessoas a conduzir sem carta este ano

O número de pessoas detetadas a conduzir sem carta aumentou 22% nos sete primeiros meses deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. "De 1 de janeiro a 31 de julho de 2020, …

"Vacina deve ser um bem global de saúde pública". OMS critica "nacionalismo de vacinas"

A Organização Mundial de Saúde (OMS) criticou na quinta-feira o "nacionalismo de vacinas" para a covid-19, afirmando que qualquer país terá benefícios económicos e de saúde se o resto do mundo recuperar da pandemia. "O nacionalismo …

Depois da explosão, os protestos em Beirute. Manifestantes anti-Governo pedem mudança política urgente

Esta quinta-feira, dezenas de manifestantes foram dispersos com gás lacrimogéneo quando protestavam na sequência da explosão em Beirute, capital do Líbano, que provocou pelo menos 149 mortos, cinco mil feridos e a destruição de casas …

Em vez de flores, família de Fernanda Lapa pede donativos por Bruno Candé

A família da atriz, que faleceu esta quinta-feira, apela a que quem queira oferecer flores para o funeral faça antes um donativo para os herdeiros do ator Bruno Candé, que foi assassinado, em Lisboa. "A Família …

Orbán diz que todos os migrantes ilegais são potenciais "bombas biológicas"

O primeiro-ministro da Hungria, o ultranacionalista Viktor Orbán, defendeu esta sexta-feira que se deve impedir a chegada de imigrantes ilegais ao país porque estes são potenciais "bombas biológicas" devido à covid-19. Conhecido pelos seus discursos contra …

Donald Trump proíbe transações com empresa chinesa detentora do TikTok

Donald Trump assinou uma ordem executiva que proíbe as transações com a ByteDance no prazo de 45 dias e o Senado já aprovou o projeto de lei que proíbe o descarregamento e utilização da aplicação. …

Preocupado com os incêndios, Marcelo admite interromper férias. Ontem foi o pior dia

O Presidente da Repúblic disse esta quinta-feira que está a acompanhar a vaga de incêndios que assola o território continental e admitiu a possibilidade de interromper as férias no Porto Santo se a situação piorar. "É …

Portugal foi o "patinho feio", mas volta a estar em contraciclo com a Europa (por bons motivos)

Portugal destaca-se agora por apresentar uma tendência de redução de novos casos de infeção pelo novo coronavírus, ao contrário de outros países europeus. Quando o novo coronavírus começou a ganhar terreno no continente europeu, Portugal foi …

Kim Jong-un insiste que a Coreia do Norte travou o vírus, mas intensifica combate à covid-19

Kim Jong-un tem repetido várias vezes que a Coreia do norte "travou o vírus maligno", mas o reforço das medidas de combate à covid-19 e a canalização urgente de material médico e alimentos para Kaesong …

Novo Banco tinha autorização de Bruxelas para financiar venda de imóveis

A DG Comp da Comissão Europeia autorizou o Novo Banco a conceder crédito aos compradores do imobiliário vendido pela instituição. Quando o Novo Banco foi constituído, o acordo assinado entre a Direção Geral da Concorrência europeia …