/

Michael Bloomberg desiste das primárias democratas e apoia Joe Biden

1

bethechangeinc / Flickr

Michael Bloomberg

O bilionário desistiu, esta quarta-feira, da sua candidatura nas primárias do Partido Democrata e endossou o ex-vice-Presidente Joe Biden.

O bilionário e ex-presidente da câmara de Nova Iorque desistiu da corrida presidencial depois dos maus resultados na “Super Tuesday”, quando decorreram eleições em 14 estados e um território, tendo apenas conseguido uma vitória na Samoa Americana e apenas 44 delegados no total.

Michael Bloomberg gastou mais de 400 milhões de euros da sua fortuna pessoal na campanha eleitoral, mas hoje reconheceu que o seu esforço não permitiu passar a sua “mensagem política”.

“Há três meses, apresentei a minha candidatura presidencial para vencer Donald Trump. Hoje, retiro-me da corrida pelo mesmo motivo. Vencer Donald Trump, porque ficou claro para mim que continuar tornaria mais difícil conseguir isso”, explicou.

“Derrotar o atual Presidente dos EUA implica união em torno do candidato com mais hipóteses de o fazer. Depois das votações de ontem, é claro que esse candidato é o meu amigo e grande americano Joe Biden“.

O ex-autarca chegou tarde às primárias democratas, abdicando de participar nas primeiras eleições e entrando nos boletins de voto apenas esta terça-feira, com um programa eleitoral próximo das ideias do ex-vice de Barack Obama.

Usando a sua imensa fortuna pessoal, Bloomberg conseguiu uma relevante presença nas sondagens, graças a uma intensa campanha publicitária nos meios de comunicação social, mas sofreu um forte revés num dos debates televisivos, em que foi confrontado com acusações de processos judiciais por assédio sexual nas empresas que dirige.

Bloomberg junta assim o seu apoio aos de dois outros candidatos que desistiram este fim-de-semana a favor de Biden — Peter Buttigieg e Amy Klobuchar —, engrossando uma coligação moderada que se procura opor ao favoritismo nas sondagens de Bernie Sanders.

Com vários resultados das eleições de terça-feira ainda por apurar, Joe Biden tem 453 delegados eleitos, contra 382 de Bernie Sanders, deixando o jogo das democráticas na mão destes dois candidatos, que levam forte vantagem sobre os outros dois ainda no terreno: Elizabeth Warren e Tulsi Gabbard.

Donald Trump já reagiu à desistência de Bloomberg na sua conta do Twitter. “O Mini Mike Bloomberg acabou de ‘desistir’ da corrida para ser Presidente. Poderia ter-lhe dito há muito tempo que não tinha o que era preciso, e assim teria economizado milhões de dólares. Agora vai investir o dinheiro na campanha do Sleepy Joe, esperando salvar a sua reputação. Não vai resultar!”.

“O Mini Mike Bloomberg vai despedir Tim O’brien e todos os tolos e as pessoas realmente idiotas que o colocaram nesta confusão. Esta foi a pior, e mais embaraçosa, experiência da sua vida”, acrescenta o chefe de Estado.

ZAP // Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.