Pete Buttigieg desiste da corrida democrata à presidência dos EUA

Gary He / EPA

Peter Paul Montgomery Buttigieg, ex-mayor, decidiu abandonar a corrida pela nomeação do partido democrata para as eleições presidenciais dos EUA.

São vários os jornais norte-americanos que estão a avançar esta informação, citando fontes próximas da campanha, como é o caso do The Washington Post, The New York Times e a CNN.

Buttigieg, que tem 38 anos, protagonizou a dada altura uma ascensão meteórica em popularidade a nível nacional, chegando a ganhar a eleição no Iowa para a nomeação democrata e a ficar em segundo lugar no estado de New Hampshire. Porém, o antigo mayor de South Bend, no Indiana, acabou por terminar de forma súbita a campanha, por considerar que não era fácil vislumbrar uma trajetória que acabasse com a nomeação.

A decisão surge poucas horas antes da chamada “Super Terça-feira”, um dos dias mais importantes deste processo de escolha de um candidato para defrontar Donald Trump. Nesta fase, a corrida pela nomeação democrata afigura-se como uma disputa a dois entre Bernie Sanders e Joe Biden, que acaba de ganhar um novo ímpeto depois da vitória na Carolina do Sul.

Nascido a 19 de janeiro de 1982, Pete Buttigieg saiu de South Bend para estudar e para cumprir o serviço militar. Em Oxford, fez Filosofia e Política, em Harvard, História e Literatura e, na Marinha, foi oficial de inteligência.

Quando passou à reserva, em vez de voltar logo para a cidade natal, onde vive com o marido, Buttigieg trabalhou como consultor, entre 2007 e 2010, para a gigante mundial McKinsey & Company.

Buttigieg não conseguiu impor-se junto de um segmento importante do eleitorado, os afro-americanos, e acabou por ter um resultado pouco animador na Carolina do Sul.

Além disso, Michael Bloomberg prepara-se para investir para tentar intrometer-se na corrida entre Sanders e Biden,o que poderia ofuscar Buttigieg.

ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.