Russos atormentam Estados Unidos outra vez. Presidenciais são o alvo

Os serviços secretos norte-americanos estão convencidos de que os russos estão, novamente, a tentar influenciar as presidenciais daquele país.

Faltam nove meses para as eleições presidenciais norte-americanas, mas já há suspeitas de que os russos estão a tentar influenciá-las… outra vez. Os serviços secretos estiveram reunidos com a comissão de inteligência do Congresso para lhe dar conta das atividades russas de apoio à reeleição de Donald Trump.

Os serviços de inteligência dos EUA alertaram os parlamentares de que a Rússia está a interferir na campanha eleitoral de 2020 para ajudar o Presidente norte-americano a ser reeleito. A informação foi divulgada esta quinta-feira pelos meios de comunicação norte-americanos, citando como fonte três funcionários do Governo familiarizados com o caso.

Segundo a TSF, o Presidente não ficou contente com a decisão de informar os congressistas, por considerar que os democratas podem suar essa informação contra ele.

Durante a reunião, que aconteceu no dia 13 de fevereiro, os aliados de Trump recusaram que os russos estivessem a ajudar o Presidente, argumentando que a administração tem sido muito dura com a Rússia. Os congressistas republicanos deram até exemplos: a venda à Ucrânia de armamento antiblindagem e a insistência para que os europeus deixem de depender de energia russa.

Os dados recolhidos apontam para a mesma forma de atuação por parte da Rússia, que quer que os norte-americanos desconfiem do sistema eleitoral, de forma a que a unidade nacional saia enfraquecida.

Desta vez, avança a TSF, os russos estão a usar servidores nos Estados Unidos uma vez que os serviços secretos não podem realizar investigações em território nacional. Só o FBI e os serviços de segurança interna podem agir, apesar de poderem ter a ajuda das diversas organizações dos serviços secretos.

Há também indícios de qu os russos conseguiram infiltrar-se no departamento contra a guerra cibernética do regime iraniano, e a ideia é realizar ações de uma forma que leve os Estados Unidos a apontarem o dedo ao Irão.

Democratas e republicanos pediram para ter acesso ao material que levou à conclusão de que a Rússia está novamente a favorecer a eleição de Donald Trump.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Facebook promete investir 90 milhões para apoiar o jornalismo

A rede social Facebook prometeu esta segunda-feira investir 100 milhões de dólares (90 milhões de euros) na indústria do jornalismo. “O setor das notícias está a trabalhar sob condições extraordinárias para manter as pessoas informadas durante …

Covid-19 já faz estragos na indústria espacial. Concorrente da Space X declara falência

A empresa de satélites OneWeb, que tinha como objetivo ligar os lugares mais remotos do mundo à Internet, declarou esta sexta-feira falência depois de ter perdido um importante investidor por causa da pandemia de covid-19. …

CR7, Bernardo, Mourinho, Lage e mais 22 personalidades do futebol doaram 150 mil máscaras ao Hospital de Santo António

O agente Jorge Mendes juntou 26 personalidade do futebol, que vão desde jogadores, treinador e amigos, com o objetivo de dotar unidades hospitalares com materiais para combater a Covid-19. A iniciativa, que contou com a …

Italiana de 102 anos recuperou da covid-19. "Chamamos-lhe imortal"

Uma italiana, de 102 anos, recuperou da covid-19, depois de ter passado mais de 20 dias no hospital. Os médicos que a acompanharam vão agora estudar o seu caso. "Chamamos-lhe Highlander, a imortal", contou à CNN …

China já lucra com a Covid-19 (mas se a economia não engrenar depressa, pode nascer uma tempestade)

A China já está em fase de recuperação da Covid-19 e a economia do país dá sinais de vida, embora ainda longe dos patamares pré-pandemia. E o facto de o contágio continuar a alastrar por …

Cientistas de todo o mundo trabalham em 20 vacinas e 30 potenciais medicamentos

Cientistas em todo o mundo estão a trabalhar num total de 20 vacinas e 30 possíveis medicamentos contra o Covid-19, alguns dos quais já estão na última fase de testes antes da aprovação definitiva. De acordo …

Há uma vila na Lombardia sem infetados por Covid-19

Em Ferrera Erbognone, uma vila da Lombardia com mil habitantes e uma média de idades de 60 anos, ainda não se registaram casos de Covid-19, embora esteja no epicentro do surto em Itália. De acordo com …

Rei da Tailândia isola-se em hotel de luxo na Alemanha com 20 mulheres e vários servos

O rei da Tailândia, Maha Vajiralongkorn, decidiu isolar-se num hotel de luxo na cidade de Garmisch-Partenkirchen, na Alemanha, com a sua comitiva, que inclui um "harém" de 20 mulheres e vários servos. De acordo com o …

Rendas podem ser suspensas durante estado de emergência e mês seguinte

Empresas e famílias vão poder suspender o pagamento da renda nos meses em que vigore o estado de emergência e mês subsequente, de acordo com a proposta que cria um regime excecional de proteção aos …

Mais 11 pessoas detidas por desobediência. Número total sobe para 81

A PSP e a GNR detiveram até esta segunda-feira 81 pessoas pelo crime de desobediência no âmbito do estado de emergência iniciado dia 22 e decretado devido à pandemia de covid-19, anunciou o Ministério da …