Berlim condenada por não contratar professora muçulmana que usa véu

O tribunal do trabalho de Berlim-Brandemburgo condenou esta quinta-feira as autoridades da capital alemã a indemnizar uma professora muçulmana que não foi contratada por usar véu.

Segundo o tribunal, essa discriminação só poderia ser admissível caso o facto de usar o véu representasse um “perigo concreto para a paz escolar“, algo que não pôde ser provado pelo governo de Berlim.

A mulher, que tinha perdido num tribunal de primeira instância, deverá ser indemnizada com o valor de dois salários mensais, cerca de 8.680 euros, embora a sentença ainda possa ser recorrida.

Em declarações recolhidas pela emissora regional pública RBB, o novo titular de Justiça de Berlim, Dirk Behrendt, considerou que se trata de uma decisão positiva para lutar contra a discriminação e declarou que é “o princípio do fim da lei de neutralidade” da cidade, que proíbe usar símbolos religiosos nas escolas, na polícia e nos organismos judiciais.

A resolução voltou a suscitar o debate sobre a presença de símbolos religiosos nas salas de aula na Alemanha, regulada de maneira diferente nos diferentes governos federados.

O comissário do governo berlinense para a Integração, Andreas Germershausen, elogiou a decisão e disse confiar que esta seja a base para uma revisão da lei de neutralidade berlinense, de modo a que se permita o uso do véu nos colégios assim como noutras instituições públicas.

“Para as mulheres com véu que vivem em Berlim e para as responsáveis das associações muçulmanas e das iniciativas contra a discriminação hoje é um bom dia, já que a sentença envia a clara mensagem de que não se pode discriminar ninguém por usar um lenço na cabeça”, declarou em comunicado.

// EFE

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Eu gostava mesmo de ver uma mulher do mundo ocidental reinvindicar os seus direitos de ensinar com a cabeça destapada nos países muçulmanos. Será que eles aceitavam uma mulher a ensinar assim? NÂO!! Essa mulher seria no mínimo apedrejada, insultada. Mas desconfio que mesmo isso seria pouco, sendo que a medida seria morte.
    “Para as mulheres com véu que vivem em Berlim e para as responsáveis das associações muçulmanas e das iniciativas contra a discriminação hoje é um bom dia, já que a sentença envia a clara mensagem de que não se pode discriminar ninguém por usar um lenço na cabeça” —> o mesmo é VÁLIDO PARA AS MULHERES QUE NÂO QUEREM USAR A BURCA quando vão para outros países, e no entanto não têm poder de escolha. Agora pergunto quem é que é verdadeiramente discriminada? A muçulmana? Nem pensar. A muçulmana é favorecida. A muçulmana dita as regras do país de acolhimento. Acorda Europa!!

  2. É natural que as escolas queiram preservar os costumes e a cultura local. Parece que os juízes desse tribunal alemão sofrem do síndrome do holocausto, têm um peso na consciência pelo que os seus avôs fizeram aos judeus. Será lógico que os netos se deixem pisar por muçulmanos porque os avôs mataram judeus? Se a brincadeira continuar, qualquer dia Marrocos ainda mete Portugal e Espanha em tribunal para receber uma indemnização pela expulsão da Península Ibérica…

RESPONDER

Companhia aérea australiana oferece voos de 7 horas (para lugar nenhum)

A companhia aérea australiana Qantas anunciou recentemente planos para um voo panorâmico de sete horas que fará um loop gigante em Queensland e Gold Coast, New South Wales e os remotos centros do interior do …

Barack Obama vai publicar um livro de memórias (mas só depois da eleições de novembro)

O livro de memórias do antigo Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, só vai ser publicado depois das eleições presidenciais de novembro. Uma enxurrada de livros políticos chegou às prateleiras nas últimas semanas, no final da …

Confrontos em Londres entre polícia e opositores das restrições devido à pandemia

A polícia de Londres, Inglaterra, entrou hoje em confronto com manifestantes que protestavam contra as restrições que visam conter a disseminação do novo coronavírus. De acordo com a agência Associated Press (AP), os confrontos ocorreram quando …

Milhares infetados por bactéria após fuga em fábrica farmacêutica chinesa

Milhares de pessoas no noroeste da China contraíram uma doença bacteriana depois de uma fuga que causou um surto numa biofarmacêutica no ano passado. De acordo com a CNN, que cita relatos dos media locais, mais …

Guardas da Revolução do Irão prometem vingar morte do general Soleimani

O chefe dos Guardas da Revolução, o exército ideológico do Irão, garantiu hoje que a morte do general Qassem Soleimani, alvo de um raide aéreo dos Estados Unidos, será vingada em “todos os seus implicados”. “Senhor …

"O mundo está no momento mais perigoso da história humana", diz Noam Chomsky

O professor norte-americano Noam Chomsky, conhecido como o pai da linguística moderna, advertiu que o mundo está no momento mais perigoso da história da humanidade devido à crise climática, à ameaça de guerra nuclear e …

Portugal com 849 novas infecções por covid-19. Há 20.722 casos activos

Portugal registou 849 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, mantendo-se a tendência de subida verificada nos dias anteriores. Mas o número de pacientes recuperados também não era tão alto desde Julho. O boletim da …

A Grândola Vila Morena abafou "a maior marcha alguma vez vista" do Chega

Com a Praça do Giraldo, em Évora, dividida por barreiras anti-motim, os participantes da concentração "Pela Liberdade" receberam os apoiantes do Chega de André Ventura ao som de "Grândola Vila Morena" e empunhando cravos vermelhos …

Pandemia assola Irão. EUA com mais 888 mortos. 19 países europeus bateram recorde de casos

Naquele que é o número mais elevado de casos diários desde abril, a Alemanha registou 2.297 novos contágios, 19 países europeus já ultrapassaram o recorde de casos do pico da pandemia. O Irão ultrapassou as …

Rangel "é um turista do carago". SMS atestam que Vieira usou Benfica em "benefício pessoal"

Luís Filipe Vieira é um dos acusados da Operação Lex, com o Ministério Público (MP) a alegar que o presidente do Benfica utilizou o clube em "benefício pessoal" para obter uma cunha do juiz Rui Rangel. O …