Michael Bloomberg desiste das primárias democratas e apoia Joe Biden

bethechangeinc / Flickr

Michael Bloomberg

O bilionário desistiu, esta quarta-feira, da sua candidatura nas primárias do Partido Democrata e endossou o ex-vice-Presidente Joe Biden.

O bilionário e ex-presidente da câmara de Nova Iorque desistiu da corrida presidencial depois dos maus resultados na “Super Tuesday”, quando decorreram eleições em 14 estados e um território, tendo apenas conseguido uma vitória na Samoa Americana e apenas 44 delegados no total.

Michael Bloomberg gastou mais de 400 milhões de euros da sua fortuna pessoal na campanha eleitoral, mas hoje reconheceu que o seu esforço não permitiu passar a sua “mensagem política”.

“Há três meses, apresentei a minha candidatura presidencial para vencer Donald Trump. Hoje, retiro-me da corrida pelo mesmo motivo. Vencer Donald Trump, porque ficou claro para mim que continuar tornaria mais difícil conseguir isso”, explicou.

“Derrotar o atual Presidente dos EUA implica união em torno do candidato com mais hipóteses de o fazer. Depois das votações de ontem, é claro que esse candidato é o meu amigo e grande americano Joe Biden“.

O ex-autarca chegou tarde às primárias democratas, abdicando de participar nas primeiras eleições e entrando nos boletins de voto apenas esta terça-feira, com um programa eleitoral próximo das ideias do ex-vice de Barack Obama.

Usando a sua imensa fortuna pessoal, Bloomberg conseguiu uma relevante presença nas sondagens, graças a uma intensa campanha publicitária nos meios de comunicação social, mas sofreu um forte revés num dos debates televisivos, em que foi confrontado com acusações de processos judiciais por assédio sexual nas empresas que dirige.

Bloomberg junta assim o seu apoio aos de dois outros candidatos que desistiram este fim-de-semana a favor de Biden — Peter Buttigieg e Amy Klobuchar —, engrossando uma coligação moderada que se procura opor ao favoritismo nas sondagens de Bernie Sanders.

Com vários resultados das eleições de terça-feira ainda por apurar, Joe Biden tem 453 delegados eleitos, contra 382 de Bernie Sanders, deixando o jogo das democráticas na mão destes dois candidatos, que levam forte vantagem sobre os outros dois ainda no terreno: Elizabeth Warren e Tulsi Gabbard.

Donald Trump já reagiu à desistência de Bloomberg na sua conta do Twitter. “O Mini Mike Bloomberg acabou de ‘desistir’ da corrida para ser Presidente. Poderia ter-lhe dito há muito tempo que não tinha o que era preciso, e assim teria economizado milhões de dólares. Agora vai investir o dinheiro na campanha do Sleepy Joe, esperando salvar a sua reputação. Não vai resultar!”.

“O Mini Mike Bloomberg vai despedir Tim O’brien e todos os tolos e as pessoas realmente idiotas que o colocaram nesta confusão. Esta foi a pior, e mais embaraçosa, experiência da sua vida”, acrescenta o chefe de Estado.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Marcelo pede tolerância zero contra o racismo (e pede “sentido nacional” a Governo e oposição)

O Presidente da República recomendou esta quinta-feira aos democratas “tolerância zero” e “sensatez” para combater o racismo, ao comentar as ameaças de que foram alvo três deputadas e outros sete ativistas. “Os democratas devem ser muito …

43% das escolas no mundo sem condições de higiene para reabertura segura

Mais de 40% das escolas no mundo não têm acesso a condições básicas de higiene, como água para lavar as mãos e sabão, aumentando os riscos de reabertura no contexto da pandemia de covid-19, alertam …

Mais seis mortes, 325 novos casos e 237 recuperados

Portugal regista esta quinta-fira mais seis mortes por covid-19, 325 novos casos de infeção e mais 237 pessoas dadas como recuperadas em relação a quarta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo …

"Filme fantástico". Novo livro revela cartas entre Kim Jong-un e Donald Trump

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, qualificou o seu relacionamento com o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como um “filme fantástico”, segundo os editores de um livro a ser publicado, que revela a correspondência entre …

Grupo avisa Bruxelas que Portugal pode tornar-se ilha ferroviária na Europa

Um grupo de portugueses ligados ao setor ferroviário alertou a comissária europeia dos Transportes para a possibilidade de Portugal se tornar uma ilha ferroviária na Europa devido ao atraso em adotar "a bitola europeia" nas …

China encontra traços do coronavírus em asas de frango importadas do Brasil

Traços do novo coronavírus foram encontrados em asas de frango importadas do Brasil, na cidade de Shenzhen, no sul da China, noticiou, esta quinta-feira, um jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). Os traços foram detetados …

Denúncia de Rui Pinto leva a congelamento de conta bancária da Doyen

Oito milhões de euros que estavam numa conta bancária do fundo de investimento Doyen foram congelados pelas autoridades portuguesas. Uma denúncia do whistleblower português Rui Pinto levou o fundo a ser investigado por suspeitas de fraude …

Preocupado com a Bielorrúsia, Macron ligou a Putin (e aproveitaram para falar da vacina russa)

O Presidente francês, Emmanuel Macron, manifestou esta quarta-feira ao seu homólogo russo, Vladimir Putin, "uma preocupação muito grande" quanto à situação na Bielorrússia após a reeleição do chefe de Estado autoritário bielorrusso, Alexander Lukashenko. Segundo indicou …

Obras do Hospital Militar de Belém custaram mais do triplo do valor estimado

As obras no Hospital Militar de Belém, em Lisboa, custaram mais do valor inicialmente estimado, avançou o Diário de Notícias esta quarta-feira. De acordo com o jornal, estava inicialmente previsto que a reabilitação de três …

Autópsia a Valentina revela descolamento do crânio

A autópsia a Valentina, a menina de 9 anos encontrada morta na serra D’el Rei, em Peniche, distrito de Leiria, em meados de maio, revela descolamento do crânio, avança esta quinta-feira o Correio da Manhã. …